QUARTA-FEIRA, 26/11/2025

Em destaque

Correios assina contrato com ABDI para retomar inovação na estatal

Objetivo é o desenvolvimento de solução baseada em Inteligência Artificial e Big Data

Por Correios - 20

Publicado em 

Correios ultrapassa marca de 1.000 caixas inteligentes em todo o Brasil
Foto - shopify

Brasília, 27/6/2024 – Os Correios firmaram, nesta quinta-feira (27), contrato com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para ter assessoria técnica especializada na contratação do desenvolvimento de solução baseada em Inteligência Artificial e Big Data. O objetivo final é modernizar a malha de transportes da empresa usando o Hubtec da ABDI, primeiro escritório de encomendas tecnológicas do Brasil.

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a inovação é fundamental para a empresa, tanto do ponto de vista de aumento de eficiência e produtividade, quanto da redução de custos, aumento de receita, oportunidade de novos negócios. “Estamos retomando a inovação nos Correios, que havia sido suspensa no governo anterior, durante o processo de privatização da estatal. Com a retirada da empresa da lista de privatizações pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de mandato, iniciamos um processo de recuperação da estatal. A inovação é essencial no nosso projeto e ninguém melhor que a ABDI para nos auxiliar nessa jornada, que vai se refletir em ganhos para os clientes da empresa e para o Brasil”, destaca o executivo.

“É um orgulho dar apoio técnico a uma empresa como os Correios, uma empresa que une o país, que faz com que o país ande junto”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Capelli. “Os Correios estão fazendo história, não só para a própria estatal, mas para o país, para as empresas públicas e para a administração pública”, avaliou ele.

A assinatura do contrato ocorreu durante o Inova Correios, evento de inovação e tecnologia da estatal, que aconteceu no auditório do Edifício-Sede da empresa, em Brasília, quando também foi lançado um Selo Personalizado simbolizando a parceria. O Inova Correios também contou com palestras de Bruno Portela, especialista em compra pública para inovação; e André Rauen, especialista em encomendas tecnológicas e líder do HUBTEC/ABDI.

Sobre a empresa – Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções acessíveis, confiáveis e competitivas. Presente em 100% dos municípios do País, a estatal realiza a importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional, por meio da maior infraestrutura logística do Brasil: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados.

Sobre a agência – A ABDI é um Serviço Social Autônomo criado a partir da Lei Nº 11.080 em dezembro de 2004. Desde então, a agência formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional e atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

Por meio do Hubtec, a ABDI utiliza a capacidade paralegal e técnica da Agência para dar segurança aos entes públicos no processo de contratação das encomendas tecnológicas, com o objetivo de utilizar o poder das compras públicas como instrumento de estímulo à inovação no Brasil. É o que a parceria vai oferecer aos Correios: conhecimento e segurança na contração de inovação com objetivo de aumentar a produtividade da estatal, superar gargalos e melhorar o serviço prestado aos consumidores.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Uso de IA na Educação exige políticas urgentes de segurança

Uso de IA na Educação exige políticas urgentes de segurança

Pesquisa do Cetic.br aponta uso “selvagem” de ferramentas de IA por 70% dos alunos, sem orientação ética ou regramento. A coordenadora pede balizas para o Uso de IA na Educação.
L

Cães terapeutas Lua e Shurastey levam conforto e amor para idosos e pacientes em Mogi Mirim (SP)

A dupla de cachorros golden retriever, Lua e Shurastey, atua no programa Pet Terapia, do Instituto Admax, visitando casas de acolhimento para idosos, hospitais e centros de reabilitação.
L

Flamengo pode ser campeão do Brasileirão nesta terça-feira em cenário decisivo; veja combinações

O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (25/11) contra o Atlético-MG com 74 pontos e alta probabilidade de título. Para ser campeão antecipado na 36ª rodada, o Rubro-Negro precisa vencer o Galo e torcer pela derrota do Palmeiras (vice-líder com 70 pontos) para o Grêmio.
L
Porto de Porto Velho recebe premiação nacional no CIDESPORT 2025 e se mantém entre os mais bem avaliados do país

Porto de Porto Velho recebe premiação nacional no CIDESPORT 2025 e se mantém entre os mais bem avaliados do país

Porto de Porto Velho conquista o 3º lugar no Prêmio CIDESPORT 2025 e reforça, pelo 4º ano seguido, sua posição de destaque na agenda ESG do setor portuário
L
Audiência de Custódia Bolsonaro e réus ocorre amanhã

Audiência de Custódia Bolsonaro e réus ocorre amanhã

O ministro Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente e outros seis condenados passem por Audiência de Custódia Bolsonaro por videoconferência para cumprir formalidades legais.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Lucas Viana fala sobre Arquitetura Inteligente que Conecta e Vende

mostrando como cada elemento do ambiente pode transformar a relação do cliente com a marca.
L

Giro News: professor Adriano Dantas fala sobre educação no IFRO

A entrevista promete abordar desde a formação técnica até o papel do instituto no desenvolvimento de Rondônia.
L
Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

Moraes comunica TSE sobre Inelegibilidade Bolsonaro STF

O ministro Alexandre de Moraes determinou a notificação do TSE para fins de inelegibilidade Bolsonaro STF devido à condenação de 27 anos, estendendo o impedimento político até 2060.
L
Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

Moraes define local de prisão dos sete condenados do golpe

O ministro Alexandre de Moraes determinou a execução imediata das penas e a prisão dos condenados trama golpista, indicando as instalações militares e policiais para o cumprimento das sentenças.
L
Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

Moraes decide que Bolsonaro cumprirá pena na Superintendência da Polícia Federal

O ex-presidente condenado a 27 anos e três meses por trama golpista cumprirá a sentença na Superintendência da Polícia Federal, onde já estava em prisão Bolsonaro PF preventiva desde sábado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli vota sim ao projeto que garante aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde

Bagattoli vota sim ao projeto que garante aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde

Senador afirma que aposentadoria especial para agentes de saúde é reconhecimento ao trabalho diário realizado nas comunidades e destaca mobilização da oposição
L
STF vota decisão de Moraes sobre execução das penas

STF vota decisão de Moraes sobre execução das penas

A Primeira Turma do Supremo realiza sessão virtual às 18h desta terça-feira para referendar a ordem de prisão dos condenados. A Votação STF Execução Pena exige três votos favoráveis.
L
Com apoio da deputada Dra. Taíssa, ciclistas de Rondônia disputam competição nacional no Paraná

Com apoio da deputada Dra. Taíssa, ciclistas de Rondônia disputam competição nacional no Paraná

Apoio da deputada Dra. Taíssa garante participação de atletas de Guajará-Mirim no Campeonato Brasileiro de Ciclismo; delegação retorna com resultados expressivos
L
Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Infraestrutura avança na Ponta do Abunã com chegada de aduelas

Materiais adquiridos por emenda parlamentar começam a ser instalados na região.
L
Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Condenação de Bolsonaro: os pontos que marcaram o julgamento

Decisão do STF confirmou liderança de Bolsonaro na trama golpista e abriu caminho para a execução da pena.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Apreensão de cocaína em Rondônia: PRF e PM interceptam quase 500 kg após capotamento

Apreensão de cocaína em Rondônia: PRF e PM interceptam quase 500 kg após capotamento

Apreensão de cocaína em Rondônia ocorreu em área rural de Alta Floresta do Oeste, após operação conjunta entre PRF, PM/RO e Gefron/MT
10
Homem é contido com balas de borracha após briga de trânsito na zona leste

Homem é contido com balas de borracha após briga de trânsito na zona leste

Após acidente na Avenida Rio de Janeiro, suspeito agrediu duas mulheres e investiu contra policiais militares antes de ser imobilizado.
10
Apenado tenta corromper policial penal por R$ 5 mil e acaba preso em flagrante no Urso Branco

Apenado tenta corromper policial penal por R$ 5 mil e acaba preso em flagrante no Urso Branco

Tentativa de suborno ocorreu durante conferência de celas; policial penal recebeu bilhete com oferta para inserir celular no presídio.
10
Suspeito fica ferido após confronto com policial em Porto Velho

Suspeito fica ferido após confronto com policial em Porto Velho

Homem desobedece ordem de parada da PM, investe contra a guarnição e é baleado na Avenida Rio de Janeiro. A situação causou ferimentos a um cabo e a uma mulher.
16
Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

Colisão entre carros deixa homem ferido no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motorista do Ford Ka teria avançado a preferencial da Afonso Pena, atingindo o Onix que seguia pela Joaquim Nabuco em direção à Rua Almirante Barroso.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI,
L

Requerimento da Licença Ambiental: RIO MADEIRA COMERCIO DE FRUTAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA DE OPERAÇÃO
L
Jaru publica resultados preliminares dos editais da PNAB

Jaru publica resultados preliminares dos editais da PNAB

Listas trazem projetos e espaços culturais classificados e desclassificados.
L
Brasil atinge menor nível histórico de pobreza e desigualdade

Brasil atinge menor nível histórico de pobreza e desigualdade

Renda média cresceu 70% em três décadas, aponta estudo do Ipea.
L
Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO lança novo site, intranet e Portal da Transparência do Iperon para modernizar o acesso à informação e facilitar serviços aos servidores
L

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE MINAS INDUSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 167 SOL/DLA
L
Rondônia apresenta experiência de referência nacional no 3º Seminário do Programa Pé-de-Meia

Rondônia apresenta experiência de referência nacional no 3º Seminário do Programa Pé-de-Meia

Delegação rondoniense compartilha práticas de gestão integrada que fortalecem a permanência escolar e reduzem desigualdades no Ensino Médio.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.