SEXTA-FEIRA, 06/03/2026

Em destaque

Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo

O empresário morreu neste sábado (17).

Por g1 - 20

Publicado em 

Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo
Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação

O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). Ele foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.

Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.

Estudou contabilidade e, no tempo livre, trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor nas eleições de 1946. Na mesma época, começou a fazer pequenos trabalhos de locução de rádio.

Aos 18 anos, em 1948, serviu o Exército na Escola de Paraquedistas. Aos domingos, trabalhava para uma rádio no Rio. Após sair do exército, continuou como locutor, entre outros trabalhos, como a venda de anúncios em caixa de som na barca Rio-Niterói.

Em 1954, Silvio assinou o primeiro contrato fixo como locutor, na Rádio Nacional de São Paulo. Depois, foi chamado pelo empresário Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa na Rádio Nacional.

Ele assumiu em 1958 a empresa Baú da Felicidade, que era antes de Manuel de Nóbrega. No ano seguinte, passou a fazer shows em circos para vender os carnês da empresa.

No mesmo ano, no dia 7 de fevereiro, ele estreou seu primeiro programa televisivo, o “Hit Parade”, na TV Paulista.

Em 1962, passou a ser apresentador do “Vamos brincar de forca”, na TV Paulista (canal 5, que no ano seguinte foi comprado pela TV Globo). Em seguida, começou a ser exibido o seu Programa Silvio Santos, na TV Globo.

Em 1965, ele passou a ser apresentador também na TV Tupi. Os programas tiveram vários nomes: “Festa dos Sinos”, “Sua Majestade: o Ibope”, “Cidade contra Cidade” e “Silvio Santos Diferente”.

Em 1975 ele venceu a concorrência para adquirir o Canal 11, do Rio de Janeiro, e no ano seguinte, inaugurou a TVS. Em 1976, ele saiu da TV Globo. Seu programa passou a ser transmitido nas TVs Tupi e TVS do Rio.

Silvio ganhou outras concessões e, em 1981, entrou no ar o SBT, uma das várias empresas do seu grupo, onde o Programa Silvio Santos viraria a principal atração, com quadros inesquecíveis como “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança”.

A capacidade de segurar o público no programa de variedades que chegou a durar mais de dez horas, o domínio da plateia e da audiência com bordões como “Vem pra cá, vem pra cá” e “Quem quer dinheiro?” atestavam o carisma do apresentador.

Silvio também fez sucesso cantando marchinhas de carnaval, como “Coração Corintiano” e “A pipa do vovô”, registradas em álbuns entre os anos 70 e 90.

Em 1989, Silvio Santos anunciou que seria candidato a Presidente do Brasil duas semanas antes do primeiro turno da eleição, mas a candidatura foi indeferida pelo TSE uma semana depois.

Em fevereiro 2001, Silvio Santos foi homenageado no Carnaval do Rio pela escola de samba Tradição.

Em agosto do mesmo ano, sua filha Patrícia foi sequestrada por sete dias. Depois que ela foi solta, o sequestrador invadiu a casa de Silvio em São Paulo e o fez como refém por sete horas. O governador de SP na época, Geraldo Alckmin, foi até o local, conversou com o sequestrador, e ele se entregou.

Em 2010, foi descoberto um rombo bilionário em uma das empresas do Grupo Silvio Santos, o Banco Panamericano – mais tarde, em 2018 sete ex-diretores foram condenados pela fraude. Em 2011, Sílvio Santos vendeu o Panamericano para o BTG Pactual.

Em dezembro de 2020, Silvio Santos comemorou 90 anos sem celebrações públicas, isolado por conta da pandemia, ao lado das filhas.

No dia 1º agosto de 2021, já vacinado com duas doses, Silvio voltou a apresentar seu programa pela primeira vez desde 2019.

Semanas depois deste retorno, ele contraiu Covid-19 e foi internado. Ele se recuperou e voltou a gravar o seu programa, mas não no ritmo de antes.

Ao som da música de abertura, “Sílvio Santos vem aí”, ele entrou alegre e dizendo “Para tudo, já estou aqui. Já cheguei!”. Foi a primeira brincadeira de muitas para divertir o público no seu último programa.

Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo entrega Núcleo de Assistência a servidores do sistema prisional

Governo entrega Núcleo de Assistência a servidores do sistema prisional

Espaço implantado em Porto Velho oferece atendimento físico, mental e social a servidores da Sejus, com investimento de R$ 128 mil do governo estadual.
L
Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Nota do Sinal reforça confiança na ética do corpo funcional e pede punição rigorosa caso irregularidades de servidores sejam comprovadas.
L
Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Pesquisa inédita revela que 41% das líderes contaram com apoio preferencial de outras mulheres para crescer; autocuidado e saúde mental são as maiores renúncias.
L
Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Levantamento do Ministério do Turismo e Unesco revela que 62% das brasileiras já desistiram de roteiros solo por medo; governo lança guia com orientações de segurança e inclusão.
L
Nova 364: mulheres ganham espaço na operação

Nova 364: mulheres ganham espaço na operação

Presença feminina na operação da concessionária reforça avanço da infraestrutura em Rondônia e amplia participação das mulheres em funções técnicas da BR-364.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sexta-feira, 06/03/2026: dia favorece decisões práticas e organização

Sexta-feira pede foco nas responsabilidades, diálogos claros e planejamento
L

Falaê Podcast: Delegado Camargo

Confira!
L

Agenda News: Paulo Lucas conta os 25 anos da Papeletra em Porto Velho

A trajetória da empresa demonstra que a papelaria deixou de ser apenas funcional. Hoje, ela representa criatividade, organização e até colecionismo, transformando objetos simples em parte do cotidiano e da identidade de quem os utiliza.
L

Comunidade News: Maria Inês Oliveira e Carlos Henrique falam das Eleições do CRESS-RO

A entrevista promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do Serviço Social em Rondônia, além de esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral do conselho.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova projeto defendido por Cláudia de Jesus para reconhecer tempo de serviço na pandemia

Assembleia aprova projeto defendido por Cláudia de Jesus para reconhecer tempo de serviço na pandemia

Medida permite contabilizar período congelado entre 2020 e 2021 para servidores públicos estaduais de Rondônia.
L
Alero aprova mudança em lei sobre ajuda de custo no Detran

Alero aprova mudança em lei sobre ajuda de custo no Detran

Projeto amplia clareza sobre benefício pago a servidores cedidos que atuam em atividades no Detran de Rondônia.
L
Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Vice-presidente deixará a pasta para cumprir prazo eleitoral, mas permanece no cargo de vice.
L
PEC da Transposição: proposta avança na Câmara

Jaime Bagattoli: PEC da Transposição avança na Câmara

Proposta desarquivada pelo senador sobre servidores do ex-território de Rondônia inicia tramitação na Câmara após aprovação unânime no Senado.
L
Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Dr. Furlan é alvo da Operação Paroxismo, que investiga fraude de R$ 70 milhões em obras de hospital; presidente da Câmara assume o cargo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro com dois idosos caiu em córrego após falha no freio durante descida

Carro com dois idosos caiu em córrego após falha no freio durante descida

Acidente ocorreu na Rua Lisboa, no bairro Novo Horizonte
14

Alana Anísio Rosa sobrevive a ataque brutal em São Gonçalo e revela detalhes de tentativa de feminicídio

Jovem de 20 anos acorda do coma após ser esfaqueada mais de 30 vezes dentro de casa no Rio de Janeiro; suspeito do crime está preso preventivamente.
10
Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Droga foi encontrada em encomenda despachada para o Maranhão durante ação da Operação Protetor das Fronteiras
10
Motorista foge após provocar capotamento

Motorista foge após provocar capotamento

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Manoel Laurentino
14
PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

Duas mulheres foram presas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Diretor do MDIC avalia que alta no preço do combustível favorece saldo comercial, enquanto vendas de proteína animal podem sofrer impacto temporário.
L
Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Aporte extra equivale a 60 meses de contribuições e visa garantir a solidez do fundo após o desembolso bilionário para indenizar credores.
L
SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a tafenoquina pediátrica; medida beneficia crianças na Amazônia e reduz tempo de terapia.
L
Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Presidente da FIERO defende que ampliar negócios formais e gerar empregos é caminho para combater ilícitos ambientais e fortalecer o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Acordo entre Epic Games e Google permite pagamentos fora da Play Store e marca o retorno de Fortnite ao Android, ampliando a presença do jogo em celulares.
L
Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Insider afirma que a Capcom iniciou a produção de um novo remake do clássico Resident Evil, lançado originalmente em 1996, mas projeto ainda estaria em fase inicial.
L
Homem é preso após ameaçar ex-companheira de morte e queimar roupas da vítima em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar ex-companheira de morte e queimar roupas da vítima em Porto Velho

Suspeito invadiu residência no bairro Pantanal, queimou roupas da ex-companheira e estava armado com uma faca no momento da abordagem policial.
16
Informalidade no mercado de trabalho cai para 37,5%, o menor nível fora da pandemia

Informalidade no mercado de trabalho cai para 37,5%, o menor nível fora da pandemia

Dados da Pnad Contínua mostram que rendimento médio real bateu recorde, atingindo R$ 3.652; qualidade do emprego é a melhor da série histórica.
L
Estupro coletivo no RJ: Justiça manda apreender menor

Estupro coletivo no RJ: Justiça manda apreender menor

Adolescente investigado por estupro coletivo em Copacabana é alvo de mandado de busca e apreensão e é considerado foragido após não ser localizado pela polícia.
18
Balança comercial registra 4º melhor fevereiro da história com salto no petróleo

Balança comercial registra 4º melhor fevereiro da história com salto no petróleo

Superávit de US$ 4,2 bilhões reverte déficit do ano passado; exportações atingem recorde para o mês impulsionadas pela indústria extrativa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.