QUINTA-FEIRA, 11/12/2025
Publicidade

Em destaque

Ecologia integral e o fim do tempo da criação 2024

Neste sentido, é oportuno mencionar os tres pilares que sustentam nossas atitudes e formas de pensar, sentir e agir em relação ao que está acontecendo com o Planeta, nossa Casa Comum.

Por Juacy da Silva

Publicado em 

Imagem: News Rondônia

O Tempo da Criação 2024 está chegando ao seu final. Qual o balanço que sua Igreja, Pastoral, movimento, organismo ou comunidade faz sobre esses 34 dias? Ano que vem (2025) tem mais. Cuidar das obras da criação, zelar pela saúde do planeta, por um melhor cuidado com a Casa Comum, deve ser um dever de todos os cristãos, leigos e também da hierarquia eclesiástica.

Conforme matéria do site Tempo da Criação, este “é um tempo para renovar a nossa relação com o nosso Criador e toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso coletivo. Durante o Tempo da Criação, nos unimos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum.”

“O Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou 1 de setembro como um dia de oração pela criação para os ortodoxos em 1989. De fato, o ano litúrgico da Igreja Ortodoxa começa nesse dia com a comemoração de como Deus criou o mundo”. “O Conselho Mundial de Igrejas foi chave para transformar isto em um tempo, estendendo a celebração do dia 1 de setembro a 4 de outubro. Seguindo a liderança do Patriarca Ecumênico Dimitrios I e o CMI, os cristãos ao redor do mundo abraçaram o tempo como parte do seu calendário anual. O Papa Francisco realizou a acolhida oficial deste tempo na Igreja Católica Romana em 2015”.

O início deste tempo que, como cristãos, católicos romanos, ortodoxos ou evangélicos, pouco importa nossa crença particular, tem início em 01 de setembro, que é dedicado como sendo Dia Mundial de Oração pelas obras da Criação e a importância de um equilíbrio mais salutar entre a humanidade e a natureza, tendo em vista que boa parte ou a maioria dos problemas e tragédias ambientais, principalmente esta gravíssima CRISE CLIMÁTICA que estamos presenciando e sofrendo seus impactos, conforme tanto o Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si e na Exortação Laudate Deum e também milhares de cientistas ao redor do mundo, principalmente os que participam do Painel Intergovernamental da ONU sobre as Mudanças Climáticas têm insistido e demonstrado, têm nas ações humanas (gananciosas, perdulárias e irracionais) a sua principal causa.

O encerramento ou o fim deste período reflexivo para a vida das Igrejas Cristãs ocorre em 04 de outubro, que é o DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, padroeiro e patrono da Ecologia Integral, mesmo dia em que devemos celebrar o DIA DOS ANIMAIS e também o DIA DA NATUREZA.

Vale a pena destacar que ao longo desses 34 dias, o CALENDÁRIO ECOLÓGICO mundial e nacional destacam alguns dias como muito especiais, em torno dos quais, deveríamos nós, como cristãos e as Igrejas (Católica e Evangélicas) como instituições religiosas que, diariamente realizam eventos que congregam milhões de pessoas pelo Brasil afora, e bilhões no planeta, aprofundar nossas reflexões e também nossas ações sociotransformadoras e, sem dúvida, estimular MOBILIZAÇÕES PROFÉTICAS, em defesa da Ecologia Integral.

Neste sentido, é oportuno mencionar os três pilares que sustentam nossas atitudes e formas de pensar, sentir e agir em relação ao que está acontecendo com o planeta, nossa Casa Comum. Esses pilares são: Oração – ou seja, nossa espiritualidade ecológica (que é importante mas não exclusiva); Ações sociotransformadoras e, também, a Mobilização profética, que, como os profetas denunciavam as práticas injustas e pecaminosas, mas também anunciavam as boas novas, que nutriam a esperança de um novo tempo, desde que houvesse uma conversão e mudança de rumo, isto é o que estamos, atualmente, mais do que nunca precisando de um despertar da consciência ecológica tanto por parte de nossos governantes, quanto de nossos empresários, de nossas lideranças em todos os setores e áreas e entre as pessoas, a população, para que possamos mudar nossos estilos de vida, nossas relações de produção, de trabalho e de consumo, em que o respeito pela ecologia integral seja o paradigma fundamental deste novo modelo de sociedade e de economia.

A título de divulgação, visando contribuir para o conhecimento e importância desses dias especiais, relacionados com a ECOLOGIA INTEGRAL e que deveriam ou devem ser objetivo de nossas reflexões, neste TEMPO DA CRIAÇÃO, apresentamos a seguir esta relação, parcial, do Calendário ecológico.

Confrontando esta lista, seria interessante que indagássemos e pudéssemos responder, será que ao longo desses 34 dias tivemos oportunidade, não apenas individualmente, mas sim, como Igreja, o corpo de fiéis de refletirmos coletivamente sobre o que cada dia especial desses nos diz em termos da realidade socioambiental ou seja, será que, como cristãos estamos buscando formas e meios de melhor cuidarmos de nossa Casa Comum? O que fizemos em relação aos três pilares mencionados (oração – espiritualidade ecológica); Ações sociotransformadoras e Mobilização profética.

Quantas oportunidades tivemos em nossas pastorais, movimentos, organismos, escolas católicas, missas, reuniões etc para refletir sobre cada aspecto desta realidade socioambiental que tem castigado nosso país?

Por exemplo, tivemos oportunidade ou realizamos algum evento sobre o Dia da Amazônia e a realidade triste e angustiante deste bioma que está sendo destruído de forma brutal? E sobre as queimadas, incêndios florestais no Pantanal, no Cerrado, na Amazônia, no Sudeste e no Nordeste fizemos alguma reflexão crítica e criadora como cristãos? E sobre o desperdício de alimentos, sem falar no desperdício de água, de energia e outros bens, que geram mais lixo e contribuem com aproximadamente mais de 12% da emissão de gases de efeito estufa e a crise climática.

De todo o alimento produzido no mundo, pouco mais de um terço vai parar no lixo, gerando um prejuízo de mais de um trilhão de dólares por ano, e poderiam alimentar no ano mais de 1,2 bilhão de pessoas, ou seja, acabar com a fome no mundo que atinge 788 milhões de pessoas?

E sobre o Dia Mundial do Ar Limpo, a importância da qualidade do ar? Em 19 de maio de 2023 a OMS – Organização Mundial da Saúde através de seu relatório sobre Estatísticas Sanitárias Mundiais de 2022, alertava sobre poluição atmosférica informando que 99% da população mundial respira ar insalubre.

É estarrecedor quando o relatório da OMS informa que a poluição atmosférica foi responsável por aproximadamente 7 milhões de mortes em todo o mundo em 2016. Dessas, 4,2 milhões foram causadas pela poluição do ar ambiente. Enquanto o restante (3,8 milhões de mortes) foi causado pela exposição à poluição do ar interna, grande parte dela devido à fumaça de fogões improvisados, como os que usam lenha ou carvão.

Com certeza a situação é muito pior hoje, em 2024, principalmente no Brasil e outros países tanto da América Latina, quanto da América do Norte, África, Ásia, Europa e Oceania que estão sendo devorados pelos incêndios, pelas queimadas por meses seguidos, afetando profundamente a saúde humana e demais setores desses países.

Essas queimadas e fumaça aumentam a emissão de gases de efeito estufa e com isso, colocam em risco a camada de ozônio que protege o planeta dos raios solares. Para refletir sobre isso foi criado o Dia Internacional para a Proteção da Camada de Ozônio. Será que este tema foi objetivo de nossas reflexões durante esses 34 dias do Tempo da Criação ou continuamos omissos, passivos e alienados como se nada estivesse acontecendo ou apenas implorando “aos céus” para nos socorrer?

Enfim, transcrevo a seguir esta lista dos eventos que constam do Calendário Ecológico durante o Tempo da Criação, enfatizando que o Calendário é anual, oferecendo oportunidades para que ao longo do ano, todos os meses, diversos dias especiais possam nos estimular a refletir e também a agir e a mobilizar em defesa da ecologia integral e de um melhor cuidado com a Casa Comum.

Setembro: 01 Início do Tempo da Criação Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação; 03 Dia do Biólogo; 05 Dia da Amazônia; 07 Dia Mundial do Ar Limpo (Combate à poluição do Ar); 11 Dia Nacional do Cerrado; 16 Dia Internacional de luta para a preservação da Camada de Ozônio; 19 Dia Mundial de luta pela Limpeza das Águas (ver também 22 de Março); 21 Dia da Árvore (ver também 21 de Março e 17 Julho); 22 Dia Nacional em defesa da Fauna; 29 DIA Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (Dia Internacional do Desperdício Zero). Ver também 30 de Março; 29 Dia Mundial dos Rios.

Outubro: 01 Dia do Vegetarianismo; 03 Dia Nacional da Agroecologia; 04 Dia de São Francisco de Assis; 04 Dia da Natureza; 04 Dia dos Animais e Encerramento do Tempo da Criação.

Gostaria, ainda, de destacar que em 03 de outubro, é o DIA DA AGROECOLOGIA no Brasil, criado com a apresentação do Projeto de Lei de Autoria da Deputada Luci Choinaki, do PT/SC, em 2013 e aprovado pela Câmara Federal em 2014 e pelo Senado e Sancionada pelo então Presidente Temer em dezembro de 2017, como a Lei 13567, estabelecendo o Dia Nacional da Agroecologia e criando o Prêmio Nacional de Agroecologia Ana Primavesi, a pioneira nos estudos sobre o solo no Brasil e a primeira mulher a criar um Curso de Especialização sobre agricultura Sustentável, considerada pioneira da Agroecologia no Brasil, falecida no início de 2020 com 99 anos.

É importante destacar que a agroecologia não é apenas um método ou uma técnica de cultivo agrícola, mas sim, um estilo de vida, para substituir um modelo de produção de alimentos que coloca o lucro acima da vida.

A agroecologia representa uma nova postura em relação às questões da fome, da pobreza rural, da soberania alimentar, da sustentabilidade e leva em consideração os saberes ancestrais, as culturas locais e um maior cuidado e respeito com a natureza, com o solo, com a biodiversidade, com o equilíbrio dos biomas e ecossistemas, enfim, com a saúde humana e a saúde do planeta, tendo, neste aspecto também uma dimensão de espiritualidade.

A agroecologia estimula também além da produção sustentável e responsável, também o consumo com essas características, estimulando a solidariedade, formas cooperativas (economia solidária), tanto entre produtores quanto entre consumidores, promovendo a economia circular, a reciclagem, enfim, se aproximando da proposta do Papa Francisco contida na ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA, criando novos paradigmas que fundamentam uma ECONOMIA DA VIDA, em lugar dos modelos atuais que se caracterizam como ECONOMIA DA MORTE.

Assim, se ainda estamos no TEMPO DA CRIAÇÃO, podemos aproveitar este 03 DE SETEMBRO, dedicado ao DIA NACIONAL DA AGROECOLOGIA e realizarmos uma reflexão mais profunda sobre como estamos nos relacionando com a Casa Comum, quando o assunto é produção e consumo de alimentos saudáveis, orgânicos e como isto se relaciona diretamente com a SUSTENTABILIDADE e ao nosso Cuidado com o Planeta, a nossa Casa Comum.

É importante também, que o “espírito” e a mística do Tempo da Criação não fiquem restritos a apenas esses 34 dias, afinal, orar, refletir, agir, mobilizar em defesa da ecologia integral e as obras da criação devem fazer parte de nossa missão evangelizadora, diária e permanente, como cristãos, tendo em vista que, conforme o Papa Francisco tanto nos exorta, os gritos, os gemidos da terra são também os gritos, gemidos e sofrimento dos pobres, excluídos e oprimidos deste planeta, nossa Casa Comum.

Concluindo esta reflexão, pergunto a você, leitor, leitora, o que o tema e lema do Tempo da Criação deste 2024 provocou em você, em sua Igreja Particular, em sua comunidade, sua ONG, sua Pastoral, em suas preocupações com o futuro do planeta e da humanidade?

Apenas para refrescar a nossa memória, como cristãos, o Tema e Lema deste Tempo da Criação que estamos prestes a findar, foram/são: Esperançar e agir com a criação e As primícias da esperança, baseado este lema na Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 8:19-25.

Para estimular a reflexão das Igrejas e dos cristãos, o site Vatican News apresentou uma síntese sobre o atual estado da Casa Comum que, tomo a liberdade de transcrever, como a parte final desta reflexão/artigo: “Os tempos em que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como um presente do nosso Criador, mas como um recurso a ser utilizado”, afirma um comunicado do Movimento Laudato Si’, organizador da iniciativa. A Criação sofre devido ao nosso egoísmo e ações insustentáveis que a prejudicam, mas nos ensina que a esperança está presente na espera, na expectativa de um futuro melhor”.

Em minha opinião, esta espera não pode ser mantendo uma atitude passiva, omissa, alienada de aguardar a chegada das tragédias, fruto da crise climática e outras formas como a Casa Comum está sendo destruída, mas sim, de uma luta, mobilização profética, contínua contra a degradação e destruição do planeta, a partir dos territórios em que estamos inseridos.

Nesse mesmo sentido o Papa Francisco enfatiza que os cristãos devem estar e permanecer sempre ao lado das vítimas da injustiça climática, e que “No contexto bíblico, ‘esperar’ não significa ficar parado e em silêncio, mas suplicar, clamar e lutar ativamente por uma nova vida em meio às dificuldades. A Criação e todos os seres humanos são chamados a adorar o Criador, trabalhando por um futuro dinâmico de onde possam surgir as primícias da esperança”.

Que bom seria se, realmente todas as igrejas cristãs, católica romana, ortodoxa e evangélicas, tanto do Brasil quanto do resto do mundo tivesse uma visão da ecologia integral em uma dimensão mais crítica, criadora e revolucionária, no sentido de promover transformações significativas e profundas em nossos estilos de vida, causas maiores de todo este processo de degradação e destruição dos biomas e ecossistemas.

Juacy da Silva, professor fundador, titular e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da PEI Pastoral da Ecologia Integral. Email profjuacy@yahoo.com.br Instagram @profjuacy WhatsApp 65 9 9272 0052

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sinalização viária em obras na BR-364 é foco em capacitação da Nova 364

Treinamento envolveu mais de 500 colaboradores em cinco cidades
L
Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira após rejeitar proposta da Petrobras

Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
L
DJ Leudson no Agenda News: 30 anos de pista e paixão

DJ Leudson no Agenda News: 30 anos de pista e paixão

Em entrevista leve e nostálgica com Renata Camurça, DJ Leudson celebra três décadas de carreira e convida o público para a festa Corsário Revival, relembrando os tempos áureos da noite de Porto Velho.
L
Entrada e saída da rodoviária são invertidas para melhorar trânsito a partir desta quinta-feira (11)

Entrada e saída da rodoviária são invertidas para melhorar trânsito a partir desta quinta-feira (11)

Mudança na rodoviária de Porto Velho altera entrada pela Avenida Carlos Gomes e saída pela rua João Pedro da Rocha para garantir mais fluidez no tráfego
L
Busca por perfis políticos falha em aplicativos da Meta

Busca por perfis políticos falha em aplicativos da Meta

Um erro técnico nos aplicativos Instagram e Facebook da Meta impediu que usuários encontrassem perfis de diversas personalidades, incluindo perfis políticos, de diferentes ideologias, e algumas instituições de comunicação.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Vereador Pedro Geovar é o entrevistado desta quarta-feira

que vai comentar os principais trabalhos realizados nos bairros, projetos sociais, cobranças ao Executivo, apoio ao agro e ações em parceria com instituições da capital.
L

In Foco Podcast: Os Mistérios da Espiritualidade com Camila Ferreira

Nesta quarta-feira, o Programa In Foco traz uma conversa especial com Camila Ferreira, referência em atendimentos espirituais e sensibilidade energética em diversos estados do Brasil.
L
Senado aprova PL Antifacção que endurece penas e cria imposto sobre bets para segurança

Senado aprova PL Antifacção que endurece penas e cria imposto sobre bets para segurança

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por unanimidade, o PL Antifacção, que prevê penas mais duras para membros de facções e milícias, limita a progressão de regime e cria a Cide-Bet para financiar o combate ao crime organizado no Brasil.
L
Novo PAC executa 70,8% dos R$ 1,3 trilhão e destina R$ 39,3 bi para áreas sociais

Novo PAC executa 70,8% dos R$ 1,3 trilhão e destina R$ 39,3 bi para áreas sociais

O governo anunciou que R$ 944,8 bilhões do Novo PAC já foram executados até agosto, representando 70,8% do total previsto até 2026, e liberou mais R$ 39,3 bilhões em investimentos para saúde, educação, água e esgoto.
L
Comissão da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação e envia texto ao Senado

Comissão da Câmara aprova novo Plano Nacional de Educação e envia texto ao Senado

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o parecer final do relator sobre o próximo Plano Nacional de Educação (PNE), que define diretrizes e metas para a política educacional brasileira nos próximos dez anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para a Escola Maria de Nazaré em Porto Velho

Ribeiro do Sinpol propõe Educação Integral para a Escola Maria de Nazaré em Porto Velho

O deputado solicita implantação da Educação Integral na Escola Maria de Nazaré e destaca impacto para estudantes de áreas vulneráveis
L
Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

Cláudia de Jesus articula com Sesdec o chamamento de aprovados da Polícia Civil de 2022

A deputada debate com a Sesdec a convocação da 2ª turma e reforça necessidade de planejamento orçamentário do Estado
L
Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia Legislativa de Rondônia promove entrega de presentes em parceria com os Correios

Assembleia reforça solidariedade em ação natalina com os Correios e reúne crianças, famílias e servidores em Porto Velho
L
Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Comissão da Câmara denuncia execuções em operação policial no Rio e pede federalização

Relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre a operação nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 122 mortes, pede a federalização das investigações e aponta casos de tortura, execuções e violação de diversos direitos humanos.
L
Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Deputada Lebrinha verifica execução da ampliação do Hospital Regional em São Francisco

Parlamentar acompanhou obras e destacou importância do investimento para a saúde da região.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil em Porto Velho/RO

Operação cumpre mandados de prisão e busca na capital de Rondônia.
10
PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

PF investiga organização que aliciava e traficava mulheres para exploração sexual na Europa

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combater uma organização criminosa que recrutava e traficava mulheres no Brasil para fins de exploração sexual na Espanha, movimentando mais de 40 milhões de reais.
10
PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

PF cumpre mandados em Rondônia contra grilagem e incêndio na Terra Indígena Igarapé Lage

A Polícia Federal deflagrou a Operação Lage em Chamas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão para combater a grilagem e incêndio criminoso em terra indígena em Rondônia por um grupo que invadiu e desmatou a área.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de sequestro e homicídio na Operação Justiça Sombria

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de sequestro e homicídio na Operação Justiça Sombria

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Justiça Sombria nesta quarta-feira (10), resultando na prisão do principal suspeito de planejar e executar o sequestro seguido de morte da vítima T.N.E.S.
14
Polícia Civil de Rondônia prende foragido do Rio Grande do Sul em Ariquemes

Polícia Civil de Rondônia prende foragido do Rio Grande do Sul em Ariquemes

A Delegacia Regional de Ariquemes efetuou a prisão do foragido do Rio Grande do Sul de 52 anos, procurado pela Justiça gaúcha, em cumprimento a mandado judicial na manhã desta terça-feira (09).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

EUA reduzem taxa de juros para 3,5% a 3,75% e Fed sinaliza pausa em cortes

O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
CCJ da Câmara rejeita parecer e se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

CCJ da Câmara rejeita parecer e se posiciona a favor de cassação de Carla Zambelli

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou o relatório que era contrário à cassação de Carla Zambelli por 32 a 27 votos, e um novo relator deve agora recomendar a perda do mandato da deputada, já condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Iniciativa da ACEMDA integra educação, cultura e meio ambiente para fortalecer direitos humanos e combater a desinformação.
L
Vereador Pedro Geovar intensifica fiscalização e cobra regularização da coleta de lixo em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar intensifica fiscalização e cobra regularização da coleta de lixo em Porto Velho

Parlamentar percorre bairros e alerta para riscos à saúde pública devido à precariedade do serviço.
L
Gilmar Mendes suspende parcialmente decisão sobre impeachment de ministros do STF

Gilmar Mendes suspende parcialmente decisão sobre impeachment de ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes, do STF, acatou o pedido da Advocacia do Senado para suspender a parte de sua decisão que limitava o pedido de impeachment de ministros do STF apenas à PGR, mas manteve a exigência de quórum de dois terços para a votação no Senado.
L
Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Campanha imuniza cães e gatos nas UBS Carlos Chagas e Rute de Souza.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: UNIDEX TRANSPORTES E LOGÍSTICA INTEGRADA LTDA

Licença de Operação nº 147795, Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.