QUARTA-FEIRA, 03/07/2024

Iniciativas apontam soluções eficientes para resíduos urbanos

Brasil gerou 80 milhões de toneladas de "lixo" em 2022

Por Fabíola Sinimbu - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Iniciativas apontam soluções eficientes para resíduos urbanos
Divulgação/Recicla Latas
Imagine o que pode ter em comum uma escola pública com mais de 600 estudantes e docentes na cidade de São José, em Santa Catarina, e um festival de música que movimenta 300 mil pessoas em uma praia artificial criada às margens do Lago Paranoá, em Brasília?

Ambos são considerados Lixo Zero, um título concedido às iniciativas que cumpriram o desafio de reduzir acima de 90% a produção de resíduos sólidos e dos impactos ambientais causados por eles.

Em São José, no ano de 2019, a professora da Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva, Fabiana Nogueira Mina, decidiu propor o tema dos resíduos urbanos para uma aula de Língua Portuguesa sobre artigo de opinião. Munida de materiais como vídeos sobre o consumo, uso de sacolas plásticas e impactos desse material nos oceanos e ecossistemas, a educadora conseguiu impactar tão efetivamente os estudantes, que o debate foi além daquela aula.

Mais estudantes foram alcançados por meio de um seminário na escola, no qual o desafio fez com que toda a comunidade se engajasse em transformar as ideias debatidas em ações e que o local visse a ser a primeira escola Lixo Zero do país.

“Fomos testando, e a escola virou um grande laboratório. Enquanto tentávamos traçar um caminho para a redução de 90% do que era enviado para o aterro sanitário nós também tivemos erros”, lembra a professora.

A cada desafio, pesquisa e engajamento resultavam em inovações, como o residuário, que era um armário onde os materiais são higienizados e organizados pelos próprios estudantes por grupos para destinação.

“A utilização dos coletores e as lixeiras coloridas não deram certo, então criamos uma solução.”

Os outros educadores foram contagiados e passaram a tratar do tema de forma transversal nas demais disciplinas. Ao final do ano, com a compostagem dos resíduos orgânicos na própria escola e a doação do material reciclável a cooperativas, o desvio de resíduos atingiu 94% e a escola foi certificada.

“O engajamento dos estudantes foi crescendo e a minha curiosidade também. Eu fui entendendo que se o engajamento deles apontava aquele caminho era por ele que eu deveria seguir”, afirmou Fabiana.

Relatório

O relatório Global Waste Management Outlook 2024 (GWMO 2024), elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), indica que 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos domiciliares foram gerados no Brasil em 2022, Do total, quase 30 milhões de toneladas tiveram a destinação inadequada, indo parar em lixões, por exemplo, e 5 milhões de toneladas foram descartadas no meio ambiente.

Preocupados com o impacto deste problema no planeta e na saúde das pessoas, os produtores de um festival em Brasília, que ocorre anualmente, por três meses, às margens do Lago Paranoá – principal corpo hídrico da capital federal – resolveram criar um  lixo zero, em 2017. Na época, identificaram que esse tipo de festa chegava a gerar cerca de 400 toneladas de resíduo.

“Nós queríamos deixar um legado para Brasília, ressignificar a nossa relação com o Lago Paranoá, com a cultura da cidade, e, porque não usar essa plataforma de comunicação, de engajamento e transformá-la em uma plataforma de mudança do mundo”, lembra Kallel Koop, diretor de sustentabilidade do projeto.

A partir daí o projeto foi todo desenvolvido na lógica de consumo consciente e na redução da pegada ambiental, com a eliminação de itens não essenciais, a substituição de materiais convencionais por outros mais sustentáveis e a destinação adequado do resíduo gerado. Da mesma forma que os estudantes da escola de São José, os produtores também enfrentaram desafios pelo caminho.

“Tivemos que construir um ecossistema para a destinação de determinados resíduos que ainda não possuíam essa cadeia em Brasília. Até 2017, por exemplo, a gente não tinha um destinador de vidro e nossos patrocinadores principais são marcas de bebida, gerando uma quantidade imensa de garrafas de vidro.”

A solução veio com inicialmente com o envio desse resíduo para São Paulo, onde a reciclagem já era realizada. Em 2018, a mobilização dos produtores viabilizou o início de um empreendimento nesse ramo de reciclagem de vidro. O mesmo aconteceu em relação aos resíduos orgânicos, que no primeiro ano foi compostado pela organização do evento e nos anos seguintes por uma empresa de Brasília.

“A gente foi buscando os caminhos e várias soluções, várias tecnologias foram desenvolvidas para conseguir gerir resíduos.”

Com todo o empenho, o evento alcançou uma média de desvio dos resíduos de aterro sanitário de 95%, chegando a atingir 98,2% e passando a ser o primeiro festival lixo zero do país. Somado aos benefícios ambientais, o evento ainda gerou renda e criou novas cadeias produtivas para a região.

“Nós remuneramos as cooperativas para fazerem a separação dos resíduos e doamos 100% para que tenham uma remuneração maior. No final do cálculo, mesmo remunerando direitinho e não recebendo a renda dos recicláveis, o nosso custo operacional ainda é mais barato do que se que tivesse mandando para o aterro”, destaca o diretor.

Boas práticas como as da escola e do festival serão debatidas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que começa nesta terça-feira, em Brasília. Por três dias, gestores de negócios e cidades se reunião no Museu Nacional da República para trocar experiências sobre o tema, em busca de soluções sustentáveis.

De acordo com o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, a ideia é que bons exemplos possam motivar mais iniciativas que somem em uma transformação cultural e social por cidades mais limpas, resilientes e equitativas.

“Estamos falando de um acordo social, onde comunidades colaboram para o bem comum. Este acordo é a chave para reduzir nosso impacto ambiental, promover uma economia mais sustentável, reduzir disparidades sociais e incentivar a inovação”, conclui.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pais devem redobrar atenção para que as crianças não brinquem com pipas perto da rede elétrica

Pais devem redobrar atenção para que as crianças não brinquem com pipas perto da rede elétrica

Empinar pipas longe da rede elétrica: Escolha áreas sem cabos de energia, serviços telefônicos ou antenas de celular.
L
TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar

TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas, gratuitamente, para estados e municípios.
L

Feira da Mulher Empreendedora terá oito edições durante o mês de julho

Itens diversos são comercializados durante a feira, entre artesanatos, produtos de beleza e gastronomia; veja a programação inicia o mês de julho com oito edições em diferentes pontos de Porto Velho.
L

Funcultural fortalece acesso à cultura com editais e incentivos

Democratização e apoio financeiro impulsionam arte local na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho revitaliza Praça São Pedro e entrega novo local de lazer para a comunidade

Prefeitura de Porto Velho revitaliza Praça São Pedro e entrega novo local de lazer para a comunidade

Coordenada pela Emdur, revitalização contou com parceria de diversas secretarias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Um Gesto de Compromisso com a Educação em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes Participa da Entrega de Veículos a UNIR: Um Gesto de Compromisso com a Educação em Rondônia

A parlamentar vem se destacando por seu trabalho constante na área da educação buscando sempre novos recursos e melhorias para as instituições de ensino do estado
L

Gazin Porto Velho apresenta novo time de Futsal para a Copa Norte e Taça Brasil

Equipe de Rondônia é apresentada à imprensa com expectativa de grandes conquistas nas próximas competições
L
DETERMINATIO: FICCO/RO com apoio da PM deflagra operação contra facção criminosa que tentou matar policial penal federal em Porto Velho

DETERMINATIO: FICCO/RO deflagra operação contra facção criminosa que tentou matar policial penal federal em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão contra suspeitos da tentativa de homicídio.
10

Comissão analisa, hoje, PL que estende a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim para Costa Marques

A matéria é de autoria do deputado Lúcio Mosquini (MDB) e a relatoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).
L

#Momento Empresarial | Entrevista Edivaldo Melo

André Henrico entrevista Edivaldo Melo, também conhecido como Melo, no programa Momento Empresarial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Fábrica de artefatos de concreto em Guajará-Mirim conta com emenda da deputada Dra. Taíssa

Fábrica de artefatos de concreto em Guajará-Mirim conta com emenda da deputada Dra. Taíssa

“Cerimônia de entrega pela Sejus está prevista para a segunda quinzena deste mês”, disse a deputada.
L

Assembleia aprova novos critérios para contratação de servidores por prazo determinado

Projeto de lei é fruto de indicação parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz.
L
Sílvia Cristina agradece apoiadores e lideranças pelo sucesso do Encontro dos Progressistas

Sílvia Cristina agradece apoiadores e lideranças pelo sucesso do Encontro dos Progressistas

Deputada federal agradeceu pela presença de caravanas de todo o Estado
L

Pré-candidatura a vereador de Luiz Paraquedas por Pimenta Bueno é lançada oficialmente com apoio do deputado Jean Oliveira e do prefeito Araújo

O pré-candidato Luiz Paraquedas destacou os apoios do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Jean Oliveira.
L
Obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim alcança 65% de conclusão, destaca Dra. Taíssa

Obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim alcança 65% de conclusão, destaca Dra. Taíssa

Deputada agradece os envolvidos por seu compromisso e dedicação para tornar este projeto uma realidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso suspeito de furto no bairro Park Amazonas

Homem é preso suspeito de furto no bairro Park Amazonas

Os moradores, que conseguiram deter o suspeito até a chegada da polícia, relataram que viram Márcio saindo da casa com os objetos
14
Veículo furtado em Novo Horizonte é recuperado pela equipe da PTRAN da PM, em Rolim de Moura

Veículo furtado em Novo Horizonte é recuperado pela equipe da PTRAN da PM, em Rolim de Moura

A motocicleta foi localizada em um carreador de uma propriedade, localizada na RO 010, na saída para o distrito de Nova Estrela, durante patrulhamento de rotina realizado pela equipe policial.
12
Mulher morre após ter o pescoço cortado em fios de arame na zona rural de Corumbiara

Mulher morre após ter o pescoço cortado em fios de arame na zona rural de Corumbiara

Segundo informações, Cleidiane não era habilitada para conduzir motocicletas e saiu com a moto sem permissão do proprietário.
18
Jovem é executado com tiro em Ji-Paraná

Jovem é executado com tiro em Ji-Paraná

A polícia agora investiga as circunstâncias do disparo e busca identificar os responsáveis pelo crime.
18
Morar Melhor é alvo de operação conjunta de forças policiais

Morar Melhor é alvo de operação conjunta de forças policiais

O intuito da ação era prender criminosos que participaram de um atentado a tiros contra um Policial Penal Federal no dia 14 de maio deste ano na Vila Tupy em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL VILLAS DO MAMORE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL VILLAS DO MAMORE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Prefeitura realiza abertura da Campanha Julho Roxo de combate à Hanseníase

Prefeitura realiza abertura da Campanha Julho Roxo de combate à Hanseníase

Atividade foi aberta com capacitação para profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário na capital.
L

O real que salvou o Brasil da quebradeira e deu fim na inflação de 2.500 por cento, completa 30 anos

Criado por uma equipe econômica composta por nomes como Fernando Henrique Cardoso, Pérsio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e André Lara Resende, surgiu o Plano Real, lançado exatamente em 1º de Julho de 1994.
L
Prefeitura oferece gratuitamente cursos e oficinas de capacitação profissional em três polos de Porto Velho

Prefeitura oferece gratuitamente cursos e oficinas de capacitação profissional em três polos de Porto Velho

Inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Praça CEU ou na sede da Ajero.
L
Trecho da Av. Calama, próximo ao Porto Velho Shopping, está interditado para obra de drenagem

Trecho da Av. Calama, próximo ao Porto Velho Shopping, está interditado para obra de drenagem

Condutores devem desviar o trajeto pela rua Apolo, acessar a rua do Contorno e seguir a sinalização; linhas de ônibus também sofrem alteração.
L

Recebimento da Licença Ambiental: IGREJA CRISTA EVANGELICA EM UNIAO BANDEIRANTE

DISPENSA DE LICENCIAMENTO, Nº 016.00485.007/2024-SUL
L
Governo de RO promove 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024 a partir desta quinta-feira, 4

Governo de RO promove 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024 a partir desta quinta-feira, 4

O evento terá 90 estandes divididos entre expositores empresariais, estandes gastronômicos e governamentais.
L
Serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras é renovado pelo Governo de RO para promover a conformidade com a LGPD

Serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras é renovado pelo Governo de RO para promover a conformidade com a LGPD

O uso das normas técnicas fortalece a conformidade com a LGPD, a segurança da informação e governança dos dados, infraestrutura e serviços.
L