Os estados do Acre (AC), Amapá (AP), Tocantins (TO), Roraima (RR) e Rondônia (RO) não enviaram atletas para as “Olimpíadas de Paris 2024”. A plataforma Brasil em Mapas fez um apanhado biográfico dos representantes do Brasil nos jogos olímpicos deste ano e divulgou dados interessantes sobre a origem desses competidores.
O estado de São Paulo possui a maior delegação e o município do Rio de Janeiro o maior número por habitante, 3 atletas/milhão de habitantes. Vale lembrar que a delegação brasileira é composta por 280 atletas, de 21 estados, e o Distrito Federal por local de nascimento dos atletas. Em porcentagens, 61% dos atletas são naturais do sudeste, 55% são mulheres, 10% atletas Lgbt+ e 7 atletas nasceram no exterior.
O Brasil enviou uma delegação robusta, com representantes em esportes como atletismo, natação, futebol, vôlei, judô, e muitas outras modalidades. Até o momento, Beatriz Souza e Rebeca Andrade conquistaram ouro para o Brasil nas Olimpíadas 2024.
No quadro de medalhas de prata, o Brasil ganhou notoriedade por Willian Lima, no judô; Caio Bonfim, na marcha atlética; Tatiana Weston-Webb, no surfe; Isaquias Queiroz, na canoagem velocidade; e duas de Rebeca Andrade, no individual geral e no salto
Por fim, até o momento, o Brasil foi Bronze através de Rayssa Leal, no skate; Larissa Pimenta, no judô; por equipes na ginástica artística, por equipes no judô; Bia Ferreira, no boxe; Gabriel Medina, no surfe; Augusto Akio, no skate park e Edivaldo Pontes, no taekwondo.













































