Altas temperaturas e clima quente criam o cenário ideal para fortes chuvas e ventanias. Em Rondônia, o mormaço provocado pela cúpula de calor tem posto à prova os moradores, a fauna e a flora. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca, em suas imagens do satélite Goes-16, a entrada de nuvens carregadas neste momento.
Essas nuvens estão entrando no estado pelo sul e nordeste do Amazonas, onde o calor provocado pelas queimadas e incêndios criminosos, aliado à combustão que sai da floresta e da quentura da própria terra, facilita o surgimento de nuvens propícias para ventanias e temporais.
Todo o estado continua envolto em uma camada de ar quente, e a previsão do News Rondônia já havia apontado que isso seria consequência da cúpula de calor que cerca praticamente todo o país. As temperaturas mantêm-se elevadas. Na quarta-feira, os rondonienses devem ver os termômetros atingindo a casa dos 40ºC. No comunicado, o Inmet destaca a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%.
Esse fator mantém elevado o risco de incêndios florestais e compromete a saúde. Ao mesmo tempo, o mapa da entidade detalha a chegada da onda de calor que começa a dominar praticamente todos os municípios localizados no sul do estado. Essa região verá os termômetros alcançando os 40ºC. Ainda segundo o Inmet, o estado está sob alertas de “baixa umidade” e “perigo potencial de onda de calor e baixa umidade com grau de perigo.”
Siga o Inmet: https://satelite.inmet.gov.br/CO.