SÁBADO, 25/10/2025

Em destaque

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura

Uso de insumos pode contaminar água e contribuir para escassez hídrica

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura
Fabiola Sinimbu/Agência Brasil

Os dados consolidados do Sumário para Tomadores de Decisão do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos destacam a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país em um determinado período. O relatório completo está em fase final de elaboração e deve ser divulgado no começo de setembro.

Segundo o professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do relatório, Gerhard Ernst Overbeck, o Brasil é um país diverso, considerado o celeiro do mundo por causa da grande produção agrícola convencional. Overbeck alertou, no entanto, que há uma série de consequências negativas decorrentes das atividades do setor, como a contaminação da água por causa do uso de diversos insumos, o que pode contribuir para a escassez hídrica.

“Vamos ter uma série de problemas até para a própria produção agrícola, se essa tendência se mantiver. Talvez isso tenha ficado mais evidente nos últimos anos em conexão com as mudanças climáticas, que são outro vetor de mudança muito forte e têm a ver com o uso da terra, principalmente no Brasil. As emissões devido ao desmatamento na Amazônia são um grande driver das mudanças climáticas e os modelos e cenários disponíveis indicam que a própria agricultura será impactada muito negativamente pelas mudanças climáticas. É o primeiro setor a ser afetado”, disse.

Conforme a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o agronegócio responde por cerca de 20% dos empregos formais e por mais de um quarto (27%) do PIB do país (R$ 403,3 bilhões em 2020). “Em grande parte, [o agronegócio] é caracterizado por monoculturas em larga escala, com intensivos sistemas de irrigação e uso excessivo de insumos, fertilizantes e agrotóxicos”, completou Overbeck.

O professor disse que parte considerável da diversidade do país e da produção está na agricultura familiar em todos os biomas. Overbeck chamou a atenção para a expansão das áreas agrícolas que tem ocorrido em todos os biomas, enquanto a vegetação nativa tem diminuído, dependendo da atuação de unidades de conservação ou a existência de terras indígenas.

“Alguns biomas têm percentagem de vegetação nativa bastante baixa, por exemplo, na Mata Atlântica e no Pampa também. Isso também está sendo discutido no Sumário e, consequentemente, a gente tem queda de biodiversidade associada a essas mudanças”, observou.

O Relatório Temático é um diagnóstico detalhado que agrega informações científicas e casos que tiveram êxito nas interações entre os usos do solo e a biodiversidade no Brasil, quando se refere ao bem-estar humano e respeito aos saberes tradicionais. O estudo reuniu, ao longo de três anos, 100 profissionais de diversas áreas, integrantes de mais de 40 instituições de todos os biomas do país.

“O contexto histórico, temporal foi marcado no estudo principalmente a partir do primeiro Código Florestal de 1965, traçando um perfil de todo uso e cobertura da terra e ocupação pela agricultura até os anos atuais e projetando para o futuro também na parte em que são abordados os modelos e cenários futuros”, informou a pesquisadora da Embrapa Solos e também coordenadora da publicação, Rachel Bardy Prado, durante apresentação do estudo nesta terça-feira (16), na sede do órgão, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.

Elaborado por 35 pesquisadores, o Sumário para Tomadores de Decisão analisa desafios relacionados ao modelo de uso da terra predominante no país e as soluções para tornar a agropecuária uma prática mais sustentável e inclusiva. O trabalho dos pesquisadores sintetizou o conteúdo principal com linguagem simplificada e em formato didático.

A intenção é que o documento influencie gestores e lideranças públicas e privadas no momento de tomar decisões com base na sustentabilidade e no equilíbrio combinado da agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. De acordo com a plataforma, os serviços ecossistêmicos são benefícios gerados pela natureza que sustentam a vida no planeta. Além disso, são essenciais para garantir a capacidade da produção agrícola. “Água limpa, regulação do clima, manutenção da fertilidade e da estrutura do solo, polinização de culturas e controle biológico de pragas e doenças são alguns exemplos.”

Entre os modelos projetados no estudo há a estimativa de que, na fronteira Amazônia Cerrado, as variações no clima regional vão comprometer a viabilidade de 74% das atuais terras agrícolas até 2060. Dados do MapBiomas revelam que, em 38 anos (1985 a 2022), a área utilizada para a agricultura no Brasil cresceu 95,1 milhões de hectares, informa o estudo.

Outra avaliação indicou que a tendência é o avanço de cultivos de soja, milho e cana-de-açúcar no Cerrado e na Mata Atlântica e de áreas de pastagem na Amazônia e no Pantanal. “Essa expansão agrícola intensificará a pressão sobre unidades de conservação e terras indígenas, com impactos negativos para o meio ambiente e as comunidades locais”, destacou o estudo.

Os pesquisadores lembraram também as consequências socioeconômicas decorrentes da dinâmica de ocupação das terras no Brasil, que tem resultado em disputas por território, concentração fundiária e exclusão social.

Propostas

Para os pesquisadores, existem opções viáveis e eficazes para uma agropecuária mais sustentável no Brasil, se houver vontade política, porque é possível conciliar melhor produtividade nas pastagens e cultivos com a mitigação das mudanças climáticas. “O relatório traz soluções já adotadas em algumas regiões do Brasil capazes de tornar a agricultura nacional mais diversificada, competitiva e resiliente. Essas práticas agregam maior renda aos produtores que conservam o capital natural”, afirmou a coordenadora.

Na avaliação dos autores do estudo, a aplicação da Lei de Proteção da Vegetação (norma federal instituída em 2012) anularia, entre 2020 e 2050, a perda de 32 milhões de hectares de vegetação nativa no país. Além disso, o aumento na produtividade das pastagens brasileiras permite atender a demanda futura por carne, culturas agrícolas, produtos madeireiros e biocombustíveis, sem a necessidade de converter mais hectare algum de vegetação nativa e ainda liberando terra para restauração em larga escala, por exemplo, na Mata Atlântica, apontou o texto.

O estudo também identificou entre as alternativas, o estímulo à restauração de áreas de reserva legal e de preservação permanente; os incentivos econômicos e mecanismos financeiros para atividades agrícolas sustentáveis, como Pagamento por Serviços Ambientais, linhas de crédito verdes, créditos de biodiversidade, REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e mercado de cotas de reserva ambiental; os programas de extensão rural com foco na agroecologia; a valorização e a disseminação de práticas e tecnologias sociais; os sistemas de rastreabilidade de cadeias produtivas; o Sistema Plantio Direto; as florestas plantadas; o turismo rural; e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Apesar disso, o professor ressaltou que a transformação desejada nos sistemas de produção agrícola, só acontecerá se esses mecanismos forem “incentivados e disseminados para ganhar escala, ampliar sua abrangência nos biomas e, sobretudo, alcançar os agricultores mais vulneráveis”.

“A verdadeira sustentabilidade da agricultura passa pela melhoria da qualidade de vida no campo e nas cidades, pela agregação de renda aos marginalizados, pelo aumento da soberania alimentar e pela manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. É preciso que os governos e o setor privado ajam com seriedade e de forma integrada, assegurando a efetiva implementação das normas ambientais”, observou Rachel Prado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Virginia viaja novamente a Madri após pedido de desculpas de Vini Jr

Virginia viaja novamente a Madri após pedido de desculpas de Vini Jr

A influenciadora chegou à capital espanhola na manhã de sábado (25). A viagem ocorre depois que o jogador do Real Madrid se pronunciou publicamente, chamando Virginia de “mulher incrível”.
L
VÍDEO: Boi invade supermercado e persegue açougueiro

VÍDEO: Boi invade supermercado e persegue açougueiro

A “visita” inesperada do animal no Alto Paranaíba causou correria no açougue, mas a situação inusitada divertiu os moradores e terminou sem feridos.
L
Deletar dados de empresas após demissão: o risco de vingança que vira crime digital

Deletar dados de empresas após demissão: o risco de vingança que vira crime digital

Relatos de ex-funcionários apagando arquivos viralizam nas redes, mas especialistas alertam para os perigos jurídicos, como crime digital, e o impacto negativo na carreira profissional.
L
Caravana social viaja 3 mil km até a COP30 para denunciar agronegócio

Caravana social viaja 3 mil km até a COP30 para denunciar agronegócio

Indígenas e movimentos sociais lideram a Caravana da Resposta, que irá de Mato Grosso a Belém para expor os impactos de megaprojetos na Amazônia e no Cerrado.
L
UnB oferece 154 vagas em mais de 40 cursos no vestibular indígena 2026

UnB oferece 154 vagas em mais de 40 cursos no vestibular indígena 2026

As inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília, exclusivo para candidatos indígenas, são gratuitas e vão até 7 de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Outubro Rosa: INSS oferece auxílio-doença e BPC para mulheres em tratamento de câncer

Outubro Rosa: INSS oferece auxílio-doença e BPC para mulheres em tratamento de câncer

Com 73.610 novos casos de câncer de mama estimados para o ano, a lei garante amparo previdenciário e acesso a benefícios como Auxílio por Incapacidade Temporária.
L
Condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe entra na fase de recursos

Condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe entra na fase de recursos

As defesas do ex-presidente e dos outros sete réus têm até o início da próxima semana para apresentar embargos de declaração; pena só será executada após o trânsito em julgado.
L
INSS: veja se o seu benefício pode ser bloqueado

INSS: veja se o seu benefício pode ser bloqueado

Convocação foi feita por extrato bancário; beneficiários têm 30 dias para realizar o procedimento para evitar o bloqueio do pagamento.
L

Gospel News: Pra. Lóren, Ueslei Alves e Lucas falam sobre fé, louvor e missão

O Gospel News deste sábado, às 10h, recebe três convidados especiais da Igreja do Evangelho Quadrangular.
L
Casos de intoxicação por metanol chegam a 58 no Brasil; 15 óbitos

Casos de intoxicação por metanol chegam a 58 no Brasil; 15 óbitos

O Ministério da Saúde atualizou os dados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas; São Paulo lidera as ocorrências.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Trump prevê reunião com Lula e acena com redução de tarifas "nas circunstâncias certas"

Trump prevê reunião com Lula e acena com redução de tarifas “nas circunstâncias certas”

O presidente dos EUA confirmou o encontro com o brasileiro neste domingo (26), na Malásia, à margem da cúpula da Asean.
L
Lula espera encontro com Trump na Malásia e aposta em solução para tarifas

Lula espera encontro com Trump na Malásia e aposta em solução para tarifas

Presidentes devem se reunir neste domingo (26) à margem da cúpula da Asean; Lula diz que vai “colocar os problemas na mesa” e Trump acena com possível revisão de tarifas.
L
Lula anuncia fundo climático e cobra maior compromisso global na COP30

Lula anuncia fundo climático e cobra maior compromisso global na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na Malásia que o Fundo Florestas Tropicais para Sempre é a resposta à falta de recursos para a transição justa.
L
Moraes intima Paulo Figueiredo nos EUA por inquérito do tarifaço

Moraes intima Paulo Figueiredo nos EUA por inquérito do tarifaço

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assinou carta rogatória para que o blogueiro, residente nos Estados Unidos, seja notificado sobre a denúncia da PGR.
L
Ausência de líderes globais é a causa dos problemas mundiais, diz Lula

Ausência de líderes globais é a causa dos problemas mundiais, diz Lula

Em Kuala Lumpur, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que guerras, fome e desastres ocorrem pela falta de instrumentos de governança global.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Assassino de caminhoneiro preso em MT após latrocínio em 2023

Assassino de caminhoneiro preso em MT após latrocínio em 2023

Jovem de 26 anos foi preso em Rondonópolis e condenado a 28 anos pela morte de Antônio Marcos Alves, cujo assassino de caminhoneiro preso roubou veículo e carga.
16
Faccionado preso em MT é investigado por tortura e homicídio

Faccionado preso em MT é investigado por tortura e homicídio

Jovem de 18 anos já havia matado em Rondônia e teve novo mandado cumprido em Barra do Garças; faccionado preso em MT é alvo da Operação Incinerando.
18
Homem esfaqueado em Vilhena é resgatado em estado grave

Homem esfaqueado em Vilhena é resgatado em estado grave

Vítima sofreu perfurações na barriga após ser atacada no bairro Cristo Rei; o homem esfaqueado em Vilhena correu pela rua pedindo socorro.
16
Acidente de moto em Vilhena após jovem fugir da Polícia Militar

Acidente de moto em Vilhena após jovem fugir da Polícia Militar

Rapaz de 26 anos, sem CNH e embriagado, tentou escapar da PM com adolescente na garupa, mas sofreu acidente de moto em Vilhena e foi preso.
14
Homicídio em Tesouro: Rapazes confessam sacrifício por riqueza

Homicídio em Tesouro: Rapazes confessam sacrifício por riqueza

Dois homens foram presos em flagrante em MT e confessaram homicídio em Tesouro para cumprir um pacto que, supostamente, traria prosperidade financeira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: ALTAYR TREVISANE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CLAUDEMIR DELTRAMI DE ANDRADE

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 249 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença e Outorga: J.D.P. IND. E COM. DE MARMORES GRANITOS E VIDROS LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO -OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Corpo encontrado em Vilhena: Homem é achado após provável ato extremo

Corpo encontrado em Vilhena: Homem é achado após provável ato extremo

O Corpo encontrado em Vilhena é de Filipe Neves Castro Vergueiro, 40 anos, que estava desaparecido desde segunda-feira (20) e enfrentava uma separação.
18
Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Kamala Harris indica possível candidatura à presidência dos EUA em 2028

Em entrevista à BBC, a ex-vice-presidente afirmou que “ainda não terminou” sua carreira de serviço público e que vislumbra um futuro na Casa Branca.
L
Trump usa maior porta-aviões do mundo para pressionar Maduro na Venezuela

Trump usa maior porta-aviões do mundo para pressionar Maduro na Venezuela

O USS Gerald Ford e seu grupo de ataque foram enviados ao Caribe em meio à escalada de tensões e à iminente operação militar americana na região.
L
Volkswagen Jetta GLI: Transformação e Emoção ao Volante!

Volkswagen Jetta GLI: Transformação e Emoção ao Volante!

O Novo Sedã Esportivo Chega ao Brasil com Visual Renovado e Tecnologia de Ponta.
L
Sebrae RO e Sicoob ampliam crédito e educação financeira a PMEs

Sebrae RO e Sicoob ampliam crédito e educação financeira a PMEs

Parceria une garantia do FAMPE com orientação consultiva do Sebrae para fortalecer o acesso ao crédito e educação financeira de micro e pequenas empresas em Rondônia.
L
Fim de semana em Porto Velho tem futebol, pagode e atividades infantis

Fim de semana em Porto Velho tem futebol, pagode e atividades infantis

O Porto Velho Shopping apresenta uma agenda de fim de semana gratuita para toda a família, com telão para o jogo Palmeiras x Cruzeiro, show e atrações para as crianças.
L
Homem é preso após balear esposa em residência na zona sul

Homem é preso após balear esposa em residência na zona sul

De acordo com a PM, o suspeito efetuou pelo menos nove disparos em direção da esposa que foi baleada na perna, e gritava por socorro dentro do imóvel.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.