DOMINGO, 06/07/2025
Publicidade

Assédio: Liberdade é Denunciar

Na maioria dos registros, os assediantes costumam ocupar cargos de destaque em empresas privadas e órgãos públicos.

Por Emerson Barbosa - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Os crimes de assédio moral e sexual figuram como uma das maiores violações cometidas no Brasil. Em Rondônia, a violação se somou a registros que já faziam do estado um recordista em violência contra mulheres, crianças, adolescentes e feminicídio. Diante desse drama social que assola o solo rondoniense, as vítimas apresentam estado de saúde deteriorado por uma violação que denigre a identidade humana. Na maioria dos registros, os assediantes costumam ocupar cargos de destaque em empresas privadas e órgãos públicos.

Na reportagem “Assédio: Liberdade é Denunciar”, o jornalista Emerson Barbosa traz a denúncia de três servidoras que, cansadas dos abusos por parte do chefe, buscaram a justiça. O cenário para os crimes? Um órgão público que deveria zelar pela saúde mental dos cidadãos. Era nesse ambiente que as vítimas viviam vulneráveis e sob a cortina do medo.

A reportagem entrevistou especialistas que atuam no combate aos crimes em Rondônia. No Ministério Público Estadual, a resposta da justiça foi considerada positiva, em detrimento do trabalho que as pastas realizam para combater os crimes envolvendo mulheres. “Importante para que outras vítimas sejam encorajadas a denunciar os fatos que costumam ficar velados.”

"Era hostil e ríspido, especialmente com mulheres", pontuou uma vítima no inquérito.

No cenário das humilhações, vítimas com o estado emocional devastado. O local que deveria ser de harmonia transformou-se em um pesadelo na vida de três servidoras. “Cleibson” era hostil e ríspido, especialmente com mulheres. Tinha tom autoritário, o que não acontecia com o sexo masculino”, enfatiza.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
Imagem: Fabiano Coutinho – News Rondônia

Os feitos destrutivos dos atos começaram a interferir no corpo das servidoras. O organismo respondeu: paladar seco, mãos trêmulas, palpitações cardíacas, pânico e até o início de depressão. “Às vezes, nas reuniões, Cleibson se exaltava, elevava o tom de voz, batia na mesa, sentia medo, assustada, trêmula”, relata uma segunda vítima.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Outra servidora, vítima das perseguições, pontua as ofensas contra ela. A jovem recorda das palavras nada amistosas, dos olhares ameaçadores, das injúrias por parte do servidor. Nada tinha horário e ocorriam até por telefone. “O chefe proferia ofensas com palavras de baixo calão, ameaças de demissões com o objetivo de oprimir, gritos pessoalmente e por telefone. E até mesmo mensagens fora do horário de trabalho.”

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
Imagem: Fabiano Coutinho – News Rondônia

O corpo sentiu os efeitos daquela tortura psicológica, das humilhações explícitas. Porém, era quando as portas fechavam que o ambiente tenebroso de trabalho revelava sua potencialidade destrutiva. “Desenvolvi crises fortes, características de pânico e ansiedade, com taquicardia, principalmente em dias de reuniões plenárias, pois nesses dias ocorriam as piores humilhações e ameaças de demissões”, relembra.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Trecho da Ação Ordinária de Nº 0000843-35.2023.5.14.0004 traz uma gravação feita por uma das servidoras. Nela, o presidente do CRP aparece ‘revitimizando’ as vítimas. Usando do deboche, ele explica como elas poderiam atingi-lo – se o denunciassem. “Como é que vocês vão falar de mim? […] O André era bom, batia na mesa, tinha hora que nós escutávamos lá de fora. Nós ficávamos só lá perto do banheiro, ouvindo as histórias.”

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Em outra passagem, o juiz narra os assédios detalhando as maneiras usadas pelo réu para ferir o psicológico das servidoras. “Havia constante mudança de funções das servidoras, de forma maliciosa e para oprimir, que existia sobrecarga de trabalho que resultava em significativo desgaste emocional e psicológico, exacerbado pelo comportamento do chefe. O Sr. Cleibson A. que as ofensas de baixo calão eram proferidas a todas as reclamantes.”

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

De acordo com uma das vítimas, com o passar do tempo as denúncias ganharam intensidade. No trecho da sentença, uma testemunha lotada em Rio Branco, Acre, onde o CRP-24 também tem jurisdição, confirma as agressões psicológicas sofridas pelas servidoras. Ela reafirma que, na época, os comissionados (cargos de confiança) foram todos exonerados. Que o presidente “Cleibson” do CRP-RO/AC chegou a ameaçá-la com um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). “[…] Que viu vários colegas adoecendo por causa da pressão; que havia metas difíceis de atingir, que os resultados nunca eram considerados bons.”

EM MEIO AO ACÚMULO DE DOENÇAS, SERVIDORAS SE UNEM E DENUNCIAM O ASSEDIADOR

Os depoimentos são de três servidoras, que não terão seus nomes divulgados na reportagem, apesar de expostos no inquérito, que correu sem segredo de justiça. No momento de desespero, as jovens uniram-se para pôr fim às práticas de assédio moral que vinham sofrendo dentro do Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região RO/AC, com sede em Porto Velho. As provas das violências contra as profissionais foram decisivas para o veredito do juiz Luciano Henrique da Silva, da Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 14ª RO/AC, que condenou o CRP-24 Região RO/AC.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Na sentença, proferida no dia 14 de dezembro de 2023, o magistrado expõe a condenação em desfavor da autarquia pelos crimes de: “Responsabilidade Civil do Empregador. Indenização por Danos Morais. Assédio Moral no Trabalho. Ofensa à Honra, à Imagem e à Dignidade da Trabalhadora Configurada”. O TRT-RO/AC, acatando em parte as denúncias, obrigou o CRP-RO da 24ª Região a indenizar as vítimas em R$ 23.562,00. “O relevante dessa história não se trata do valor, mas da sobrevivência das vítimas que conseguiram se livrar e denunciar uma pessoa que tinha por direito tratar a todas bem, tendo em vista ser o cabeça de uma instituição, com fins de restabelecer a parte mental dos indivíduos.”

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

No processo instaurado na 4ª Vara do Trabalho, o psicólogo Cleibson A. N. T. se defendeu e negou as acusações, afirmando: “Os fatos alegados pelas autoras são falaciosos e de má-fé, que jamais houve nenhuma perseguição do reclamado ou de seus superiores hierárquicos em relação às reclamantes, sempre havendo tratamento profissional e respeitoso”, narra o magistrado no processo.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Na época do ocorrido, a repercussão do caso rendeu uma enxurrada de críticas contra o CRP24, principalmente dos profissionais da psicologia. Além disso, a morosidade dos representantes para emitir uma retratação pública contribuiu para indignar a classe, que enxergou mais uma exposição das vítimas. “Estranho também a sentença de 14/12/2023 e só depois de repercussão negativa na mídia o Conselho se manifesta”, escreveu uma profissional, cuja identidade, apesar de exposta nas redes sociais, será mantida em sigilo pela reportagem.

Em nota, o CRP/RO-AC da 24ª Região defendeu os “valores da instituição”, mas evitou tocar no caso e prestar ‘sororidade’ com as vítimas, ainda que mantendo um colegiado formado praticamente por mulheres. No Acre, o grupo ‘Coletivo Mais Psicologia’ lançou uma nota repudiando as ações cometidas pelo presidente. “Nós, psicólogas e psicólogos do Acre, indignadas(os) com o assédio moral praticado contra servidoras no exercício de suas funções, repudiamos o ocorrido no ambiente corporativo do Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região (CRP-24). Indigna-nos saber que quem deveria estar à frente das ações voltadas à promoção do desenvolvimento da categoria, que tradicionalmente luta pelos direitos de todos os seres humanos e promoção à saúde mental, tenha atitudes que não condizem com o que preconiza o Código de Ética da psicologia.”

DESFECHO: PRESSÃO POPULAR LEVA AO AFASTAMENTO DO SERVIDOR DO CARGO DE CHEFIA

O resultado do veredito obteve outro desfecho após a decisão judicial. No dia 26 de janeiro de 2024, um conselho gestor foi instaurado decidindo pelo afastamento do dirigente. Mas o desligamento só ocorreu pela pressão dos próprios psicólogos após o caso chegar na imprensa. Com a manchete: “TRT-RO acata denúncia de ex-servidoras e condena o Conselho de Psicologia por crimes de assédio“, o jornal eletrônico News Rondônia trouxe a denúncia que culminou na saída do servidor.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
Imagem: Fabiano Coutinho

Portando a certeza da impunidade como garantia prévia, o ex-gestor tentou ser reintegrado. Em outra denúncia, a reportagem detalhou a presença de Cleibson A. N. T. em uma conferência promovida pelo Conselho para esclarecimentos acerca de (assédio moral no ambiente de trabalho). Nenhum problema se o servidor não fosse apresentado como parte integrante do conselho, do qual foi destituído. Na época, a reportagem procurou a Secretaria Estadual Executiva do Conselho Estadual de Saúde/RO para esclarecer a presença de Cleibson na lista de servidores do Conselho Estadual de Saúde [CES]. Porém, não houve resposta. Por meio de documentos, a reportagem descobriu que, após a exposição do caso, o órgão tratou de suspender o processo que liberava diárias ao “servidor”, como se ele ainda fosse integrado ao conselho de saúde.

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL SOMAM AS VIOLÊNCIAS: MULHERES PUXAM A FILA

O caso das servidoras do CRP-24-RO/AC pode fortalecer outras vítimas que estejam passando pelo mesmo dilema. Além disso, não são apenas crimes de natureza moral que cercam o estado. Aqui, os crimes, em particular envolvendo mulheres, são enxergados a partir da perspectiva histórico-cultural. “Vemos agentes enxergando a violência contra a mulher como algo normal, até corriqueiro”, pontua a promotora de Justiça Joice Gushy Mota Azevedo, durante uma reportagem que respondia sobre os crimes de violência doméstica e feminicídio.

RAIO-X: RONDÔNIA A MÉDIA FOI DE 0,21% DE REGISTROS DENUNCIADOS

Levantamento mostra que, até maio de 2024, a Justiça do Trabalho julgou mais de 400 mil casos envolvendo assédio moral e sexual no Brasil. É um número três vezes maior que o verificado em 2022, durante a pandemia da Covid. O resultado do detalhamento indicou que cerca de 60% dos registros levados para a Corte os acusados eram chefes. O restante, 40% se declaram liderados e 18% seriam apenas colegas que exerciam a mesma função. [Fonte: MPT].

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
Imagem: Fabiano Coutinho

Já um estudo elaborado pela prestadora de serviço KPMG trouxe um diagnóstico para entender o raio-X dos registros de assédio no Brasil. Do estudo, 42% pontuaram-se na categoria moral ou psicológico. O silêncio das vítimas é algo que perpetua diante das intimidações: só 20% denunciam. Por regiões, o Sudeste segue na liderança, com pouco mais de 76% dos casos. A Região Norte com 2,9%. Já Rondônia, a média em 2023 foi de 0,21% registros denunciados.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
Igor Souza – procurdor do MPT-RO-AC

Para o procurador do Trabalho Igor Souza Gonçalves, que também assume como vice-gerente Nacional de Empregabilidade LGBTQIA+ e a coordenadoria de Combate à Discriminação na PRT da 14ª Região RO/AC, é preciso estar atento às maneiras de como as pessoas atuam no ambiente de trabalho. O modo de lidar umas com as outras, endossando sempre a prática do respeito.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Aqui, o Ministério Público Estadual [MP-RO] não descarta que os crimes envolvendo as práticas de assédio (moral e sexual) coloquem Rondônia diante da trincheira que já apresenta a (violência contra as mulheres, crianças e adolescentes e feminicídio) no ranking Brasil.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
foto: Fabiano Coutinho

“Esse cenário precisa ser urgentemente modificado com a implementação de iniciativas para que se construa uma nova mentalidade de visão da mulher em nossa sociedade”, pondera.

PORTA-VOZES DA COMUNIDADE: INSTITUIÇÕES ATUAM PARA CONSTRUIR PONTES

Distante alguns metros, o Ministério Público Estadual [MP-RO] e o Ministério Público do Trabalho [MPT -RO/AC] unem-se para combater os crimes que envolvem o assédio nas suas mais diversas pluralidades.

Nessa luta, as instituições funcionam como porta-vozes de um povo que clama para que seus direitos sejam respeitados. Ao longo dos anos, as instituições têm buscado se sentar com a sociedade civil organizada. A construção de ‘pontes’ que conduzam ao impedimento dos crimes coloca esses órgãos à frente de um desafio a ser ultrapassado.

"Nós do Ministério Público do Trabalho (MPT-RO/AC) desenvolvemos atividades com foco em coibir e frear essas práticas criminosas. Para isso, evidenciamos as parcerias", pontua o procurador.

RONDÔNIA: CRIMES REVELAM O TERMÔMETRO DAS VIOLAÇÕES

A incidência de registros aqui em Rondônia funciona como um termômetro para que as pessoas estejam atentas aos fatos ao redor delas, principalmente no ambiente de trabalho, onde os crimes, além do assédio moral, podem revelar casos que pontuam os crimes sexuais.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
MP-RO – foto: Fabiano Coutinho

No conjunto dos conhecimentos práticos, o MP defende as vítimas no tocante das violências praticadas em desfavor dos gêneros, inclusive aplaude a responsabilização criminal, enxergando uma vitória e um posicionamento de cobrança, tendo em vista que muitos dos episódios de assédio sequer chegam ao conhecimento da justiça, o que muitas vezes acaba prevalecendo a certeza da impunidade.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia
Promotora de Justiça Joice Gushy Mota Azevedo | foto: Fabiano Coutinho

A promotora de Justiça Joice Gushy Mota Azevedo tem representado atualmente a pasta de Feminicídio e Violência Doméstica. Nesse campo, o assédio moral também complementa a lista dos crimes, principalmente quando as vítimas envolvem mulheres. No júri, ela tem sido implacável na tentativa de colocar os violadores atrás das grades. Mas, segundo a promotora, diante do cenário de crimes que a mulher rondoniense foi inserida, as políticas públicas no tocante das ações precisam se aproximar das vítimas. “Paralelamente, têm que ser criadas ações preventivas de conscientização, de valorização da mulher, de respeito ao espaço da mulher, seja ele no ambiente de trabalho ou no ambiente familiar. As intervenções psicológicas”, esclarece.

DESFECHO CRIMES AINDA SÃO ASSOCIADOS A UM PADRÃO CULTURAL

Para os órgãos, é necessário estabelecer, dentro das políticas de gênero, conexões que envolvam a comunidade em geral. Destacar que as práticas delituosas, sejam elas cometidas no ambiente de trabalho, nos crimes de violência doméstica e familiar contra a criança e ao adolescente e feminicídio, deixem o “ímã” que os pontua como cultural, algo emergido da truculência machista estabelecida no processo do colonialismo nesta parte do estado. Quanto às denúncias? É essencial enaltecer as queixas e com elas pontuar a confiança das vítimas ao expor diante da justiça os crimes e, principalmente, os seus perseguidores.

Assédio: Liberdade é Denunciar - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Horóscopo

Previsões do Horóscopo deste sábado (5/7) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (5/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central perdeu a ligação ao sistema elétrico às 17h36 locais, diz AIEA
L
Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L

Helena da Planalto Alto Vidro defende a genética de qualidade na pecuária

Pecuarista destaca a importância do investimento em touros de alto padrão para garantir resultados econômicos e produtividade no campo
L

Carlão da Idaron reforça: “Somos parceiros do produtor rural, não estamos aqui para punir”

Em evento agropecuário, representante da Idaron destaca papel do órgão no crescimento da pecuária em Rondônia e convida produtores ao diálogo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.