QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

Novas regras para entrada de imigrantes no Brasil entram em vigor

Entidades de acolhimento de refugiados manifestam preocupação

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Novas regras para entrada de imigrantes no Brasil entram em vigor
Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (26), os imigrantes que desembarcarem no Brasil com intenção de seguir viagem para outro país e que não tiverem visto de entrada no território brasileiro terão que seguir viagem para seus destinos finais ou retornar a suas nações de origem imediatamente.

A medida faz parte das novas regras de acolhimento de imigrantes que o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou na última quarta-feira (21) e que entraram em vigor hoje. As regras se aplicam apenas aos viajantes estrangeiros provenientes de países de cujos cidadãos o Brasil exige visto de entrada.

O visto para estrangeiros é um documento oficial, concedido pelos consulados brasileiros no exterior. Possibilita aos cidadãos de outros países ingressar e permanecer temporariamente no território nacional, desde que satisfeitas as exigências legais. O Brasil adota uma política de concessão de vistos com base no princípio da reciprocidade. Ou seja, exige visto de entrada de pessoas provenientes de países que fazem o mesmo com brasileiros. O Brasil possui acordos bilaterais com cerca de 90 nações, abolindo, reciprocamente, a exigência de visto.

Trânsito

Em vigor desde 2017, a Lei de Migração (Lei nº 13.445) prevê cinco diferentes tipos de visto (visita, temporário, diplomático, oficial e de cortesia) e estabelece que o visto de visita não será exigido do estrangeiro cujo voo fizer conexão ou escala em território brasileiro, desde que o viajante não deixe a área de trânsito internacional.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a não exigência do visto para casos de conexão ou escala buscou reduzir trâmites burocráticos e agilizar o fluxo de passageiros em viagens internacionais. Acabou, contudo, facilitando a ação de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de pessoas e o contrabando de imigrantes, levando a um aumento do fluxo migratório irregular.

Conforme a Agência Brasil noticiou em julho deste ano, após investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu que imigrantes sem documentação adequada estão sendo aliciados por grupos criminosos. A maioria vem de países asiáticos e quer chegar aos Estados Unidos e Canadá.

As investigações apontaram que os viajantes eram orientados a, ainda em seus países, comprarem passagens para voos com destino a outros destinos sul-americanos com conexão ou escala no Brasil. E que, em vez de solicitarem o visto de entrada previamente, deixassem para pedir refúgio ao chegar em território brasileiro, desistindo de seguir viagem. Muitos chegaram a se desfazer de seus cartões de embarque originais. Com base nas regras até então em vigor, eram então autorizados a permanecer na área internacional de trânsito do aeroporto, aguardando por uma resposta a seus pedidos de refúgio.

O aeroporto mais visado é o de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Até a última quarta-feira (21), havia 481 passageiros em trânsito na área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ainda segundo a PF, os pedidos de refúgio saltaram de 69, em 2013, para 4.239, em 2023. A maioria dos requerentes, no entanto, deixou o Brasil pouco tempo depois, antes mesmo de receber uma resposta a seus pedidos.

“Desde o início de 2023, cidadãos de várias nacionalidades passam, em trânsito, pelo aeroporto de Guarulhos e deixam de ir para os destinos finais para os quais adquiriram passagem aérea, alegando motivos diversos para pedir refúgio no Brasil”, afirma o delegado federal Marinho da Silva Rezende Júnior, coordenador-geral de Polícia de Migração da PF, em um ofício encaminhado ao Ministério da Justiça pouco antes do governo federal anunciar as novas regras.

De acordo com o ministério, as novas regras não representam uma mudança na política brasileira de concessão de refúgio. “Trata-se de uma situação muito específica, identificada pela Polícia Federal. O objetivo é manter uma migração justa, ordenada e segura”, informou o ministério.

Preocupação

Em nota, a Missão Paz, instituição filantrópica que oferece apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados desde 1939, manifestou preocupação com a mudança nas regras de solicitação de refúgio.

“Até o momento, não é possível compreender com clareza como essas novas regras serão aplicadas sem que o direito de acesso ao pedido de refúgio seja violado. Direito esse garantido por tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário e por legislações nacionais conquistadas com base em amplo debate social”, sustenta a instituição, alertando que Estado brasileiro deve evitar criminalizar quem chega ao país pedindo proteção.

“É indispensável que o estado brasileiro enfrente essa realidade sem criminalizar as pessoas pelo ato de migrar e sem violar ou retroceder nas garantias consolidadas. Reforçamos que qualquer medida tomada deve ser passível de controle social e transparência nos processos de forma que graves violações de direitos humanos não sejam praticadas pelo estado”, concluiu a Missão Paz.

O Instituto Adus, que promove a integração de refugiados e migrantes na sociedade brasileira desde outubro de 2010, também expressou preocupação com a decisão do governo federal de barrar a entrada de estrangeiros sem visto.

“Embora respeitemos a soberania do Brasil e o direito de regulamentar suas fronteiras, ressaltamos que essa medida vai de encontro ao princípio de proteção internacional dos refugiados, garantido pela Lei de Refúgio, e aos tratados internacionais que o Brasil ratificou”, comentou o instituto, citando a Convenção de Genebra, de 1951.

“A decisão de barrar a entrada de migrantes sem visto viola os princípios da não devolução e da acolhida humanitária, além de interferir na competência do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) em deliberar sobre o reconhecimento do status de refugiado”, continua o Adus, acrescentando que a Lei de Migração prevê que, independente da forma de ingresso em território nacional, o migrante ou refugiado tem assegurado o direito da regularização migratória.

“Reconhecemos que a chegada de migrantes em grande número apresenta desafios logísticos e administrativos, especialmente em um contexto no qual faltam diretrizes claras sobre como acolhê-los e integrá-los. No entanto, é essencial que as decisões sejam tomadas em conformidade com as obrigações legais e humanitárias do Brasil. O fechamento das fronteiras para migrantes sem visto pode impedir na prática a solicitação de refúgio por indivíduos em situação de vulnerabilidade, que buscam abrigo em nosso país devido a conflitos, perseguições ou outras situações que ameaçam suas vidas e dignidade”, conclui o instituto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TSE mantém mandato de Jorge Seif por falta de prova cabal

TSE mantém mandato de Jorge Seif por falta de prova cabal

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, de forma unânime, rejeitar o recurso que pedia a cassação do senador catarinense por abuso de poder.
L
MPRO: sentença contra Fease avança em Ji-Paraná

MPRO: sentença contra Fease avança em Ji-Paraná

MPRO acompanha sentença contra a Fease em Ji-Paraná e verifica execução de medidas estruturais no Case, com foco em saúde, qualificação e convivência familiar.
L
Petrobras decide não comprar controle acionário da Braskem

Petrobras decide não comprar controle acionário da Braskem

A estatal informou que não exercerá o direito de preferência para adquirir as ações da Novonor e manterá sua participação atual na petroquímica.
L

Geladeiras frost free em oferta: Melhores preços e modelos

Veja como a geladeira frost free pode transformar o ambiente e trazer praticidade e funcionalidade para sua rotina. Saiba como escolher o modelo ideal.
L
Bilhetes de loteria exibem mensagem contra violência à mulher no Carnaval

Bilhetes de loteria exibem mensagem contra violência à mulher no Carnaval

Parceria entre Ministério das Mulheres e Caixa amplia divulgação do Ligue 180.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

MEC padroniza calendário nacional para matrícula em residência médica

Nova resolução fixa prazos, proíbe dupla matrícula e define regras para desistência.
L
Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Ministério alerta para doação de sangue antes do Carnaval

Pasta afirma que período é crítico para hemocentros e estoques tendem a cair.
L

Agenda News: Grego Original Pub une Rock, Terror e Carnaval em uma programação eletrizante

No pub terá Sexta 13, feijoada com esquenta da Banda do Vai Quem Quer e CarnaRock 2026 na Rua do Grego em Porto Velho.
L
Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Obra nas ruas Humaitá e Raimundo Cantuária amplia drenagem em Porto Velho para reduzir alagamentos, melhorar mobilidade e garantir mais segurança no período chuvoso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Climatização escolar: Pedro Fernandes pede reforço

Deputado Pedro Fernandes solicita novos aparelhos de climatização para melhorar o conforto e o ambiente de aprendizagem em escola estadual de Cacaulândia.
L
Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Cartilha da Alero reforçada por Ieda Chaves orienta mulheres sobre assédio, violência e canais de ajuda para um Carnaval mais seguro em Rondônia.
L
Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Emendas garantidas nos primeiros meses de 2026 contemplam cerca de 20 unidades de ensino em Rondônia com melhorias estruturais, equipamentos e manutenção.
L
RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

Deputado defende pavimentação total, nova ponte de concreto e integração logística como prioridades para garantir segurança, mobilidade e desenvolvimento regional.
L
MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO participa de reuniões em Brasília com autoridades federais para discutir segurança pública, PEC 18 e fortalecimento institucional do sistema de Justiça.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Suspeito foi localizado no bairro Duque de Caxias e encaminhado ao presídio.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turismo brasileiro avança 4,6% em 2025 e alcança maior nível da série histórica

Turismo brasileiro avança 4,6% em 2025 e alcança maior nível da série histórica

Setor emenda quinto ano consecutivo de crescimento, aponta IBGE.
L
ONG critica absolvição de PMs por morte de adolescente na Cidade de Deus

ONG critica absolvição de PMs por morte de adolescente na Cidade de Deus

Anistia Internacional afirma que julgamento desviou foco da conduta dos acusados.
L
Governo de Rondônia destina mais de R$ 81 milhões para infraestrutura municipal

Governo de Rondônia destina mais de R$ 81 milhões para infraestrutura municipal

Prestação de contas do exercício de 2025 e planejamento para 2026 reforçam transparência e ampliação de investimentos nos 52 municípios rondonienses
L
Carnaval de Porto Velho ganha dia exclusivo para paredões com o 1º Carnaparedão

Carnaval de Porto Velho ganha dia exclusivo para paredões com o 1º Carnaparedão

Evento inédito anunciado pelo prefeito Léo Moraes será realizado na avenida Lauro Sodré, garantindo espaço ao som automotivo e sossego nas áreas residenciais
L
Feminicídio em Rondônia: Estado adere a pacto nacional e investe R$ 6,6 milhões em proteção

Feminicídio em Rondônia: Estado adere a pacto nacional e investe R$ 6,6 milhões em proteção

A tecnologia busca evitar a reincidência de agressões e oferecer uma camada extra de proteção para quem possui medidas protetivas vigentes.
L

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA GORETT FERNANDES

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE  LAMP , LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
RESENHA POLÍTICA - Rondônia: justiça, política e tensão atual

RESENHA POLÍTICA – Rondônia: justiça, política e tensão atual

Justiça e política: decisão judicial, cenário eleitoral, Carnaval e investigações expõem tensões institucionais no debate público em Rondônia e atual hoje.
L
Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Treinamento busca qualificar equipes da Semias, reduzir uso de papel e tornar a tramitação administrativa mais ágil e econômica em Porto Velho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.