QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica?

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços

Por Ranieri Genari - ƒ

Publicado em 

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica? - News Rondônia

Diuturnamente, alardeia-se que a reforma tributária promulgada no último ano, através da EC 132/2023, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, através do PLP 68/2024, representará um desafio imenso para a gestão e planejamento tributário de todos os setores econômicos.

Contudo, apesar desse constante estado de alerta, nos é forçoso dizer que a grande maioria das empresas, como é comum ocorrer em cenários de grande mudança, optaram por quedar-se inertes frente ao pequeno furacão que se avizinha num horizonte não muito distante.

Traçamos esse paralelo a fim de ilustrar a imensa gama de alterações legislativas, adequações procedimentais e adaptações sistêmicas às quais os entes federativos, as empresas e pessoas físicas afetadas pela reforma serão submetidas nos próximos anos até a sua implementação completa, em 2033.

Adentrando o cerne da questão, como já pontuado por várias autoridades tributárias, sejam da academia, sejam do poder público, o atual sistema tributário carrega consigo um resíduo tributário absurdo ao longo da cadeia de consumo que onera em demasia o consumidor final e agrava sobremaneira as desigualdades de renda e classe, posto que atinge as camadas menos favorecidas da população.

Esse “manicômio tributário”, como é denominado por alguns autores, também implica em elevados custos de compliance, assumidos pelas empresas, no intuito de manter a sua regularidade fiscal.

Essa celeuma se revela, seja por uma decisão judicial contrária aos interesses dos contribuintes, aumentando a insegurança jurídica, seja pelo posicionamento puramente arrecadatório dos fiscos, cuja prática de cobranças descabidas, porém, legalmente constituídas, baseiam-se única e exclusivamente no Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público, que pode resultar em sanções administrativas, aplicáveis ao agente público, que vier a descumprir suas atribuições.

Podemos dizer então que, em alguma medida, essa reforma busca simplificar esse sistema e reduzir sua litigiosidade, seja através da unificação dos tributos, da gestão centralizada dos mesmos pelo Comitê Gestor, da implementação da não cumulatividade plena e da tributação em base ampla, seja pela arrecadação através do prometido sistema de Split Payment, no qual o pagamento do tributo, já ocorre na liquidação financeira da operação permitindo o creditamento e compensação do adquirente.

Para além disso, do ponto de vista procedimental, após a aprovação dos projetos de lei que regulamentarão o texto constitucional, a qual deve ocorrer ainda em 2024, pode-se dizer que todos os stakeholders envolvidos, terão “somente” o ano de 2025, para estudar os textos normativos e realizar uma adaptação em seus ERPs, no qual consigam já em 2026, apurar o IVA à uma alíquota teste de 1%, sendo 0,1% para a CBS e 0,9% para o IBS, as quais serão descontadas dos tributos atuais.

Nessa “fase teste”, o intuito principal das empresas deve ser combinar as apurações atuais de ICMS, IPI, Pis, Cofins e ISS a uma apuração paralela do IVA, sendo que da ótica governamental, essa fase servirá como bussola para a medição do potencial arrecadatório do novo tributo, que deverá ser calibrado a fim de que mesmo após a extinção dos antigos o Governo perceba a mesma receita, em linha com as Leis e Diretrizes Orçamentárias de observância obrigatória a todos os entes federados.

Já quando olhamos mais atentamente aos setores abrangidos pela reforma, concluímos que o setor de serviços será talvez o mais afetado, pois, em se tratando dos tributos sobre o consumo, sua tributação atual aproximada é de 9,65% (lucro presumido), incluídos apenas o ISS, o Pis e a Cofins, o que segundo estimativas do próprio Governo, passará a ser de 26,5%, com algumas exceções que o texto do PLP 68/2024 trouxe, resultando em um aumento de 16,85% na carga tributária para as empresas prestadoras de serviço.

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços, além de permitir a manutenção do crédito tomado nas aquisições internas, contudo, quando observamos o setor de serviços especificamente, podemos entender que do ponto de vista econômico, há um grande desafio de política fiscal e social a ser enfrentado pelo Governo Federal.

Entendemos como um desafio de ordem macroeconômica, porque quando olhamos mais atentamente para o mercado doméstico, constatamos que os serviços, respondem por grande parcela do nosso PIB, logo, uma elevação de custo tributário, invariavelmente repassado ao tomador, impactará diretamente na inflação real percebida no orçamento dos lares brasileiros, prejudicando não só o controle inflacionário, mas, também desestimulando o consumo e gerando desemprego, fatores determinantes para o crescimento econômico, podendo agravar a situação de um país como o nosso, que amarga nos últimos anos as últimas posições no ranking de crescimento dentre as nações consideradas emergentes.

Considerando alguns dos fatores supra, podemos sim dizer que essa reforma tende a melhorar o ambiente econômico do país, posto que dará mais transparência aos custos tributários das operações facilitando a ocorrência de negociações com investidores estrangeiros, por exemplo, os quais muitas vezes são afugentados pelo emaranhado de normas tributárias, não só de difícil compreensão, mas que muitas vezes, impossibilitam a visualização da vantagem econômica do negócio.

A ver, portanto, como os setores econômicos, e por sua vez as empresas, responderão a essas alterações que entregam simplificação e transparência ao mesmo tempo que exigem um bom planejamento tributário e econômico, algo que, infelizmente, ainda não faz parte do cotidiano da maioria do empresariado brasileiro, tampouco dos entes estatais.

Por isso, nos acendem o alerta para turbulências e sobressaltos que, ao mesmo tempo, nos deixam otimistas, afinal, não devemos temer os desafios da mudança, pois, conforme dizia Gandhi “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

*Ranieri Genari, advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/Ribeirão Preto, consultor tributário na Evoinc.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Senado afasta Marcos do Val por 115 dias para tratamento de saúde

Senado afasta Marcos do Val por 115 dias para tratamento de saúde

O senador, que continua investigado pela Polícia Federal, teve seu pedido de afastamento validado por uma junta médica da Casa Legislativa.
L
Laurez Moreira assume governo do Tocantins após afastamento de Barbosa

Laurez Moreira assume governo do Tocantins após afastamento de Barbosa

O vice-governador assumiu o cargo interinamente e exonerou secretários, enquanto o agora ex-governador é investigado por desvio de verba para cesta básica durante a pandemia.
L
PGR pede ao STF a condenação de mais sete réus da trama golpista

PGR pede ao STF a condenação de mais sete réus da trama golpista

A Procuradoria-Geral da República apresentou as alegações finais do núcleo 4 do inquérito, acusando o grupo de disseminar informações falsas e desacreditar o sistema eleitoral.
L
TCE de Rondônia alerta municípios para adequação à nova nota fiscal eletrônica

TCE de Rondônia alerta municípios para adequação à nova nota fiscal eletrônica

Tribunal orienta gestores a agir imediatamente para evitar perda de recursos e garantir arrecadação do ISS.
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Solução interativa traz gráficos, comparativos semanais e históricos que ampliam transparência para produtores e consumidores.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Comunidade News Entrevista: Osvaldo dos Santos Araújo

Nesta quinta-feira, dia 04, o Comunidade News recebe Osvaldo dos Santos Araújo, Líder Comunitário do Marcos Freire.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

A medida provisória assinada por Lula substitui o Auxílio Gás e prevê a distribuição direta de botijões gratuitos para cerca de 15,5 milhões de famílias.
L

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Unidade passa a realizar procedimentos eletivos e fortalece a rede estadual de saúde.
L
Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Com disputas emocionantes, eventos personalizados e karts potentes, o espaço se firma como referência em diversão e velocidade na capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Em encontro com influenciadores em Belo Horizonte, o presidente Lula afirmou que a extrema direita ainda tem força no Congresso e que a proposta para perdoar os condenados pelos atos de 8 de janeiro corre o risco de ser aprovada.
L
Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação contra crimes ambientais na Terra Indígena Zoró

PF deflagra operação contra crimes ambientais na Terra Indígena Zoró

Mandados judiciais são cumpridos em Rondônia, Mato Grosso e Pará, com bloqueio de R$ 12 milhões em bens
10
Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Colisão frontal no cruzamento com a Rua Buenos Aires deixa mulher com fratura exposta e homem com escoriações
14
PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

Durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho, a PRF apreendeu cerca de 6 kg de entorpecentes. Adolescente de 16 anos estava entre os ocupantes.
10
PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

Operação Desafio cumpriu mandados de busca e prisão preventiva. Esquema teria causado prejuízo de até R$ 7,7 milhões ao erário.
12
Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista teria tentado empinar o veículo (grau), quando perdeu o controle da direção, bateu em uma lixeira e depois em um carro estacionado.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): ISG SAO CRISTOVAO COMERCIO DE VESTUARIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 355 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): SG SAO CRISTOVAO COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 356 SOL/DLA
L
Número de mortos em terremoto no Afeganistão chega a 2.205

Número de mortos em terremoto no Afeganistão chega a 2.205

A tragédia também deixou quase 4 mil feridos e mais de 7 mil casas destruídas. As autoridades talibãs alertam que o número de vítimas pode aumentar.
L
Morre o estilista italiano Giorgio Armani aos 91 anos

Morre o estilista italiano Giorgio Armani aos 91 anos

A causa e o local da morte não foram informados pela empresa, que anunciou o falecimento de seu criador e fundador.
L
Nova geração do Audi Q5 chega com motor atualizado e plataforma inédita

Nova geração do Audi Q5 chega com motor atualizado e plataforma inédita

Fabricante inicia novo ciclo com o SUV, apostando em eficiência e evolução tecnológica.
L
Governo de Rondônia fortalece catadores recicláveis em parceria com Sebrae

Governo de Rondônia fortalece catadores recicláveis em parceria com Sebrae

Ações incluem capacitação, distribuição de EPIs e incentivo à economia solidária para promover inclusão social e segurança no trabalho.
L
Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Acordo possibilita peneiras oficiais na capital, dando oportunidade para crianças e jovens mostrarem talento sem sair da cidade.
L
UPA Leste provisória já atende a comunidade em Porto Velho

UPA Leste provisória já atende a comunidade em Porto Velho

Estrutura temporária garante serviços de urgência e emergência durante reforma do prédio oficial da unidade.
L
Porto Velho adota ações ambientais que melhoram gestão urbana e qualidade de vida

Porto Velho adota ações ambientais que melhoram gestão urbana e qualidade de vida

Medidas de economia de energia, combate a queimadas e modernização da iluminação pública impactam positivamente população e meio ambiente.
L
Prefeitura convoca pais para matrícula de crianças no Projeto “Creche Noturna” em Porto Velho

Prefeitura convoca pais para matrícula de crianças no Projeto “Creche Noturna” em Porto Velho

Secretaria Municipal de Educação alerta que o não comparecimento entre 5 e 10 de setembro resultará na perda da vaga no projeto que atende horários diferenciados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.