QUINTA-FEIRA, 04/07/2024

PF aponta “uso indevido” de refúgios e pede regulamentação condizente

Governo concedeu, em 2023, condição de refugiados a 77.193 imigrantes

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

PF aponta "uso indevido" de refúgios e pede regulamentação condizente
Rovena Rosa/Agência Brasil

Um crescente grupo de imigrantes que desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, está “usando indevidamente” o pedido de refúgio, instrumento jurídico empregado internacionalmente para proteger pessoas perseguidas em seus países por motivos de raça, religião, grupo social, opiniões políticas ou grave e generalizada violação aos direitos humanos.

A informação consta de um ofício que a Polícia Federal (PF) encaminhou ao Ministério da Justiça na última segunda-feira (1º). Tornado público pelo site Poder 360, o documento teve sua procedência confirmada pela PF.

No texto, o delegado Marinho da Silva Rezende Júnior, coordenador-geral de Polícia de Migração da corporação, pede que a chefe do Departamento de Migrações do ministério, Luana Maria Guimarães Medeiros, adote providências necessárias para estimular uma “regulamentação mais condizente com os verdadeiros propósitos do refúgio”.

No Brasil, o mecanismo do refúgio é regido pela Lei nº 9.474, de 1997. Além dos procedimentos para determinação, cessação e perda da condição de refugiado, a lei estabelece os direitos e deveres dos imigrantes que solicitam refúgio. Os pedidos são decididos pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Trânsito

No ofício, o delegado aponta que, principalmente no último ano, houve um aumento expressivo das solicitações de refúgio por pessoas que não se encaixam nos critérios legais e cuja motivação é migrar para outros países.

“Desde o início de 2023, cidadãos de várias nacionalidades passam, em trânsito, pelo aeroporto de Guarulhos e deixam de ir para os destinos finais para os quais adquiriram passagem aérea, alegando motivos diversos para pedir refúgio no Brasil”, afirma o delegado federal, sustentando que “tal prática vem causando grandes tumultos no referido aeródromo”.

Ainda de acordo com Júnior, a unidade da PF no aeroporto recebeu 8.327 requerimentos de refúgio entre janeiro de 2023 e a semana passada. Destes solicitantes, 8.210 (99,5%) ou deixaram o país, ou estão em situação irregular. Apenas 117 (1,41%) dos pedidos seguem ativos, em análise, no Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra).

“Importante ressaltar que praticamente todas estas pessoas foram inadmitidas no controle migratório brasileiro por ausência de visto consular brasileiro que permita sua entrada em território nacional. A maioria, contudo, consegue permanecer [no Brasil] por solicitar o refúgio, pois lhe é entregue um protocolo de pedido que permite transitar em território brasileiro”, disse o delegado, acrescentando que, dos 8.327 requerimentos analisados, 1.587 foram protocolados há mais de um ano e, portanto, deveriam ter sido obrigatoriamente renovados, mas “apenas 10 pessoas cumpriram tal requisito, ou seja, 0,7% do total”.

“Estes números apontam de forma inequívoca que o instituto do refúgio está sendo utilizado de forma abusiva no Aeroporto Internacional de Guarulhos por pessoas que pretendem migrar para outros países, utilizando o Brasil apenas como rota de passagem, provavelmente instruído por contrabandistas de migrantes”, conclui o delegado.

Criminalização

Em 12 de junho, a Procuradoria da República em São Paulo classificou a situação decorrente da presença de cerca de 400 imigrantes no aeroporto de Guarulhos como uma iminente “crise humanitária”. Conforme a Agência Brasil noticiou na época, os imigrantes estavam retidos em uma área restrita do aeroporto. Impedidos de ingressar oficialmente em território brasileiro por não terem vistos ou outros documentos válidos, eles aguardavam por uma resposta a seus pedidos de refúgio, podendo ser repatriados a seus países de origem caso as autoridades migratórias brasileiras não aprovassem seus requerimentos.

Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou a situação como uma “instabilidade momentânea”. Hoje, ao voltar a ser consultado pela Agência Brasil, o ministério confirmou o recebimento do “alerta” e informou que o assunto ainda está em estudo.

Para Letícia Carvalho, da Missão Paz – instituição filantrópica que desde 1939 oferece apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados – o Estado brasileiro deve evitar criminalizar quem chega ao país pedindo proteção.

“É indispensável que o estado brasileiro enfrente essa realidade sem criminalizar as pessoas pelo ato de migrar e sem violar ou retroceder às garantias consolidadas pelo nosso instituto do refúgio, que são internacionalmente reconhecidas, pois qualquer alteração em normativas que regulamentam o pedido de refúgio no Brasil pode gerar uma limitação do acesso ao território e à proteção internacional por pessoas em situação de refúgio. O que deve ser criminalmente enfrentado e reprimido são as redes de contrabando de migrantes que operam em nosso território”, afirmou Letícia.

No ano passado, o Estado brasileiro concedeu a condição de refugiados a 77.193 imigrantes – maior quantitativo verificado ao longo de toda história do sistema de refúgio nacional e que, segundo a 9ª edição do Anuário Refúgio em Números, organizado pela equipe do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) a partir de dados oficiais, representou uma variação positiva de 1.232% quando comparado ao resultado de 2022. No total, o Brasil reconhece a condição de refugiados a 143.033 pessoas.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o Ensino Médio a distância do Sesc vão até 08 de julho

São 140 vagas gratuitas para as aulas em seis Polos Sesc de Rondônia.
L
Mendonça suspende regra do TSE que punia federações partidárias

Mendonça suspende regra do TSE que punia federações partidárias

Decisão individual ainda será submetida ao plenário do STF
L
PF indicia Bolsonaro no caso das joias sauditas

PF indicia Bolsonaro no caso das joias sauditas

Relatório foi entregue ao ministro do STF Alexandre de Moraes
L
Centro de Empreendedorismo e Inovação é inaugurado no município Ariquemes em projeto pioneiro no Estado

Centro de Empreendedorismo e Inovação é inaugurado no município Ariquemes em projeto pioneiro no Estado

Centro de Empreendedorismo e Inovação, uma parceria entre o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Projeto Cidades Inteligentes, a prefeitura de Ariquemes e o senador Confúcio Moura.
L
Rolim de Moura - 2º Festival Churrasco e Viola SH acontece neste sábado (6), com show de Cezar & Paulinho e shows regionais

Rolim de Moura – 2º Festival Churrasco e Viola SH acontece neste sábado, com show de Cezar & Paulinho e shows regionais

O maior festival de churrasco da região terá mais de 12 horas de festa com open food de muito churrasco. A animação do evento conta com um show nacional de Cezar & Paulinho e shows regionais de Phelipe Soares, David Rocha e o Projeto Quimera.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

InfoGripe destaca alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

InfoGripe destaca alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

Recomenda-se uso de máscaras em locais fechados
L

No Amazonas, juiz barra shows de “Manu Batidão e Nadson o Ferinha”

Atrações custariam R$ 640 mil aos cofres do município que enfrenta falta de merenda nas escolas e medicamentos no hospital.
L

#ComunidadeNews | Entrevista Dr. Marcuce Antônio, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta quinta-feira, dia 4, às 16h, o programa Comunidade News, apresentado por Mauro Brisa, receberá Dr. Marcuce Antônio, pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L

Agenda News: Arraiá, Feijoada e Música ao Vivo no Grego Original Pub!

Programação intensa com bandas, petiscos e diversão para todos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: 2ª Edição ARRAIÁ DO ABRIGO VIRA LATA VIRA AMOR

Na foto diretoria, voluntários e parceiros no ARRAIÁ DO ABRIGO VIRA LATA VIRA AMOR.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes destina recursos para aquisição de aparelho de ultrassonografia em Alto Paraíso

Deputado Pedro Fernandes destina recursos para aquisição de aparelho de ultrassonografia em Alto Paraíso

O Governo de Rondônia já empenhou o recurso, que será utilizado para adquirir o equipamento e material permanente necessário para atender a população através da atenção especializada em saúde no município.
L
Presidente da Câmara Municipal e CDL cobram medidas para impulsionar comércio na 7 de Setembro

Presidente da Câmara Municipal e CDL cobram medidas para impulsionar comércio na 7 de Setembro

Márcio Pacele e representantes do comércio se reúnem com Secretaria de Trânsito e Transporte para discutir ações.
L

Deputado Cássio Gois aumenta investimento na Cafecau em Cacoal para R$ 200 mil em 2024

A destinação de recursos para eventos como a Cafecau é essencial para promover a integração entre produtores, incentivar práticas agrícolas sustentáveis e fortalecer a economia regional.
L

Dra. Taíssa solicita manutenção da 8ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar apresentou indicação ao DER.
L

PL de Cláudia de Jesus pretende priorizar atendimento psicológico a crianças vítimas de abuso

Proposta visa eliminar a necessidade de laudos médicos, facilitando o acesso imediato.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em apenas 48 horas, PRF apreende duas armas de fogo e dezenas de munições em Vilhena

Em apenas 48 horas, PRF apreende duas armas de fogo e dezenas de munições em Vilhena

Pistola, carabina e munições eram transportadas sem autorização legal
10
Bandidos atacam jovem a tiros em obra próximo ao Morar Melhor

Bandidos atacam jovem a tiros em obra próximo ao Morar Melhor

O rapaz teria contado que estava trabalhando em uma obra no local, quando dois indivíduos chegaram de bicicleta já atirando em direção da vítima, depois fugiram sentido o condomínio popular.
16

URGENTE: Criança fica em estado grave após atropelamento na zona leste

Uma equipe de resgate foi acionada para atender a vítima.
14
Em Porto Velho, PRF intercepta 50 kg de cocaína em ônibus

Em Porto Velho, PRF intercepta 50 kg de cocaína em ônibus

A droga foi interceptada em Porto Velho/RO e tinha como destino final Goiânia/GO
10
polícia

Homem morre com tiro acidental disparado pelo tio durante caçada

O disparo acertou um animal, mas também atingiu o sobrinho na região do ombro.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dengue: Saúde encerra atividades do Centro de Operações em Emergência

Dengue: Saúde encerra atividades do Centro de Operações em Emergência

Órgão permaneceu ativo por 142 dias.
L
Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025

Pix por aproximação deve começar em fevereiro de 2025

CMN e Banco Central editaram novas regras para facilitar mecanismo
L
Brasil perde para Camarões, mas avança no Pré-Olímpico de Basquete

Brasil perde para Camarões, mas avança no Pré-Olímpico de Basquete

Seleção masculina encara Filipinas nas semifinais às 9h30 de sábado
L
Porto Velho Shopping recebe Feira da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

Porto Velho Shopping recebe Feira da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

A feira reúne uma ampla variedade de itens, como embutidos e defumados, hortifrutigranjeiros, queijos, doces e itens artesanais.
L
Lula lança Plano Safra 24/25 com R$ 400,59 bilhões para médios e grandes produtores rurais

Lula lança Plano Safra 24/25 com R$ 400,59 bilhões para médios e grandes produtores rurais

Edição apresenta recursos 10% maiores que na safra anterior. Outros R$ 108 bilhões também estão disponíveis em títulos de dívida emitidos por instituições financeiras
L
Justiça do Trabalho de Portas Abertas: VT de Guajará-Mirim recebe estudantes da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar

Justiça do Trabalho de Portas Abertas: VT de Guajará-Mirim recebe estudantes da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar

Magistrada e servidores(as) apresentam a história e a rotina da Justiça do Trabalho para jovens estudantes.
L
Investimento em infraestrutura de transportes de Rondônia é de R$ 592,4 milhões em 2024, aumento de 330% em relação a 2022

Investimento em infraestrutura de transportes de Rondônia é de R$ 592,4 milhões em 2024, aumento de 330% em relação a 2022

Com impacto fundamental do Novo PAC, investimento nas rodovias e ferrovias de todo o país chega a R$ 24 bilhões em 2024
L
Com conceito 'Mãos que Protegem', MPRO lança nova marca no Teatro Palácio das Artes

Com conceito ‘Mãos que Protegem’, MPRO lança nova marca no Teatro Palácio das Artes

Cerimônia contou com palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, performance musical e outras atrações.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: CONVENÇÃO MUNICIPAL DO AVANTE

A ser realizada no dia 21 de julho de 2024, no Auditório da Câmara Municipal, sito a Rua Belém, 139, bairro Embratel, no período das 9h às 13h.
L
Saúde cria grupo para propor ações de cuidados a pessoas com autismo

Saúde cria grupo para propor ações de cuidados a pessoas com autismo

Membros do grupo de trabalho serão indicados em 15 dias
L