TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura

Uso de insumos pode contaminar água e contribuir para escassez hídrica

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura
Fabiola Sinimbu/Agência Brasil

Os dados consolidados do Sumário para Tomadores de Decisão do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos destacam a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país em um determinado período. O relatório completo está em fase final de elaboração e deve ser divulgado no começo de setembro.

Segundo o professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do relatório, Gerhard Ernst Overbeck, o Brasil é um país diverso, considerado o celeiro do mundo por causa da grande produção agrícola convencional. Overbeck alertou, no entanto, que há uma série de consequências negativas decorrentes das atividades do setor, como a contaminação da água por causa do uso de diversos insumos, o que pode contribuir para a escassez hídrica.

“Vamos ter uma série de problemas até para a própria produção agrícola, se essa tendência se mantiver. Talvez isso tenha ficado mais evidente nos últimos anos em conexão com as mudanças climáticas, que são outro vetor de mudança muito forte e têm a ver com o uso da terra, principalmente no Brasil. As emissões devido ao desmatamento na Amazônia são um grande driver das mudanças climáticas e os modelos e cenários disponíveis indicam que a própria agricultura será impactada muito negativamente pelas mudanças climáticas. É o primeiro setor a ser afetado”, disse.

Conforme a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o agronegócio responde por cerca de 20% dos empregos formais e por mais de um quarto (27%) do PIB do país (R$ 403,3 bilhões em 2020). “Em grande parte, [o agronegócio] é caracterizado por monoculturas em larga escala, com intensivos sistemas de irrigação e uso excessivo de insumos, fertilizantes e agrotóxicos”, completou Overbeck.

O professor disse que parte considerável da diversidade do país e da produção está na agricultura familiar em todos os biomas. Overbeck chamou a atenção para a expansão das áreas agrícolas que tem ocorrido em todos os biomas, enquanto a vegetação nativa tem diminuído, dependendo da atuação de unidades de conservação ou a existência de terras indígenas.

“Alguns biomas têm percentagem de vegetação nativa bastante baixa, por exemplo, na Mata Atlântica e no Pampa também. Isso também está sendo discutido no Sumário e, consequentemente, a gente tem queda de biodiversidade associada a essas mudanças”, observou.

O Relatório Temático é um diagnóstico detalhado que agrega informações científicas e casos que tiveram êxito nas interações entre os usos do solo e a biodiversidade no Brasil, quando se refere ao bem-estar humano e respeito aos saberes tradicionais. O estudo reuniu, ao longo de três anos, 100 profissionais de diversas áreas, integrantes de mais de 40 instituições de todos os biomas do país.

“O contexto histórico, temporal foi marcado no estudo principalmente a partir do primeiro Código Florestal de 1965, traçando um perfil de todo uso e cobertura da terra e ocupação pela agricultura até os anos atuais e projetando para o futuro também na parte em que são abordados os modelos e cenários futuros”, informou a pesquisadora da Embrapa Solos e também coordenadora da publicação, Rachel Bardy Prado, durante apresentação do estudo nesta terça-feira (16), na sede do órgão, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.

Elaborado por 35 pesquisadores, o Sumário para Tomadores de Decisão analisa desafios relacionados ao modelo de uso da terra predominante no país e as soluções para tornar a agropecuária uma prática mais sustentável e inclusiva. O trabalho dos pesquisadores sintetizou o conteúdo principal com linguagem simplificada e em formato didático.

A intenção é que o documento influencie gestores e lideranças públicas e privadas no momento de tomar decisões com base na sustentabilidade e no equilíbrio combinado da agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. De acordo com a plataforma, os serviços ecossistêmicos são benefícios gerados pela natureza que sustentam a vida no planeta. Além disso, são essenciais para garantir a capacidade da produção agrícola. “Água limpa, regulação do clima, manutenção da fertilidade e da estrutura do solo, polinização de culturas e controle biológico de pragas e doenças são alguns exemplos.”

Entre os modelos projetados no estudo há a estimativa de que, na fronteira Amazônia Cerrado, as variações no clima regional vão comprometer a viabilidade de 74% das atuais terras agrícolas até 2060. Dados do MapBiomas revelam que, em 38 anos (1985 a 2022), a área utilizada para a agricultura no Brasil cresceu 95,1 milhões de hectares, informa o estudo.

Outra avaliação indicou que a tendência é o avanço de cultivos de soja, milho e cana-de-açúcar no Cerrado e na Mata Atlântica e de áreas de pastagem na Amazônia e no Pantanal. “Essa expansão agrícola intensificará a pressão sobre unidades de conservação e terras indígenas, com impactos negativos para o meio ambiente e as comunidades locais”, destacou o estudo.

Os pesquisadores lembraram também as consequências socioeconômicas decorrentes da dinâmica de ocupação das terras no Brasil, que tem resultado em disputas por território, concentração fundiária e exclusão social.

Propostas

Para os pesquisadores, existem opções viáveis e eficazes para uma agropecuária mais sustentável no Brasil, se houver vontade política, porque é possível conciliar melhor produtividade nas pastagens e cultivos com a mitigação das mudanças climáticas. “O relatório traz soluções já adotadas em algumas regiões do Brasil capazes de tornar a agricultura nacional mais diversificada, competitiva e resiliente. Essas práticas agregam maior renda aos produtores que conservam o capital natural”, afirmou a coordenadora.

Na avaliação dos autores do estudo, a aplicação da Lei de Proteção da Vegetação (norma federal instituída em 2012) anularia, entre 2020 e 2050, a perda de 32 milhões de hectares de vegetação nativa no país. Além disso, o aumento na produtividade das pastagens brasileiras permite atender a demanda futura por carne, culturas agrícolas, produtos madeireiros e biocombustíveis, sem a necessidade de converter mais hectare algum de vegetação nativa e ainda liberando terra para restauração em larga escala, por exemplo, na Mata Atlântica, apontou o texto.

O estudo também identificou entre as alternativas, o estímulo à restauração de áreas de reserva legal e de preservação permanente; os incentivos econômicos e mecanismos financeiros para atividades agrícolas sustentáveis, como Pagamento por Serviços Ambientais, linhas de crédito verdes, créditos de biodiversidade, REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e mercado de cotas de reserva ambiental; os programas de extensão rural com foco na agroecologia; a valorização e a disseminação de práticas e tecnologias sociais; os sistemas de rastreabilidade de cadeias produtivas; o Sistema Plantio Direto; as florestas plantadas; o turismo rural; e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Apesar disso, o professor ressaltou que a transformação desejada nos sistemas de produção agrícola, só acontecerá se esses mecanismos forem “incentivados e disseminados para ganhar escala, ampliar sua abrangência nos biomas e, sobretudo, alcançar os agricultores mais vulneráveis”.

“A verdadeira sustentabilidade da agricultura passa pela melhoria da qualidade de vida no campo e nas cidades, pela agregação de renda aos marginalizados, pelo aumento da soberania alimentar e pela manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. É preciso que os governos e o setor privado ajam com seriedade e de forma integrada, assegurando a efetiva implementação das normas ambientais”, observou Rachel Prado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fim da Escala 6x1 terá transição para pequenos negócios

Fim da Escala 6×1 terá transição para pequenos negócios

Ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral) afirma que o debate sobre o Fim da Escala 6×1 incluirá estímulos fiscais para micro e pequenas empresas, a fim de proteger a sustentabilidade dos negócios.
L
Falta de Integração Policial dificulta combate ao PCC, diz promotor

Falta de Integração Policial dificulta combate ao PCC, diz promotor

Lincoln Gakiya, especialista no PCC, afirma em CPI que a Falta de Integração Policial entre forças de segurança é o maior obstáculo e alerta sobre risco de o Brasil se tornar um narcoestado.
L
MPRO reforça combate ao assédio com campanha interna

MPRO reforça combate ao assédio com campanha interna

Ação institucional destaca medidas de prevenção e orientações sobre assédio.
L
MP Itinerante leva serviços e cidadania a Candeias do Jamari

MP Itinerante leva serviços e cidadania a Candeias do Jamari

Ação registrou grande presença de pessoas idosas e reforçou demanda por atendimento presencial.
L
Skate Parque: Intervenções resolvem antigos alagamentos e melhoram escoamento na região

Skate Parque: Intervenções resolvem antigos alagamentos e melhoram escoamento na região

Nova rede de drenagem no Skate Parque garante melhor escoamento e segurança para moradores da zona Leste
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata das penas e a prisão dos condenados trama golpista, indicando as instalações militares e policiais para o cumprimento das sentenças.
L
Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

O ex-presidente condenado a 27 anos e três meses por trama golpista cumprirá a sentença na Superintendência da Polícia Federal, onde já estava em prisão Bolsonaro PF preventiva desde sábado.
L
Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Decisão do STF confirmou liderança de Bolsonaro na trama golpista e abriu caminho para a execução da pena.
L
Generais Heleno e Nogueira são presos por trama golpista

Generais Heleno e Nogueira são presos por trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução das penas, levando os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira à prisão de ex-ministros no Comando Militar do Planalto em Brasília.
L
STF determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

STF determina prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Após trânsito em julgado de processo por trama golpista, o Supremo Tribunal Federal determina a prisão de réus do Núcleo 1, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trânsito em Julgado STF encerra processo de Bolsonaro e réus

Trânsito em Julgado STF encerra processo de Bolsonaro e réus

Ex-presidente, Anderson Torres e Alexandre Ramagem não apresentaram recursos finais, abrindo caminho para a execução das penas após o Trânsito em Julgado STF.
L
Governo de RO reforça segurança em nova fase da Operação Mute

Governo de RO reforça segurança em nova fase da Operação Mute

Ação nacional intensifica combate a ilícitos em unidades prisionais.
L
Cláudia de Jesus quer aulas noturnas para CNH Social

Cláudia de Jesus quer aulas noturnas para CNH Social

Deputada sugere novas turmas à noite para ampliar acesso ao programa.
L
Quatro réus do Núcleo 1 da ação do golpe apresentam novos recursos ao STF

Quatro réus do Núcleo 1 da ação do golpe apresentam novos recursos ao STF

As defesas dos generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além do almirante Almir Garnier, protocolaram novos recursos contra a condenação pela trama golpista. O prazo para os embargos de declaração terminou nesta segunda-feira (24).
L
Fim do prazo para recursos abre caminho para Bolsonaro iniciar cumprimento de pena no regime fechado

Fim do prazo para recursos abre caminho para Bolsonaro iniciar cumprimento de pena no regime fechado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro não apresentou novos embargos de declaração contra a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão, o que, pela jurisprudência do STF, permite que o ministro Alexandre de Moraes determine o início imediato do cumprimento da sentença.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista do Ford Ka teria avançado a preferencial da Afonso Pena, atingindo o Onix que seguia pela Joaquim Nabuco em direção à Rua Almirante Barroso.
12
PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

As abordagens aconteceram nas BRs 364 e 421: dois homens foram presos.
10

Três pessoas são presas em Goiânia por tortura e cárcere privado de adolescente de 16 anos e outra criança

A mãe, o padrasto e outra mulher foram detidos em Goiânia após a adolescente de 16 anos conseguir fugir de um cárcere privado que durava dois anos.
16
MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

Promotoria apura denúncia de consultas e vendas realizadas sem autorização na UBS Vila da Penha.
12

Ladrão entala em porta giratória, fica de cueca e danifica caixas eletrônicos em tentativa frustrada de furto a banco em MG

Um rapaz de 20 anos foi preso pela Polícia Militar em Carangola (MG) após passar quase 20 minutos preso na porta giratória de uma agência, perdendo a bermuda durante o esforço.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL OURO BRANCO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL OURO BRANCO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
CAIXA relança campanha Tudo em Dia com descontos de até 90%

CAIXA relança campanha Tudo em Dia com descontos de até 90%

Ação permite renegociar dívidas comerciais e recuperar cidadania financeira.
L

Edital de convocação das Eleições do SINDINOVA

A votação será realizada de forma presencial, em urnas lacradas e devidamente acompanhadas pela Comissão Eleitoral.
L
Rondônia deve encerrar 2025 com a 3ª melhor economia do Brasil, aponta projeção atualizada do PIB

Rondônia deve encerrar 2025 com a 3ª melhor economia do Brasil, aponta projeção atualizada do PIB

Relatório indica que Rondônia deve fechar 2025 com forte expansão econômica e destaque nacional no crescimento do PIB
L
Com ação do Dia Mundial do Diabetes governo de RO fortalece atendimento à comunidade

Com ação do Dia Mundial do Diabetes governo de RO fortalece atendimento à comunidade

Ação do Dia Mundial do Diabetes amplia prevenção, diagnóstico precoce e atividades educativas em Porto Velho
L
Prefeitura encara de frente pontos históricos de alagamento

Prefeitura encara de frente pontos históricos de alagamento

Chuvas intensas reforçam necessidade de melhorias e mostram avanço na drenagem dos pontos de alagamento
L
ARDPV reforça fiscalização na Rodoviária de Porto Velho

ARDPV reforça fiscalização na Rodoviária de Porto Velho

Ação intensifica acompanhamento dos serviços delegados na capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.