SEGUNDA-FEIRA, 15/12/2025

Em destaque

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura

Uso de insumos pode contaminar água e contribuir para escassez hídrica

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura
Fabiola Sinimbu/Agência Brasil

Os dados consolidados do Sumário para Tomadores de Decisão do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos destacam a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país em um determinado período. O relatório completo está em fase final de elaboração e deve ser divulgado no começo de setembro.

Segundo o professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do relatório, Gerhard Ernst Overbeck, o Brasil é um país diverso, considerado o celeiro do mundo por causa da grande produção agrícola convencional. Overbeck alertou, no entanto, que há uma série de consequências negativas decorrentes das atividades do setor, como a contaminação da água por causa do uso de diversos insumos, o que pode contribuir para a escassez hídrica.

“Vamos ter uma série de problemas até para a própria produção agrícola, se essa tendência se mantiver. Talvez isso tenha ficado mais evidente nos últimos anos em conexão com as mudanças climáticas, que são outro vetor de mudança muito forte e têm a ver com o uso da terra, principalmente no Brasil. As emissões devido ao desmatamento na Amazônia são um grande driver das mudanças climáticas e os modelos e cenários disponíveis indicam que a própria agricultura será impactada muito negativamente pelas mudanças climáticas. É o primeiro setor a ser afetado”, disse.

Conforme a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o agronegócio responde por cerca de 20% dos empregos formais e por mais de um quarto (27%) do PIB do país (R$ 403,3 bilhões em 2020). “Em grande parte, [o agronegócio] é caracterizado por monoculturas em larga escala, com intensivos sistemas de irrigação e uso excessivo de insumos, fertilizantes e agrotóxicos”, completou Overbeck.

O professor disse que parte considerável da diversidade do país e da produção está na agricultura familiar em todos os biomas. Overbeck chamou a atenção para a expansão das áreas agrícolas que tem ocorrido em todos os biomas, enquanto a vegetação nativa tem diminuído, dependendo da atuação de unidades de conservação ou a existência de terras indígenas.

“Alguns biomas têm percentagem de vegetação nativa bastante baixa, por exemplo, na Mata Atlântica e no Pampa também. Isso também está sendo discutido no Sumário e, consequentemente, a gente tem queda de biodiversidade associada a essas mudanças”, observou.

O Relatório Temático é um diagnóstico detalhado que agrega informações científicas e casos que tiveram êxito nas interações entre os usos do solo e a biodiversidade no Brasil, quando se refere ao bem-estar humano e respeito aos saberes tradicionais. O estudo reuniu, ao longo de três anos, 100 profissionais de diversas áreas, integrantes de mais de 40 instituições de todos os biomas do país.

“O contexto histórico, temporal foi marcado no estudo principalmente a partir do primeiro Código Florestal de 1965, traçando um perfil de todo uso e cobertura da terra e ocupação pela agricultura até os anos atuais e projetando para o futuro também na parte em que são abordados os modelos e cenários futuros”, informou a pesquisadora da Embrapa Solos e também coordenadora da publicação, Rachel Bardy Prado, durante apresentação do estudo nesta terça-feira (16), na sede do órgão, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.

Elaborado por 35 pesquisadores, o Sumário para Tomadores de Decisão analisa desafios relacionados ao modelo de uso da terra predominante no país e as soluções para tornar a agropecuária uma prática mais sustentável e inclusiva. O trabalho dos pesquisadores sintetizou o conteúdo principal com linguagem simplificada e em formato didático.

A intenção é que o documento influencie gestores e lideranças públicas e privadas no momento de tomar decisões com base na sustentabilidade e no equilíbrio combinado da agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. De acordo com a plataforma, os serviços ecossistêmicos são benefícios gerados pela natureza que sustentam a vida no planeta. Além disso, são essenciais para garantir a capacidade da produção agrícola. “Água limpa, regulação do clima, manutenção da fertilidade e da estrutura do solo, polinização de culturas e controle biológico de pragas e doenças são alguns exemplos.”

Entre os modelos projetados no estudo há a estimativa de que, na fronteira Amazônia Cerrado, as variações no clima regional vão comprometer a viabilidade de 74% das atuais terras agrícolas até 2060. Dados do MapBiomas revelam que, em 38 anos (1985 a 2022), a área utilizada para a agricultura no Brasil cresceu 95,1 milhões de hectares, informa o estudo.

Outra avaliação indicou que a tendência é o avanço de cultivos de soja, milho e cana-de-açúcar no Cerrado e na Mata Atlântica e de áreas de pastagem na Amazônia e no Pantanal. “Essa expansão agrícola intensificará a pressão sobre unidades de conservação e terras indígenas, com impactos negativos para o meio ambiente e as comunidades locais”, destacou o estudo.

Os pesquisadores lembraram também as consequências socioeconômicas decorrentes da dinâmica de ocupação das terras no Brasil, que tem resultado em disputas por território, concentração fundiária e exclusão social.

Propostas

Para os pesquisadores, existem opções viáveis e eficazes para uma agropecuária mais sustentável no Brasil, se houver vontade política, porque é possível conciliar melhor produtividade nas pastagens e cultivos com a mitigação das mudanças climáticas. “O relatório traz soluções já adotadas em algumas regiões do Brasil capazes de tornar a agricultura nacional mais diversificada, competitiva e resiliente. Essas práticas agregam maior renda aos produtores que conservam o capital natural”, afirmou a coordenadora.

Na avaliação dos autores do estudo, a aplicação da Lei de Proteção da Vegetação (norma federal instituída em 2012) anularia, entre 2020 e 2050, a perda de 32 milhões de hectares de vegetação nativa no país. Além disso, o aumento na produtividade das pastagens brasileiras permite atender a demanda futura por carne, culturas agrícolas, produtos madeireiros e biocombustíveis, sem a necessidade de converter mais hectare algum de vegetação nativa e ainda liberando terra para restauração em larga escala, por exemplo, na Mata Atlântica, apontou o texto.

O estudo também identificou entre as alternativas, o estímulo à restauração de áreas de reserva legal e de preservação permanente; os incentivos econômicos e mecanismos financeiros para atividades agrícolas sustentáveis, como Pagamento por Serviços Ambientais, linhas de crédito verdes, créditos de biodiversidade, REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e mercado de cotas de reserva ambiental; os programas de extensão rural com foco na agroecologia; a valorização e a disseminação de práticas e tecnologias sociais; os sistemas de rastreabilidade de cadeias produtivas; o Sistema Plantio Direto; as florestas plantadas; o turismo rural; e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Apesar disso, o professor ressaltou que a transformação desejada nos sistemas de produção agrícola, só acontecerá se esses mecanismos forem “incentivados e disseminados para ganhar escala, ampliar sua abrangência nos biomas e, sobretudo, alcançar os agricultores mais vulneráveis”.

“A verdadeira sustentabilidade da agricultura passa pela melhoria da qualidade de vida no campo e nas cidades, pela agregação de renda aos marginalizados, pelo aumento da soberania alimentar e pela manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. É preciso que os governos e o setor privado ajam com seriedade e de forma integrada, assegurando a efetiva implementação das normas ambientais”, observou Rachel Prado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ilhado em rio, homem tenta salvar cães enquanto correnteza ameaça arrastá-los na Bolívia

Vídeo mostra boliviano a ponto de ser arrastado pelas chuvas que arrasam Santa Cruz.
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Artista teve carreira de 35 anos em Hollywood e marcou o cinema dos anos 1990.
L
AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ronaldo Gomes Oliveira Júnior

Ronaldo Gomes Oliveira Júnior, o Juninho (Coreano), morreu aos 38 anos e deixa familiares e amigos enlutados. Despedida ocorre na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L
Moraes autoriza perícia médica em Bolsonaro e intima advogados

Moraes autoriza perícia médica em Bolsonaro e intima advogados

Exames serão realizados pela Polícia Federal com uso de ultrassom portátil.
L
Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Avanço da doença afeta principalmente mulheres jovens e gestantes, elevando riscos para bebês.
L
Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames adequados no parreiral asseguram produtividade e regularidade da uva. 
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Espaço centraliza serviços públicos e amplia acesso da população a atendimentos essenciais.
L
Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Ações abrangem educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano no município.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

Cenário político de Rondônia projeta 2026 com movimentações intensas.
L
Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade denuncia perseguições internas em audiência na ALE-RO. 
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Guarnição do 1º BPM prende foragido da Justiça na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames de praxe e, em seguida, conduzido ao Presídio Urso Branco, onde permaneceu à disposição do Poder Judiciário.
10
Força Tática apreende drogas, armas e moto roubada durante operação em Alto Paraíso

Força Tática apreende drogas, armas e moto roubada durante operação em Alto Paraíso

Ação policial desarticula ponto de tráfico na Vila Nova União e conduz suspeito à UNISP de Ariquemes.
12
Força Tática fecha ponto de tráfico no Garimpo Bom Futuro 

Força Tática fecha ponto de tráfico no Garimpo Bom Futuro 

Ação policial apreende drogas, dinheiro e balança de precisão em bar da localidade. 
14

Homem e morto a facadas dentro de motel na capital

Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), investiga o caso.
18
Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Suspeita foi presa em flagrante após ataque que deixou vítima com ferimentos graves no rosto. 
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Evento reconhece a gastronomia afro-brasileira como patrimônio cultural, espiritual e fonte de renda.
L
Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Corinthians enfrenta o Cruzeiro em Itaquera, enquanto Fluminense e Vasco decidem vaga no Maracanã.
L
Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Disputa coloca frente a frente a extrema direita e a candidata governista.
L
Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Italianas impõem favoritismo e fazem final europeia no ginásio do Pacaembu. 
L
São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

Paciente não vacinado havia viajado ao exterior e não há registro de transmissão local do vírus. 
L
Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Equipes brasileiras têm início positivo na Champions League das Américas, que reúne os principais clubes do continente.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo supera rival egípcio no Catar e enfrentará o PSG na decisão. 
L
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Ação pioneira utiliza técnica sem inseticidas para reduzir casos de dengue, zika e chikungunya. 
L
Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Mais de 417 mil moradores ainda enfrentam falta de luz após passagem de ciclone extratropical. 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.