QUINTA-FEIRA, 07/11/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Batalha da Sé ou “Revoada dos Galinhas Verdes” completa 90 anos

Movimento na capital paulista marcou história do país

Por EDUARDO LUIZ CORREIA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Batalha da Sé ou "Revoada dos Galinhas Verdes" completa 90 anos
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

A chamada “Batalha da Sé”, ou “Revoada dos Galinhas Verdes”, que ocorreu na capital paulista em 7 de outubro de 1934, completa 90 anos nesta segunda-feira (7), Nessa data, um amplo contingente de integralistas, a versão local do fascismo, foi expulso do centro da capital. Apesar de pouco conhecido, o episódio foi marcante na história do país, definidor dos rumos da política, então sob a presidência de Getúlio Vargas.

Um dos livros mais importantes do historiador marxista Eric Hobsbawn, intitulado A era dos extremos, trata dos movimentos políticos do século passado – época de experimentos políticos extremos, por todos seus lados. entre os principais, o nazifascismo de Hitler e Mussolini, respectivamente na Alemanha e Itália, e o socialismo de Stálin, na antiga União Soviética.

As tensões entre as linhas ideológicas tão distintas não se resumiram aos limites europeus, mas se reproduziram em outros continentes. No Brasil não foi diferente. A Batalha da Sé uniu grupos de socialistas, anarcossindicalistas, comunistas e democratas em geral, de várias correntes contra cerca de 8 mil pessoas da Ação Integralista Brasileira (AIB), de Plínio Salgado.

A batalha terminou com um morto, o jovem líder comunista Décio de Oliveira, além de vários feridos, inclusive entre as forças policiais alinhadas aos integralistas, que eram chamadas de galinhas verdes por causa da cor do uniforme que usavam em suas marchas e comícios. Postos a correr, os integralistas fugiram pelas ruas de São Paulo, deixando um rastro de camisas espalhadas pelas ruas.

Ao relatar o acontecimento, o Jornal do Povo, do humorista Barão de Itararé (ou Apparício Torelli), publicou em sua capa uma manchete que ficaria famosa: “Um integralista não corre: voa”.

Para explicar e contextualizar o movimento da Praça da Sé, a Agência Brasil entrevistou o professor livre-docente da Universidade de Campinas e pesquisador da Universidade Paris-Cité, o sociólogo Fabio Mascaro Querido.

Agência Brasil: em sua opinião, qual a importância do episódio para a política nacional daquele período pré-ditadura de Vargas?

Fabio Mascaro Querido: a chamada Revoada dos Galinhas Verdes foi, sem dúvida, um dos acontecimentos mais emblemáticos do antifascismo brasileiro. Em 7 de outubro de 1934, diversos grupos e correntes políticas diferentes, como o PCB, o PSB, os anarquistas e, com notável destaque, os trotskistas da Liga Comunista Internacionalista, se uniram no combate a um inimigo comum. E o fizeram por meio da ação direta, colocando literalmente para correr, em plena Praça da Sé, os militantes da AIB – os “galinhas verdes” – que ali realizavam um ato.

Na época, a contramanifestação foi importante para a política nacional porque, entre outras coisas, contribuiu para o enfraquecimento da AIB. Ao mostrar a força antifascista dos trabalhadores organizados, o episódio ajudou a desmotivar a tentativa de Vargas de se servir da AIB para acelerar o processo de instauração de um regime autoritário, o que de fato aconteceria a partir de 1937, com o Estado Novo, mas sem a participação dos integralistas.

Agência Brasil: o integralismo era uma força política considerável na época, seguindo os rumos do nazismo na Alemanha e do fascismo italiano. O que o senhor considera ser a principal diferença no modelo extremista de direita no Brasil e de seus equivalentes europeus (se é que existe tal diferença)?

Fabio Mascaro: o integralismo era uma versão “nacionalizada” do fascismo europeu. De certa forma, ele teve o mérito de transformar o fascismo numa ideologia efetivamente brasileira. Os integralistas, em especial Plínio Salgado, construíram uma narrativa mais ou menos coerente do que era (e do que deveria ser) o Brasil. Pode-se dizer que o integralismo era o fascismo na periferia do capitalismo. Ao seu modo, ele se inseria no discurso modernizante que, na época, era compartilhado por quase todo mundo, inclusive pela esquerda. O fascismo europeu, por sua vez, é, antes, uma expressão dos paradoxos da modernidade, do progresso que se transformou em barbárie, não no sentido de uma simples regressão, mas sim no de uma barbárie moderna, que industrializou a própria morte. Em comum, todas essas versões do fascismo, no Brasil ou na Europa, se apresentam como último recurso de um sistema para o qual a democracia liberal se tornou incapaz de garantir sem sobressaltos a sua reprodução.

Agência Brasil: é possível estabelecer algum paralelo entre a ascensão do extremismo de direita da primeira metade do século passado e do verificado hoje, nestas primeiras décadas do século 21?

Fabio Mascaro: há alguns paralelos, mas também importantes diferenças. O fascismo histórico, vamos dizer assim, na Itália ou na Alemanha, tinha um projeto de subversão radical do status quo, a fim de impor novo poder instituidor. Daí a mobilização (e a violência) permanente, assim como a identificação de inimigos internos: os judeus, os comunistas, os ciganos etc.

Muito disso está presente na extrema-direita contemporânea, mas com alguns matizes. Em geral, a extrema-direita de hoje (ao menos aquela com pretensão hegemônica) joga nos limites das regras democráticas, forçando ao máximo as suas margens, mas sem, por enquanto, considerar a possibilidade de construção de um novo sistema social. Vale lembrar, em todo caso, que mesmo o nazismo, nos seus primeiros anos, apresentou uma fachada institucional antes de assumir a sua inclinação golpista e totalitária. Fica como um aviso – ou um alarme de incêndio, para dizer como Walter Benjamin – para a luta contra a extrema-direita atual: nós sabemos como começa, mas não como termina.

Agência Brasil: qual seria o grau de preocupação que os defensores dos regimes democráticos devem ter com a nova onda reacionária atual? Ou trata-se de algo passageiro?

Fabio Mascaro: a preocupação deve ser total, mas sem recair no catastrofismo. A ameaça é real e já se faz sentir em vários países, inclusive no Brasil. Infelizmente, o problema está longe de ser passageiro. A extrema-direita se alimenta de uma crise social que é real e cujas causas são estruturais. Mas a saída que apresenta não apenas não resolve os problemas identificados, como os radicaliza, situação em face da qual a violência política e social se mostra necessária. Proclamando-se contra o “sistema”, a extrema-direita representa, na verdade, a garantia de que o sistema (o capitalismo) vai continuar funcionando, custe o que custar.

Isso não significa, porém, que a ascensão da extrema-direita seja inevitável. Trata-se de um fenômeno político que, como tal, pode ser derrotado, o que depende da capacidade das forças que se dizem democratas de apresentar uma outra saída – estrutural – para a crise civilizatória que vivemos.

Agência Brasil: por que a esquerda não consegue mais seduzir boa parcela da população, principalmente os jovens, diferentemente das recentes décadas passadas?

Fabio Mascaro: aqui está boa parte da explicação da ascensão da extrema-direita: o declínio da capacidade das esquerdas, social e política em geral, de dialogar com setores da sociedade que outrora compunham suas bases sociais. Há vários aspectos que explicam esse processo: ascensão do neoliberalismo, mudanças no mundo do trabalho, encurtamento do horizonte de expectativas etc. Nesse cenário, as esquerdas – submetidas a pressões de diversas ordens – tenderam a se acomodar numa posição defensiva, muitas vezes focando em questões societais ou identitárias. Questões fundamentais, sem dúvida, mas cujo protagonismo diante das lutas sociais e econômicas mais amplas deixou as esquerdas órfãs de um projeto alternativo de sociedade. É por isso que hoje, paradoxalmente, é a extrema-direita que se apresenta, para muita gente, como a verdadeira alternativa a “tudo o que está aí”.

Agência Brasil: o ressurgimento do extremismo reacionário revela um esgotamento do atual modelo político-partidário? Do modo de fazer política?

Fabio Mascaro: sem dúvida. No Brasil e em vários outros países do mundo, as últimas décadas demonstraram um alheamento do sistema político em relação àqueles que, em tese, ele deveria representar. Na Europa e nos Estados Unidos, o fato de que, nas últimas duas ou três décadas, os principais partidos (da esquerda e da direita tradicionais) tenham levado a cabo a mesma política econômica (neoliberal) fortaleceu a sensação, em parcelas expressivas da sociedade, inclusive no âmbito das classes populares, de que os políticos são todos iguais, de que a política é um engodo, e assim por diante. No Brasil a situação é relativamente singular, sobretudo em função dos primeiros governos Lula que, mesmo sem romper com o neoliberalismo, fortaleceu a atenção aos mais pobres. É isso o que explica por que, ao contrário da europeia, por exemplo, a extrema-direita brasileira reivindica, sem complexos, um neoliberalismo puro e duro.

Agência Brasil: como no passado, os meios de comunicação tiveram papel importante, senão fundamental, na ascensão e crescimento do fascismo. É possível responsabilizar as novas formas de comunicação, principalmente as redes sociais digitais, pelo ressurgimento do extremismo de direita no mundo?

Fabio Mascaro: a principal responsabilidade dos meios de comunicação está no modo como eles “normalizam” questões levantadas pela extrema-direita. Esse mecanismo é amplificado nas chamadas redes sociais contemporâneas, em cuja cacofonia a extrema-direita nada de braçada. Mas, tão importante quanto analisar a responsabilidade dos meios de comunicação é entender o que faz com que as pessoas se disponham a encampar as ideias apresentadas. Há uma postura ativa aí, que é diferente da mera ignorância. Para combater essas ideias, é preciso, portanto, compreender a insatisfação que a potencializa, a fim de apresentar uma alternativa credível contra o “salve-se quem puder”, com o qual a extrema-direita joga com o problema, sem resolvê-lo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Semtran reforça sinalização em frente ao Parque da Cidade

Trabalho deve garantir mais segurança no tráfego da área durante período de festas de fim de ano
L

Chaves das 269 casas do Pró-Moradia Leste I foram entregues aos moradores em Porto Velho

Com as casas entregues, o passo seguinte é a escrituração dos imóveis
L
CMEC RO e FACER revelam as Estrelas Empreendedoras de 2024 nesta sexta-feira (08)

CMEC RO e FACER revelam as Estrelas Empreendedoras de 2024 nesta sexta-feira (08)

O Prêmio Estrelas Empreendedoras busca reconhecer e homenagear as mulheres empreendedoras que se destacaram em suas áreas de atuação no ano de 2024.
L

MIDR autoriza o repasse de R$ 3,2 milhões para três estados da Amazônia Legal afetados por desastres

Recursos são destinados a ações de resposta no Amazonas, Pará e Rondônia.
L
Justiça Rápida Itinerante atende centenas de pessoas na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida Itinerante atende centenas de pessoas na Zona Leste de Porto Velho

Renata Kaxinawá procurou a Justiça para incluir o nome indígena na documentação: “Reconhecimento de onde eu vim, da minha origem, do meu povo”.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#ComunidadeNews | Entrevista Anderson Nanan, fundador do Instituto Sanear Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 07, às 16h, o Comunidade News receberá Anderson Nanan, fundador do Instituto Sanear Rondônia.
L

Rondônia conquista crescimento de 3,5% na abertura de empresas, com 22.936 novos negócios em 2024

Com as ações do governo de Rondônia, abrir uma empresa no estado está cada vez mais simples, ágil e vantajoso
L

Resultado do sorteio da Garrafa Térmica Sports da Morning Sun

Participe do sorteio do News Rondônia e tenha a chance de ganhar uma garrafa térmica moderna e sofisticada que mantém suas bebidas na temperatura ideal por mais tempo.
L

Na vizinha Manaus, começam os preparativos para a visita do presidente Joe Biden

A vinda à Região Norte é uma cordialidade ao presidente Lula, prometida por Biden.
L

Inmet: alertas para chuvas com grau de perigo são lançados para Rondônia

No Acre, imagens do satélite GOES-16 mostram parte do Oeste sendo atingida por muita chuva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia

Inscrições abertas até 05/12/24
L
CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

CNU: candidato tem até hoje para contestar nota preliminar de títulos

Recurso deve ser inserido na área do candidato no site do certame
L

CNU: sai resultado da prova de títulos

Candidatos podem entrar com recursos até 5 de novembro.
L
Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

Esta é a segunda menor taxa de desocupação desde 2012
L

Vaga de Emprego: Conferente

Empresa contrata profissional experiente para atuar no controle e conferência de mercadorias; oportunidade com benefícios completos!
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Ao proibir a produção de bioinsumos, Brasil encarece alimentos e penaliza o pequeno produtor

Senador defende a aprovação de projetos que regulamentam a produção de bioinsumos no país.
L

Deputada Dra. Taíssa parabeniza Jaru pelos 43 anos de instalação

Parlamentar elogia a contribuição de Jaru para o estado e deseja um futuro de mais conquistas e progresso.
L

Nova União recebe incentivo ao esporte com emenda de R$ 55 Mil da deputada Dra. Taíssa

Materiais entregues visam impulsionar o esporte na região, estimulando a participação de crianças e adolescentes em atividades esportivas.
L

Deputada Gislaine Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato

Parlamentar ressaltou a importância da estrada para a comunidade e os produtores rurais.
L

Deputados aprovam mais de R$ 2,5 milhões em créditos adicionais para DPE, CGE e Ipem

Recurso foi aprovado durante sessão extraordinária.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre grave acidente na zona leste

Motociclista sofre grave acidente na zona leste

Testemunhas contaram que o motociclista transitava pela José Amador dos Reis, e teria avançado a preferencial, sendo atingido pelo carro que ia em direção a Mamoré.
16
PF investiga golpes envolvendo investimentos em criptomoedas

PF investiga golpes envolvendo investimentos em criptomoedas

Esquema causou prejuízo de R$ 260 milhões a dez mil investidores
L
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO

De acordo com as investigações, os policiais eram responsáveis pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente ao estado do Ceará
10
Trio é flagrado com drogas em boca de fumo no Mariana

Trio é flagrado com drogas em boca de fumo no Mariana

Na revista pessoal, foram encontradas algumas porções de cocaína, um celular e dinheiro, em seguida, os demais foram detidos assim que saíam do imóvel e tentaram fugir ao ver os policiais.
12
Trio acusado de furtar soja de embarcações é preso após troca de tiros com a PM

Trio acusado de furtar soja de embarcações é preso após troca de tiros com a PM

Alguns bandidos fugiram correndo pelo matagal, e outro em uma rabeta pelo Rio Madeira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MEDCAOPVH CLINICA VETERINÁRIA LTDA

Dispensa de Licenciamento nº 016.01506.007/2024 – SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: CASA DE ALUMÍNIO COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO OPERAÇÃO SUL 6 
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: SMX AGROINDUSTRIAL LTDA

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Brasil reduz em 12% emissões de gases do efeito estufa em 2023

Brasil reduz em 12% emissões de gases do efeito estufa em 2023

Queda do desmatamento na Amazônia foi o que mais impactou resultado
L
Sem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhões

Sem recursos do PIS/Pasep, governo tem déficit de R$ 5,326 bilhões

Resultado negativo supera estimativas de instituições financeiras
L

Requerimento da Licença Ambiental: CERVEJARIA PETROPOLIS DO CENTRO OESTE LTDA EM RECUPERACAO JUDICIAL

Licença Ambiental Prévia- LAP, Licença Ambiental de Instalação- LAI e Licença Ambiental de Operação- LAO
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOSE CARLOS DE SOUZA

Licença Ambiental por Declaração – LAD
L

Magia e encanto para toda a família a partir deste domingo (10)

A 4ª edição do evento traz uma grande novidade: uma roda gigante de 22 metros de altura
L
Cúpula do P20 debate sustentabilidade e enfrentamento de desigualdades

Cúpula do P20 debate sustentabilidade e enfrentamento de desigualdades

Presidentes da Câmara e do Senado participaram da abertura do encontro
L
Preço da passagem aérea doméstica caiu 14,7% em setembro, diz Anac

Preço da passagem aérea doméstica caiu 14,7% em setembro, diz Anac

Queda ocorreu por causa da redução no valor do querosene de avião
L