QUARTA-FEIRA, 15/10/2025

Em destaque

Violência matou mais de 15 mil jovens no Brasil nos últimos 3 anos

Maioria das vítimas era negra, homem e tinha de 15 a 19 anos

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Violência matou mais de 15 mil jovens no Brasil nos últimos 3 anos
Tomaz Silva/Agência Brasil

Nos últimos três anos, mais de 15 mil crianças e adolescentes até 19 anos foram mortos no Brasil de forma violenta. Nesse período, cresceu a proporção de mortes causadas por intervenção policial. As constatações fazem parte da segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado nesta terça-feira (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Foram registradas 4.803 mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes em 2021, 5.354 em 2022 e 4.944 em 2023.

“É um cenário estarrecedor. É realmente um absurdo que a gente perca 15 mil vidas de crianças e adolescentes em três anos”, define a oficial de Proteção contra Violências do Unicef, Ana Carolina Fonseca.

No entanto, o total real de mortes no país tende a ser maior, uma vez que o estado da Bahia não forneceu dados relativos a 2021.

O levantamento traz dados de registros criminais como homicídio doloso (quando há intenção de matar), feminicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e mortes decorrente de intervenção policial – esteja ou não o agente em serviço. Também são coletadas informações referentes à violência sexual.

Para os pesquisadores, esse conjunto de dados é um indicador mais completo para tratar de violência letal a partir dos parâmetros da segurança pública. O FBSP é uma organização não governamental formada por profissionais da área de segurança, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

Ana Carolina Fonseca explicou à Agência Brasil que, apesar de o estudo estar na segunda edição – a primeira inclui dados de 2016 a 2020 –, não há comparação direta entre eles. “A gente não fez essa comparação por haver muitas diferenças na forma como os dados são disponibilizados pelos estados”, justifica.

Assim como outros tipos de violência que afetam a população brasileira independentemente de idade, a morte violenta de crianças e adolescentes atinge principalmente a população negra, composta por pretos e pardos.

Nos últimos três anos, 91,6% dos casos de mortes por violência letal de crianças e adolescentes englobaram pessoas de 15 a 19 anos; 82,9% eram pretos e pardos; e 90%, homens.

Fator cor

De acordo com o levantamento, a taxa de mortes violentas para cada grupo de 100 mil negros até 19 anos é de 18,2, enquanto entre brancos a taxa é de 4,1. Isso equivale dizer que o risco de um adolescente negro, do sexo masculino, ser assassinado no Brasil é 4,4 vezes superior ao de um adolescente branco.

A oficial de Proteção contra Violências do Unicef aponta o racismo como “ponto importante” por trás desses dados.

“A gente está falando de uma população que é não é protegida como a branca. Existe uma ideia de que essa vida vale menos que outras”, critica Ana Carolina.

“O desafio que se coloca é realmente de enfrentar o racismo, que está presente também na ação das forças policiais, na forma como serviços se estruturam para responder a essas mortes, tanto do ponto de vista da prevenção, quanto de investimento de apuração, responsabilizar por essas mortes”, complementa a representante do Unicef.

Violência policial

Ao longo dos três anos abrangidos pelo relatório, fica constatado aumento na parcela de mortes de jovens causada por intervenção policial. As intervenções respondiam por 14% dos casos em 2021, proporção que subiu para 17,1% em 2022 e 18,6% em 2023. Isso representa quase uma em cada cinco mortes violentas.

Enquanto a taxa de letalidade provocada pelas polícias entre habitantes com idade superior a 19 anos é de 2,8 mortes por 100 mil, no grupo etário de 15 a 19 anos chega a 6 mortes por 100 mil habitantes, mais que o dobro (113,9%) da taxa verificada entre adultos.

“Infelizmente, as vidas jovens negras estão ainda na mira da ação policial”, lamenta Ana Carolina.

Para os pesquisadores, uma política de redução de homicídios com foco em crianças e adolescentes precisa, em vários estados, necessariamente considerar “o controle do uso da força das polícias”, de acordo com o relatório.

A oficial do Unicef ressalta que 18 unidades da Federação têm taxa de mortes de pessoas até 19 anos por ação da polícia inferior à média nacional (1,7 por 100 mil). Os maiores índices estão com Amapá (10,9), Bahia (7,4), Sergipe (3,7), Rio de Janeiro (3,1), Mato Grosso (2,9), Pará (2,5), Rio Grande do Norte (2,3) e Espírito Santo (1,9). Goiás não forneceu dados de mortes causadas por intervenção da polícia.

“A gente precisa olhar para o Brasil, entendendo as diferenças e buscar, justamente, esses locais onde esse uso da força está sendo feito de forma excessivamente letal, que destoa do restante do país”, sugere Ana Carolina.

Violência urbana

O relatório indica que, entre os jovens com mais de 15 anos, as mortes totais no país são atreladas a características que sugerem envolvimento com violência armada urbana: mais da metade (62,3%) dos casos acontecem em via pública e por pessoas que a vítima não conhecia (81,5%).

Ao se comparar dados de vítimas dos sexos masculino e feminino, no universo de pessoas entre 10 e 19 anos, percebe-se que as meninas são mais vítimas de armas brancas e agressões do que meninos. Nos últimos três anos, em torno de 20% das vítimas do sexo feminino morreram por arma branca e 5%, em média, por agressão. Em relação aos indivíduos do sexo masculino, as armas brancas ficaram no patamar de 8% dos casos, e as agressões não chegam a 2%.

Já em relação ao autor do crime, entre as meninas, 69,8% eram conhecidos das vítimas. Quando se observam os dados das vítimas do sexo masculino, apenas 13,2% foram cometidos por conhecidos.

Violência infantil

Em outro recorte, de crianças até 9 anos, o perfil da violência letal é mais associado a contexto de maus-tratos e de violência doméstica, praticada contra essas crianças pelas pessoas mais próximas a elas, segundo a análise do Unicef. Em 2023, quase metade (44,6%) acontece em casa e 82,1% são cometidos por pessoas conhecidas da criança.

Os analistas do Unicef e do FNSP fazem recomendações de políticas de segurança que podem ajudar o país a combater a violência contra a criança e o adolescente. Entre as orientações estão o controle do uso da força pelas polícias, controle do uso de armamento bélico por civis, enfrentamento do racismo estrutural e melhoria nos sistemas de monitoramento e registros de casos de violência.

“A importância de estudos como esse é conseguir entender a dinâmica da violência contra cada grupo e entender que cada vida importa. A gente precisa ser capaz de construir uma resposta efetiva que enxergue cada menino e cada menina”, avalia a representante do Unicef.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação no trânsito: uma missão que vai além do ato de ensinar

Educação no trânsito: uma missão que vai além do ato de ensinar

No Dia do Professor, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia destaca o trabalho essencial dos educadores da Escola Pública de Trânsito, que ajudam a formar cidadãos conscientes e salvar vidas.
L

Nesta quarta, o avanço de um sistema de baixa pressão traz consigo a previsão de chuvas intensas e tempestades isoladas

O Inmet mantém o alerta de “perigo” devido à previsão de chuvas intensas.
L
Prefeitura realiza limpeza e desobstrução no canal Santa Bárbara em Porto Velho

Prefeitura realiza limpeza e desobstrução no canal Santa Bárbara em Porto Velho

Ação faz parte do Programa Cidade Limpa e inclui retirada de lixo, poda e desobstrução de bueiros no centro da capital.
L
Trump antecipa negociação com Brasil e questiona substituição do dólar no Brics

Trump antecipa negociação com Brasil e questiona substituição do dólar no Brics

Presidente dos EUA sinaliza tarifas caso bloco avance com proposta, às vésperas de encontro entre Rubio e Mauro Vieira.
L
PGR nega legitimidade de deputados para pedir prisão de Eduardo Bolsonaro

PGR nega legitimidade de deputados para pedir prisão de Eduardo Bolsonaro

Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, afirma ao STF que apenas o Ministério Público, Polícia Federal ou assistente de acusação podem solicitar a prisão do deputado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alero aprova crédito de R$ 12,5 milhões para programas da educação estadual

Alero aprova crédito de R$ 12,5 milhões para programas da educação estadual

Recursos do superávit financeiro garantirão continuidade de ações essenciais da Seduc.
L

Agenda News: CEACLIN oferece exames em casa com conforto, segurança e agilidade

CEACLIN Laboratório oferece coleta domiciliar para exames, ideal para quem busca comodidade, precisão e atendimento humanizado.
L
Empresas devem divulgar relatório de transparência salarial hoje

Empresas devem divulgar relatório de transparência salarial hoje

Prazo para mais de 54 mil empresas com 100 ou mais funcionários acaba nesta quarta-feira, conforme exigência da Lei nº 14.611/2023, que visa a igualdade salarial entre homens e mulheres.
L

Momento Empresarial: A jornada de Guilherme Levinski

Em 2023, candidatou-se a conselheiro tutelar, obtendo 404 votos e exercendo a função até dezembro de 2024.
L
Dono da Talismã 21 é encontrado morto com tiro na cabeça em chácara

Dono da Talismã 21 é encontrado morto com tiro na cabeça em chácara

O fato aconteceu em uma chácara que ele morava na região do estado de Goiânia (GO). Gilberto era dono da casa de shows Talismã 21 em Porto Velho, e bastante conhecido.
18
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Em dia histórico para Israel, Cristiane Lopes acompanha com emoção libertações e reforça apoio à nação amiga

Em dia histórico para Israel, Cristiane Lopes acompanha com emoção libertações e reforça apoio à nação amiga

3ª Vice-Presidente do Parla-Grupo de Amizade Entre Brasil e Israel destaca a importância da fé, do diálogo e da cooperação internacional diante dos novos desdobramentos do conflito entre Israel e o Hamas.
L
Alero aprova crédito adicional de R$ 2 milhões para modernização do TCE-RO

Alero aprova crédito adicional de R$ 2 milhões para modernização do TCE-RO

Recursos serão aplicados em tecnologia, ampliação e reforma das unidades do Tribunal de Contas de Rondônia.
L
Alero autoriza crédito de R$ 1 milhão para regularização de contas da Seosp

Alero autoriza crédito de R$ 1 milhão para regularização de contas da Seosp

Recursos serão usados para cobrir sentenças judiciais e garantir devolução de saldos à União, evitando penalidades ao Estado.
L
MPRO consegue condenação de envolvidos em tráfico de mais de uma tonelada de drogas em Pimenta Bueno

MPRO consegue condenação de envolvidos em tráfico de mais de uma tonelada de drogas em Pimenta Bueno

Cinco réus foram sentenciados a até 14 anos de prisão por tráfico e associação criminosa após operação que apreendeu mais de uma tonelada de cocaína.
L
Assembleia de Rondônia aprova crédito de R$ 4 milhões para reforçar previdência estadual

Assembleia de Rondônia aprova crédito de R$ 4 milhões para reforçar previdência estadual

Recursos da Compensação Financeira de Recursos Hídricos vão garantir repasses ao Iperon e obrigações da dívida pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Governo de RO destaca valorização da Polícia Militar durante formatura de novos sargentos em Ji-Paraná

Governo de RO destaca valorização da Polícia Militar durante formatura de novos sargentos em Ji-Paraná

Cerimônia do Curso de Formação de Sargentos 2025 marcou a formação de 50 militares em Ji-Paraná e reforçou o compromisso do governo com a segurança pública e a valorização profissional.
L
Sargento da Base Aérea é encontrado morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Sargento da Base Aérea é encontrado morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Ainda não há informações sobre a motivação do ato.
18
PM estoura ponto de drogas e prende dois suspeitos

PM estoura ponto de drogas e prende dois suspeitos

Ação da Polícia Militar no bairro Riachuelo ocorreu no mesmo endereço onde dias antes havia sido desmantelada uma boca de fumo; um quilo de maconha foi apreendido.
10
Motociclista se fere após Fusion fazer conversão proibida na BR-364

Motociclista se fere após Fusion fazer conversão proibida na BR-364

A colisão ocorreu próximo ao Paredão Vidros, quando o motorista do carro tentou retornar na bifurcação, atingindo uma motocicleta que trafegava ao seu lado.
12
PF apreende R$ 600 mil e prende suspeito por porte ilegal de arma de fogo em Rondônia

PF apreende R$ 600 mil e prende suspeito por porte ilegal de arma de fogo em Rondônia

Ação ocorreu durante fiscalização em área de fronteira, em Guajará-Mirim/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pelo 2° ano seguido, Sicredi é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil

Instituição financeira cooperativa ficou em 1º lugar no ranking GPTW 2025, na categoria Gigantes
L
Entrega histórica de cerca de 200 maquinários e implementos agrícolas fortalece a agricultura em Rondônia

Entrega histórica de cerca de 200 maquinários e implementos agrícolas fortalece a agricultura em Rondônia

Ação do Governo do Estado de Rondônia beneficia 49 municípios e impulsiona a produtividade no campo com equipamentos modernos para apoiar a agricultura familiar.
L
ExpoTurismo 2025 reúne grandes nomes da pesca esportiva e movimenta oportunidades de negócios em Rondônia

ExpoTurismo 2025 reúne grandes nomes da pesca esportiva e movimenta oportunidades de negócios em Rondônia

Evento gratuito acontece de 22 a 24 de outubro no Centro de Eventos Soraia Vilela – SESI, em Porto Velho, e contará com especialistas nacionais, palestras, oficinas e sorteios especiais.
L
Campanhas de doação de sangue reúnem mais de 250 voluntários em Porto Velho e Alvorada d’Oeste

Campanhas de doação de sangue reúnem mais de 250 voluntários em Porto Velho e Alvorada d’Oeste

Ação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia mobilizou comunidades locais e resultou em mais de 200 bolsas de sangue coletadas e novos cadastros de medula óssea.
L
Governo de RO e prefeitura de Jaru iniciam pavimentação da Linha 625

Governo de RO e prefeitura de Jaru iniciam pavimentação da Linha 625

Obra de 5 km visa melhorar tráfego, escoamento da produção e segurança dos moradores.
L
Homem é baleado na cabeça dentro da Base Aérea de Porto Velho

Homem é baleado na cabeça dentro da Base Aérea de Porto Velho

Um incidente grave ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) dentro das instalações da Base Aérea de Porto Velho. A vítima foi baleada na cabeça e equipes de resgate e segurança foram acionadas imediatamente.
18
MPRO denuncia agentes por manter deputado e família reféns em Pimenta Bueno

MPRO denuncia agentes por manter deputado e família reféns em Pimenta Bueno

Crime envolveu roubo, extorsão e ameaças com arma de fogo na residência do deputado Jean Mendonça.
L
Motociclista sofre ferimentos graves em acidente em Rolim de Moura

Motociclista sofre ferimentos graves em acidente em Rolim de Moura

Colisão transversal entre moto e um Renault Duster no bairro Boa Esperança resultou em fratura exposta e corte no quadril para o condutor da motocicleta, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
14
Governo de RO moderniza comunicação em hospitais com sistema VoIP

Governo de RO moderniza comunicação em hospitais com sistema VoIP

Tecnologia facilita atendimento à população e integra unidades de saúde em diversos municípios.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.