QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede)

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, ao longo de 2023, 11.502 internações relacionadas a lesões em que houve intenção deliberada de infligir dano a si mesmo, o que dá uma média diária de 31 casos. O total representa um aumento de mais de 25% em relação aos 9.173 casos registrados quase dez anos antes, em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

Em nota, a entidade lembrou que, nesse tipo de circunstância, médicos de emergência são, geralmente, os primeiros a prestar atendimento ao paciente. Para a associação, o aumento de internações por tentativas de suicídio e autolesões reforça a importância de capacitar esses profissionais para atender aos casos com rapidez e eficiência, além de promover acolhimento adequado em situações de grande fragilidade emocional.

Segundo a Abramede, os números, já altos, podem ser ainda maiores, em função de possíveis subnotificações, registros inconsistentes e limitações no acesso ao atendimento em algumas regiões do país. Os dados mostram que, em 2016, houve uma oscilação nas notificações de internação por tentativas de suicídio, com leve queda em relação aos dois anos anteriores. O índice voltou a subir em 2018, com um total de 9.438 casos, e alcançou o pico em 2023.

Estados e regiões

A análise regional das internações por lesões autoprovocadas revela variações entre os estados brasileiros. Para a associação, em alguns deles, foi registrado “um crescimento alarmante”. Alagoas, por exemplo, teve o maior aumento percentual de 2022 para 2023 – um salto de 89% nas internações. Em números absolutos, os casos passaram de 18 para 34 no período.

A Paraíba e o Rio de Janeiro, de acordo com a entidade, também chamam a atenção, com aumentos de 71% e 43%, respectivamente. Por outro lado, estados como São Paulo e Minas Gerais, apesar de registrarem números absolutos elevados – 3.872 e 1.702 internações, respectivamente, em 2023 –, registraram aumentos percentuais menores, de 5% e 2%, respectivamente.

Num movimento contrário, alguns estados apresentaram reduções expressivas no número de internações por tentativas de suicídio e autolesões no ano passado. Amapá lidera a lista, com uma queda de 48%, seguido pelo Tocantins (27%) e Acre (26%).

A Abramede destaca que a Região Sul como um todo enfrenta “tendência preocupante” de aumento desse tipo der internação. Santa Catarina apresentou crescimento de 22% de 2022 para 2023, enquanto o Paraná identificou aumento de 16%. O Rio Grande do Sul ficou no topo da lista, com aumento de 33%.

Perfil

De acordo com a associação, o perfil de pacientes internados por lesões autoprovocadas revela uma diferença significativa entre os sexos. Entre 2014 e 2023, o número de internações de mulheres aumentou de 3.390 para 5.854. Já entre os homens, o total de internações caiu, ao passar de 5.783 em 2014 para 5.648 em 2023.

Em relação à faixa etária, o grupo de 20 a 29 anos foi o mais afetado em 2023, com 2.954 internações, seguido pelo grupo de 15 a 19 anos, que registrou 1.310 casos. “Os números ressaltam a vulnerabilidade dos jovens adultos e adolescentes, que, juntos, representam uma parcela significativa das tentativas de suicídio”, avaliou a entidade.

Já as internações por lesões autoprovocadas entre pessoas com 60 anos ou mais somaram 963 casos em 2023. Outro dado relevante é o aumento das internações entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – em 2023, foram 601 registros, quase o dobro do observado em 2011 (315 internações).

Para a Abramede, embora o atendimento inicial desses casos necessite de “foco técnico”, é importante que a abordagem inclua também a identificação de sinais de vulnerabilidade emocional, com o objetivo de oferecer suporte integrado. A entidade avalia que uma resposta rápida e humanizada pode fazer a diferença no prognóstico desses pacientes, além de ajudar na prevenção de novos episódios.

Setembro Amarelo

No Brasil, uma das principais campanhas de combate ao estigma na temática da saúde mental é o Setembro Amarelo que, este ano, tem como lema Se Precisar, Peça Ajuda. Definido por diversas autoridades sanitárias como um problema de saúde pública, o suicídio, no país, responde por cerca de 14 mil registros todos os anos. Isso significa que, a cada dia, em média, 38 pessoas tiram a própria vida.

Na avaliação do psicólogo e especialista em trauma e urgências subjetivas Héder Bello, transtornos mentais representam fatores de vulnerabilidade em meio à temática do suicídio – mas não são os únicos. Ele cita ainda ser uma pessoa LGBT, estar em situação de precariedade financeira ou social, ser refugiado político ou enfrentar ameaças, abuso ou violência. “Esses e outros fatores contribuem para processos de ideação ou até de tentativa de suicídio.”

“Políticas públicas que possam, de alguma maneira, falar sobre esse assunto, sem tabu, são importantes. Instrumentos nas áreas de educação e saúde também podem ser amplamente divulgados – justamente pra que a gente possa mostrar que existem possibilidades e recursos amplos para lidar com determinadas situações que são realmente muito estressantes e de muita vulnerabilidade.”

Cenário global

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, mais de 700 mil pessoas em todo o mundo tiram a própria vida. A entidade alerta para a necessidade de reduzir o estigma e encorajar o diálogo aberto sobre o tema. A proposta é romper com a cultura do silêncio e do estigma, dando lugar à abertura ao diálogo, à compreensão e ao apoio.

Números da entidade mostram que o suicídio figura, atualmente, como a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS cita consequências sociais, emocionais e econômicas de longo alcance provocadas pelo suicídio e que afetam profundamente indivíduos e comunidades como um todo.

Reduzir a taxa global de suicídio em pelo menos um terço até 2030 é uma das metas dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Os desafios que levam uma pessoa a tirar a própria vida são complexos e associam-se a fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos, incluindo a negação de direitos humanos básicos e acesso a recursos”, destacou a OMS.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Energisa orienta blocos sobre segurança elétrica no Carnaval

Energisa orienta blocos sobre segurança elétrica no Carnaval

Encontro em Porto Velho reúne organizadores de blocos e empresas de eventos para prevenir acidentes com a rede elétrica durante o período carnavalesco.
L
Operação Carnaval: Nova 364 reforça segurança

Operação Carnaval: Nova 364 reforça segurança

Concessionária intensifica ações educativas e operacionais na BR-364 para reduzir acidentes e orientar motoristas durante o aumento do fluxo no Carnaval.
L
Avenida Calama: obra emergencial reforça pavimento

Avenida Calama: obra emergencial reforça pavimento

Prefeitura executa intervenção na Avenida Calama com nova drenagem para corrigir falha estrutural e ampliar a segurança e a durabilidade da via urbana.
L
Prêmio da SBPC destaca mulheres que transformam a ciência no Brasil

Prêmio da SBPC destaca mulheres que transformam a ciência no Brasil

Pesquisadoras são reconhecidas no Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência por contribuições em três áreas do conhecimento.
L
Pacote bilionário prevê modernização de 11 aeroportos e criação de empregos

Pacote bilionário prevê modernização de 11 aeroportos e criação de empregos

Investimentos de R$ 4,6 bilhões devem ampliar capacidade operacional, com destaque para Congonhas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: até quando vamos perder professores? | Em Cima da Hora

A proposta é informar, provocar reflexão e apontar caminhos, sempre com linguagem acessível e foco no interesse da comunidade de Rondônia e do Brasil.
L
Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6x1

Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6×1

Levantamento do Ipea indica impacto inferior a 1% em grandes setores e possível avanço na redução de desigualdades.
L
Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Ministra orienta magistrados a evitar eventos com candidatos e manifestações políticas.
L
Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Projeto do governo prevê sede em Brasília e foco em ciência, gestão e políticas públicas do esporte.
L

Momento Empresarial: Igor Luiz de Araújo Oliveira e a história da Libre Skate Park

É uma conversa sobre gestão, oportunidade, resiliência e transformação pela prática esportiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Veículo adaptado garante transporte seguro a pacientes de hemodiálise de Nova Brasilândia d’Oeste, que viajam até Cacoal para tratamento contínuo.
L
Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Análise do caso será retomada na quinta-feira, com seis votos ainda pendentes.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

O presidente argentino Javier Milei determinou que todos os ministros e servidores de alto escalão deixem de usar veículos oficiais, buscando austeridade e sinal político claro.
L
O Congresso e o papel que não cumpre

O Congresso e o papel que não cumpre

Um contraponto ao discurso de Davi Alcolumbre
L
STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

Decisão da Corte Especial reconhece lavagem de dinheiro, determina perda do cargo e encerra julgamento de esquema ligado a contratos públicos no Rio de Janeiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Operação apreendeu cerca de 150 cigarros eletrônicos próximos a escola.
10
Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Condutor realizou manobras perigosas e tentou se esconder em residência.
14
Justiça exige ajustes em ação indenizatória por acidente com ambulância na BR-364

Justiça exige ajustes em ação indenizatória por acidente com ambulância na BR-364

Família de vítimas deverá complementar documentos para que processo continue.
12
Homem é preso com pistola durante operação policial em Jorge Teixeira

Homem é preso com pistola durante operação policial em Jorge Teixeira

Suspeito tentou fugir de barreira montada pela PM em via rural.
10
Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Nova Brasilândia

Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Nova Brasilândia

Acidente ocorreu na Avenida Florianópolis na manhã desta quarta-feira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga: PAULO JUNIOR FERNANDES GADELHA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Mobi Like 2017 Com Economia e Praticidade

Mobi Like 2017 Com Economia e Praticidade na Zé Veículos

Compacto urbano, eficiente e fácil de dirigir, ideal para quem busca baixo consumo e agilidade no dia a dia.
L
Palio Attractive 2014 Com Motor 1.4 Econômico na Zé Veículos

Palio Attractive 2014 Com Motor 1.4 Econômico na Zé Veículos

Hatch prático e confiável, ideal para quem busca economia e manutenção acessível no dia a dia.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CASA DA LAVOURA RIO PARDO LTDA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Cooperativismo de RO avança no Show Rural Coopavel

Cooperativismo de RO avança no Show Rural Coopavel

Comitiva rondoniense participa de agenda técnica em Cascavel, troca experiências e busca inovações para fortalecer cooperativas e o agro no estado.
L
Leapmotor C10 tem duas versões e traz nova etapa da eletrificação no Brasil

Leapmotor C10 tem duas versões e traz nova etapa da eletrificação no Brasil

SUV médio tem preço a partir de R$ 205 mil e passa a disputar espaço entre híbridos e elétricos
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.