QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Ecologia integral e o fim do tempo da criação 2024

Neste sentido, é oportuno mencionar os tres pilares que sustentam nossas atitudes e formas de pensar, sentir e agir em relação ao que está acontecendo com o Planeta, nossa Casa Comum.

Por Juacy da Silva

Publicado em 

Imagem: News Rondônia

O Tempo da Criação 2024 está chegando ao seu final. Qual o balanço que sua Igreja, Pastoral, movimento, organismo ou comunidade faz sobre esses 34 dias? Ano que vem (2025) tem mais. Cuidar das obras da criação, zelar pela saúde do planeta, por um melhor cuidado com a Casa Comum, deve ser um dever de todos os cristãos, leigos e também da hierarquia eclesiástica.

Conforme matéria do site Tempo da Criação, este “é um tempo para renovar a nossa relação com o nosso Criador e toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso coletivo. Durante o Tempo da Criação, nos unimos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum.”

“O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou 1 de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos em 1989. De fato, o ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo”. “O Conselho Mundial de Igrejas foi chave para transformar isto em um tempo, estendendo a celebração do dia 1 de setembro a 4 de outubro. Seguindo a liderança do Patriarca Ecumênico Dimitrios I e o CMI, os cristãos ao redor do mundo abraçaram o tempo como parte do seu calendário anual. O Papa Francisco realizou a acolhida oficial deste tempo na Igreja Católica Romana em 2015”.

O início deste tempo que, como cristãos, católicos romanos, ortodoxos ou evangélicos, pouco importa nossa crença particular, tem início em 01 de setembro, que é dedicado como sendo Dia Mundial de Oração pelas obras da Criação e a importância de um equilíbrio mais salutar entre a humanidade e a natureza, tendo em vista que boa parte ou a maioria dos problemas e tragédias ambientais, principalmente esta gravíssima CRISE CLIMÁTICA que estamos presenciando e sofrendo seus impactos, conforme tanto o Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si e na Exortação Laudate Deum e também milhares de cientistas ao redor do mundo, principalmente os que participam do Painel Intergovernamental da ONU sobre as Mudanças Climáticas têm insistido e demonstrado, têm nas ações humanas (gananciosas, perdulárias e irracionais) a sua principal causa.

O encerramento ou o fim deste período reflexivo para a vida das Igrejas Cristãs ocorre em 04 de outubro, que é o DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, padroeiro e patrono da Ecologia Integral, mesmo dia em que devemos celebrar o DIA DOS ANIMAIS e também o DIA DA NATUREZA.

Vale a pena destacar que ao longo desses 34 dias, o CALENDÁRIO ECOLÓGICO mundial e nacional destacam alguns dias como muito especiais, em torno dos quais, deveríamos nós, como cristãos e as Igrejas (Católica e Evangélicas) como instituições religiosas que, diariamente realizam eventos que congregam milhões de pessoas pelo Brasil afora, e bilhões no planeta, aprofundar nossas reflexões e também nossas ações sociotransformadoras e, sem dúvida, estimular MOBILIZAÇÕES PROFÉTICAS, em defesa da Ecologia Integral.

Neste sentido, é oportuno mencionar os três pilares que sustentam nossas atitudes e formas de pensar, sentir e agir em relação ao que está acontecendo com o planeta, nossa Casa Comum. Esses pilares são: Oração – ou seja, nossa espiritualidade ecológica (que é importante mas não exclusiva); Ações sociotransformadoras e, também, a Mobilização profética, que, como os profetas denunciavam as práticas injustas e pecaminosas, mas também anunciavam as boas novas, que nutriam a esperança de um novo tempo, desde que houvesse uma conversão e mudança de rumo, isto é o que estamos, atualmente, mais do que nunca precisando de um despertar da consciência ecológica tanto por parte de nossos governantes, quanto de nossos empresários, de nossas lideranças em todos os setores e áreas e entre as pessoas, a população, para que possamos mudar nossos estilos de vida, nossas relações de produção, de trabalho e de consumo, em que o respeito pela ecologia integral seja o paradigma fundamental deste novo modelo de sociedade e de economia.

A título de divulgação, visando contribuir para o conhecimento e importância desses dias especiais, relacionados com a ECOLOGIA INTEGRAL e que deveriam ou devem ser objetivo de nossas reflexões, neste TEMPO DA CRIAÇÃO, apresentamos a seguir esta relação, parcial, do Calendário ecológico.

Confrontando esta lista, seria interessante que indagássemos e pudéssemos responder, será que ao longo desses 34 dias tivemos oportunidade, não apenas individualmente, mas sim, como Igreja, o corpo de fiéis de refletirmos coletivamente sobre o que cada dia especial desses nos diz em termos da realidade socioambiental ou seja, será que, como cristãos estamos buscando formas e meios de melhor cuidarmos de nossa Casa Comum? O que fizemos em relação aos três pilares mencionados (oração – espiritualidade ecológica); Ações sociotransformadoras e Mobilização profética.

Quantas oportunidades tivemos em nossas pastorais, movimentos, organismos, escolas católicas, missas, reuniões etc para refletir sobre cada aspecto desta realidade socioambiental que tem castigado nosso país?

Por exemplo, tivemos oportunidade ou realizamos algum evento sobre o Dia da Amazônia e a realidade triste e angustiante deste bioma que está sendo destruído de forma brutal? E sobre as queimadas, incêndios florestais no Pantanal, no Cerrado, na Amazônia, no Sudeste e no Nordeste fizemos alguma reflexão crítica e criadora como cristãos? E sobre o desperdício de alimentos, sem falar no desperdício de água, de energia e outros bens, que geram mais lixo e contribuem com aproximadamente mais de 12% da emissão de gases de efeito estufa e a crise climática.

De todo o alimento produzido no mundo, pouco mais de um terço vai parar no lixo, gerando um prejuízo de mais de um trilhão de dólares por ano, e poderiam alimentar no ano mais de 1,2 bilhão de pessoas, ou seja, acabar com a fome no mundo que atinge 788 milhões de pessoas?

E sobre o Dia Mundial do Ar Limpo, a importância da qualidade do ar? Em 19 de maio de 2023 a OMS – Organização Mundial da Saúde através de seu relatório sobre Estatísticas Sanitárias Mundiais de 2022, alertava sobre poluição atmosférica informando que 99% da população mundial respira ar insalubre.

É estarrecedor quando o relatório da OMS informa que a poluição atmosférica foi responsável por aproximadamente 7 milhões de mortes em todo o mundo em 2016. Dessas, 4,2 milhões foram causadas pela poluição do ar ambiente. Enquanto o restante (3,8 milhões de mortes) foi causado pela exposição à poluição do ar interna, grande parte dela devido à fumaça de fogões improvisados, como os que usam lenha ou carvão.

Com certeza a situação é muito pior hoje, em 2024, principalmente no Brasil e outros países tanto da América Latina, quanto da América do Norte, África, Ásia, Europa e Oceania que estão sendo devorados pelos incêndios, pelas queimadas por meses seguidos, afetando profundamente a saúde humana e demais setores desses países.

Essas queimadas e fumaça aumentam a emissão de gases de efeito estufa e com isso, colocam em risco a camada de ozônio que protege o planeta dos raios solares. Para refletir sobre isso foi criado o Dia Internacional para a Proteção da Camada de Ozônio. Será que este tema foi objetivo de nossas reflexões durante esses 34 dias do Tempo da Criação ou continuamos omissos, passivos e alienados como se nada estivesse acontecendo ou apenas implorando “aos céus” para nos socorrer?

Enfim, transcrevo a seguir esta lista dos eventos que constam do Calendário Ecológico durante o Tempo da Criação, enfatizando que o Calendário é anual, oferecendo oportunidades para que ao longo do ano, todos os meses, diversos dias especiais possam nos estimular a refletir e também a agir e a mobilizar em defesa da ecologia integral e de um melhor cuidado com a Casa Comum.

Setembro: 01 Início do Tempo da Criação Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação; 03 Dia do Biólogo; 05 Dia da Amazônia; 07 Dia Mundial do Ar Limpo (Combate à poluição do Ar); 11 Dia Nacional do Cerrado; 16 Dia Internacional de luta para a preservação da Camada de Ozônio; 19 Dia Mundial de luta pela Limpeza das Águas (ver também 22 de Março); 21 Dia da Árvore (ver também 21 de Março e 17 Julho); 22 Dia Nacional em defesa da Fauna; 29 DIA Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (Dia Internacional do Desperdício Zero). Ver também 30 de Março; 29 Dia Mundial dos Rios.

Outubro: 01 Dia do Vegetarianismo; 03 Dia Nacional da Agroecologia; 04 Dia de São Francisco de Assis; 04 Dia da Natureza; 04 Dia dos Animais e Encerramento do Tempo da Criação.

Gostaria, ainda, de destacar que em 03 de outubro, é o DIA DA AGROECOLOGIA no Brasil, criado com a apresentação do Projeto de Lei de Autoria da Deputada Luci Choinaki, do PT/SC, em 2013 e aprovado pela Câmara Federal em 2014 e pelo Senado e Sancionada pelo então Presidente Temer em dezembro de 2017, como a Lei 13567, estabelecendo o Dia Nacional da Agroecologia e criando o Prêmio Nacional de Agroecologia Ana Primavesi, a pioneira nos estudos sobre o solo no Brasil e a primeira mulher a criar um Curso de Especialização sobre agricultura Sustentável, considerada pioneira da Agroecologia no Brasil, falecida no início de 2020 com 99 anos.

É importante destacar que a agroecologia não é apenas um método ou uma técnica de cultivo agrícola, mas sim, um estilo de vida, para substituir um modelo de produção de alimentos que coloca o lucro acima da vida.

A agroecologia representa uma nova postura em relação às questões da fome, da pobreza rural, da soberania alimentar, da sustentabilidade e leva em consideração os saberes ancestrais, as culturas locais e um maior cuidado e respeito com a natureza, com o solo, com a biodiversidade, com o equilíbrio dos biomas e ecossistemas, enfim, com a saúde humana e a saúde do planeta, tendo, neste aspecto também uma dimensão de espiritualidade.

A agroecologia estimula também além da produção sustentável e responsável, também o consumo com essas características, estimulando a solidariedade, formas cooperativas (economia solidária), tanto entre produtores quanto entre consumidores, promovendo a economia circular, a reciclagem, enfim, se aproximando da proposta do Papa Francisco contida na ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA, criando novos paradigmas que fundamentam uma ECONOMIA DA VIDA, em lugar dos modelos atuais que se caracterizam como ECONOMIA DA MORTE.

Assim, se ainda estamos no TEMPO DA CRIAÇÃO, podemos aproveitar este 03 DE SETEMBRO, dedicado ao DIA NACIONAL DA AGROECOLOGIA e realizarmos uma reflexão mais profunda sobre como estamos nos relacionando com a Casa Comum, quando o assunto é produção e consumo de alimentos saudáveis, orgânicos e como isto se relaciona diretamente com a SUSTENTABILIDADE e ao nosso Cuidado com o Planeta, a nossa Casa Comum.

É importante também, que o “espírito” e a mística do Tempo da Criação não fiquem restritos a apenas esses 34 dias, afinal, orar, refletir, agir, mobilizar em defesa da ecologia integral e as obras da criação devem fazer parte de nossa missão evangelizadora, diária e permanente, como cristãos, tendo em vista que, conforme o Papa Francisco tanto nos exorta, os gritos, os gemidos da terra são também os gritos, gemidos e sofrimento dos pobres, excluídos e oprimidos deste planeta, nossa Casa Comum.

Concluindo esta reflexão, pergunto a você, leitor, leitora, o que o tema e lema do Tempo da Criação deste 2024 provocou em você, em sua Igreja Particular, em sua comunidade, sua ONG, sua Pastoral, em suas preocupações com o futuro do planeta e da humanidade?

Apenas para refrescar a nossa memória, como cristãos, o Tema e Lema deste Tempo da Criação que estamos prestes a findar, foram/são: Esperançar e agir com a criação e As primícias da esperança, baseado este lema na Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 8:19-25.

Para estimular a reflexão das Igrejas e dos cristãos, o site Vatican News apresentou uma síntese sobre o atual estado da Casa Comum que, tomo a liberdade de transcrever, como a parte final desta reflexão/artigo: “Os tempos em que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como um presente do nosso Criador, mas como um recurso a ser utilizado”, afirma um comunicado do Movimento Laudato Si’, organizador da iniciativa. A Criação sofre devido ao nosso egoísmo e ações insustentáveis que a prejudicam, mas nos ensina que a esperança está presente na espera, na expectativa de um futuro melhor”.

Em minha opinião, esta espera não pode ser mantendo uma atitude passiva, omissa, alienada de aguardar a chegada das tragédias, fruto da crise climática e outras formas como a Casa Comum está sendo destruída, mas sim, de uma luta, mobilização profética, contínua contra a degradação e destruição do planeta, a partir dos territórios em que estamos inseridos.

Nesse mesmo sentido o Papa Francisco enfatiza que os cristãos devem estar e permanecer sempre ao lado das vítimas da injustiça climática, e que “No contexto bíblico, ‘esperar’ não significa ficar parado e em silêncio, mas suplicar, clamar e lutar ativamente por uma nova vida em meio às dificuldades. A Criação e todos os seres humanos são chamados a adorar o Criador, trabalhando por um futuro dinâmico de onde possam surgir as primícias da esperança”.

Que bom seria se, realmente todas as igrejas cristãs, católica romana, ortodoxa e evangélicas, tanto do Brasil quanto do resto do mundo tivesse uma visão da ecologia integral em uma dimensão mais crítica, criadora e revolucionária, no sentido de promover transformações significativas e profundas em nossos estilos de vida, causas maiores de todo este processo de degradação e destruição dos biomas e ecossistemas.

Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da PEI Pastoral da Ecologia Integral. Email profjuacy@yahoo.com.br Instagram @profjuacy WhatsApp 65 9 9272 0052

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em algum lugar da Amazônia – A cabine indevassável

Entre a barbárie institucional e o esvaziamento ético da democracia
L
Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

A Prefeitura de Jaru realiza reparos e conservação das vias nos setores 01, 02, 05 e 06, garantindo segurança e melhor trafegabilidade para moradores.
L
Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

A Prefeitura de Jaru publicou editais de convocação para aprovados em concurso público e processo seletivo, abrangendo cargos administrativos, de saúde e infraestrutura.
L
Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

O Ministério das Relações Exteriores lamentou a perda de vidas durante as manifestações populares no país persa e reforçou a defesa da soberania iraniana em meio a pressões externas.
L
Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Lula e o primeiro-ministro Luís Montenegro discutiram estratégias para implementar o tratado comercial histórico, cuja assinatura oficial está prevista para o próximo sábado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Frigoríficos de RO avançam e entram na rota de exportação de carne para o Vietnã, anuncia MAPA

Dois frigoríficos de Rondônia foram autorizados a vender carne bovina ao Vietnã, elevando para oito o número de plantas brasileiras aptas ao mercado asiático.
L
Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

O MEC anunciou uma pesquisa nacional para medir os efeitos pedagógicos e sociais da lei federal que limita o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes em todo o país.
L
Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Estado intensifica vigilância epidemiológica e mantém campanha de vacinação contra a gripe após identificação do subclado K da Influenza A no Brasil.
L
Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Nova legislação proíbe práticas excludentes em escolas públicas e privadas e reforça o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência no estado.
L

Professora de Espanhol de Rondônia participa de um concurso literário focado nos estudos do idioma

O apoio de alunos, amigos e colegas é fundamental para que ela alcance um bom resultado, pois a pontuação depende dos comentários em um vídeo no Instagram.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Alero define estrutura, cronograma e ações institucionais para atuação do Poder Legislativo durante a Rondônia Rural Show 2026, em Ji-Paraná.
L
Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Reunião em Guajará-Mirim reuniu comunidades para apresentar demandas e fortalecer o diálogo com o mandato do deputado Coronel Chrisóstomo.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Recurso destinado por indicação da deputada Gislaine Lebrinha, a pedido da vereadora Jéssica da Saúde, visa fortalecer a atenção básica e oferecer melhores condições de trabalho.
L
Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

O ministro do STF rejeitou o pedido da defesa para levar o caso ao plenário, mantendo a pena de 27 anos de prisão em regime fechado para o ex-presidente.
L
Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

O ministro do STF permitiu que Mário Fernandes, mentor de plano golpista, realize atividades intelectuais no Comando Militar do Planalto como parte de sua ressocialização.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Um ciclista ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes, em Porto Velho, com acionamento do resgate.
16
Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

A ação integrada destruiu dragas clandestinas nos rios Mamoré e Madeira, resultando em prisões e na apreensão de materiais poluentes na região entre Brasil e Bolívia.
10
Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Homem de 88 anos não resistiu após Volkswagen Gol invadir contramão e colidir frontalmente com outro veículo; outras vítimas foram socorridas.
16
Motorista não habilitada causando acidente com motoneta em Cerejeiras

Motorista não habilitada causa acidente com motoneta em Cerejeiras

Condutora sem habilitação atingiu Honda Biz com duas mulheres na garupa; vítimas sofreram apenas escoriações leves.
14
Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Crimes ocorreram na madrugada de sábado para domingo; ladrões abriram buraco em agência e invadiram a única casa lotérica da cidade.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corte do Rei Momo 2026

Corte do Rei Momo 2026

Funcultural inicia processo para contratação de artistas e foliões da Corte do Rei Momo, com envio de documentação por e-mail e regras previstas em lei.
L

Requerimento da Licença Ambiental: TELMA DE FATIMA RIBEIRO

LICENÇA AMBIENTAL Previa – Licença de Instalação (LAPP)
L
Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

MinC, MMA, Iphan e ICMBio firmam cooperação para valorizar modos de vida e gestão socioambiental que mantêm os biomas brasileiros vivos.
L
CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela detalhada com datas, horários e locais das partidas iniciais da Série A, que começa em 28 de janeiro.
L
PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão localizaram veículos roubados em uma residência na rua Piquiá e detiveram um homem de 38 anos que já possui antecedentes criminais.
10
Açaí é reconhecido como fruta nacional em nova legislação

Açaí é reconhecido como fruta nacional em nova legislação

A lei 15.330 de 2026 oficializa o fruto como símbolo brasileiro para combater a biopirataria e assegurar a soberania sobre a biodiversidade amazônica.
L
Tesouro projeta rombo nas contas até 2027 e defende novas medidas de arrecadação

Tesouro projeta rombo nas contas até 2027 e defende novas medidas de arrecadação

O Relatório de Projeções Fiscais aponta para um cenário de piora nas contas públicas, com a dívida podendo atingir 83,6% do PIB em 2026, exigindo novos impostos para cumprir as metas.
L
Novas regras da Lei Rouanet automatiza inscrição e altera prazos

Investimento na Lei Rouanet gera retorno de sete reais por real aplicado

Um estudo inédito da FGV revela que cada real investido em projetos culturais via incentivo fiscal movimentou mais de sete reais na economia brasileira durante o ano de 2024.
L
Os 9 melhores jogos dos X-Men para jogar antes de Vingadores: Doomsday

Os 9 melhores jogos dos X-Men para jogar antes de Vingadores: Doomsday

Clássicos dos anos 1990 e 2000 marcaram gerações e seguem como referência dos mutantes nos games, antes do aguardado retorno dos X-Men ao cinema.
L

Globo de Ouro: É do Brasil! – Wagner Moura comemora premiação em duas categorias

A passagem das premiações deixou suas marcas registradas no palco.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.