SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

Ação Ordo carece de planejamento a longo prazo, dizem especialistas

Operação registra aumento de prisões e apreensões de armas e drogas

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ação Ordo carece de planejamento a longo prazo, dizem especialistas
Divulgação/PMRJ

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil comentaram os efeitos da Ação Estruturada batizada de Ordo, que significa ordem. Embora vejam pontos positivos, demonstraram desconfiança nos impactos que possam ocorrer quando esse trabalho terminar. O temor é a retomada do cenário que provocou as incursões, inicialmente, em 10 comunidades identificadas como áreas de conflitos armados entre traficantes e milicianos nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá e as Vargens Pequena e Grande, na zona oeste da capital.

Conforme o secretário de estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, quando essa ação foi planejada, ela previa “escalabilidade” para se estender a qualquer região do estado. “Em qualquer dos 92 municípios do estado ela pode ser replicada. Ela já foi concebida com essa característica”, indicou em entrevista à Agência Brasil.

Deflagrada na segunda-feira (15) pelo governo do Rio de Janeiro, a Ordo foi ampliada na quarta-feira (17) para mais quatro localidades.Sem prazo para terminar, desde o começo tem registrado diariamente aumentos de prisões e apreensões de armas e drogas. Um dos objetivos é asfixiar financeiramente as organizações criminosas que dominam esses territórios.

No balanço da Ordo divulgado neste sábado (20) pelo governo fluminense, até ontem as Forças de Segurança do Governo do Estado realizaram 90 prisões, além da apreensão de 2.300 munições, 20 carregadores, nove artefatos explosivos e 147 kg de drogas na região. Oito menores foram apreendidos e houve a retirada de 47 toneladas de barricadas.

Segundo o secretário, o aumento de crimes contra o patrimônio praticados nesta região contribuiu para a realização da Ordo, bem como guerra de territórios, que segundo ele, viraram sinônimo de ganhos para os criminosos.

“Território hoje é sinônimo de receita. Não é só a venda de drogas hoje, são todos os serviços de água, luz, gás, construção civil, descarte de material de construção onde se aterra área de proteção ambiental. Tudo isso gerou receita para esses criminosos. Sem contar que essas comunidades viraram verdadeiras zonas francas, tudo quanto é tipo de ilegalidade é praticado lá dentro com cobertura e garantia que essa prática pode ser realizada ali dentro porque o Estado é ausente”, disse.

Na sexta-feira (19), depois de uma segunda expansão, a Ordo realizava incursões em 16 territórios nas comunidades da Cidade de Deus, da Gardênia Azul, do Rio das Pedras, do Morro do Banco, da Fontela, da Muzema, da Tijuquinha, do Sítio do Pai João, do Terreirão, César Maia, de Santa Maria, do Bateau Mouche, da Covanca, do Jordão, da Chacrinha e da Barão.

O aumento no número de locais de atuação da Ordo, em parte, ocorreu por causa da fuga de criminosos de onde chegava a Ação para outras localidades. O governo do estado informou que a expansão “se tornou possível com o avanço das informações de inteligência da Polícia Civil, que identificou a necessidade e embasou o planejamento”.

O mestre em antropologia, especialista em segurança pública e ex-policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Paulo Storani destaca que a movimentação financeira por parte desses grupos criminosos, que inclui a estrutura de lavagem de dinheiro, vai muito além do que se pode imaginar. A situação se agrava, segundo ele, com os apoios que dão a candidaturas ao poder legislativo para obter vantagens em futuras leis. O especialista criticou a dificuldade de aprovação de leis mais duras contra esses grupos criminosos.

“Para mim crime é crime. Quanto maior for o impacto desse crime, mais grave tem que ser a punição. É assim em qualquer lugar do mundo”, comentou.

Storani acrescentou ao problema o déficit no número de policiais militares, que por isso, não conseguem atender à demanda de patrulhamento. “É função do Estado, entenda-se unidade da federação, conter o avanço da violência, mas [a operação] não resolve o problema da violência, porque por limitação o estado trabalha na consequência, não trabalha na solução do problema”, apontou.

O especialista, que acompanha Segurança Pública há 42 anos, afirmou ainda que, por mais que esses criminosos possam ser presos, há uma certeza de que ficarão pouco tempo nos presídios, o que dá a sensação de impunidade, causada pela legislação, que ele considera, condescendente e desproporcional de acordo com a modalidade criminosa. Enquanto alguns permanecem presos em períodos mais extensos por crimes de menor impacto, outros de maior abrangência como estupradores, traficantes e homicidas conseguem sair da prisão em menos tempo.

“Cria uma ambiência no Brasil de que o criminoso não tem nada a perder em relação a isso. Acaba sendo estimulado a continuar na atividade criminosa e mais gente entra. Essa operação é necessária, mas a polícia tem alcance limitado de conter o avanço. Não resolve a violência”.

Para Storani, a Ordo não tem planejamento de longo prazo. “Se essa operação acontecesse em todas as regiões ao mesmo tempo, durante um, dois, três meses, reduziria os indicadores mas cessada a operação os indicadores voltarão. Essa é a realidade”,

Integração

Com uma atuação integrada de polícias, da Guarda Municipal, da Marinha, de secretarias e órgãos públicos estaduais e municipais, um dos primeiros focos da Ordo foi restabelecer os atendimentos das concessionárias no fornecimento de água, gás e energia e das operadoras de TV a cabo e internet, que eram impedidas de manter o funcionamento nesses territórios com a imposição, por parte da criminalidade, de serviços ilegais nessas atividades e ainda no transporte. “É importante todas as agências juntas atuando, porque quando se chega na comunidade toda demanda é atendida de uma única vez”, comentou o secretário.

Mas essa questão também tem controvérsias. “Assim que eles saírem haverá uma tentativa de retomada, porque é uma atividade econômica muito rentável. Tanto a milícia como o tráfico já exploram esta atividade. O tráfico começou a copiar esse modelo das milícias. Tirou a mão forte do Estado que protege, pode ter certeza que haverá uma tentativa ou retomada da atividade. É uma situação de cabo de guerra”, observou Storani.

Em outra frente, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio demoliu prédios de residências e de comércio construídos irregularmente, incluindo em áreas de proteção ambiental. Em geral, essas construções costumam ser feitas pelas milícias, que ocupam alguns territórios da zona oeste. A demolição na quarta-feira (17), feita pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, em imóveis irregulares na Cidade de Deus, gerou reação de moradores, que interrompeu o trânsito nas três principais vias da região.

Alguns manifestantes agrediram o ex-secretário municipal da Juventude do Rio e atual pré-candidato a vereador pelo PSD Salvino Oliveira, que estava no local. Um ônibus foi apedrejado e os serviços em uma unidade de saúde foram interrompidos, enquanto em outras as visitas domiciliares foram suspensas. Houve ação da polícia.

Falta de planejamento

Na visão do professor de Sociologia Daniel Hirata, coordenador do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Ação Estruturada não tem um planejamento de longo prazo e de atuação em todo o estado. Conforme apontou, a questão das disputas pelos grupos armados, travadas nos últimos anos, não está restrita à zona oeste. Outra limitação é do ponto de vista da sustentabilidade dessas ações.

“Não dá para imaginar que dois mil homens vão se manter na região durante muito tempo e que após a saída os conflitos não voltarão”, relatou, indicando ainda como limitação o desmantelamento das redes que sustentam essas organizações criminosas. “Só vamos atuar de forma mais eficaz se entendermos exatamente quais são as redes que dão sustentação e como estão agindo”, disse Hirata.

O professor fez uma comparação com a Operação Cidade Integrada, implantada nas comunidades do Jacarezinho, na zona norte do Rio, e da Muzema, na zona oeste, em 2022. Lembrou que como agora a Ação ocorre em ano eleitoral. “Me parece que isso tem um apelo muito mais comunicacional do governo demonstrar que está fazendo uma coisa frente aos eventos dramáticos que aconteceram na zona oeste em ano eleitoral do que tomar ações mais efetivas para o enfrentamento da questão na profundidade e gravidade que representa”.

Para o secretário, existem diferenças entre a Operação Cidade Integrada e a Ação Estruturada Ordo. Conforme explicou, a atuação das forças e órgãos públicos em uma operação ou projeto acaba ficando engessada, por ter um período determinado com começo, meio e fim, ao contrário desta Ação, cuja novidade é a flexibilização, que ele espera ter resultado muito mais positivo.

“Não vou entrar no mérito do Jacarezinho porque há outras questões naquela região. Quando a gente planejou a Ação Integrada, houve uma produção de conhecimento. A questão de escolher a área de Jacarepaguá e Barra da Tijuca teve um critério, talvez essa da Cidade Integrada no Jacarezinho tenha que ser revista, como a UPP também e outros projetos que já estão há muito tempo, tenham que ser revistos. Já estão sendo feitas tanto a UPP como a Cidade Integrada. Todos esses projetos estão sendo revistos para que a gente consiga fazer uma readequação, por isso, a diferença de projeto, operação e ação. A Ação tem sido revista diariamente”, analisou, acrescentando que a conclusão da revisão do projeto das UPPs deve ocorrer ainda este mês.

Hirata questionou também a intenção dos formuladores da Ação Estruturada para obter informações de inteligência enquanto o trabalho é feito diariamente. “Provavelmente daqui a dois anos, quando teremos novo ciclo eleitoral, teremos outras ações desta mesma monta e a descontinuidade das ações do que está sendo feito agora. Não vejo com muita expectativa a eficácia do ponto de vista da sustentabilidade dessas ações e do impacto mais importante do cunho investigatório e muito menos pensando no conjunto da região metropolitana e do estado do Rio de Janeiro”.

No entendimento do professor José Cláudio Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), quando os grupos armados identificam deficiência de política pública de atendimento às necessidades da população local entram para favorecer os moradores e vão faturar muito, diante de pessoas que começam a ter acesso a serviços de água, gás, energia e internet a preços mais acessíveis por meio de traficantes e milicianos. “Não adianta ter pirotecnia, aparecer na mídia, prendendo tantos, demolindo casas e comércio, se não você não tem alternativa e resposta pública para essas demandas”, analisou.

Para fazer o combate efetivo à estrutura financeira da milícia é preciso verificar o caminho do dinheiro movimentado por este grupo. “Siga o dinheiro. Não pegue quem está recebendo o dinheiro na ponta, lá na lojinha. Acompanha para onde vai o dinheiro. Isso é possível fazer. A Polícia Federal tem tecnologia para isso. Faz isso, inclusive, com facções do tráfico”, pontuou.

Alves criticou ainda a utilização da tecnologia de reconhecimento facial, que segundo ele, já registrou erros de identificação. “Essas tecnologias vêm apresentando muitas falhas e normalmente, comumente, quase na sua totalidade essas falhas afetam mais pessoas negras. Então, as câmeras e o sistema de reconhecimento facial, ou coisas desse tipo, têm colocado muito mais pessoas negras encarceradas por questão de erro do que pessoas brancas. Tem uma questão racial que precisa ser vista nessas operações”.

Na visão do pesquisador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes e coordenador de pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança, Jonas Pacheco, a falta de um planejamento a longo prazo pode comprometer o sucesso da Ação.

“O secretário afirma que essas ações são para combater e asfixiar os griupos crimonosos e epensando dessa forma cortar o fornecimento dos serviços de gás, muito típico das milícias,, a instalação do mercado ilegal do tasnsprote alternativo, isso cria um combatge ao braço armado dessesd grupos mas ao mesmo tempoi a gente não vê uma estruturação no médio e longo prazo para que isso se efeitive, sinceramente, achom difícil que isso vá ter resultado no médio e longo prazo”, relatou.

Como um dos pontos de uma política de segurança de longo prazo, o pesquisador indicou que precisa ocorrer não só no Rio de Janeiro, como em todo o Brasil uma fiscalização intensa na circulação de armas de grosso calibre que fomenta a segurança do tráfico e da milícia. “Quais as outras perspectivas de políticas associadas que podem vir junto?

Experiências de outros locais mostram que não é suficiente ter um aparato policialesco só e somente para dar conta de segurança pública. Precisa pensar de maneira integrada não só no sistema de justiça criminal, mas também em outros setores como saneamento, educação e cultura”, disse.

“Tudo isso implica também em condições de bem viver nestes locais”, concluiu Pacheco.

Ordo

De acordo com o governo do estado , a ação de segurança pública emprega diariamente 2 mil militares, civis e agentes do programa Segurança Presente, com apoio de 200 viaturas, 40 motocicletas, dois helicópteros, ambulância blindada, além de um forte aparato tecnológico, que utiliza drones com câmera de reconhecimento facial e de leitura de placas, faróis de busca e imageador térmico. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado ao lado da base do Barra Presente, na Avenida Ayrton Senna, na zona oeste.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atraso em verba federal gera crise de segurança para a Copa do Mundo nos EUA

Atraso em verba federal gera crise de segurança para a Copa do Mundo nos EUA

Relatórios de inteligência apontam riscos de ataques a transportes e agitação civil em junho; organizadores alertam para retenção de R$ 3,3 bilhões em subsídios.
L

Prefeitura de Porto Velho reorganiza postos de atendimento do IPTU 2026

Secretaria Municipal de Economia desativa três unidades com baixa procura e concentra equipes nos postos do Centro e Zona Leste para agilizar serviços
L
Modernização da Ciretran de Ji-Paraná avança com investimento de R$ 2,8 milhões

Modernização da Ciretran de Ji-Paraná avança com investimento de R$ 2,8 milhões

O projeto foca na renovação total da unidade, abrangendo desde melhorias estruturais até a atualização de sistemas tecnológicos.
L
Manutenção na RO-470 reforça segurança e mobilidade entre Mirante da Serra e Nova União

Manutenção na RO-470 reforça segurança e mobilidade entre Mirante da Serra e Nova União

Governo de Rondônia, por meio do DER-RO, executa recuperação asfáltica para otimizar o escoamento da produção e o tráfego regional
L
Obras de drenagem na zona Norte avançam com frentes simultâneas em Porto Velho

Obras de drenagem na zona Norte avançam com frentes simultâneas em Porto Velho

Prefeitura intensifica intervenções nos bairros Industrial e Flodoaldo Pontes Pinto para solucionar alagamentos históricos na região
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em Cima da Hora: Chapa 2 Unidade e Força apresenta propostas ao público

O Em Cima da Hora segue com sua proposta de levar conteúdo relevante e atual, aproximando o público dos temas que fazem diferença no dia a dia e das decisões que influenciam o futuro das instituições.
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L

Nota de pesar: Cesar Espedito Ioungblood

Em Porto Velho, Cesar Espedito Ioungblood, conhecido como Papai Noel, deixa legado de alegria, carinho e histórias sobre duas rodas, marcando gerações.
L
Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Ator e símbolo da cultura pop faleceu após emergência médica repentina na ilha de Kauai; família confirma perda de “um ícone de força e um pai amoroso”.
L
Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Fim da exclusividade da semaglutida atrai interesse de fabricantes; Anvisa analisa oito processos, mas alerta para desafios técnicos na produção de análogos sintéticos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Moraes vota por repercussão geral em caso Mariana Ferrer no STF

Ministro defende que Supremo crie tese nacional sobre constrangimento ilegal de vítimas em processos de crimes sexuais; julgamento virtual segue até o dia 27.
L

Dra. Taíssa destaca disciplina e compromisso com a educação em evento de Colégio Militar

Deputada participa de solenidade militar na escola CTPMX para entrega de bíblias e boinas aos novos estudantes
L

Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Projeto de Lei apresentado na Alero busca assegurar refeições a professores e técnicos da rede estadual para fortalecer a integração escolar
L
Médica relatou "risco de morte" ao transferir Bolsonaro para hospital

Médica relatou “risco de morte” ao transferir Bolsonaro para hospital

Direção da Papudinha comunica oficialmente ao STF sobre escolta de emergência realizada na última semana; ex-presidente segue internado com broncopneumonia bacteriana.
L
Cristiane Lopes: R$ 1,5 mi impulsionam café em RO

Cristiane Lopes: R$ 1,5 mi impulsionam café em RO

Investimento fortalece Centro de Excelência em Cacoal, amplia assistência técnica e beneficia produtores com mais tecnologia e produtividade no campo.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

PRF apreende mais de 20 kg de entorpecentes em Ji-Paraná

Polícia prende homem de 27 anos na BR-364 com carregamento de pasta base de cocaína em ônibus interestadual
12
Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Foragido do Urso Branco é recapturado na BR-364

Apenado de alta periculosidade, foi localizado por policiais militares enquanto tentava fugir de Porto Velho
12
MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

Ação da Radiopatrulha do 2º BPM localiza esconderijo no bairro Nova Brasília; vítima reconheceu objetos de furtos recentes e antigos no mesmo endereço.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petrobras opera em carga máxima para garantir oferta de combustíveis

Petrobras opera em carga máxima para garantir oferta de combustíveis

Estatal afirma que entregas superam em 15% o previsto; ANP notifica companhia para retomar leilões suspensos em meio à crise no Oriente Médio.
L
UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

UNIR: 2ª chamada convoca aprovados para matrícula

Candidatos devem se matricular online entre os dias 20 e 23; vagas são para cursos gratuitos em diversos campi de Rondônia.
L

Corujão da Saúde transforma atendimento noturno e reduz filas no SUS em Porto Velho

Estratégia na zona Sul facilita acesso a consultas para trabalhadores e desafoga as UPAs com foco em casos de baixa complexidade
L
Crea-RO: setor pressiona por redução do ICMS do diesel

Crea-RO: setor pressiona por redução do ICMS do diesel

Entidades pedem corte temporário do imposto para conter custos, proteger a produção e reduzir impactos da alta dos combustíveis em Rondônia.
L
MPRO: medidas urgentes para equipes de saúde em PVH

MPRO: medidas urgentes para equipes de saúde em PVH

Recomendação cobra desbloqueio da Saúde da Família para evitar prejuízos financeiros e garantir atendimento básico à população de Porto Velho.
L

Requerimento da Licença e Renovação da Outorga: C. R. DOS SANTOS FABRICA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – TERMO DE OUTORGA Nº 382/2020
L

Requerimento da Licença Ambiental: CAFÉ DONA MARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA, LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Rondônia alcança liderança nacional em transparência no Relatório da LGPD 2025

Rondônia alcança liderança nacional em transparência no Relatório da LGPD 2025

Governo por meio da Setic, atinge 1º lugar no Brasil em proteção de dados e eleva maturidade digital para 96% no último ano
L

Requerimento da Licença e Outorga: ERON HERCULANO MULLER

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Outorga: NOVACK COMÉRCIO E SERVIÇO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L