QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA

Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG)

O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião, estiveram em pauta cinco episódios: os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió.

Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19).

Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a situação de direitos humanos com relação a temáticas variadas que afetam países específicos ou todo o continente.

“Solicitamos que a comissão inste o Estado brasileiro a restaurar ou reabrir processos penais ou administrativos, estabelecer um efetivo controle social sobre a atividade do Ministério Público e dos órgãos de fiscalização e análise de riscos e conceber uma legislação específica para casos de tragédias coletivas e de grande impacto social prevendo mecanismos de prevenção e responsabilização”, disse, na audiência, a advogada Tâmara Biolo Soares, representante da defesa das vítimas.

Seu discurso foi o primeiro a ser proferido e apresentou as principais reivindicações na esfera penal. Ela também estranhou a falta de denúncias contra agentes públicos. Segundo ela, além das responsabilidades de empresários, há flagrantes responsabilidades do Estado.

“A Boate Kiss [no Rio Grande do Sul] foi multada pela prefeitura de Santa Maria por três vezes por irregularidades e nunca apresentou todos os alvarás que necessitava para funcionar. Mas nunca foi impedida de funcionar. O Flamengo foi multado 31 vezes pela prefeitura do Rio de Janeiro por irregularidades. Mas seu centro de treinamentos apenas foi fechado um dia após a tragédia. A Agência Nacional de Mineração e as secretarias de Meio Ambiente de Minas Gerais e de Alagoas tinham pleno conhecimento dos riscos indevidos das barragens em Mariana e Brumadinho e da extração de sal-gema em Maceió. Mesmo assim permitiram a continuidade das operações”, afirmou Tâmara.

A advogada também fez críticas ao sistema penal brasileiro. “Em nenhum desses cinco casos, há qualquer autoridade pública respondendo judicialmente por sua ação. Não porque não exista responsabilidade, e sim porque foram excluídas do escrutínio judicial. O problema é que, quando o Ministério Público decide não processar, ninguém mais no Brasil tem legitimidade ativa para interpor ações contra essas autoridades públicas. O que nós temos é uma lacuna gravíssima no acesso à Justiça que precisa ser reformada, ampliando o papel das vítimas no processo penal brasileiro”, avaliou.

Em diversos pronunciamentos, as vítimas criticaram a limitação dos processos reparatórios, que seriam responsáveis por gerar sofrimento emocional e adoecimento, e avaliaram que a situação das ações penais gera um cenário de impunidade. Houve reclamações relacionadas com trancamentos, com arquivamentos, com concessões de habeas corpus e com o excesso de paralisações por questões processuais que atrasam ou impedem que o mérito dos casos seja julgado.

Condenação

Com base na audiência, a comissão pode emitir recomendações aos estados e, persistindo a situação, pode também levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, que realiza julgamentos à luz dos tratados internacionais. As decisões são de cumprimento obrigatório, tendo em vista que o Brasil reconheceu em 1998 a competência contenciosa do tribunal.

Um exemplo é a condenação imposta ao Estado brasileiro em 2018 devido à falta de garantia de justiça envolvendo chacinas ocorridas durante ações policiais na comunidade Nova Brasília, na zona norte do Rio de Janeiro, em 1994 e 1995. Os episódios deixaram 26 mortos. Conforme a sentença, o país foi obrigado a reabrir as investigações e a indenizar 80 pessoas, entre familiares de mortos e sobreviventes que foram torturados.

O caso se tornou emblemático por ter sido a primeira condenação do país no âmbito da Corte Interamericana de Direitos Humanos. No entanto, apesar do processo criminal ter sido reaberto, ninguém foi condenado.

Impunidade

Na audiência, as vítimas fizeram uma breve exposição sobre os impactos e sobre a situação dos processos penais de cada caso. Após nove anos do incêndio da Boate Kiss, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em Santa Maria (RS), em 2013, houve finalmente a condenação de quatro pessoas por um tribunal de júri. Elas chegaram a ser sentenciadas a 18 anos de prisão. No entanto, seis meses depois, a decisão foi anulada atendendo pedidos dos advogados dos acusados, que apontaram nulidades no processo. Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) avalia um recurso do Ministério Público Federal (MPF), que pede que as sentenças sejam restabelecidas.

“Esses jovens, muitos deles heróis que tentaram salvar amigos e deram suas vidas por outras, não merecem esse desprezo da Justiça”, disse Paulo Carvalho, que perdeu seu filho Rafael Carvalho. Atualmente ele é diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Paulo lembra que a Polícia Civil chegou a indiciar autoridades públicas, inclusive um promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por omissão. No entanto, o Ministério Público não ofereceu denúncia contra essas pessoas. Paulo também relatou que pais de vítimas foram processados após criticarem a conduta dos promotores que participaram do caso.

Na tragédia de Minas Gerais – ocorrida em 2015 – uma barragem da mineradora Samarco, situada na zona rural de Mariana, se rompeu causando 19 mortes e gerando impactos socioambientais em dezenas de municípios mineiros e capixabas na Bacia do Rio Doce. A maioria dos denunciados obteve decisões favoráveis que lhe retiraram a condição de réus e os poucos que ainda figuram no processo criminal após oito anos não respondem mais por homicídio.

“Não há participação efetiva dos atingidos em nenhum processo da reparação. É possível dizer que o Estado não respeita nossa dor”, criticou Mônica dos Santos, integrante da comissão dos atingidos do distrito de Bento Rodrigues, uma das comunidades destruída no episódio. Segundo ela, as condições de vida das famílias não têm sido levadas em conta. Mônica relatou que não há espaço nem disponibilidade de água na nova comunidade construída para reassentar as vítimas, o que inviabiliza a criação de animais e o cultivo de hortas.

Indignação

O rompimento de outra barragem em 2019, na cidade de Brumadinho (MG), causou a perda de 272 vidas. Tendo em vista que a maioria das vítimas trabalhava na mina onde ocorreu o colapso, o episódio se tornou o maior acidente trabalhista do país.

A estrutura era da Vale, mineradora que também estava envolvida na tragédia de 2015. Ela é uma das duas acionistas da Samarco, ao lado da angloaustraliana BHP Billiton. As famílias dos atingidos vêm manifestando indignação contra o habeas corpus recentemente concedido ao ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, que o livrou de processo criminal.

Maria Regina da Silva, mãe de Priscila da Silva que tinha 29 anos e era funcionária da Vale, avaliou que os tribunais não permitem que o processo criminal avance. No caso da tragédia em Brumadinho, o caso chegou a ser federalizado após mais de dois anos tramitando no nível estadual.

Com a transferência de competência, o julgamento praticamente voltou à estaca zero. Maria Regina cobrou justiça pelos entes queridos. “Enterramos apenas partes de corpos. Foram todos moídos junto com o minério. A maioria encontrada sem cabeça”, afirmou.

Já o afundamento de cinco bairros em Maceió deve-se à exploração de minas de sal-gema pela petroquímica Braskem. Estima-se que cerca de 60 mil moradores tiveram que se mudar do local e deixar os seus imóveis. Considerando o abandono de hospitais, escolas e comércios, as vítimas também falam em milhares de desempregados.

Alegam, ainda, que 19 pessoas cometeram suicídios por causa da perda de suas condições de vida. Ainda não houve sequer denúncia criminal e o inquérito policial corre em sigilo, o que impede o acompanhamento das vítimas.

No caso do incêndio ocorrido em fevereiro de 2019 nas instalações do Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, dez garotos entre 14 e 16 anos morreram. Eles integravam as categorias de base do clube. Até o momento, também não houve responsabilização criminal. Somente cinco anos após o episódio houve a primeira audiência de primeira instância.

Sepultamento do corpo do goleiro do Flamengo, Christian Esmério, de 15 anos, no Cemitério de Irajá. O atleta foi um dos 10 mortos no incêndio de sexta-feira (8) em um dos alojamentos do Ninho do Urubu.
Dor e lágrimas marcaram sepultamento de vítimas da tragédia do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro – Tânia Rêgo/Agência Brasil
“Entregamos a guarda dos nossos filhos ao Flamengo com a promessa de formação de grandes atletas. E nos devolveram nossas crianças em caixões lacrados”, lamentou Darlei Pisetta, pai de Bernardo Pisetta, que tinha 14 anos.

“Não sabíamos que o centro de treinamento já havia tido diversas autuações. O Flamengo e os órgãos públicos tiveram inúmeras chances de se adequar. Morar no país do futebol deixou de ser uma esperança para nossos jovens e se tornou a certeza da impunidade para o Flamengo”, acrescentou Darlei.

Respostas do Estado

Após o depoimento das vítimas, foi dada a palavra a representantes do Estado brasileiro. Também houve perguntas de integrantes de CIDH, entres eles o uruguaio Javier Palummo que responde pela Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Redesca).

Representando o Estado brasileiro, Luiz Gustavo Lo-Buono, coordenador-geral de Direitos Humanos e Empresas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), elencou ações que estão sendo realizadas para a proteção de direitos humanos em atividades comerciais, em linha com as discussões que ocorrem no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele mencionou que a ONU estabeleceu princípios sobre direitos humanos e empresas em 2011 e aprovou uma resolução em 2014 que iniciou a elaboração de um tratado internacional sobre o tema.

Lo-Buono afirmou, ainda, que o MDHC editou a Portaria 123/2024 que regulamenta audiências públicas focada nos direitos de atingidos. Também destacou que atualmente tramita no Congresso Nacional, em Brasília, o Projeto de Lei 572/2022, que busca criar o Marco Nacional sobre Direitos Humanos e Empresas.

Também falaram pelo Estado brasileiro representantes de órgãos ambientais. Eles disseram que os danos causados aos atingidos foram reconhecidos pelo Estado. Foram apresentados dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo os quais foram impostas sanções à Vale e cinco multas pela tragédia ocorrida em Brumadinho. A mineradora, no entanto, vinha contestando essas cobranças. Não foi informado se elas já foram quitadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Domingão da CDL fortalece comércio local e reforça parceria entre Prefeitura e CDL para impulsionar vendas no período natalino
L

Rondônia fica entre os 10 melhores estados do Brasil em reciclagem de lixo

Rondônia alcança a 7ª posição no ranking nacional de reciclagem, reflexo do esforço conjunto entre municípios, cooperativas e produtores rurais que ampliaram a recuperação de resíduos no estado.
L

Rondônia segue livre da gripe aviária, aponta dado do MAPA

Rondônia mantém o status de território livre da gripe aviária, mesmo após 50 investigações de suspeitas em aves, todas encerradas com resultados negativos e sem riscos ao setor produtivo.
L

Nova etapa de qualificação da Nova 364 tem foco no manejo de animais silvestres

Treinamento aprimora o manejo adequado de animais silvestres e domésticos ao longo da rodovia
L
Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Novo espaço no Parque da Cidade, palavra-chave do foco, oferece acolhimento gratuito e ambiente seguro para crianças neurodivergentes
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original Pub esquenta a semana com muito rock

O Grego é o ponto de encontro do rock com especiais, bandas ao vivo e feijuka animada para curtir com os amigos e a família.
L
STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

As sentenças variam de um ano e 11 meses de regime aberto até 24 anos de prisão em regime fechado. Os acusados também devem pagar R$ 30 milhões em danos e estão inelegíveis por oito anos.
L
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Enem 2025 aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, após identificar semelhanças entre itens da prova e conteúdo que circulava na internet.
L

Giro News: Gigliane Alencar fala sobre o trabalho de reabilitação infantil

Um bate-papo humanizado, informativo e cheio de insights sobre terapias, inclusão e o impacto desse cuidado na vida das famílias.
L
STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou placar de 4 a 0 para condenar oito militares do Exército e um policial federal, acusados de planejar ações táticas. O colegiado também absolveu o general Estevam Theophilo por falta de provas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Realizado nos dias 15 e 16 de novembro, o evento reuniu centenas de moradores em uma programação marcada por acolhimento, inclusão e integração comunitária.
L
Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços no dia 22 de novembro, no Teatro Banzeiros

Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços

Os contemplados do Conjunto Habitacional Porto Madero V são convidados a participarem do sorteio de endereços que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.
L
Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

A nova Política Nacional de Linguagem Simples, sancionada pelo presidente Lula, proíbe o uso de novas flexões de gênero e número em textos públicos. O objetivo é garantir comunicação mais clara e acessível ao cidadão.
L
CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) recebeu menção honrosa no 2º Prêmio CNJ de Equidade Racial por demonstrar um salto de 53% no desempenho de suas ações, consolidando o compromisso com o combate ao racismo institucional.
L
Relator apresenta quinta versão do PL Antifacção após pressão do governo

Relator apresenta quinta versão do PL Antifacção após pressão do governo

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP) alterou pontos polêmicos do projeto que endurece penas e restringe benefícios a facções, incluindo novas regras sobre confisco de bens e audiências de custódia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

O sistema de monitoramento da Polícia Federal (PF) registrou 2.270 aparelhos voando sem autorização em áreas sensíveis da 30ª Conferência do Clima, em Belém, no Pará.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec ampliará a visibilidade de produtores e agroindústrias, fortalecendo tecnologia e inovação no agronegócio local
L
Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Nova estrutura do Porto de Porto Velho, palavra-chave do foco, marca investimento histórico e inclui armazém alfandegado e sede administrativa modernizada
L
Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Estados e municípios brasileiros, incluindo Amapá e Pará, se unem ao movimento Mangrove Breakthrough, que busca mobilizar US$ 4 bilhões para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030.
L
Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

O serviço de pavimentação foi concluído nesta terça-feira (18/11) no Setor 07, no trecho entre a Paraná e João Batista. A obra foi viabilizada por emenda do deputado Edevaldo Neves.
L
Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgou prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), indicando que a alta esperada para a cesta natalina é menos da metade do aumento registrado em 2024 (9,16%).
L
Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Coalizão de países do Norte e do Sul Global, reunida na COP30, declarou apoio oficial ao mapa do caminho para abandonar progressivamente o uso de petróleo, gás natural e carvão mineral.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LI, LP, LO): ERIVELTON BENEDICTO NAVARRO

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L
FGC garante R$ 250 mil a investidores após liquidação do Banco Master

FGC garante R$ 250 mil a investidores após liquidação do Banco Master

A liquidação extrajudicial do Banco Master, decidida pelo Banco Central, levou dúvidas aos correntistas. Depósitos até R$ 250 mil por pessoa estão garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), mas o ressarcimento não é automático.
L
Selic alta afetou negativamente atividade econômica, dizem economistas

Selic alta afetou negativamente atividade econômica, dizem economistas

O Índice de Atividade Econômica do país registrou um recuo de 0,2% em setembro. Especialistas vinculam a retração à Selic, que está em 15% ao ano, o maior patamar dos últimos 20 anos.
L

Edital Convocação AGE: Sociedade Civil União dos Amigos da Amazônia – SOCIAM

Data 28/11 – as 11,30 hs – Rua Aleijadinho nº 7885 – Bairro JK – Porto Velho/RO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.