SEXTA-FEIRA, 27/06/2025
Publicidade

Ministério do Trabalho assina acordo pela aprendizagem de jovens

Coalizão Aprendiz Legal tem participação da Fundação Roberto Marinho

Por Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério do Trabalho assina acordo pela aprendizagem de jovens
Wilson Dias/arquivo Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego e a Fundação Roberto Marinho assinaram a Coalizão Aprendiz Legal, um acordo para impulsionar a inclusão produtiva de jovens em todo o país com trabalho regular, direitos garantidos e formação profissional de qualidade.

A Coalizão Aprendiz é um movimento de alcance nacional, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho. Com base no sucesso do programa Aprendiz Legal, a coalizão propõe uma solução completa e gratuita para pequenos e médios implementadores, com o objetivo de democratizar, ampliar e qualificar o acesso à aprendizagem profissional em todo o Brasil.

A Coalizão Aprendiz Legal contará com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; de Gustavo Heidrich, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), de Erik Feraz, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e representantes da sociedade civil que têm como principal foco de atuação as inserções produtivas das juventudes.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, até junho de 2024 havia no Brasil 614.575 mil aprendizes – o segundo melhor número da história do programa, sendo o primeiro colocado o mês de maio deste mesmo ano, com 615.401 mil jovens.

De acordo com a Lei de Aprendizagem, as empresas de qualquer natureza, que tenham pelo menos sete empregados, são obrigadas a contratar aprendizes, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista. O percentual pode variar entre 5% e 15%, de acordo com o número de funcionários. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas, empresas de pequeno porte e entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivo a educação profissional.

“Se levarmos em conta que a cota mínima, 5%, representa 1 milhão de aprendizes, estamos ainda bem distantes da meta. Já o potencial máximo de aprendizagem é de 3 milhões de aprendizes. Ou seja, há ainda muitas oportunidades para os jovens e empresas nessa jornada”, disse a Fundação Roberto Marinho.

Para participar da Coalizão Aprendiz Legal, as instituições implementadoras devem acessar o site do Aprendiz Legal, onde vão encontrar todas as informações necessárias para a inscrição.

A Coalizão Aprendiz Legal acredita que a aproximação com o mundo do trabalho deve acontecer de forma gradual, iniciando já nos anos finais do ensino fundamental, com projetos temáticos e atividades que ajudam adolescentes a descobrir seus interesses e a pensar no seu futuro. Para isso, a proposta se estrutura em duas frentes principais:

Aprendiz Legal: compartilhamento gratuito da solução Aprendiz Legal, reconhecida como uma das melhores do Brasil na área de aprendizagem profissional, com pequenos e médios implementadores, em todo o país, democratizando assim o acesso a uma metodologia de excelência com resultados comprovados, e Pré-Aprendizagem: oferta de um conjunto de circuitos de aprendizagem para instituições que trabalham com adolescentes e jovens a partir do ensino fundamental II, visando prepará-los para o mundo do trabalho de forma gradual e eficiente.

As instituições implementadoras terão acesso a uma metodologia socioeducacional exclusiva, desenvolvida ao longo de 20 anos, com formação inicial e contínua para educadores, materiais didáticos conforme a legislação, suporte técnico e pedagógico, e uma estratégia contínua de monitoramento e avaliação.

Esses recursos abrangem: qualificação social e profissional alinhada às demandas atuais e futuras do mercado de trabalho; desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adolescentes, jovens e pessoas com deficiência; desenvolvimento de competências socioemocionais, digitais e das competências requeridas para as ocupações do programa de aprendizagem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia fortalece proteção às mulheres com criação de comitê estadual e redes de enfrentamento à violência

O comitê será responsável por formular e acompanhar ações integradas, além de propor estratégias e indicadores para o Plano Estadual de Prevenção ao Feminicídio.
L

Festival Interlagos 2025 recebe mais de 300 mil pessoas em São Paulo

Com mais de 60 lançamentos e centenas de test-rides, evento reforça interação entre marcas e público
L
clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Centro-Oeste e Sudeste

BMA: clima seco contribuiu para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra no Centro-Oeste e Sudeste

Dados espectrais apontam condições adequadas para o desenvolvimento do milho segunda safra nas principais regiões produtoras.
L
Conab articula exportação do excedente da agricultura familiar em missão comercial na Argentina

Conab articula exportação do excedente da agricultura familiar em missão comercial na Argentina

Ação busca abrir novos mercados para produtos que superam o consumo interno, gerando renda para pequenos agricultores brasileiros.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Caminhoneiro de Rondônia atinge 3 milhões de km com o mesmo Iveco e desafia os limites da estrada

Modelo Iveco EuroTech 2002 segue em operação intensa após mais de duas décadas de uso
L

Em um encontro em Londres, o rei Carlos III elogiou Marina Silva pelos avanços do governo brasileiro no combate ao desmatamento na Amazônia

O Governo convidou Charles III como convidado de honra para a COP30, em Belém.
L

Emoção em cada cena: os lançamentos da semana no Cine Araújo Porto Velho

Prepare a pipoca, reúna os amigos ou leve a família: esta semana o cinema está imperdível!
L

PM intercepta transporte de droga em porto clandestino de Guajará-Mirim

Suspeito foi detido com cerca de 2 kg de substância semelhante à maconha, supostamente adquirida na Bolívia; entorpecente seria entregue na zona urbana da cidade.
10

Falaê PodCat | Entrevista Pastor Bruno Luciano

Nesta quinta-feira (26), às 18h, o Falaê Podcast recebe o vereador de Porto Velho, Pastor Bruno Luciano do Couto Araújo. Em pauta, os desafios da capital, ações do mandato, fé na vida pública e projetos para transformar a realidade da população. Acompanhe essa conversa franca e reveladora sobre política, espiritualidade e compromisso social.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Jaime Bagattoli vota contra o aumento de deputados federais e pela derrubada do IOF

Senador critica desejo do Governo de levar pauta do IOF ao Supremo.
L

Ieda Chaves entrega certificados durante execução de cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Cursos foram realizados com estudantes da Escola Padre Mário Castagna, em Porto Velho.
L

Eyder Brasil busca em Manaus aliança para fortalecer segurança nas fronteiras

Como presidente da Comissão de Segurança, deputado participou de sessão na Assembleia do Amazonas para debater integração contra o crime organizado na divisa dos estados
L
Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto de Lei de Pedro Geovar que cria o Endereço Social é aprovado na Câmara de Porto Velho

Projeto cria identificação provisória para moradias em áreas irregulares e garante acesso a serviços essenciais, promovendo dignidade e inclusão social.
L
Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

Apae de Vale do Anari recebe R$ 100 mil de emenda da deputada federal Sílvia Cristina

É mais um ano que o recurso da parlamentar é destinado para a instituição.
L
Publicidade

POLÍCIA

PIRATAS DO MADEIRA: FICCO/RO deflagra operação contra grupo criminoso especializado no furto de grãos em Porto Velho

PIRATAS DO MADEIRA: FICCO/RO deflagra operação contra grupo criminoso especializado no furto de grãos em Porto Velho

Foram cumpridos mandados de prisão temporária, mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de valores em conta
10
Funcionário de lanchonete é morto a tiros por dupla em moto na zona leste

Funcionário de lanchonete é morto a tiros por dupla em moto na zona leste

De acordo com testemunhas, o jovem seguia de bicicleta pela Rua Aruba sentido a Mané Garrincha, quando dois indivíduos de moto passaram por ele, deram a volta e ao ficar de frente, fizeram vários disparos em direção da vítima, depois atiram de novo com o rapaz já caído e fugiram.
18

Batida entre motos deixa dois feridos na zona Leste

Com o impacto, o piloto que causou o acidente ficou mais ferido e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para a Policlínica Ana Adelaide.
12

VÍDEO: Câmera registra momento que “Nego Boy” cai morto após ataque a tiros; suspeito foi preso

Testemunhas disseram que escutaram pelo menos seis tiros dentro do imóvel
18

URGENTE: Equipe do sgt Machado fecha o cerco e prende suspeito de matar “Nego Boy”

Após o cerco o suspeito foi encontrado escondido em uma construção abandonada
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GWM lança série limitada do Haval H6 para celebrar liderança

Modelo celebra marco histórico de vendas e reforça aposta da montadora nos híbridos
L

“Consórcio Nacional Librelato” inicia com R$ 120 milhões negociados

Empresa sorteia primeiro implemento da campanha “Estrada de Prêmios” e anuncia novo ciclo no segmento
L
James Strauss, primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ouro Mozart de Viena

James Strauss, primeiro brasileiro a receber a Medalha de Ouro Mozart de Viena

Concorrendo ao Grammy Latino 2025 e com três novos álbuns previstos para este ano, flautista pernambucano radicado em Viena conquista uma das maiores honrarias da música clássica internacional.
L
Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Sistema FAPERON/SENAR lança programa Saúde no Campo durante Dia de Campo em Buritis

Programa “Saúde no Campo” será lançado em Buritis com foco na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar de produtores e trabalhadores rurais de Rondônia.
L

Agenda News | Entrevista Larissa Oliveira

Nesta quinta-feira, dia 26, às 17h, o programa Agenda News recebe Larissa Oliveira, administradora da Potosí Decorações, para uma conversa inspiradora sobre empreendedorismo, design e liderança feminina.
L
UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

Cursos de Medicina e Enfermagem atuam com crianças em hospitais da capital para reduzir o medo e promover segurança no ambiente cirúrgico.
L

Jaru é vice-líder nos atendimentos por Telemedicina em Rondônia

Consultas são realizadas por médicos especialistas do Albert Einstein.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.