TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede)

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, ao longo de 2023, 11.502 internações relacionadas a lesões em que houve intenção deliberada de infligir dano a si mesmo, o que dá uma média diária de 31 casos. O total representa um aumento de mais de 25% em relação aos 9.173 casos registrados quase dez anos antes, em 2014. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

Em nota, a entidade lembrou que, nesse tipo de circunstância, médicos de emergência são, geralmente, os primeiros a prestar atendimento ao paciente. Para a associação, o aumento de internações por tentativas de suicídio e autolesões reforça a importância de capacitar esses profissionais para atender aos casos com rapidez e eficiência, além de promover acolhimento adequado em situações de grande fragilidade emocional.

Segundo a Abramede, os números, já altos, podem ser ainda maiores, em função de possíveis subnotificações, registros inconsistentes e limitações no acesso ao atendimento em algumas regiões do país. Os dados mostram que, em 2016, houve uma oscilação nas notificações de internação por tentativas de suicídio, com leve queda em relação aos dois anos anteriores. O índice voltou a subir em 2018, com um total de 9.438 casos, e alcançou o pico em 2023.

Estados e regiões

A análise regional das internações por lesões autoprovocadas revela variações entre os estados brasileiros. Para a associação, em alguns deles, foi registrado “um crescimento alarmante”. Alagoas, por exemplo, teve o maior aumento percentual de 2022 para 2023 – um salto de 89% nas internações. Em números absolutos, os casos passaram de 18 para 34 no período.

A Paraíba e o Rio de Janeiro, de acordo com a entidade, também chamam a atenção, com aumentos de 71% e 43%, respectivamente. Por outro lado, estados como São Paulo e Minas Gerais, apesar de registrarem números absolutos elevados – 3.872 e 1.702 internações, respectivamente, em 2023 –, registraram aumentos percentuais menores, de 5% e 2%, respectivamente.

Num movimento contrário, alguns estados apresentaram reduções expressivas no número de internações por tentativas de suicídio e autolesões no ano passado. Amapá lidera a lista, com uma queda de 48%, seguido pelo Tocantins (27%) e Acre (26%).

A Abramede destaca que a Região Sul como um todo enfrenta “tendência preocupante” de aumento desse tipo der internação. Santa Catarina apresentou crescimento de 22% de 2022 para 2023, enquanto o Paraná identificou aumento de 16%. O Rio Grande do Sul ficou no topo da lista, com aumento de 33%.

Perfil

De acordo com a associação, o perfil de pacientes internados por lesões autoprovocadas revela uma diferença significativa entre os sexos. Entre 2014 e 2023, o número de internações de mulheres aumentou de 3.390 para 5.854. Já entre os homens, o total de internações caiu, ao passar de 5.783 em 2014 para 5.648 em 2023.

Em relação à faixa etária, o grupo de 20 a 29 anos foi o mais afetado em 2023, com 2.954 internações, seguido pelo grupo de 15 a 19 anos, que registrou 1.310 casos. “Os números ressaltam a vulnerabilidade dos jovens adultos e adolescentes, que, juntos, representam uma parcela significativa das tentativas de suicídio”, avaliou a entidade.

Já as internações por lesões autoprovocadas entre pessoas com 60 anos ou mais somaram 963 casos em 2023. Outro dado relevante é o aumento das internações entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – em 2023, foram 601 registros, quase o dobro do observado em 2011 (315 internações).

Para a Abramede, embora o atendimento inicial desses casos necessite de “foco técnico”, é importante que a abordagem inclua também a identificação de sinais de vulnerabilidade emocional, com o objetivo de oferecer suporte integrado. A entidade avalia que uma resposta rápida e humanizada pode fazer a diferença no prognóstico desses pacientes, além de ajudar na prevenção de novos episódios.

Setembro Amarelo

No Brasil, uma das principais campanhas de combate ao estigma na temática da saúde mental é o Setembro Amarelo que, este ano, tem como lema Se Precisar, Peça Ajuda. Definido por diversas autoridades sanitárias como um problema de saúde pública, o suicídio, no país, responde por cerca de 14 mil registros todos os anos. Isso significa que, a cada dia, em média, 38 pessoas tiram a própria vida.

Na avaliação do psicólogo e especialista em trauma e urgências subjetivas Héder Bello, transtornos mentais representam fatores de vulnerabilidade em meio à temática do suicídio – mas não são os únicos. Ele cita ainda ser uma pessoa LGBT, estar em situação de precariedade financeira ou social, ser refugiado político ou enfrentar ameaças, abuso ou violência. “Esses e outros fatores contribuem para processos de ideação ou até de tentativa de suicídio.”

“Políticas públicas que possam, de alguma maneira, falar sobre esse assunto, sem tabu, são importantes. Instrumentos nas áreas de educação e saúde também podem ser amplamente divulgados – justamente pra que a gente possa mostrar que existem possibilidades e recursos amplos para lidar com determinadas situações que são realmente muito estressantes e de muita vulnerabilidade.”

Cenário global

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, mais de 700 mil pessoas em todo o mundo tiram a própria vida. A entidade alerta para a necessidade de reduzir o estigma e encorajar o diálogo aberto sobre o tema. A proposta é romper com a cultura do silêncio e do estigma, dando lugar à abertura ao diálogo, à compreensão e ao apoio.

Números da entidade mostram que o suicídio figura, atualmente, como a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. A OMS cita consequências sociais, emocionais e econômicas de longo alcance provocadas pelo suicídio e que afetam profundamente indivíduos e comunidades como um todo.

Reduzir a taxa global de suicídio em pelo menos um terço até 2030 é uma das metas dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Os desafios que levam uma pessoa a tirar a própria vida são complexos e associam-se a fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos, incluindo a negação de direitos humanos básicos e acesso a recursos”, destacou a OMS.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

Governo de Rondônia define ponto facultativo e suspende expediente nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Ex-jogador Robinho é transferido de Tremembé para Limeira

Ex-jogador Robinho é transferido de Tremembé para Limeira

O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira a pedido da defesa. Ele cumpre pena de nove anos por estupro.
L
Rio de Janeiro preservou vídeos de câmeras da Operação Contenção

Rio de Janeiro preservou vídeos de câmeras da Operação Contenção

O governador Claudio Castro (RJ) informou ao STF que os registros da Operação Contenção foram salvos, mas houve falha técnica em 30 das 60 câmeras usadas pelos policiais.
L
Força-tarefa na COP30 Belém acelera pacote de decisões

Força-tarefa na COP30 Belém acelera pacote de decisões

A presidência da COP30 Belém anunciou uma força-tarefa para antecipar o “Pacote de Belém”, com previsão de aprovar as primeiras medidas já nesta quarta-feira (19).
L
Coluna Espaço Aberto – Onde existe educação social e respeito mútuo, a lei vira quase coadjuvante.

Coluna Espaço Aberto – Onde existe educação social e respeito mútuo, a lei vira quase coadjuvante

Cidade boliviana vizinha registra menos de 1% de acidentes mesmo com trânsito informal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conexão RH entrevista Helton Vieira nesta terça-feira

Vai ser papo de alto nível sobre saúde, preparo físico, desafios da rotina esportiva e estratégias para alcançar resultados reais.
L
Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

A Operação Solo Corrompido investiga um esquema de corrupção contra a Administração Pública que envolveria a aprovação de uma lei para o novo cemitério de Ariquemes/RO.
10

Rondônia Reality Show 2025: O primeiro paredão está formado

Silvinha Anterez, Mano João e Natiani Santos estão na berlinda e o público decide quem deixa o reality na quarta-feira
L

Vitor Mota é o primeiro líder do Rondônia Reality Show 2025

Depois de uma disputa acirrada, o participante garante a faixa de líder e assume o comando da casa na primeira semana
L

Leili Oliveira é o anjo da semana

A participante vence a primeira dinâmica do reality, garante imunidade e já começa a movimentar as estratégias dentro da casa
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade

POLÍTICA

DER inicia obra na Linha 9 após pedido de deputado

DER inicia obra na Linha 9 após pedido de deputado

Ação atende demanda antiga e melhora acesso viário em Nova Brasilândia.
L
STF retoma Julgamento Trama Golpista contra militares kids-pretos

STF retoma Julgamento Trama Golpista contra militares kids-pretos

A Primeira Turma do STF retoma o Julgamento Trama Golpista do Núcleo 3, composto por dez réus acusados de planejar ações táticas e sequestros durante o golpe.
L
STF publica acórdão sobre Condenação Bolsonaro STF a 27 anos

STF publica acórdão sobre Condenação Bolsonaro STF a 27 anos

A publicação do acórdão mantém a condenação Bolsonaro STF a 27 anos e 3 meses de prisão, abrindo caminho para que as defesas apresentem novos recursos contra a execução da pena.
L
CPI do Crime Organizado inicia oitivas com diretores da PF

CPI do Crime Organizado inicia oitivas com diretores da PF

A CPI do Crime Organizado do Senado ouve nesta terça e quarta-feira (19) a cúpula da Polícia Federal e o promotor que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC).
L
STJ adia novamente prazo para regulamentação do plantio de cannabis medicinal

STJ adia novamente prazo para regulamentação do plantio de cannabis medicinal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e estendeu até 31 de março do ano que vem o prazo final para a União e Anvisa regulamentarem a importação de sementes e o cultivo de cânhamo para fins medicinais e científicos no país.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Dono do Banco Master é preso pela PF em operação contra fraudes

Dono do Banco Master é preso pela PF em operação contra fraudes

A prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ocorreu no Aeroporto de Guarulhos, durante a Operação Compliance Zero, que combate a emissão de títulos de crédito falsos.
L
Empresário tem casa arrombada e R$ 14 mil furtados na zona sul de Porto Velho

Empresário tem casa arrombada e R$ 14 mil furtados na zona sul de Porto Velho

Criminosos invadiram residência no bairro Aeroclube e levaram R$ 14 mil em espécie.
16
Irmã mata irmão a tiros após discussão na zona rural de Porto Velho

Irmã mata irmão a tiros após discussão na zona rural de Porto Velho

Mulher de 54 anos atira contra irmão após nova briga familiar na BR-319.
18
homem-e-morto-a-tiros-na-br-319-em-porto-velho

Homem é morto a tiros na BR-319 em Porto Velho

As informações iniciais apontam que uma mulher teria pedido ajuda após afirmar que atirou no próprio irmão em legítima defesa.
18
HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

O acidente aconteceu quando o veículo que seguia pela Buenos Aires teria invadido a preferencial e acabou atingido em cheio por um Toyota Yaris.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CESAR ALVES PEREIRA

LICENÇAS PRÉVIA, LICENÇAS DE INSTALAÇÃO e LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO
L
Rondônia participa de debate global sobre soluções baseadas na natureza

Rondônia participa de debate global sobre soluções baseadas na natureza

Ação reforça compromisso climático do estado durante painel na COP 30.
L
Porto Velho terá programação do Dia Mundial da Filosofia

Porto Velho terá programação do Dia Mundial da Filosofia

Atividades gratuitas destacam a busca pela unidade nas diferenças.
L
Instabilidade na Cloudflare tira sites e apps do ar

Instabilidade na Cloudflare tira sites e apps do ar

Serviço de nuvem provoca falhas em plataformas como ChatGPT, X e Canva.
L
Palestras da Agrotec vão preparar expositores para novos mercados

Palestras da Agrotec vão preparar expositores para novos mercados

Capacitações orientam produtores da agricultura familiar na edição 2025 da feira.
L

Requerimento da Dispensa de Outorga: GIVALDO SOBRAL DE JESUS

OUTORGA DE USO DA ÁGUA DE BARRAMENTO
L
Caixa libera vale-recarga do Programa Gás do Povo em capitais

Caixa libera vale-recarga do Programa Gás do Povo em capitais

Cerca de 1 milhão de famílias em dez capitais começam a receber o vale-recarga. O Programa Gás do Povo substitui o Auxílio Gás e oferece gratuidade na recarga do botijão de 13kg.
L
Rondônia cresce e PIB chega a R$ 76,4 bilhões em 2023

Rondônia cresce e PIB chega a R$ 76,4 bilhões em 2023

PIB de Rondônia tem alta de 14,46% e mantém o estado entre as maiores economias do Norte.
L

Edital de Convocação AGE: ASMUCUN

Dia 29/11 – 9,00 hs – Séde da Associação – Margem do Lago Cuniã – Distrito de São Carlos – Baixo Madeira – Porto Velho/RO
L
Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 3

Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 3

O pagamento da parcela de novembro do Bolsa Família inicia hoje para o grupo com NIS final 3, mantendo o valor mínimo de R$ 600 e média de R$ 683,28 com adicionais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.