DOMINGO, 31/08/2025
Publicidade

Ecologia integral e o fim do tempo da criação 2024

Neste sentido, é oportuno mencionar os tres pilares que sustentam nossas atitudes e formas de pensar, sentir e agir em relação ao que está acontecendo com o Planeta, nossa Casa Comum.

Por Juacy da Silva

Publicado em 

Ecologia integral e o fim do tempo da criação 2024 - News Rondônia
Imagem: News Rondônia

O Tempo da Criação 2024 está chegando ao seu final. Qual o balanço que sua Igreja, Pastoral, movimento, organismo ou comunidade faz sobre esses 34 dias? Ano que vem (2025) tem mais. Cuidar das obras da criação, zelar pela saúde do planeta, por um melhor cuidado com a Casa Comum, deve ser um dever de todos os cristãos, leigos e também da hierarquia eclesiástica.

Conforme matéria do site Tempo da Criação, este “é um tempo para renovar a nossa relação com o nosso Criador e toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso coletivo. Durante o Tempo da Criação, nos unimos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum.”

“O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou 1 de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos em 1989. De fato, o ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo”. “O Conselho Mundial de Igrejas foi chave para transformar isto em um tempo, estendendo a celebração do dia 1 de setembro a 4 de outubro. Seguindo a liderança do Patriarca Ecumênico Dimitrios I e o CMI, os cristãos ao redor do mundo abraçaram o tempo como parte do seu calendário anual. O Papa Francisco realizou a acolhida oficial deste tempo na Igreja Católica Romana em 2015”.

O início deste tempo que, como cristãos, católicos romanos, ortodoxos ou evangélicos, pouco importa nossa crença particular, tem início em 01 de setembro, que é dedicado como sendo Dia Mundial de Oração pelas obras da Criação e a importância de um equilíbrio mais salutar entre a humanidade e a natureza, tendo em vista que boa parte ou a maioria dos problemas e tragédias ambientais, principalmente esta gravíssima CRISE CLIMÁTICA que estamos presenciando e sofrendo seus impactos, conforme tanto o Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si e na Exortação Laudate Deum e também milhares de cientistas ao redor do mundo, principalmente os que participam do Painel Intergovernamental da ONU sobre as Mudanças Climáticas têm insistido e demonstrado, têm nas ações humanas (gananciosas, perdulárias e irracionais) a sua principal causa.

Ecologia integral e o fim do tempo da criação 2024 - News Rondônia

O encerramento ou o fim deste período reflexivo para a vida das Igrejas Cristãs ocorre em 04 de outubro, que é o DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, padroeiro e patrono da Ecologia Integral, mesmo dia em que devemos celebrar o DIA DOS ANIMAIS e também o DIA DA NATUREZA.

Vale a pena destacar que ao longo desses 34 dias, o CALENDÁRIO ECOLÓGICO mundial e nacional destacam alguns dias como muito especiais, em torno dos quais, deveríamos nós, como cristãos e as Igrejas (Católica e Evangélicas) como instituições religiosas que, diariamente realizam eventos que congregam milhões de pessoas pelo Brasil afora, e bilhões no planeta, aprofundar nossas reflexões e também nossas ações sociotransformadoras e, sem dúvida, estimular MOBILIZAÇÕES PROFÉTICAS, em defesa da Ecologia Integral.

Neste sentido, é oportuno mencionar os três pilares que sustentam nossas atitudes e formas de pensar, sentir e agir em relação ao que está acontecendo com o planeta, nossa Casa Comum. Esses pilares são: Oração – ou seja, nossa espiritualidade ecológica (que é importante mas não exclusiva); Ações sociotransformadoras e, também, a Mobilização profética, que, como os profetas denunciavam as práticas injustas e pecaminosas, mas também anunciavam as boas novas, que nutriam a esperança de um novo tempo, desde que houvesse uma conversão e mudança de rumo, isto é o que estamos, atualmente, mais do que nunca precisando de um despertar da consciência ecológica tanto por parte de nossos governantes, quanto de nossos empresários, de nossas lideranças em todos os setores e áreas e entre as pessoas, a população, para que possamos mudar nossos estilos de vida, nossas relações de produção, de trabalho e de consumo, em que o respeito pela ecologia integral seja o paradigma fundamental deste novo modelo de sociedade e de economia.

A título de divulgação, visando contribuir para o conhecimento e importância desses dias especiais, relacionados com a ECOLOGIA INTEGRAL e que deveriam ou devem ser objetivo de nossas reflexões, neste TEMPO DA CRIAÇÃO, apresentamos a seguir esta relação, parcial, do Calendário ecológico.

Confrontando esta lista, seria interessante que indagássemos e pudéssemos responder, será que ao longo desses 34 dias tivemos oportunidade, não apenas individualmente, mas sim, como Igreja, o corpo de fiéis de refletirmos coletivamente sobre o que cada dia especial desses nos diz em termos da realidade socioambiental ou seja, será que, como cristãos estamos buscando formas e meios de melhor cuidarmos de nossa Casa Comum? O que fizemos em relação aos três pilares mencionados (oração – espiritualidade ecológica); Ações sociotransformadoras e Mobilização profética.

Quantas oportunidades tivemos em nossas pastorais, movimentos, organismos, escolas católicas, missas, reuniões etc para refletir sobre cada aspecto desta realidade socioambiental que tem castigado nosso país?

Por exemplo, tivemos oportunidade ou realizamos algum evento sobre o Dia da Amazônia e a realidade triste e angustiante deste bioma que está sendo destruído de forma brutal? E sobre as queimadas, incêndios florestais no Pantanal, no Cerrado, na Amazônia, no Sudeste e no Nordeste fizemos alguma reflexão crítica e criadora como cristãos? E sobre o desperdício de alimentos, sem falar no desperdício de água, de energia e outros bens, que geram mais lixo e contribuem com aproximadamente mais de 12% da emissão de gases de efeito estufa e a crise climática.

De todo o alimento produzido no mundo, pouco mais de um terço vai parar no lixo, gerando um prejuízo de mais de um trilhão de dólares por ano, e poderiam alimentar no ano mais de 1,2 bilhão de pessoas, ou seja, acabar com a fome no mundo que atinge 788 milhões de pessoas?

E sobre o Dia Mundial do Ar Limpo, a importância da qualidade do ar? Em 19 de maio de 2023 a OMS – Organização Mundial da Saúde através de seu relatório sobre Estatísticas Sanitárias Mundiais de 2022, alertava sobre poluição atmosférica informando que 99% da população mundial respira ar insalubre.

É estarrecedor quando o relatório da OMS informa que a poluição atmosférica foi responsável por aproximadamente 7 milhões de mortes em todo o mundo em 2016. Dessas, 4,2 milhões foram causadas pela poluição do ar ambiente. Enquanto o restante (3,8 milhões de mortes) foi causado pela exposição à poluição do ar interna, grande parte dela devido à fumaça de fogões improvisados, como os que usam lenha ou carvão.

Com certeza a situação é muito pior hoje, em 2024, principalmente no Brasil e outros países tanto da América Latina, quanto da América do Norte, África, Ásia, Europa e Oceania que estão sendo devorados pelos incêndios, pelas queimadas por meses seguidos, afetando profundamente a saúde humana e demais setores desses países.

Essas queimadas e fumaça aumentam a emissão de gases de efeito estufa e com isso, colocam em risco a camada de ozônio que protege o planeta dos raios solares. Para refletir sobre isso foi criado o Dia Internacional para a Proteção da Camada de Ozônio. Será que este tema foi objetivo de nossas reflexões durante esses 34 dias do Tempo da Criação ou continuamos omissos, passivos e alienados como se nada estivesse acontecendo ou apenas implorando “aos céus” para nos socorrer?

Enfim, transcrevo a seguir esta lista dos eventos que constam do Calendário Ecológico durante o Tempo da Criação, enfatizando que o Calendário é anual, oferecendo oportunidades para que ao longo do ano, todos os meses, diversos dias especiais possam nos estimular a refletir e também a agir e a mobilizar em defesa da ecologia integral e de um melhor cuidado com a Casa Comum.

Setembro: 01 Início do Tempo da Criação Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação; 03 Dia do Biólogo; 05 Dia da Amazônia; 07 Dia Mundial do Ar Limpo (Combate à poluição do Ar); 11 Dia Nacional do Cerrado; 16 Dia Internacional de luta para a preservação da Camada de Ozônio; 19 Dia Mundial de luta pela Limpeza das Águas (ver também 22 de Março); 21 Dia da Árvore (ver também 21 de Março e 17 Julho); 22 Dia Nacional em defesa da Fauna; 29 DIA Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (Dia Internacional do Desperdício Zero). Ver também 30 de Março; 29 Dia Mundial dos Rios.

Outubro: 01 Dia do Vegetarianismo; 03 Dia Nacional da Agroecologia; 04 Dia de São Francisco de Assis; 04 Dia da Natureza; 04 Dia dos Animais e Encerramento do Tempo da Criação.

Gostaria, ainda, de destacar que em 03 de outubro, é o DIA DA AGROECOLOGIA no Brasil, criado com a apresentação do Projeto de Lei de Autoria da Deputada Luci Choinaki, do PT/SC, em 2013 e aprovado pela Câmara Federal em 2014 e pelo Senado e Sancionada pelo então Presidente Temer em dezembro de 2017, como a Lei 13567, estabelecendo o Dia Nacional da Agroecologia e criando o Prêmio Nacional de Agroecologia Ana Primavesi, a pioneira nos estudos sobre o solo no Brasil e a primeira mulher a criar um Curso de Especialização sobre agricultura Sustentável, considerada pioneira da Agroecologia no Brasil, falecida no início de 2020 com 99 anos.

É importante destacar que a agroecologia não é apenas um método ou uma técnica de cultivo agrícola, mas sim, um estilo de vida, para substituir um modelo de produção de alimentos que coloca o lucro acima da vida.

A agroecologia representa uma nova postura em relação às questões da fome, da pobreza rural, da soberania alimentar, da sustentabilidade e leva em consideração os saberes ancestrais, as culturas locais e um maior cuidado e respeito com a natureza, com o solo, com a biodiversidade, com o equilíbrio dos biomas e ecossistemas, enfim, com a saúde humana e a saúde do planeta, tendo, neste aspecto também uma dimensão de espiritualidade.

A agroecologia estimula também além da produção sustentável e responsável, também o consumo com essas características, estimulando a solidariedade, formas cooperativas (economia solidária), tanto entre produtores quanto entre consumidores, promovendo a economia circular, a reciclagem, enfim, se aproximando da proposta do Papa Francisco contida na ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA, criando novos paradigmas que fundamentam uma ECONOMIA DA VIDA, em lugar dos modelos atuais que se caracterizam como ECONOMIA DA MORTE.

Assim, se ainda estamos no TEMPO DA CRIAÇÃO, podemos aproveitar este 03 DE SETEMBRO, dedicado ao DIA NACIONAL DA AGROECOLOGIA e realizarmos uma reflexão mais profunda sobre como estamos nos relacionando com a Casa Comum, quando o assunto é produção e consumo de alimentos saudáveis, orgânicos e como isto se relaciona diretamente com a SUSTENTABILIDADE e ao nosso Cuidado com o Planeta, a nossa Casa Comum.

É importante também, que o “espírito” e a mística do Tempo da Criação não fiquem restritos a apenas esses 34 dias, afinal, orar, refletir, agir, mobilizar em defesa da ecologia integral e as obras da criação devem fazer parte de nossa missão evangelizadora, diária e permanente, como cristãos, tendo em vista que, conforme o Papa Francisco tanto nos exorta, os gritos, os gemidos da terra são também os gritos, gemidos e sofrimento dos pobres, excluídos e oprimidos deste planeta, nossa Casa Comum.

Concluindo esta reflexão, pergunto a você, leitor, leitora, o que o tema e lema do Tempo da Criação deste 2024 provocou em você, em sua Igreja Particular, em sua comunidade, sua ONG, sua Pastoral, em suas preocupações com o futuro do planeta e da humanidade?

Apenas para refrescar a nossa memória, como cristãos, o Tema e Lema deste Tempo da Criação que estamos prestes a findar, foram/são: Esperançar e agir com a criação e As primícias da esperança, baseado este lema na Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 8:19-25.

Para estimular a reflexão das Igrejas e dos cristãos, o site Vatican News apresentou uma síntese sobre o atual estado da Casa Comum que, tomo a liberdade de transcrever, como a parte final desta reflexão/artigo: “Os tempos em que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como um presente do nosso Criador, mas como um recurso a ser utilizado”, afirma um comunicado do Movimento Laudato Si’, organizador da iniciativa. A Criação sofre devido ao nosso egoísmo e ações insustentáveis que a prejudicam, mas nos ensina que a esperança está presente na espera, na expectativa de um futuro melhor”.

Em minha opinião, esta espera não pode ser mantendo uma atitude passiva, omissa, alienada de aguardar a chegada das tragédias, fruto da crise climática e outras formas como a Casa Comum está sendo destruída, mas sim, de uma luta, mobilização profética, contínua contra a degradação e destruição do planeta, a partir dos territórios em que estamos inseridos.

Nesse mesmo sentido o Papa Francisco enfatiza que os cristãos devem estar e permanecer sempre ao lado das vítimas da injustiça climática, e que “No contexto bíblico, ‘esperar’ não significa ficar parado e em silêncio, mas suplicar, clamar e lutar ativamente por uma nova vida em meio às dificuldades. A Criação e todos os seres humanos são chamados a adorar o Criador, trabalhando por um futuro dinâmico de onde possam surgir as primícias da esperança”.

Que bom seria se, realmente todas as igrejas cristãs, católica romana, ortodoxa e evangélicas, tanto do Brasil quanto do resto do mundo tivesse uma visão da ecologia integral em uma dimensão mais crítica, criadora e revolucionária, no sentido de promover transformações significativas e profundas em nossos estilos de vida, causas maiores de todo este processo de degradação e destruição dos biomas e ecossistemas.

Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da PEI Pastoral da Ecologia Integral. Email profjuacy@yahoo.com.br Instagram @profjuacy WhatsApp 65 9 9272 0052

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O Inmet lança comunicado e chuvas intensas devem cair nas próximas 24 horas

Paralelamente, a região sul do estado enfrenta graves problemas devido à baixa umidade, com Vilhena sendo o município mais afetado.
L
Queimadas em Rondônia viram tema de rap no álbum de DJ Caique, distribuído pela Sony Music

Queimadas em Rondônia viram tema de rap no álbum de DJ Caique, distribuído pela Sony Music

A faixa “O Rastro da Destruição”, com Mano André, NeyMura e Carlos Mossoró, marca o retorno do Movimento Hip Hop da Floresta em Rondônia.
L
TRE-RO leva serviços eleitorais ao Orgulho do Madeira em parceria com o Programa Rondônia Cidadã

TRE-RO leva serviços eleitorais ao Orgulho do Madeira em parceria com o Programa Rondônia Cidadã

Atendimentos acontecem nos dias 30 e 31 de agosto em Porto Velho, com emissão de títulos, transferências, regularizações e coleta biométrica.
L

Governo de Rondônia participa da maior conferência ágil do setor público em Brasília

Servidores da Sepog representaram Rondônia na Conferência Ágil 2025, evento nacional que debateu inovação, inteligência artificial e gestão pública.
L

Governo de Rondônia entrega nova Ciretran em Costa Marques com investimento de R$ 2,1 milhões

A nova sede da Ciretran em Costa Marques vai melhorar o atendimento ao cidadão, oferecer mais qualidade aos servidores e garantir eficiência nos serviços.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fiat Strada 2026 mostra porque segue líder entre as picapes compactas

Avaliação da picape em trechos urbanos e rodoviários mostra força do modelo mais vendido do segmento
L

Momento Agro | Entrevista José Bueno

O Momento Agro recebe José Bueno, empreendedor há 45 anos.
L
Orçamento 2026 prevê R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares

Orçamento 2026 prevê R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares

Proposta enviada ao Congresso reserva verbas para emendas individuais e de bancada, e pode chegar a R$ 52,9 bilhões com a inclusão de emendas de comissão.
L
Ministério da Saúde e oftalmologistas se unem para combater o tracoma

Ministério da Saúde e oftalmologistas se unem para combater o tracoma

Uma parceria busca padronizar procedimentos para controle da doença inflamatória ocular e sua sequela, a triquíase, que afeta principalmente comunidades indígenas.
L

Tem internauta comemorando! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já premiou mais um fã de cinema com par de ingressos para curtir a telona

Toda sexta tem sorteio de ingressos para o Cine Araújo. Fique ligado no News Rondônia e entre nessa, o próximo ganhador pode ser você!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L

POLÍTICA

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

Governador terá poder de indicar candidato ao governo em 2026 e deve disputar vaga ao Senado.
L
Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Ministro do STF autorizou vistoria em carros e reforço na segurança externa da residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
L
Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Parlamentar enviou ofício a Hugo Motta, presidente da Câmara, pedindo autorização para trabalhar de forma remota, alegando perseguição política.
L
Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Ministro do STF atende pedido do Senado Federal e revoga medida cautelar imposta ao parlamentar que estava em investigação.
L
PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

Parecer enviado ao STF por Paulo Gonet defende reforço na segurança externa da residência, mas considera prisão domiciliar suficiente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sargento do Exército é preso após disparo em boate no centro de Porto Velho

Sargento do Exército é preso após disparo em boate no centro de Porto Velho

Policial militar de folga reagiu e conteve o suspeito armado em casa noturna da Avenida Calama; ninguém ficou ferido.
10
Motociclista morre após batida em traseira de Hilux estacionada na zona leste

Motociclista morre após batida em traseira de Hilux estacionada na zona leste

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (31) na Avenida Imigrantes, em Porto Velho; vítima tinha 29 anos.
18
VÍDEO: Câmera registra ataque de criminosos em Astra que matou “Jamaica” em Porto Velho

VÍDEO: Câmera registra ataque de criminosos em Astra que matou “Jamaica” em Porto Velho

O pai da vítima e algumas crianças aparecem correndo para se proteger.
12
Mulher é presa por furto de R$ 1,2 mil em bijuterias no Porto Velho Shopping

Mulher é presa por furto de R$ 1,2 mil em bijuterias no Porto Velho Shopping

Suspeita de 47 anos foi detida após ser monitorada por câmeras de segurança e interceptada por vigilante antes de sair da loja.
10
Moto app é assaltado em Porto Velho e PM recupera motocicleta rapidamente

Moto app é assaltado em Porto Velho e PM recupera motocicleta rapidamente

Polícia Militar recuperou a moto de um trabalhador de aplicativo assaltado em Porto Velho; criminosos fugiram e ainda não foram identificados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Jornatan Inácio dos Anjos

Nota de pesar: Jornatan Inácio dos Anjos

O velório será realizado na Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2755 – Liberdade
L

Congresso discute irregularidades no mercado de lubrificantes

Ferramenta técnica promete rastrear origem do produto e orientar consumidores.
L
Ônibus é destruído por incêndio na BR-364 próximo à PRF em Porto Velho

Ônibus é destruído por incêndio na BR-364 próximo à PRF em Porto Velho

Veículo apresentou falhas mecânicas, pegou fogo e foi totalmente consumido pelas chamas. Passageiros e motorista conseguiram sair sem ferimentos.
10
Vulgo “Jamaica” morre após ataque a tiros no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Vulgo “Jamaica” morre após ataque a tiros no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Criminosos em um Astra branco atiraram contra a vítima no beco Coqueiro; homem foi socorrido ao Hospital João Paulo II com várias perfurações.
18

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação aproxima estudantes de Porto Velho do universo científico

21ª edição da feira, realizada na Escola Mariana em parceria com o IFRO, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e fortalece ensino e pesquisa.
L

Governo de Rondônia garante emissão de identidade para estudantes atletas do baixo Madeira

Iniciativa da Seduc permite que alunos participem de competições esportivas e tenham acesso a direitos e serviços essenciais de cidadania.
L

Governo de Rondônia participa do 9º Salão de Turismo e promove potencial turístico do estado em São Paulo

Com destaque para a gastronomia regional, Rondônia apresentou tradições culturais e atrativos naturais no 9º Salão de Turismo, realizado no Anhembi.
L

Oficina sobre leishmaniose visceral da Agevisa fortalece vigilância em saúde em Rondônia

Evento reuniu mais de 70 profissionais e contou com apoio do Ministério da Saúde, Fiocruz e instituições locais após identificação de casos suspeitos em Porto Velho.
L

VÍDEO: Motociclista tenta dar “grau” e sofre queda em Porto Velho

Câmera de segurança flagrou o momento em que o motociclista perdeu o controle ao tentar dar “grau” no cruzamento das Avenidas Raimundo Cantuária e Rio Madeira.
12
Idoso em moto sofre grave acidente na zona sul

Idoso em moto sofre grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o idoso estava saindo de moto de um comércio, quando acessou a via e acabou batendo de frente com o carro que ia sentido bairro.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.