SÁBADO, 26/07/2025

PF aponta “uso indevido” de refúgios e pede regulamentação condizente

Governo concedeu, em 2023, condição de refugiados a 77.193 imigrantes

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

PF aponta "uso indevido" de refúgios e pede regulamentação condizente
Rovena Rosa/Agência Brasil

Um crescente grupo de imigrantes que desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, está “usando indevidamente” o pedido de refúgio, instrumento jurídico empregado internacionalmente para proteger pessoas perseguidas em seus países por motivos de raça, religião, grupo social, opiniões políticas ou grave e generalizada violação aos direitos humanos.

A informação consta de um ofício que a Polícia Federal (PF) encaminhou ao Ministério da Justiça na última segunda-feira (1º). Tornado público pelo site Poder 360, o documento teve sua procedência confirmada pela PF.

No texto, o delegado Marinho da Silva Rezende Júnior, coordenador-geral de Polícia de Migração da corporação, pede que a chefe do Departamento de Migrações do ministério, Luana Maria Guimarães Medeiros, adote providências necessárias para estimular uma “regulamentação mais condizente com os verdadeiros propósitos do refúgio”.

No Brasil, o mecanismo do refúgio é regido pela Lei nº 9.474, de 1997. Além dos procedimentos para determinação, cessação e perda da condição de refugiado, a lei estabelece os direitos e deveres dos imigrantes que solicitam refúgio. Os pedidos são decididos pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Trânsito

No ofício, o delegado aponta que, principalmente no último ano, houve um aumento expressivo das solicitações de refúgio por pessoas que não se encaixam nos critérios legais e cuja motivação é migrar para outros países.

“Desde o início de 2023, cidadãos de várias nacionalidades passam, em trânsito, pelo aeroporto de Guarulhos e deixam de ir para os destinos finais para os quais adquiriram passagem aérea, alegando motivos diversos para pedir refúgio no Brasil”, afirma o delegado federal, sustentando que “tal prática vem causando grandes tumultos no referido aeródromo”.

Ainda de acordo com Júnior, a unidade da PF no aeroporto recebeu 8.327 requerimentos de refúgio entre janeiro de 2023 e a semana passada. Destes solicitantes, 8.210 (99,5%) ou deixaram o país, ou estão em situação irregular. Apenas 117 (1,41%) dos pedidos seguem ativos, em análise, no Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra).

“Importante ressaltar que praticamente todas estas pessoas foram inadmitidas no controle migratório brasileiro por ausência de visto consular brasileiro que permita sua entrada em território nacional. A maioria, contudo, consegue permanecer [no Brasil] por solicitar o refúgio, pois lhe é entregue um protocolo de pedido que permite transitar em território brasileiro”, disse o delegado, acrescentando que, dos 8.327 requerimentos analisados, 1.587 foram protocolados há mais de um ano e, portanto, deveriam ter sido obrigatoriamente renovados, mas “apenas 10 pessoas cumpriram tal requisito, ou seja, 0,7% do total”.

“Estes números apontam de forma inequívoca que o instituto do refúgio está sendo utilizado de forma abusiva no Aeroporto Internacional de Guarulhos por pessoas que pretendem migrar para outros países, utilizando o Brasil apenas como rota de passagem, provavelmente instruído por contrabandistas de migrantes”, conclui o delegado.

Criminalização

Em 12 de junho, a Procuradoria da República em São Paulo classificou a situação decorrente da presença de cerca de 400 imigrantes no aeroporto de Guarulhos como uma iminente “crise humanitária”. Conforme a Agência Brasil noticiou na época, os imigrantes estavam retidos em uma área restrita do aeroporto. Impedidos de ingressar oficialmente em território brasileiro por não terem vistos ou outros documentos válidos, eles aguardavam por uma resposta a seus pedidos de refúgio, podendo ser repatriados a seus países de origem caso as autoridades migratórias brasileiras não aprovassem seus requerimentos.

Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou a situação como uma “instabilidade momentânea”. Hoje, ao voltar a ser consultado pela Agência Brasil, o ministério confirmou o recebimento do “alerta” e informou que o assunto ainda está em estudo.

Para Letícia Carvalho, da Missão Paz – instituição filantrópica que desde 1939 oferece apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados – o Estado brasileiro deve evitar criminalizar quem chega ao país pedindo proteção.

“É indispensável que o estado brasileiro enfrente essa realidade sem criminalizar as pessoas pelo ato de migrar e sem violar ou retroceder às garantias consolidadas pelo nosso instituto do refúgio, que são internacionalmente reconhecidas, pois qualquer alteração em normativas que regulamentam o pedido de refúgio no Brasil pode gerar uma limitação do acesso ao território e à proteção internacional por pessoas em situação de refúgio. O que deve ser criminalmente enfrentado e reprimido são as redes de contrabando de migrantes que operam em nosso território”, afirmou Letícia.

No ano passado, o Estado brasileiro concedeu a condição de refugiados a 77.193 imigrantes – maior quantitativo verificado ao longo de toda história do sistema de refúgio nacional e que, segundo a 9ª edição do Anuário Refúgio em Números, organizado pela equipe do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) a partir de dados oficiais, representou uma variação positiva de 1.232% quando comparado ao resultado de 2022. No total, o Brasil reconhece a condição de refugiados a 143.033 pessoas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Produtor rural Gustavo Gonçalves destaca desafios e oportunidades no cultivo de melancia em Porto Velho, apostando em tecnologia e práticas sustentáveis para fortalecer o agronegócio local
L
Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Plano de Trabalho construído entre governo e comunidade indígena Baía das Onças fortalece agricultura, geração de renda e respeito cultural em Costa Marques.
L
Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Deputado federal, aliado de Bolsonaro, retirou barraca montada em frente ao STF após decisão que proíbe ocupação e obstrução do local.
L

Priscila Franco fala sobre educação, empreendedorismo e superação à frente do CCAA Porto Velho

Franqueada do CCAA, Priscila Franco compartilha sua trajetória como professora, nutricionista e empreendedora, destacando desafios durante a pandemia e sua paixão pela educação bilíngue
L

Esquizofrenia: anticorpos de lhamas podem ajudar no tratamento do transtorno, diz estudo francês

Pesquisadores franceses testam nanocorpos derivados de lhamas que atravessam a barreira do cérebro e corrigem déficits cognitivos associados à esquizofrenia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista Gustavo Gonçalves, produtor de melancia em Porto Velho

Neste sábado, às 11h, no Momento Agro: Gustavo Gonçalves, produtor de melancia em Porto Velho, conta tudo sobre o cultivo e os desafios do campo!
L

Rozethe Matos falece aos 71 anos em Porto Velho deixando legado de fé e amor à família

Velório ocorre neste sábado (26) na Funerária Dom Bosco; sepultamento será no domingo (27) no Cemitério Jardim da Saudade
L
Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

A distribuição de quase R$ 13 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2024 será proporcional ao saldo das contas em 31 de dezembro, com pagamentos até 31 de agosto de 2025.
L
Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Documento regulamenta a Política Nacional de Cuidados, visando compartilhar responsabilidades e valorizar o trabalho de cuidado.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Programa beneficiará 49 territórios em 32 municípios de 12 estados, com foco em habitação, infraestrutura e trabalho social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Acidente aconteceu próximo à passarela no bairro São João Batista; vítima foi socorrida com suspeita de fratura no braço.
10
moradores-fecham-br-319-por-falta-de-energia-em-porto-velho

Moradores fecham BR-319 por falta de energia em Porto Velho

Comunidade São João e moradores da região bloquearam a BR-319 neste sábado (26) usando pneus e madeiras; PRF acompanha manifestação.
L

Homem é preso em Porto Velho após dopar e sequestrar namorada para extorquir família

Suspeito dopou a namorada em hotel de Porto Velho e exigiu dinheiro da família; Polícia Civil prendeu o homem e resgatou a vítima no sábado.
12
Polícia Militar prende suspeito de roubo à mão armada em Ji-Paraná

Polícia Militar prende suspeito de roubo à mão armada em Ji-Paraná

Silvano Benedito foi detido com revólver e pertences roubados de residência na rua Manoel Franco nesta sexta-feira (25).
12
Operação mira facções rivais e tráfico de drogas em Rondônia

Operação mira facções rivais e tráfico de drogas em Rondônia

Seis pessoas são presas em ação da Polícia Civil contra homicídios e disputa por controle de entorpecentes, com ordens vindas de presídio.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Quadrilha Matutos do Guaporé aposta no romantismo nordestino e na tradição cultural para emocionar o público no Arraial Flor do Maracujá 2025.
L
Fisioterapeuta é assassinada com seis tiros em clínica no centro

Fisioterapeuta é assassinada com seis tiros em clínica no centro

Cátia Vagmacker Cantão foi encontrada morta em sua clínica; J. T. do A. R. está foragido e é o principal suspeito de crime passional.
18
Carro pega fogo e é completamente destruído na rua Minas Gerais

Carro pega fogo e é completamente destruído na rua Minas Gerais

Veículo Fiat Palio foi consumido pelas chamas no Setor 06; ninguém ficou ferido, e causas são investigadas.
10
Idosa sofre ataque grave de porco doméstico dentro de chiqueiro

Idosa sofre ataque grave de porco doméstico dentro de chiqueiro

Moradora da zona rural quase perdeu a perna após ser brutalmente atacada por um porco macho em seu chiqueiro.
14
Caixa com explosivos é encontrada em rodovia entre Cacoal e Nova Estrela

Caixa com explosivos é encontrada em rodovia entre Cacoal e Nova Estrela

Forças de segurança isolam RO-383 após descoberta de artefatos explosivos; esquadrão antibombas da Polícia Civil é acionado.
12
Duas mulheres ficam feridas em acidente na avenida Marechal Rondon

Duas mulheres ficam feridas em acidente na avenida Marechal Rondon

Colisão entre duas motonetas e um carro estacionado na Avenida Marechal Rondon é causada por veículo que evadiu-se do local.
10
Adolescente de 16 anos morre em acidente de moto na zona rural

Adolescente de 16 anos morre em acidente de moto na zona rural

Débora Gomes da Silva colidiu com poste em ramal rural e faleceu no local; falta de capacete agrava a tragédia.
18
Jovem de 21 anos é morto a tiros na rua Daniel Bavaresco

Jovem de 21 anos é morto a tiros na rua Daniel Bavaresco

Eduardo Macedo da Costa foi assassinado com dois tiros na cabeça na noite de sexta-feira, no setor industrial da cidade.
18
Homem é morto a tiros no bairro Princesa Izabel

Homem é morto a tiros no bairro Princesa Izabel

Vanderlei Ferreira da Silva, de 33 anos, foi assassinado na noite de sexta-feira (25) no Bairro Princesa Izabel; dois suspeitos em moto são procurados.
18
Corpo de eletricista com depressão é encontrado no Setor 22

Corpo de eletricista com depressão é encontrado no Setor 22

Wanderson Mendes de Souza Lima, de 43 anos, conhecido como “Faísca”, foi encontrado sem vida pela esposa e filha em sua casa no Setor 22.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.