QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Caso Marielle: Conselho de Ética aprova cassação do deputado Brazão

Foram 15 votos favoráveis, um contra e uma abstenção

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Caso Marielle: Conselho de Ética aprova cassação do deputado Brazão
Agência Câmara

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28), por 15 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, o parecer que pede a cassação do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem Partido-RS), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O único voto contrário foi o do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e a abstenção foi do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

A defesa do deputado tem cinco dias úteis para recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Para que o parlamentar perca o mandato, o parecer ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Casa.

A colega de partido de Marielle, a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), chorou ao falar do assassinato da vereadora e destacou a expansão das milícias no Rio de Janeiro.

“Era uma parlamentar exemplar, que teve um legado fundamental para as mulheres brasileiras”, afirmou, acrescentando que ela atuava “em defesa das pessoas mais vulneráveis, e que foi assassinada de forma brutal, junto com seu motorista, por um desses grupos perigosíssimos, criminosos, que atuam no Rio de Janeiro. E que só atuam, só têm força, porque têm relações profundas com autoridades políticas no nosso país, que estão nas câmaras municipais, estaduais, federais, estão no Tribunal de Contas, estão na Polícia e estão no Judiciário”, desabafou.

A cassação de Chiquinho Brazão foi defendida inclusive por parlamentares que votaram pela soltura do parlamentar, quando ele foi preso, em março deste ano, acusado de obstrução da Justiça. O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) disse que votou pela sua soltura porque entendeu que a prisão foi ilegal.

“O Parlamento errou quando autorizou a prisão de forma ilegal. Mas agora o Parlamento está acertando, fazendo o seu papel e mostrando à sociedade brasileira que não compactuamos com qualquer tipo de conduta que quebre o decoro parlamentar”, disso o parlamentar paraibano.

Também se manifestou o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) destacando que o Parlamento não pode fechar os olhos para o caminho que seguiu o estado do Rio de Janeiro.

“Exemplo típico para onde não devemos ir. É o conluio da atividade criminosa, da milícia e do tráfico com as autoridades constituídas, que se misturam nos seus interesses escusos, aqui expostos nessa representação apreciada neste colegiado”, afirmou.

Relatório

A relatora do caso, a deputada Jack Rocha (PT-ES), concluiu seu voto pedindo a cassação do mandato de Brazão, argumentando que a acusação é “verossímil e sustentada por evidências significativas”. Segundo Rocha, o relatório da Polícia Federal mostra um “quadro perturbador de corrupção e crime organizado” nas supostas relações da família Brazão com grupos milicianos do Rio de Janeiro.

Usando o argumenta da preservação da “honra coletiva” do Parlamento, a deputada apresentou seu parecer alegando que as acusações que pesam contra o deputado Brazão mancham a imagem do Legislativo.

“A percepção pública de que a Câmara dos Deputados abriga e protege indivíduos envolvidos em atos ilícitos compromete a legitimidade do parlamento e enfraquece a confiança dos cidadãos na capacidade da Casa de legislar com integridade”, acrescentando que essa situação causa “irreparáveis danos à imagem da Câmara”.

Defesa

Antes da leitura do parecer, o parlamentar Chiquinho Brazão, atualmente preso, falou por videoconferência ao Conselho de Ética. Chiquinho voltou a defender sua inocência, destacando que tinha uma boa relação com Marielle e que não tem qualquer relação com a milícia do Rio de Janeiro.

“A vereadora Mariele era minha amiga, comprovadamente, nas filmagens. Não teria qualquer motivo [para o crime] porque nós sempre fomos parceiros e 90% da minha votação e da dela coincidem”, disse, acrescentando que “se pegar as filmagens, como tem aí diversas, ela falando de mim, falando bem. Aliás, a Marielle saía do lugar dela e pedia às vezes uma bala, um chiclete [para mim]”.

Brazão reforçou que, contra ele, só existe a delação premiada do policial Ronnie Lessa, preso por ter executado a vereadora e o motorista Anderson Gomes. Segundo Brazão, ele andava sozinho tanto em áreas controladas por milícias, quanto pelo tráfico de drogas. “Eu sou acusado de participação de milícia porque eu levo obras para as comunidades”, afirmou.

Caso Marielle

Em março de 2018, a vereadora do PSOL Marielle Franco foi assassinada a tiros no centro do Rio de Janeiro, junto com seu motorista Anderson Gomes. Depois de diversas reviravoltas na investigação desse homicídio, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia contra os supostos mandantes.

Além do deputado Chiquinho Brazão, foram denunciados como mandates o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro; e o ex-chefe da Polícia Civil do estado, Rivaldo Barbosa.

Em depoimento ao STF, o delegado do caso, Guilhermo de Paula Machado Catramby, da Polícia Federal (PF), afirmou que a atuação de Marielle contra um projeto de lei sobre a regularização fundiária na zona oeste contrariou os interesses políticos e econômicos de Brazão na região, motivo pelo qual eles decidiram matá-la. Marielle desejava destinar essas áreas para a moradia popular.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou parecer contrário à cassação de Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão do sistema do CNJ.
L
MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

A decisão da desembargadora do TRF1 concedeu habeas corpus aos banqueiros acusados, mas o Ministério Público Federal (MPF) questiona a medida.
L
Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Reality culinário estreia com convidados, jurados especiais e receitas que valorizam os sabores da Amazônia com produtos da Amazô Sabores.
L
Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae promove workshop em Rondônia com representantes da SEPOG, SEDEC e SEFIN, destacando o papel das métricas estratégicas no alinhamento institucional e na preparação para o novo cenário tributário.
L

BR-364 tem equipes operacionais em fase de treinamento prático

Atendimento parcial é parte do processo de implementação dos serviços da Nova 364
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L

Agricultura do Acre garimpa ideais na Agrotec para fortalecer feiras rurais em 2026

Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
L

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos da Depile-se em Porto Velho

A conversa vai destacar o empreendedorismo feminino, os desafios da gestão, a consolidação da marca e a comemoração dos 8 anos de sucesso na capital.
L

Giro News: Carlos Caldeira e os bastidores da COP 30

Nesta terça-feira, às 16h, o Giro News recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma entrevista especial sobre a COP 30, que vai colocar o Brasil e a Amazônia no centro das decisões globais sobre clima e sustentabilidade.
L

Comunidade News: Dulia do Nascimento Passos no Encontro de Lideranças

presidente da Cristal da Calama, para uma entrevista especial sobre o Encontro de Lideranças Comunitárias e a organização social nos bairros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário no Legislativo após o governo não enviar a mensagem escrita da indicação de Jorge Messias ao STF.
L
Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

O deputado federal Coronel Chrisóstomo destinou R$ 235.605,00 para a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeirópolis, atendendo a um pedido de moradores.
L
Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

O ministro do Supremo atendeu à solicitação do sócio do Banco Master, investigado por fraude de R$ 17 bilhões, em petição que cita um deputado federal.
L
STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar o processo aberto pela Justiça de Goiás, que acusava o jogador de forçar um cartão amarelo no Campeonato Brasileiro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em "escritório do crime"

PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em “escritório do crime”

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sgt Marivaldo, resultou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas em Candeias do Jamari, no bairro Palheiral.
14
Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

De acordo com testemunhas, durante uma briga, o suspeito teria atingido a vítima com vários golpes e depois deixou o local.
16
Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Jovem de 14 anos foi levado ao Hospital João Paulo II com suspeita de fratura no nariz, após acidente com veículo elétrico no Residencial Bairro Novo.
12

Aluno de 15 anos esfaqueia colega e dois funcionários em colégio de elite de Fortaleza

Um aluno de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar após atacar um colega, um professor e um coordenador com uma faca na unidade sul do Colégio Christus em Fortaleza.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CÉZAR LEON NETO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Manuel Palacios garantiu que a anulação de três questões após a prova foi preventiva, negando vazamento e citando a divulgação de itens memorizados em pré-testes.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: DHEYNE CARLA DA SILVA – EPP

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1026/00569/1995
L
ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

Usuários do ChatGPT relatam instabilidade no aplicativo e no site do chatbot de Inteligência Artificial (IA), com problemas de login e falhas no servidor da OpenAI.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Conrado & Silva Ltda – ME

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Serviços de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Gemini, registraram instabilidade nesta terça-feira (2) devido a problemas no Cloudflare, principal rede de distribuição de conteúdo.
L
Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

A Lenovo iniciou a produção local de workstations em São Paulo e anunciou a importação do minicomputador ThinkStation PGX, que usa o superchip Nvidia Grace Blackwell focado em Inteligência Artificial (IA).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.