QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Projetos de lei complementares que tratam da reforma tributária dos impostos sobre o consumo

A EC (Emenda Constitucional) 132/2023 previu a substituição do ICMS, ISS, PIS e COFINS por um novo sistema de tributação do consumo, mais simples, racional e alinhado à prática internacional.

Por Ives Gandra da Silva - 25

Publicado em 

Projetos de lei complementares que tratam da reforma tributária dos impostos sobre o consumo
Foto - Ives Gandra da Silva

Nesse sistema, a tributação geral do consumo será dual, com um Imposto (subnacional) e da Contribuição (federal) sobre Bens e Serviços, IBS e CBS, instituídos por lei complementar e praticamente idênticos entre si. Eles serão administrados pelo Comitê Gestor do IBS (CG) e pelo fisco federal, cabendo aos entes federados definir suas alíquotas padrão. Haverá, ainda, um Imposto Seletivo para desestimular consumos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, que coexistirá com o IPI, mantido apenas para produtos da ZFM.

A dualidade substitui a ideia original de um único IBS compartilhado entre os entes, que, como alertamos desde os primórdios da PEC 45/2019[1], seria inconstitucional, pois suprimir o ICMS (88% da arrecadação estadual) e o ISS (43% da municipal)[2] span>, deixando o novo imposto a critério do Congresso Nacional, afetaria a autonomia financeira dos entes[3].

Contudo, após a alteração, apontamos para o risco de essa dualidade ser apenas formal, sem garantir um nível satisfatório de autonomia aos entes[4], o que, agora, é confirmado pelos recentes PLPs 68 e 108/2024. Afinal, segundo os PLPs, os entes serão subalternos ao CG, que, por sua vez, ficará na dependência da União quanto à estrutura comum do IBS/CBS. E isso os enfraqueceri a, amesquinhando a Federação, o que é vedado.

De fato, a EC teve o propósito de recuperar a racionalidade do sistema tributário. Assim, a dualidade do IBS/CBS precisa ser estruturada de modo a atender à simplicidade, transparência, justiça e cooperação (CF, art. 145, §3º). E isso implica que, além de duais, os tributos têm de ser uniformes, tanto em seus aspectos legais (mesmas regras de incidência) quanto administrativos, com regulamentos, interpretações, obrigações e procedimentos harmônicos (CF, arts. 149-B, art. 156-B e 195, §16).

Consequentemente, a lei complementar deve dispor sobre a matéria de modo a garantir suficiente autonomia dos Estados e Municípios (dualidade), mas, ao mesmo tempo, criar um sistema simples, racional e praticável o bastante (uniformidade) para justificar o abandono do sistema atual, que existe há anos e que, bem ou mal, funciona.

De fato, “a repartição de competências e de receitas tributárias configura um dos pilares da autonomia dos entes” (STF, RE 591033, DJ 24/02/11), pois consagra a descentralização e“divisão de centros de poder”no País (ADI 4228, DJ 10/08/18). Por isso, nem mesmo via emenda pode o Congresso Nacional relativiz&aac ute;-las“  ou afastá-las”, o que ofenderia “o pacto federativo” e seria “tendente a aboli-lo”, o que é vedado(ADI 926, DJ 06/05/94).

Em nosso sistema, competência tributária é o poder do ente para instituir seu tributo por lei própria. Ela não se confunde com a capacidade administrativa de arrecadá-lo ou alterar-lhe a alíquota, que é delegável, sem que isso o tornede competência de quem a exerce, ao invés do órgão legislativo que o cria. Só há competência tributária se o ente pode criar / modificar o tributo quando conveniente[5].

No caso, há indicativos de que Estados e Municípios podem perder poder em matéria de consumo, pelo prisma tanto da competencia quanto da capacidade tributária.

A teor da EC, a instituição e a estrutura do IBS serão definidas junto com as da CBS, por lei complementar de iniciativa federal, editada pelo Congresso Nacional, ou seja, por veículo e órgão legislativos da União. Assim, ela passará a de ter competência para dispor sobre estrutura do tributo, o que, hoje, os entes fazem por leis próprias. Segundo os idealizadores da EC, isso seria possível por tratar-se de competência compartilhada, a permitir que tributos “distintos” sejam criados por uma lei complementar comum, de caráter “nacional”. Todavia, nacionais são leis complementares de normas gerais para regular a compet encia dos entes, que a exercem por leis próprias, enquanto as que criam tributos são leis instituidoras, mas sujeitas a rito mais rigoroso, pela excepcionalidade do gravame (CF, art. 148 e 154, I).

Além disso, inúmeras prerrogativas inerentes à capacidade administrativa, hoje exercidas pelos entes sozinhos, serão centralizadas no CG. Este, por sua vez, ficará sujeito à União, ao ter de entrar em acordo com ela, nos temas submetidos a harmonização. Estados e Municípios, sozinhos, poderão apenas determinar suas alíquotas-padrão e fiscalizar e lançar o IBS, mas, neste caso, sempre dentro das diretrizes do CG.

Em âmbito infraconstitucional, os PLPsacentuam o risco de centralização, pois, ao preverem estrutura idêntica, evidenciaram a unicidade de fato do IBS/CBS. É dizer: não serão dois, mas um único tributo, cuja dualidade operará não na competência (legislativa), mas na destinação dos recursos e em frações da capacidade de administrar o tributo.

Além disso, apesar de a representação paritária dos Estados e Municípiossugerir certa independênciado CG, o âmbito para atuação autônoma do órgão será estreito, pois todos os temas comuns ao IBS e CBS dependerão de atos conjuntos com a União. Assim, ele só agirá sozinho em relação a temas procedimentais secundários.

Essa harmonização ocorrerá, conforme a matéria (infralegal/administrativa e/ou jurídica), nos chamados Comitê das Administrações Tributárias e Fórum das Procuradorias. Ainda que a União e o CG tenham 50% dos votos cada, não haverá verdadeiro equilíbrio de forças. Afinal, o interesse da União tende a ser linear, enquanto os dos representantes do CG não o serão, pois terá de haver representação satisfatória dos Estados do Centro-Sul e do Norte/Nordeste, bem como dos grandes e pequenos Municípios. Assim, a União será um bloco monolítico (50%), enquanto o CG se apresentará como um conjunto de até quatro sub-blocos (12,5%) com interesses conflitantes. Logo, bastará à União cooptar um desses blocos para exercer liderança e fazer-se prevalecer nas discussões, como ela já faz outras esferas. Para piorar, os PLPs sequer preveem o tipo de maioria a ser observada nessas votações, o que ficou para um futuro regimento, apesar do seu impacto sobre a Federação.

Portanto, a prevalecerem os PLPs, a estruturação do sistema previsto na EC pode reduzir perigosamente a autonomia dos Estados e Municípios, a ponto de redefinir, para pior, a qualidade da Federação brasileira (retrocesso), seja porque eles perderiam o poder que hoje possuem, seja, ainda, porque serão duplamente inferiorizados, ao ficar abaixo de um CG central, que, por sua vez, pouco decidirá sem o amém da União.

Nesse cenário, embora ainda não se possa afirmar que a seja inconstitucional, pode ocorrer um processo de inconstitucionalização da reforma tributária, caso ela reduza (ao invés de manter ou aumentar) a capacidade dos Estados e Municípios de custear suas atividades e serviços sem dependerem da União, o que exigiria a rediscussão do modelo, com os custos daí decorrentes para o País.

Hamilton Dias de Souza é sócio fundador dos escritórios Dias de Souza Advogados Associados e Advocacia Dias de Souza, mestre e especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Humberto Ávila é fundador do escritório Humberto Ávila Advocacia e professor-titular de Direito Tributário na Faculdade de Direito da USP.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecom ercio-SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Roque Antônio Carrazza é fundador do escritório Roque Carrazza Advogados Associados e professor-titular de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou parecer contrário à cassação de Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão do sistema do CNJ.
L
MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

A decisão da desembargadora do TRF1 concedeu habeas corpus aos banqueiros acusados, mas o Ministério Público Federal (MPF) questiona a medida.
L
Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Reality culinário estreia com convidados, jurados especiais e receitas que valorizam os sabores da Amazônia com produtos da Amazô Sabores.
L
Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae promove workshop em Rondônia com representantes da SEPOG, SEDEC e SEFIN, destacando o papel das métricas estratégicas no alinhamento institucional e na preparação para o novo cenário tributário.
L

BR-364 tem equipes operacionais em fase de treinamento prático

Atendimento parcial é parte do processo de implementação dos serviços da Nova 364
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L

Agricultura do Acre garimpa ideais na Agrotec para fortalecer feiras rurais em 2026

Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
L

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos da Depile-se em Porto Velho

A conversa vai destacar o empreendedorismo feminino, os desafios da gestão, a consolidação da marca e a comemoração dos 8 anos de sucesso na capital.
L

Giro News: Carlos Caldeira e os bastidores da COP 30

Nesta terça-feira, às 16h, o Giro News recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma entrevista especial sobre a COP 30, que vai colocar o Brasil e a Amazônia no centro das decisões globais sobre clima e sustentabilidade.
L

Comunidade News: Dulia do Nascimento Passos no Encontro de Lideranças

presidente da Cristal da Calama, para uma entrevista especial sobre o Encontro de Lideranças Comunitárias e a organização social nos bairros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário no Legislativo após o governo não enviar a mensagem escrita da indicação de Jorge Messias ao STF.
L
Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

O deputado federal Coronel Chrisóstomo destinou R$ 235.605,00 para a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeirópolis, atendendo a um pedido de moradores.
L
Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

O ministro do Supremo atendeu à solicitação do sócio do Banco Master, investigado por fraude de R$ 17 bilhões, em petição que cita um deputado federal.
L
STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar o processo aberto pela Justiça de Goiás, que acusava o jogador de forçar um cartão amarelo no Campeonato Brasileiro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em "escritório do crime"

PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em “escritório do crime”

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sgt Marivaldo, resultou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas em Candeias do Jamari, no bairro Palheiral.
14
Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

De acordo com testemunhas, durante uma briga, o suspeito teria atingido a vítima com vários golpes e depois deixou o local.
16
Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Jovem de 14 anos foi levado ao Hospital João Paulo II com suspeita de fratura no nariz, após acidente com veículo elétrico no Residencial Bairro Novo.
12

Aluno de 15 anos esfaqueia colega e dois funcionários em colégio de elite de Fortaleza

Um aluno de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar após atacar um colega, um professor e um coordenador com uma faca na unidade sul do Colégio Christus em Fortaleza.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CÉZAR LEON NETO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Manuel Palacios garantiu que a anulação de três questões após a prova foi preventiva, negando vazamento e citando a divulgação de itens memorizados em pré-testes.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: DHEYNE CARLA DA SILVA – EPP

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1026/00569/1995
L
ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

Usuários do ChatGPT relatam instabilidade no aplicativo e no site do chatbot de Inteligência Artificial (IA), com problemas de login e falhas no servidor da OpenAI.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Conrado & Silva Ltda – ME

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Serviços de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Gemini, registraram instabilidade nesta terça-feira (2) devido a problemas no Cloudflare, principal rede de distribuição de conteúdo.
L
Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

A Lenovo iniciou a produção local de workstations em São Paulo e anunciou a importação do minicomputador ThinkStation PGX, que usa o superchip Nvidia Grace Blackwell focado em Inteligência Artificial (IA).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.