SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

Violência matou mais de 15 mil jovens no Brasil nos últimos 3 anos

Maioria das vítimas era negra, homem e tinha de 15 a 19 anos

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Violência matou mais de 15 mil jovens no Brasil nos últimos 3 anos
Tomaz Silva/Agência Brasil

Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes até 19 anos foram mortos no Brasil de forma violenta. Nesse período, cresceu a proporção de mortes causadas por intervenção policial. As constatações fazem parte da segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado nesta terça-feira (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Foram registradas 4.803 mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes em 2021, 5.354 em 2022 e 4.944 em 2023.

“É um cenário estarrecedor. É realmente um absurdo que a gente perca 15 mil vidas de crianças e adolescentes em três anos”, define a oficial de Proteção contra Violências do Unicef, Ana Carolina Fonseca.

No entanto, o total real de mortes no país tende a ser maior, uma vez que o estado da Bahia não forneceu dados relativos a 2021.

O levantamento traz dados de registros criminais como homicídio doloso (quando há intenção de matar), feminicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e mortes decorrente de intervenção policial – esteja ou não o agente em serviço. Também são coletadas informações referentes à violência sexual.

Para os pesquisadores, esse conjunto de dados é um indicador mais completo para tratar de violência letal a partir dos parâmetros da segurança pública. O FBSP é uma organização não governamental formada por profissionais da área de segurança, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

Ana Carolina Fonseca explicou à Agência Brasil que, apesar de o estudo estar na segunda edição – a primeira inclui dados de 2016 a 2020 –, não há comparação direta entre eles. “A gente não fez essa comparação por haver muitas diferenças na forma como os dados são disponibilizados pelos estados”, justifica.

Assim como outros tipos de violência que afetam a população brasileira independentemente de idade, a morte violenta de crianças e adolescentes atinge principalmente a população negra, composta por pretos e pardos.

Nos últimos três anos, 91,6% dos casos de mortes por violência letal de crianças e adolescentes englobaram pessoas de 15 a 19 anos; 82,9% eram pretos e pardos; e 90%, homens.

Fator cor

De acordo com o levantamento, a taxa de mortes violentas para cada grupo de 100 mil negros até 19 anos é de 18,2, enquanto entre brancos a taxa é de 4,1. Isso equivale dizer que o risco de um adolescente negro, do sexo masculino, ser assassinado no Brasil é 4,4 vezes superior ao de um adolescente branco.

A oficial de Proteção contra Violências do Unicef aponta o racismo como “ponto importante” por trás desses dados.

“A gente está falando de uma população que é não é protegida como a branca. Existe uma ideia de que essa vida vale menos que outras”, critica Ana Carolina.

“O desafio que se coloca é realmente de enfrentar o racismo, que está presente também na ação das forças policiais, na forma como serviços se estruturam para responder a essas mortes, tanto do ponto de vista da prevenção, quanto de investimento de apuração, responsabilizar por essas mortes”, complementa a representante do Unicef.

Violência policial

Ao longo dos três anos abrangidos pelo relatório, fica constatado aumento na parcela de mortes de jovens causada por intervenção policial. As intervenções respondiam por 14% dos casos em 2021, proporção que subiu para 17,1% em 2022 e 18,6% em 2023. Isso representa quase uma em cada cinco mortes violentas.

Enquanto a taxa de letalidade provocada pelas polícias entre habitantes com idade superior a 19 anos é de 2,8 mortes por 100 mil, no grupo etário de 15 a 19 anos chega a 6 mortes por 100 mil habitantes, mais que o dobro (113,9%) da taxa verificada entre adultos.

“Infelizmente, as vidas jovens negras estão ainda na mira da ação policial”, lamenta Ana Carolina.

Para os pesquisadores, uma política de redução de homicídios com foco em crianças e adolescentes precisa, em vários estados, necessariamente considerar “o controle do uso da força das polícias”, de acordo com o relatório.

A oficial do Unicef ressalta que 18 unidades da Federação têm taxa de mortes de pessoas até 19 anos por ação da polícia inferior à média nacional (1,7 por 100 mil). Os maiores índices estão com Amapá (10,9), Bahia (7,4), Sergipe (3,7), Rio de Janeiro (3,1), Mato Grosso (2,9), Pará (2,5), Rio Grande do Norte (2,3) e Espírito Santo (1,9). Goiás não forneceu dados de mortes causadas por intervenção da polícia.

“A gente precisa olhar para o Brasil, entendendo as diferenças e buscar, justamente, esses locais onde esse uso da força está sendo feito de forma excessivamente letal, que destoa do restante do país”, sugere Ana Carolina.

Violência urbana

O relatório indica que, entre os jovens com mais de 15 anos, as mortes totais no país são atreladas a características que sugerem envolvimento com violência armada urbana: mais da metade (62,3%) dos casos acontecem em via pública e por pessoas que a vítima não conhecia (81,5%).

Ao se comparar dados de vítimas dos sexos masculino e feminino, no universo de pessoas entre 10 e 19 anos, percebe-se que as meninas são mais vítimas de armas brancas e agressões do que meninos. Nos últimos três anos, em torno de 20% das vítimas do sexo feminino morreram por arma branca e 5%, em média, por agressão. Em relação aos indivíduos do sexo masculino, as armas brancas ficaram no patamar de 8% dos casos, e as agressões não chegam a 2%.

Já em relação ao autor do crime, entre as meninas, 69,8% eram conhecidos das vítimas. Quando se observam os dados das vítimas do sexo masculino, apenas 13,2% foram cometidos por conhecidos.

Violência infantil

Em outro recorte, de crianças até 9 anos, o perfil da violência letal é mais associado a contexto de maus-tratos e de violência doméstica, praticada contra essas crianças pelas pessoas mais próximas a elas, segundo a análise do Unicef. Em 2023, quase metade (44,6%) acontece em casa e 82,1% são cometidos por pessoas conhecidas da criança.

Os analistas do Unicef e do FNSP fazem recomendações de políticas de segurança que podem ajudar o país a combater a violência contra a criança e o adolescente. Entre as orientações estão o controle do uso da força pelas polícias, controle do uso de armamento bélico por civis, enfrentamento do racismo estrutural e melhoria nos sistemas de monitoramento e registros de casos de violência.

“A importância de estudos como esse é conseguir entender a dinâmica da violência contra cada grupo e entender que cada vida importa. A gente precisa ser capaz de construir uma resposta efetiva que enxergue cada menino e cada menina”, avalia a representante do Unicef.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCap deste domingo já foi realizado e prêmios foram distribuídos em todo o estado

O sorteio do RondônCap do último domingo movimentou apostadores em todo o estado, premiou mais de 60 participantes e entregou R$ 100 mil no principal prêmio, reforçando a força do título entre os rondonienses.
L

Liderar é acreditar em pessoas

A liderança na Evoy Administradora de Consórcios é guiada pela crença de que resultados duradouros são construídos com pessoas engajadas e cuidadas com propósito
L
Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Maputo em 24 de novembro, após a cúpula do G20, para reforçar a cooperação em áreas como saúde, agricultura e educação. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os países somou US$ 40,5 milhões.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Começa nesta segunda o prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2025

Começa nesta segunda o prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2025

Candidatos afetados por problemas logísticos, como falta de energia, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, podem pedir a reaplicação na Página do Participante.
L
PF e Previdência Social realizam operação contra fraudes no INSS em Rondônia

PF e Previdência Social realizam operação contra fraudes no INSS em Rondônia

A Operação Autolycus busca desarticular grupo criminoso que aliciava servidores do INSS para reativar e conceder benefícios previdenciários fraudulentos em Porto Velho.
10

Danny Andrade leva talento e autenticidade de Manicoré para o Rondônia Reality Show 2025

Designer de sobrancelhas, aos 39 anos, ela chega ao reality com carisma, beleza marcante e o desejo de conquistar o público com sua força e personalidade.
L

Leili Oliveira representa Cruzeiro do Sul no Rondônia Reality Show 2025 com autenticidade e força

Aos 30 anos, a frentista chega ao reality determinada a mostrar sua personalidade, viver novas experiências e conquistar o público.
L

JP Alves, garçom de 22 anos, promete atitude e jogo intenso no Rondônia Reality Show 2025

Representando Porto Velho, o participante chega ao reality com estilo marcante, personalidade forte e sede de mostrar seu valor ao público.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com metas para 10 anos

Lula envia ao Congresso novo Plano Nacional de Cultura com metas para 10 anos

O Plano Nacional de Cultura (PNC) orientará as políticas culturais do Brasil por uma década, sendo fruto das propostas debatidas e aprovadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).
L
Bagattoli entrega 85 títulos de terras a produtores de Parecis

Bagattoli entrega 85 títulos de terras a produtores de Parecis

A entrega de títulos de terras marca avanço defendido por Jaime Bagattoli.
L
Deputada solicita construção de nova escola em Seringueiras

Deputada solicita construção de nova escola em Seringueiras

A construção de nova escola é defendida por Gislaine Lebrinha para atender alunos do ensino fundamental.
L
Ampliação da escola em Costa Marques é solicitada por deputada

Ampliação da escola em Costa Marques é solicitada por deputada

A ampliação da escola é defendida por Gislaine Lebrinha para atender novos alunos.
L
Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Presidente destaca papel dos movimentos sociais na construção da agenda climática 
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeito de tortura ligada a facção em Candeias do Jamari

Polícia Civil prende suspeito de tortura ligada a facção em Candeias do Jamari

D. W. de S. foi localizado pela Polícia Civil no distrito de Triunfo, sendo apontado como um dos participantes de uma ação de “disciplina” contra uma mulher.
14
Polícia Civil apreende 2,7 kg de drogas e munições na Operação Narke

Polícia Civil apreende 2,7 kg de drogas e munições na Operação Narke

Ação do DENARC em Porto Velho cumpriu mandado judicial no bairro Cidade do Lobo e resultou na prisão em flagrante de uma mulher por tráfico de drogas e posse de munições.
12

Grave colisão entre motociclistas deixa dois feridos no bairro Areia Branca

Acidente ocorreu no cruzamento da Estrada do Areia Branca com a Rua João Paulo I, deixando uma das vítimas em estado mais grave após avanço de preferência.
10
Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Suspeito foi detido na Rua Ponta Negra; veículo tinha registro de roubo
14
Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Evandro B. C. foi detido com pistola 9mm; vítima, de 45 anos, também tinha mandado em aberto.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Trump admite iniciar conversas com Maduro em meio a pressão militar dos EUA

Presidente americano sinaliza possível caminho para acalmar tensões na região, enquanto Caracas enfrenta a intensificação de ataques contra o tráfico de drogas no Caribe.
L
Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

A estreia de Catador de Sons emocionou o público e destacou o trabalho de Bira Lourenço.
L
Enem 2025 registra presença de 70% dos inscritos no exame

Enem 2025 registra presença de 70% dos inscritos no exame

A participação no Enem 2025 foi detalhada por Camilo Santana e Manuel Palacios.
L

Silvina Antélez chega ao Rondônia Reality Show 2025 para animar, fazer festa e conquistar o Brasil

Influencer de Rolim de Moura promete alegria, autenticidade e pede o apoio do público para crescer, se divertir e chegar até a final do reality.
L

Mano João PVH entra no Rondônia Reality Show 2025 para divertir o público e mostrar seu trabalho como criador de conteúdo

Conhecido nas redes sociais, ele promete jogo limpo, leveza e alegria, buscando conquistar o público até a final do reality.
L

Aron Pierre, o Galo, estreia no Rondônia Reality Show 2025 levando dança, cultura e carisma para dentro da casa

Instrutor de dança e promotor de eventos há 11 anos, ele busca apoio do público para brilhar em sua primeira experiência em um reality show.
L

Débora Bronze entra no Rondônia Reality Show 2025 para elevar sua carreira, mostrar sua essência e marcar história

Aos 29 anos, mãe de dois filhos, bronzeadora e influente em Porto Velho, ela promete entrega, autenticidade e a chance de revelar quem é a Débora além do espaço Bronze.
L

Dayane Beda retorna ao Rondônia Reality Show 2025 decidida a mostrar quem realmente é

Aos 39 anos, a pedreira promete atitude, autenticidade e zero tolerância para desaforos após uma participação anterior interrompida em poucos dias.
L

Samyya Tubarão entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e disputar o prêmio com coragem

Aos 33 anos, a participante de Porto Velho promete jogo limpo, autenticidade e avisa que, embora seja tranquila, vira uma leoa quando pisam no seu calo.
L

Skem Kika na Latinha promete dança, entretenimento e jogo limpo no Rondônia Reality Show 2025

Carismática e explosiva, a participante garante que não será planta, promete causar e lembra que já venceu até programa da Eliana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.