Sinopse:
“Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em Atos. Ela e sua vizinha, Dona Símia, de 68 anos, não perdem um episódio. Na escola, parece que todo mundo só pensa em duas coisas: na festa de formatura e em perder a virgindade. Só que a vida de Íris está prestes a mudar: Cadu Sena, sua paixão platônica desde a oitava série, está solteiro. Essa é a chance de Íris. Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Montada em sua bicicleta, Íris vai cruzar São Patrique para descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos da garota. A gente sempre acha que sabe por quem vai se apaixonar, mas o amor não é óbvio.”
O livro “O Amor Não É Óbvio” marca a estreia de Elayne Baeta como escritora. A história primeiramente foi publicada na plataforma Wattpad e conquistou mais de 400 mil leitores.
“O Amor Não É Óbvio” é um romance New Adult com temática LGBTQIA+, que aborda assuntos comuns na adolescência sobre sexualidade, descobertas, aceitação e exalta a diversidade.
A história narra de uma forma bem-humorada a vida da adolescente Íris Pêssego com a participação de sua melhor amiga, Dona Símia, de 68 anos, sua outra melhor amiga do colégio, Polly, sua primeira paixão, Cadu Sena, e Édra Norr, a garota mais misteriosa e charmosa do colégio.
A autora construiu muito bem cada personagem, de uma forma que foi fácil visualizá-los como se o leitor estivesse acompanhando seus desenvolvimentos de perto. Tanto as protagonistas quanto os personagens secundários colaboram para o sucesso da trama, como também têm suas passagens marcantes ao longo da história.
A narrativa está ligada aos sentimentos de Íris, que sempre pensou ser apaixonada por um garoto, e nunca sequer tinha cogitado a possibilidade de gostar de garotas. Durante a história, percebeu seu interesse por Cadu diminuindo ao passo que aumentava por Édra.
O ponto alto do livro é a jornada de autodescoberta de Íris. A leve “obsessão” por Édra e toda a confusão em relação aos seus sentimentos fizeram com que a adolescente intrigada descobrisse muito mais sobre ela mesma do que sobre sua fonte de curiosidade.
É confortável ao leitor acompanhar as descobertas de Íris, a construção da amizade e da relação de Édra e Íris (um romance lento, mas intenso). As duas são extremamente compatíveis e se completam perfeitamente: a união entre uma garota insegura e uma garota autoconfiante. Sinceramente, me apaixonei pelo casal, Íris e Édra!
Além disso, é impressionante a sensibilidade, a sinceridade e a naturalidade com que a autora escreveu uma história de amor que contribui para a celebração de todas as formas de amar.
Essa comédia romântica adolescente mostra como o amor é bonito e que ele acontece com quem você menos espera. É uma história sobre a descoberta da sexualidade e sobre o amor contada de uma maneira tão real que é impossível não se conectar.
Amei o livro e recomendo para todos os adolescentes que estão descobrindo o mundo e para todas as pessoas que nunca leram nada do gênero. É relevante mencionar que o livro contém trechos onde personagens menores de idade fazem uso de bebidas alcoólicas.
Boa leitura!