Alcançar aquelas pessoas que ainda não têm acesso aos cuidados em saúde mental é o propósito do livro: “Cuidados em Saúde Mental – Uma experiência que faz a diferença: acolhendo e cuidando dos servidores públicos estaduais de Rondônia”, escrito pela psicóloga Val Marques. A obra reúne relatos e experiências de vida e trabalho, narrados em uma linguagem clara e envolvente. Em suas páginas, o livro converte teoria em práticas vivenciais para conectar e acolher as pessoas, utilizando uma estrutura de perguntas e respostas que facilita a identificação do leitor com o conteúdo.
“Cuidados em Saúde Mental” busca contribuir com as pessoas que atuam na Secretaria de Educação do Estado de Rondônia. O objetivo é entender: quem são essas pessoas? Quais suas fortalezas? Quais medos as inquietam? Quais coragem as impulsionam?
Outro aspecto importante desta obra é motivar as pessoas (em especial, servidoras mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e PCD) a investirem na mudança do ciclo de trabalho-doença-reabilitação para um ciclo saudável de trabalho-saúde-cuidados-prevenção.

O pré-lançamento do livro “Cuidados em Saúde Mental” ocorreu na última quarta-feira (28), na Nova Letra Livros, Testes e Cursos, contando com o apoio da psicóloga Mercedes Gurgel do Amaral e a presença de leitoras interessadas no tema.
Clivaldenha Marques de Souza, ou Val Marques, é uma mulher cis, lésbica, de 53 anos, nascida no interior do Estado do Ceará. É a décima filha de treze filhos de sua mãe. Formada no magistério, foi professora por 10 anos nas escolas de educação básica do Estado de Rondônia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia, é especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Saúde Mental pela mesma universidade.
Atualmente, trabalha como servidora pública no Governo do Estado de Rondônia, na Secretaria de Educação/SEDUC, onde atua na Psicologia como analista educacional na Gerência de Saúde Ocupacional, liderando projetos voltados para a prevenção ao suicídio e saúde mental do trabalhador. Atende em Clínica Psicológica com abordagem POA (Psicoterapia de Orientação Analítica), Clínica de Psicologia e Neuropsicologia na Clinpsy. É também uma das idealizadoras do Projeto Vida (projeto de prevenção ao suicídio, saúde mental e psicoeducação).
Atualmente, é presidenta do Conselho Regional de Psicologia, no CRP24, Rondônia e Acre, e também presidenta-conselheira da Comissão de Direitos Humanos, lutando pela inclusão de fato e de direito de todas as populações minorizadas em nossa sociedade. É membra do Fórum pela Diversidade em Rondônia.