TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

Exclusão do Simples Nacional por aquisições superiores a 80% dos ingressos de recursos pode ser revertida

O Simples Nacional é um regime fiscal simplificado que unifica vários impostos em uma única apuração, facilitando a gestão e fomento das pequenas empresas.

Por Paulo Sérgio Pires

Publicado em 

A Lei do Simples Nacional (Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006) prevê mecanismos para evitar fraudes como casos em que Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte que estão nesse Regime de Tributação, as quais fazem grande número de compras, sejam beneficiadas por um sistema tributário voltado para as pequenas empresas. Assim, a legislação estabelece no artigo 29, inciso X, da Lei Complementar nº 123/2006, basicamente que, se uma empresa comprar produtos os quais correspondam a mais de 80% dos seus ingressos, ela poderá ser excluída do Simples Nacional.

O Simples Nacional é um regime fiscal simplificado que unifica vários impostos em uma única apuração, facilitando a gestão e fomento das pequenas empresas. No entanto, para garantir equilíbrio e prevenir que grandes empresas se beneficiem indevidamente deste sistema, há essa previsão legal a qual restringe o montante das aquisições de produtos.

O objetivo dessa restrição prevista na Lei Complementar nº 123/2006 é coibir a concorrência desleal, impedindo que empresas do Simples Nacional sejam utilizadas com a finalidade exclusiva de comprar mercadorias com uma tributação menor do que empresas maiores (que estejam no Regime do Lucro Presumido ou Lucro Real). Logo, essa restrição visa evitar distorções e abusos que possam comprometer a finalidade e os benefícios proporcionados pelo Simples Nacional.

O regime tributário simplificado foi concebido para atender exclusivamente às necessidades das MPEs (Micros e Pequenas Empresas), simplificando a carga tributária e reduzindo a burocracia. A legislação prevê, portanto, critérios para evitar que empresas de médio ou grande porte se beneficiem indevidamente do regime.

O limite de 80% estabelecido procura também assegurar que as empresas com mais recursos não direcionem a maior parte de seus recursos para a aquisição de mercadorias em detrimento de outras despesas essenciais, como pagamento de salários, investimentos em infraestrutura, marketing, entre outras. O estabelecimento dessa proporcionalidade tem o objetivo de garantir o equilíbrio financeiro e o funcionamento correto do negócio.

A norma jurídica também evita práticas abusivas de planejamento tributário, pelas quais empresas de maior porte ou receita optam pelo Simples Nacional para obter taxas de impostos mais baixas do que as que se aplicam ao seu tamanho real. Isso assegura a igualdade e a justiça tributária, prevenindo distorções no mercado.

Em outras palavras, a exclusão do Regime do Simples Nacional quando o valor das aquisições de mercadorias ultrapassar 80% dos ingressos de recursos no mesmo período tem o intuito de preservar a integridade e a efetividade do regime simplificado, evitar estratégias fiscais abusivas e incentivar o crescimento sustentável das empresas.

Para garantir a sustentabilidade das empresas que optam pelo Simples Nacional, não se pode, contudo, analisar exclusivamente a legislação de forma fria, negligenciando as necessidades operacionais da empresa e as exigências do mercado onde ela opera. Existem algumas questões que devem ser levadas em conta.

É preciso analisar, por exemplo, se as aquisições de mercadorias superiores a 80% dos ingressos de recursos são justificadas por questões operacionais próprias do setor, pelo modelo de negócios ou até mesmo em relação ao momento econômico atual. Os tipos de aquisições precisam ser examinados de forma mais precisa, como em situações em que forem aquisições para o ativo imobilizado ou para remessas para manutenção.

Para não haver desacertos sobre a exclusão do Regime do Simples Nacional (com base no artigo 29, inciso X, da Lei Complementar nº 123/2006), é preciso que o Poder Público demonstre que cada operação supostamente alvo de fiscalização se trata de aquisição de mercadorias para comercialização ou industrialização. Desse modo, é recomendado às empresas que forem excluídas do Simples Nacional por esse motivo a analisar a exclusão com rigor e, se foram penalizadas indevidamente, buscar a sua reversão no âmbito administrativo ou judicial apontando erros contábeis para aquela decisão.

*Alexandre Levinzon é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e pós-graduado do Insper (Direito Tributário LL.M. – Master of Laws). Secretário da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP (subseção de Pinheiros).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

Governo de Rondônia define ponto facultativo e suspende expediente nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Ex-jogador Robinho é transferido de Tremembé para Limeira

Ex-jogador Robinho é transferido de Tremembé para Limeira

O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira a pedido da defesa. Ele cumpre pena de nove anos por estupro.
L
Rio de Janeiro preservou vídeos de câmeras da Operação Contenção

Rio de Janeiro preservou vídeos de câmeras da Operação Contenção

O governador Claudio Castro (RJ) informou ao STF que os registros da Operação Contenção foram salvos, mas houve falha técnica em 30 das 60 câmeras usadas pelos policiais.
L
Força-tarefa na COP30 Belém acelera pacote de decisões

Força-tarefa na COP30 Belém acelera pacote de decisões

A presidência da COP30 Belém anunciou uma força-tarefa para antecipar o “Pacote de Belém”, com previsão de aprovar as primeiras medidas já nesta quarta-feira (19).
L
Coluna Espaço Aberto – Onde existe educação social e respeito mútuo, a lei vira quase coadjuvante.

Coluna Espaço Aberto – Onde existe educação social e respeito mútuo, a lei vira quase coadjuvante

Cidade boliviana vizinha registra menos de 1% de acidentes mesmo com trânsito informal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

A Operação Solo Corrompido investiga um esquema de corrupção contra a Administração Pública que envolveria a aprovação de uma lei para o novo cemitério de Ariquemes/RO.
10

Rondônia Reality Show 2025: O primeiro paredão está formado

Silvinha Anterez, Mano João e Natiani Santos estão na berlinda e o público decide quem deixa o reality na quarta-feira
L

Vitor Mota é o primeiro líder do Rondônia Reality Show 2025

Depois de uma disputa acirrada, o participante garante a faixa de líder e assume o comando da casa na primeira semana
L

Leili Oliveira é o anjo da semana

A participante vence a primeira dinâmica do reality, garante imunidade e já começa a movimentar as estratégias dentro da casa
L

Nete Pinheiro, participante surpresa, entra no Rondônia Reality Show 2025 para mexer com a casa

Aos 56 anos, a chefe de confeitaria de Porto Velho promete tempero, personalidade e muita presença no reality que acaba de ganhar uma reviravolta.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L

POLÍTICA

STF retoma Julgamento Trama Golpista contra militares kids-pretos

STF retoma Julgamento Trama Golpista contra militares kids-pretos

A Primeira Turma do STF retoma o Julgamento Trama Golpista do Núcleo 3, composto por dez réus acusados de planejar ações táticas e sequestros durante o golpe.
L
STF publica acórdão sobre Condenação Bolsonaro STF a 27 anos

STF publica acórdão sobre Condenação Bolsonaro STF a 27 anos

A publicação do acórdão mantém a condenação Bolsonaro STF a 27 anos e 3 meses de prisão, abrindo caminho para que as defesas apresentem novos recursos contra a execução da pena.
L
CPI do Crime Organizado inicia oitivas com diretores da PF

CPI do Crime Organizado inicia oitivas com diretores da PF

A CPI do Crime Organizado do Senado ouve nesta terça e quarta-feira (19) a cúpula da Polícia Federal e o promotor que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC).
L
STJ adia novamente prazo para regulamentação do plantio de cannabis medicinal

STJ adia novamente prazo para regulamentação do plantio de cannabis medicinal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e estendeu até 31 de março do ano que vem o prazo final para a União e Anvisa regulamentarem a importação de sementes e o cultivo de cânhamo para fins medicinais e científicos no país.
L
Edevaldo Neves acompanha rotina no Presídio 470 e ouve policiais penais

Edevaldo Neves acompanha rotina no Presídio 470 e ouve policiais penais

Deputado visita unidade em Porto Velho e trata de demandas da Polícia Penal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Dono do Banco Master é preso pela PF em operação contra fraudes

Dono do Banco Master é preso pela PF em operação contra fraudes

A prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ocorreu no Aeroporto de Guarulhos, durante a Operação Compliance Zero, que combate a emissão de títulos de crédito falsos.
L
Empresário tem casa arrombada e R$ 14 mil furtados na zona sul de Porto Velho

Empresário tem casa arrombada e R$ 14 mil furtados na zona sul de Porto Velho

Criminosos invadiram residência no bairro Aeroclube e levaram R$ 14 mil em espécie.
16
Irmã mata irmão a tiros após discussão na zona rural de Porto Velho

Irmã mata irmão a tiros após discussão na zona rural de Porto Velho

Mulher de 54 anos atira contra irmão após nova briga familiar na BR-319.
18
homem-e-morto-a-tiros-na-br-319-em-porto-velho

Homem é morto a tiros na BR-319 em Porto Velho

As informações iniciais apontam que uma mulher teria pedido ajuda após afirmar que atirou no próprio irmão em legítima defesa.
18
HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

O acidente aconteceu quando o veículo que seguia pela Buenos Aires teria invadido a preferencial e acabou atingido em cheio por um Toyota Yaris.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CESAR ALVES PEREIRA

LICENÇAS PRÉVIA, LICENÇAS DE INSTALAÇÃO e LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO
L

Requerimento da Dispensa de Outorga: GIVALDO SOBRAL DE JESUS

OUTORGA DE USO DA ÁGUA DE BARRAMENTO
L
Caixa libera vale-recarga do Programa Gás do Povo em capitais

Caixa libera vale-recarga do Programa Gás do Povo em capitais

Cerca de 1 milhão de famílias em dez capitais começam a receber o vale-recarga. O Programa Gás do Povo substitui o Auxílio Gás e oferece gratuidade na recarga do botijão de 13kg.
L
Rondônia cresce e PIB chega a R$ 76,4 bilhões em 2023

Rondônia cresce e PIB chega a R$ 76,4 bilhões em 2023

PIB de Rondônia tem alta de 14,46% e mantém o estado entre as maiores economias do Norte.
L

Edital de Convocação AGE: ASMUCUN

Dia 29/11 – 9,00 hs – Séde da Associação – Margem do Lago Cuniã – Distrito de São Carlos – Baixo Madeira – Porto Velho/RO
L
Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 3

Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 3

O pagamento da parcela de novembro do Bolsa Família inicia hoje para o grupo com NIS final 3, mantendo o valor mínimo de R$ 600 e média de R$ 683,28 com adicionais.
L
Apostas para a Mega-Sena de R$ 3,5 milhões encerram hoje

Apostas para a Mega-Sena de R$ 3,5 milhões encerram hoje

O sorteio Mega-Sena de hoje, concurso 2.941, tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser registradas em todo o país até as 20h30, horário de Brasília.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade: ELSI DA SILVA

MUDANÇA DE TITULARIDADE DO RESPONSAVEL TECNICO
L
Congresso DHJUS inicia atividades no MPRO e destaca Amazônia como polo de produção científica

Congresso DHJUS inicia atividades no MPRO e destaca Amazônia como polo de produção científica

Evento reúne pesquisadores no MPRO e reforça protagonismo da Amazônia no debate sobre direitos humanos.
L
BNDES seleciona 100 startups para aceleração na COP30, com foco em economia verde

BNDES seleciona 100 startups para aceleração na COP30, com foco em economia verde

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou em Belém a lista de empresas inovadoras do programa BNDES Garagem, sendo 39% delas dedicadas à economia verde e à descarbonização.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.