SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

Projetos de lei complementares que tratam da reforma tributária dos impostos sobre o consumo

A EC (Emenda Constitucional) 132/2023 previu a substituição do ICMS, ISS, PIS e COFINS por um novo sistema de tributação do consumo, mais simples, racional e alinhado à prática internacional.

Por Ives Gandra da Silva - 25

Publicado em 

Projetos de lei complementares que tratam da reforma tributária dos impostos sobre o consumo
Foto - Ives Gandra da Silva

Nesse sistema, a tributação geral do consumo será dual, com um Imposto (subnacional) e da Contribuição (federal) sobre Bens e Serviços, IBS e CBS, instituídos por lei complementar e praticamente idênticos entre si. Eles serão administrados pelo Comitê Gestor do IBS (CG) e pelo fisco federal, cabendo aos entes federados definir suas alíquotas padrão. Haverá, ainda, um Imposto Seletivo para desestimular consumos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, que coexistirá com o IPI, mantido apenas para produtos da ZFM.

A dualidade substitui a ideia original de um único IBS compartilhado entre os entes, que, como alertamos desde os primórdios da PEC 45/2019[1], seria inconstitucional, pois suprimir o ICMS (88% da arrecadação estadual) e o ISS (43% da municipal)[2] span>, deixando o novo imposto a critério do Congresso Nacional, afetaria a autonomia financeira dos entes[3].

Contudo, após a alteração, apontamos para o risco de essa dualidade ser apenas formal, sem garantir um nível satisfatório de autonomia aos entes[4], o que, agora, é confirmado pelos recentes PLPs 68 e 108/2024. Afinal, segundo os PLPs, os entes serão subalternos ao CG, que, por sua vez, ficará na dependência da União quanto à estrutura comum do IBS/CBS. E isso os enfraqueceri a, amesquinhando a Federação, o que é vedado.

De fato, a EC teve o propósito de recuperar a racionalidade do sistema tributário. Assim, a dualidade do IBS/CBS precisa ser estruturada de modo a atender à simplicidade, transparência, justiça e cooperação (CF, art. 145, §3º). E isso implica que, além de duais, os tributos têm de ser uniformes, tanto em seus aspectos legais (mesmas regras de incidência) quanto administrativos, com regulamentos, interpretações, obrigações e procedimentos harmônicos (CF, arts. 149-B, art. 156-B e 195, §16).

Consequentemente, a lei complementar deve dispor sobre a matéria de modo a garantir suficiente autonomia dos Estados e Municípios (dualidade), mas, ao mesmo tempo, criar um sistema simples, racional e praticável o bastante (uniformidade) para justificar o abandono do sistema atual, que existe há anos e que, bem ou mal, funciona.

De fato, “a repartição de competências e de receitas tributárias configura um dos pilares da autonomia dos entes” (STF, RE 591033, DJ 24/02/11), pois consagra a descentralização e“divisão de centros de poder”no País (ADI 4228, DJ 10/08/18). Por isso, nem mesmo via emenda pode o Congresso Nacional relativiz&aac ute;-las“  ou afastá-las”, o que ofenderia “o pacto federativo” e seria “tendente a aboli-lo”, o que é vedado(ADI 926, DJ 06/05/94).

Em nosso sistema, competência tributária é o poder do ente para instituir seu tributo por lei própria. Ela não se confunde com a capacidade administrativa de arrecadá-lo ou alterar-lhe a alíquota, que é delegável, sem que isso o tornede competência de quem a exerce, ao invés do órgão legislativo que o cria. Só há competência tributária se o ente pode criar / modificar o tributo quando conveniente[5].

No caso, há indicativos de que Estados e Municípios podem perder poder em matéria de consumo, pelo prisma tanto da competencia quanto da capacidade tributária.

A teor da EC, a instituição e a estrutura do IBS serão definidas junto com as da CBS, por lei complementar de iniciativa federal, editada pelo Congresso Nacional, ou seja, por veículo e órgão legislativos da União. Assim, ela passará a de ter competência para dispor sobre estrutura do tributo, o que, hoje, os entes fazem por leis próprias. Segundo os idealizadores da EC, isso seria possível por tratar-se de competência compartilhada, a permitir que tributos “distintos” sejam criados por uma lei complementar comum, de caráter “nacional”. Todavia, nacionais são leis complementares de normas gerais para regular a compet encia dos entes, que a exercem por leis próprias, enquanto as que criam tributos são leis instituidoras, mas sujeitas a rito mais rigoroso, pela excepcionalidade do gravame (CF, art. 148 e 154, I).

Além disso, inúmeras prerrogativas inerentes à capacidade administrativa, hoje exercidas pelos entes sozinhos, serão centralizadas no CG. Este, por sua vez, ficará sujeito à União, ao ter de entrar em acordo com ela, nos temas submetidos a harmonização. Estados e Municípios, sozinhos, poderão apenas determinar suas alíquotas-padrão e fiscalizar e lançar o IBS, mas, neste caso, sempre dentro das diretrizes do CG.

Em âmbito infraconstitucional, os PLPsacentuam o risco de centralização, pois, ao preverem estrutura idêntica, evidenciaram a unicidade de fato do IBS/CBS. É dizer: não serão dois, mas um único tributo, cuja dualidade operará não na competência (legislativa), mas na destinação dos recursos e em frações da capacidade de administrar o tributo.

Além disso, apesar de a representação paritária dos Estados e Municípiossugerir certa independênciado CG, o âmbito para atuação autônoma do órgão será estreito, pois todos os temas comuns ao IBS e CBS dependerão de atos conjuntos com a União. Assim, ele só agirá sozinho em relação a temas procedimentais secundários.

Essa harmonização ocorrerá, conforme a matéria (infralegal/administrativa e/ou jurídica), nos chamados Comitê das Administrações Tributárias e Fórum das Procuradorias. Ainda que a União e o CG tenham 50% dos votos cada, não haverá verdadeiro equilíbrio de forças. Afinal, o interesse da União tende a ser linear, enquanto os dos representantes do CG não o serão, pois terá de haver representação satisfatória dos Estados do Centro-Sul e do Norte/Nordeste, bem como dos grandes e pequenos Municípios. Assim, a União será um bloco monolítico (50%), enquanto o CG se apresentará como um conjunto de até quatro sub-blocos (12,5%) com interesses conflitantes. Logo, bastará à União cooptar um desses blocos para exercer liderança e fazer-se prevalecer nas discussões, como ela já faz outras esferas. Para piorar, os PLPs sequer preveem o tipo de maioria a ser observada nessas votações, o que ficou para um futuro regimento, apesar do seu impacto sobre a Federação.

Portanto, a prevalecerem os PLPs, a estruturação do sistema previsto na EC pode reduzir perigosamente a autonomia dos Estados e Municípios, a ponto de redefinir, para pior, a qualidade da Federação brasileira (retrocesso), seja porque eles perderiam o poder que hoje possuem, seja, ainda, porque serão duplamente inferiorizados, ao ficar abaixo de um CG central, que, por sua vez, pouco decidirá sem o amém da União.

Nesse cenário, embora ainda não se possa afirmar que a seja inconstitucional, pode ocorrer um processo de inconstitucionalização da reforma tributária, caso ela reduza (ao invés de manter ou aumentar) a capacidade dos Estados e Municípios de custear suas atividades e serviços sem dependerem da União, o que exigiria a rediscussão do modelo, com os custos daí decorrentes para o País.

Hamilton Dias de Souza é sócio fundador dos escritórios Dias de Souza Advogados Associados e Advocacia Dias de Souza, mestre e especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Humberto Ávila é fundador do escritório Humberto Ávila Advocacia e professor-titular de Direito Tributário na Faculdade de Direito da USP.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecom ercio-SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Roque Antônio Carrazza é fundador do escritório Roque Carrazza Advogados Associados e professor-titular de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente do TJRO assume Governo de Rondônia nesta terça, 25

Desembargador Raduan Miguel Filho ocupará interinamente o cargo de governador enquanto Marcos Rocha cumpre agenda oficial fora do estado, seguindo previsão constitucional
L

Pela 2ª vez seguida, Sicredi conquista Selo de Prevenção a Fraudes

Reconhecimento, concedido pela Fin e Febraban, atesta rigor e excelência da instituição financeira cooperativa no combate a fraudes e golpes
L
Sala do Empreendedor reforça apoio e agiliza serviços para abertura e regularização de negócios em Porto Velho

Sala do Empreendedor reforça apoio e agiliza serviços para abertura e regularização de negócios em Porto Velho

Espaço oferece orientação, capacitação, emissão de documentos e acesso ao crédito para empreendedores da capital
L

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L

Leitura Finalizada: Um Experimento de Amor em Nova York — romance lento, mas envolvente

Spin-off de Uma Farsa de Amor na Espanha, novo livro de Elena Armas entrega romance lento, divertido e apaixonante com personagens cativantes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto e Contra-Ponto: Leonardo Soares fala sobre as expectativas ao finalizar o curso de Direito

Ele chega para um bate-papo esclarecedor sobre as expectativas do acadêmico ao se aproximar do final do curso e as perspectivas para quem deseja construir carreira na área jurídica.
L

Alerta em Rondônia: Inpe e CPTEC preveem chuvas intensas para os dias 25 e 26

A partir do norte de Porto Velho, áreas das regiões sudoeste e sudeste serão progressivamente afetadas por chuvas de nível 2 e 3. Esta última, com precipitações mais preocupantes no noroeste, aumenta a possibilidade de ocorrência em setores da capital.
L
Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Defesa tem até o fim desta segunda-feira para apresentar embargos de declaração.
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de segunda-feira, 24/11/2025: confira o que os astros revelam para cada signo

A segunda-feira, 24 de novembro de 2025, inicia a semana com uma combinação energética voltada para foco, reorganização e decisões importantes.
L
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente, que foi detido após tentar violar a tornozeleira eletrônica. A ministra Cármen Lúcia tem até as 20h para concluir o julgamento virtual.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Bolsonaro e a tornozeleira: surto ou indisciplina?

Ação do ex-presidente configura violação de ordem judicial e evidencia postura de confronto com instituições.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Justiça reforça que ações de reintegração de posse foram cumpridas conforme decisões liminares, com acompanhamento da Polícia Militar.
L
TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

TJRO dá posse a nova desembargadora em sessão histórica

Juíza Inês Moreira da Costa assume cargo no TJRO em solenidade transmitida ao vivo pelo YouTube.
L
Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora avanço das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Revitalização do Estádio João Saldanha avança após emenda parlamentar que garantiu retomada das obras
L
Dra. Taíssa cobra melhorias no atendimento da Sefin em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa cobra melhorias no atendimento da Sefin em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca reclamações de empresários da Pérola do Mamoré e pede reforço urgente no quadro da Secretaria de Finanças
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Idoso morre em acidente de moto em Candeias do Jamari

Vítima de 61 anos sofreu queda enquanto voltava para casa após comprar remédios.
18
Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Segurança é preso após assaltos a postos em Porto Velho

Suspeito foi filmado em três estabelecimentos e preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira (24).
16
Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Forças de segurança apreendem 600kg de drogas na Zona da Mata

Operação conjunta em Rondônia e Mato Grosso combate crimes transfronteiriços e envolve PRF, PM e Gefron.
16
Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Vítima não identificada sofreu queda na via rural e morreu antes da chegada do socorro.
18
Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) recebeu a comunicação do desaparecimento de uma jovem de 12 anos neste domingo (23). O trabalho de investigação resultou na localização da vítima e na prisão em flagrante do homem que a acompanhava.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Monte Negro recebe Dia da Alegria com apoio do deputado Pedro Fernandes

Monte Negro recebe Dia da Alegria com apoio do deputado Pedro Fernandes

Evento integra o Projeto Circuito Tarde de Lazer e promove diversão e integração para crianças e famílias.
L
Ciclo TJRO Sustentável continua com lives sobre educação antirracista e resíduos recicláveis

Ciclo TJRO Sustentável continua com lives sobre educação antirracista e resíduos recicláveis

Tribunal de Justiça de Rondônia promove encontros online para discutir inclusão, justiça racial e contratação de cooperativa de catadores.
L
Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Campanha convida magistrados e servidores a adotar cartinhas e tornar o Natal de crianças mais feliz.
L
CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia

Documento lançado na COP30 reúne propostas para conciliar crescimento econômico e preservação ambiental.
L
Toyota Etios XS 2013 Com Preço Acessível na Zé Veículos

Toyota Etios XS 2013 Com Preço Acessível na Zé Veículos

Economia e conforto para o seu dia a dia.
L
Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Ação educativa reforça prevenção ao Aedes aegypti e transforma crianças em multiplicadoras de informação
L
Onix LTZ 2016 em Excelente Estado na Zé Veículos

Onix LTZ 2016 em Excelente Estado na Zé Veículos

Conforto, economia e estilo para o seu dia a dia.
L
USF Três Marias promove ação com grupos de motociclistas para reforçar prevenção ao câncer de próstata

USF Três Marias promove ação com grupos de motociclistas para reforçar prevenção ao câncer de próstata

Atividade do Novembro Azul reuniu integrantes dos grupos Claveiras e Insanos e destacou a importância do exame preventivo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.