SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura

Uso de insumos pode contaminar água e contribuir para escassez hídrica

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Estudo aponta impacto negativo de mudanças climáticas na agricultura
Fabiola Sinimbu/Agência Brasil

Os dados consolidados do Sumário para Tomadores de Decisão do Relatório Temático sobre Agricultura, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos destacam a contribuição do setor para o Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país em um determinado período. O relatório completo está em fase final de elaboração e deve ser divulgado no começo de setembro.

Segundo o professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do relatório, Gerhard Ernst Overbeck, o Brasil é um país diverso, considerado o celeiro do mundo por causa da grande produção agrícola convencional. Overbeck alertou, no entanto, que há uma série de consequências negativas decorrentes das atividades do setor, como a contaminação da água por causa do uso de diversos insumos, o que pode contribuir para a escassez hídrica.

“Vamos ter uma série de problemas até para a própria produção agrícola, se essa tendência se mantiver. Talvez isso tenha ficado mais evidente nos últimos anos em conexão com as mudanças climáticas, que são outro vetor de mudança muito forte e têm a ver com o uso da terra, principalmente no Brasil. As emissões devido ao desmatamento na Amazônia são um grande driver das mudanças climáticas e os modelos e cenários disponíveis indicam que a própria agricultura será impactada muito negativamente pelas mudanças climáticas. É o primeiro setor a ser afetado”, disse.

Conforme a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, o agronegócio responde por cerca de 20% dos empregos formais e por mais de um quarto (27%) do PIB do país (R$ 403,3 bilhões em 2020). “Em grande parte, [o agronegócio] é caracterizado por monoculturas em larga escala, com intensivos sistemas de irrigação e uso excessivo de insumos, fertilizantes e agrotóxicos”, completou Overbeck.

O professor disse que parte considerável da diversidade do país e da produção está na agricultura familiar em todos os biomas. Overbeck chamou a atenção para a expansão das áreas agrícolas que tem ocorrido em todos os biomas, enquanto a vegetação nativa tem diminuído, dependendo da atuação de unidades de conservação ou a existência de terras indígenas.

“Alguns biomas têm percentagem de vegetação nativa bastante baixa, por exemplo, na Mata Atlântica e no Pampa também. Isso também está sendo discutido no Sumário e, consequentemente, a gente tem queda de biodiversidade associada a essas mudanças”, observou.

O Relatório Temático é um diagnóstico detalhado que agrega informações científicas e casos que tiveram êxito nas interações entre os usos do solo e a biodiversidade no Brasil, quando se refere ao bem-estar humano e respeito aos saberes tradicionais. O estudo reuniu, ao longo de três anos, 100 profissionais de diversas áreas, integrantes de mais de 40 instituições de todos os biomas do país.

“O contexto histórico, temporal foi marcado no estudo principalmente a partir do primeiro Código Florestal de 1965, traçando um perfil de todo uso e cobertura da terra e ocupação pela agricultura até os anos atuais e projetando para o futuro também na parte em que são abordados os modelos e cenários futuros”, informou a pesquisadora da Embrapa Solos e também coordenadora da publicação, Rachel Bardy Prado, durante apresentação do estudo nesta terça-feira (16), na sede do órgão, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.

Elaborado por 35 pesquisadores, o Sumário para Tomadores de Decisão analisa desafios relacionados ao modelo de uso da terra predominante no país e as soluções para tornar a agropecuária uma prática mais sustentável e inclusiva. O trabalho dos pesquisadores sintetizou o conteúdo principal com linguagem simplificada e em formato didático.

A intenção é que o documento influencie gestores e lideranças públicas e privadas no momento de tomar decisões com base na sustentabilidade e no equilíbrio combinado da agricultura, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. De acordo com a plataforma, os serviços ecossistêmicos são benefícios gerados pela natureza que sustentam a vida no planeta. Além disso, são essenciais para garantir a capacidade da produção agrícola. “Água limpa, regulação do clima, manutenção da fertilidade e da estrutura do solo, polinização de culturas e controle biológico de pragas e doenças são alguns exemplos.”

Entre os modelos projetados no estudo há a estimativa de que, na fronteira Amazônia Cerrado, as variações no clima regional vão comprometer a viabilidade de 74% das atuais terras agrícolas até 2060. Dados do MapBiomas revelam que, em 38 anos (1985 a 2022), a área utilizada para a agricultura no Brasil cresceu 95,1 milhões de hectares, informa o estudo.

Outra avaliação indicou que a tendência é o avanço de cultivos de soja, milho e cana-de-açúcar no Cerrado e na Mata Atlântica e de áreas de pastagem na Amazônia e no Pantanal. “Essa expansão agrícola intensificará a pressão sobre unidades de conservação e terras indígenas, com impactos negativos para o meio ambiente e as comunidades locais”, destacou o estudo.

Os pesquisadores lembraram também as consequências socioeconômicas decorrentes da dinâmica de ocupação das terras no Brasil, que tem resultado em disputas por território, concentração fundiária e exclusão social.

Propostas

Para os pesquisadores, existem opções viáveis e eficazes para uma agropecuária mais sustentável no Brasil, se houver vontade política, porque é possível conciliar melhor produtividade nas pastagens e cultivos com a mitigação das mudanças climáticas. “O relatório traz soluções já adotadas em algumas regiões do Brasil capazes de tornar a agricultura nacional mais diversificada, competitiva e resiliente. Essas práticas agregam maior renda aos produtores que conservam o capital natural”, afirmou a coordenadora.

Na avaliação dos autores do estudo, a aplicação da Lei de Proteção da Vegetação (norma federal instituída em 2012) anularia, entre 2020 e 2050, a perda de 32 milhões de hectares de vegetação nativa no país. Além disso, o aumento na produtividade das pastagens brasileiras permite atender a demanda futura por carne, culturas agrícolas, produtos madeireiros e biocombustíveis, sem a necessidade de converter mais hectare algum de vegetação nativa e ainda liberando terra para restauração em larga escala, por exemplo, na Mata Atlântica, apontou o texto.

O estudo também identificou entre as alternativas, o estímulo à restauração de áreas de reserva legal e de preservação permanente; os incentivos econômicos e mecanismos financeiros para atividades agrícolas sustentáveis, como Pagamento por Serviços Ambientais, linhas de crédito verdes, créditos de biodiversidade, REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e mercado de cotas de reserva ambiental; os programas de extensão rural com foco na agroecologia; a valorização e a disseminação de práticas e tecnologias sociais; os sistemas de rastreabilidade de cadeias produtivas; o Sistema Plantio Direto; as florestas plantadas; o turismo rural; e o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Apesar disso, o professor ressaltou que a transformação desejada nos sistemas de produção agrícola, só acontecerá se esses mecanismos forem “incentivados e disseminados para ganhar escala, ampliar sua abrangência nos biomas e, sobretudo, alcançar os agricultores mais vulneráveis”.

“A verdadeira sustentabilidade da agricultura passa pela melhoria da qualidade de vida no campo e nas cidades, pela agregação de renda aos marginalizados, pelo aumento da soberania alimentar e pela manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. É preciso que os governos e o setor privado ajam com seriedade e de forma integrada, assegurando a efetiva implementação das normas ambientais”, observou Rachel Prado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura organiza interdições temporárias para garantir segurança no Carnaval

Prefeitura organiza interdições temporárias para garantir segurança no Carnaval

Semtran realiza bloqueios controlados e orienta motoristas para assegurar mobilidade e segurança.
L
ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Ação emergencial leva alimentos, água potável e insumos de saúde às comunidades ribeirinhas afetadas pela enchente.
L
Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Além da análise documental, os agentes avaliam as condições gerais das estruturas, orientam os responsáveis técnicos
L
Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro deu prazo de cinco dias para que o ex-goleiro Bruno Fernandes compareça ao Conselho Penitenciário e regularize sua situação no livramento condicional, sob risco de nova prisão.
L
Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Durante a 500ª sessão do Conselho Seccional, Márcio Nogueira destacou o papel estratégico da advocacia, a responsabilidade institucional e decisões voltadas ao futuro da Justiça em Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Suspeito foi localizado no residencial Orgulho do Madeira horas após crime registrado por câmeras de segurança.
10
VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

O suspeito foi perseguido por populares e acabou sendo detido por um sargento da Polícia Militar que estava de folga
10
Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Obra entra na fase final e deve ampliar apresentações culturais e atividades de formação ao longo de 2026.
L
Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum fortalecem plantas, preservam produtividade e promovem agricultura sustentável no Brasil.
L
Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Peixe de cultivo rápido e nutritivo se consolida como aliado da alimentação saudável e da aquicultura responsável no país.
L
Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

“Que houvesse manutenção frequente, como limpeza e reparos. Há pontos em que não temos sequer onde sentar”, reivindica uma usuária.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

SEMDES promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

Na formação do dia 06, aplicada aos servidores estaduais, a equipe do CREAS contou com auxílio do promotor de justiça Dr. Roosevelt Queiroz Júnior, que esclareceu dúvidas e orientou os participantes.
L
Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Iniciativa inédita integra assistência social, saúde, segurança pública e sistema de justiça para prevenir e enfrentar violências no Carnaval.
L
Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Prefeitura divulga horários e percursos dos blocos Areal Folia, Pirarucu do Madeira, Até Que a Noite Vire Dia e Furacão da Sul.
L
TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

Tribunal de Contas de Rondônia implanta modelo CHAP e matriz M-RAIG para fortalecer governança, transparência e efetividade das ações públicas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.