QUINTA-FEIRA, 27/06/2024

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica?

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços

Por Ranieri Genari - ƒ

Publicado em 

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica? - News Rondônia

Diuturnamente, alardeia-se que a reforma tributária promulgada no último ano, através da EC 132/2023, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, através do PLP 68/2024, representará um desafio imenso para a gestão e planejamento tributário de todos os setores econômicos.

Contudo, apesar desse constante estado de alerta, nos é forçoso dizer que a grande maioria das empresas, como é comum ocorrer em cenários de grande mudança, optaram por quedar-se inertes frente ao pequeno furacão que se avizinha num horizonte não muito distante.

Traçamos esse paralelo a fim de ilustrar a imensa gama de alterações legislativas, adequações procedimentais e adaptações sistêmicas às quais os entes federativos, as empresas e pessoas físicas afetadas pela reforma serão submetidas nos próximos anos até a sua implementação completa, em 2033.

Adentrando o cerne da questão, como já pontuado por várias autoridades tributárias, sejam da academia, sejam do poder público, o atual sistema tributário carrega consigo um resíduo tributário absurdo ao longo da cadeia de consumo que onera em demasia o consumidor final e agrava sobremaneira as desigualdades de renda e classe, posto que atinge as camadas menos favorecidas da população.

Esse “manicômio tributário”, como é denominado por alguns autores, também implica em elevados custos de compliance, assumidos pelas empresas, no intuito de manter a sua regularidade fiscal.

Essa celeuma se revela, seja por uma decisão judicial contrária aos interesses dos contribuintes, aumentando a insegurança jurídica, seja pelo posicionamento puramente arrecadatório dos fiscos, cuja prática de cobranças descabidas, porém, legalmente constituídas, baseiam-se única e exclusivamente no Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público, que pode resultar em sanções administrativas, aplicáveis ao agente público, que vier a descumprir suas atribuições.

Podemos dizer então que, em alguma medida, essa reforma busca simplificar esse sistema e reduzir sua litigiosidade, seja através da unificação dos tributos, da gestão centralizada dos mesmos pelo Comitê Gestor, da implementação da não cumulatividade plena e da tributação em base ampla, seja pela arrecadação através do prometido sistema de Split Payment, no qual o pagamento do tributo, já ocorre na liquidação financeira da operação permitindo o creditamento e compensação do adquirente.

Para além disso, do ponto de vista procedimental, após a aprovação dos projetos de lei que regulamentarão o texto constitucional, a qual deve ocorrer ainda em 2024, pode-se dizer que todos os stakeholders envolvidos, terão “somente” o ano de 2025, para estudar os textos normativos e realizar uma adaptação em seus ERPs, no qual consigam já em 2026, apurar o IVA à uma alíquota teste de 1%, sendo 0,1% para a CBS e 0,9% para o IBS, as quais serão descontadas dos tributos atuais.

Nessa “fase teste”, o intuito principal das empresas deve ser combinar as apurações atuais de ICMS, IPI, Pis, Cofins e ISS a uma apuração paralela do IVA, sendo que da ótica governamental, essa fase servirá como bussola para a medição do potencial arrecadatório do novo tributo, que deverá ser calibrado a fim de que mesmo após a extinção dos antigos o Governo perceba a mesma receita, em linha com as Leis e Diretrizes Orçamentárias de observância obrigatória a todos os entes federados.

Já quando olhamos mais atentamente aos setores abrangidos pela reforma, concluímos que o setor de serviços será talvez o mais afetado, pois, em se tratando dos tributos sobre o consumo, sua tributação atual aproximada é de 9,65% (lucro presumido), incluídos apenas o ISS, o Pis e a Cofins, o que segundo estimativas do próprio Governo, passará a ser de 26,5%, com algumas exceções que o texto do PLP 68/2024 trouxe, resultando em um aumento de 16,85% na carga tributária para as empresas prestadoras de serviço.

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços, além de permitir a manutenção do crédito tomado nas aquisições internas, contudo, quando observamos o setor de serviços especificamente, podemos entender que do ponto de vista econômico, há um grande desafio de política fiscal e social a ser enfrentado pelo Governo Federal.

Entendemos como um desafio de ordem macroeconômica, porque quando olhamos mais atentamente para o mercado doméstico, constatamos que os serviços, respondem por grande parcela do nosso PIB, logo, uma elevação de custo tributário, invariavelmente repassado ao tomador, impactará diretamente na inflação real percebida no orçamento dos lares brasileiros, prejudicando não só o controle inflacionário, mas, também desestimulando o consumo e gerando desemprego, fatores determinantes para o crescimento econômico, podendo agravar a situação de um país como o nosso, que amarga nos últimos anos as últimas posições no ranking de crescimento dentre as nações consideradas emergentes.

Considerando alguns dos fatores supra, podemos sim dizer que essa reforma tende a melhorar o ambiente econômico do país, posto que dará mais transparência aos custos tributários das operações facilitando a ocorrência de negociações com investidores estrangeiros, por exemplo, os quais muitas vezes são afugentados pelo emaranhado de normas tributárias, não só de difícil compreensão, mas que muitas vezes, impossibilitam a visualização da vantagem econômica do negócio.

A ver, portanto, como os setores econômicos, e por sua vez as empresas, responderão a essas alterações que entregam simplificação e transparência ao mesmo tempo que exigem um bom planejamento tributário e econômico, algo que, infelizmente, ainda não faz parte do cotidiano da maioria do empresariado brasileiro, tampouco dos entes estatais.

Por isso, nos acendem o alerta para turbulências e sobressaltos que, ao mesmo tempo, nos deixam otimistas, afinal, não devemos temer os desafios da mudança, pois, conforme dizia Gandhi “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

*Ranieri Genari, advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/Ribeirão Preto, consultor tributário na Evoinc.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho conquista cinco categorias do prêmio Cidades Inteligentes

Premiação avaliou o desempenho dos 52 municípios do estado ao longo dos quatro anos de gestão
L

Programa visa reduzir desigualdades e promover a inclusão social no âmbito dos contratos de prestação de serviços

Além da reserva de vagas, a Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre promoverá ações de conscientização entre seu corpo funcional e gestores.
L
MPRO obtém sentença para evitar revitimização e proteger crianças e adolescentes em Primavera de Rondônia

MPRO obtém sentença para evitar revitimização e proteger crianças e adolescentes em Primavera de Rondônia

O plano tem como objetivo criar formas de ajudar e proteger crianças e adolescentes que sofreram ou presenciaram violência.
L

Conab lança piloto de sistema offline para envio de notas fiscais dos produtos extrativos

Para os extrativistas utilizarem o SociobioNet será preciso instalar o sistema em um computador. “O SociobioNet é intuitivo e leve e consome recursos mínimos.
L

Prefeitura de Porto Velho divulga homologação dos inscritos para uso de boxes e bancas do Mercado KM 1

O credenciamento e entrega dos documentos aconteceram de 27 de maio a 17 de junho de 2024
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PF deflagra a Operação Obscene em combate ao abuso sexual infantojuvenil em RO

PF deflagra a Operação Obscene em combate ao abuso sexual infantojuvenil em RO

Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho
10

Carregada a oitava carreta de doações, com destino ao estado gaúcho

Serão cerca de cinco dias de viagem até o destino final, no Sul do país
L

De brincadeira de criança a mapa do tesouro: temas criativos agitaram a noite de quarta-feira, no Flor do Maracujá

Arraial Flor do Maracujá completou na quarta-feira à noite as apresentações que agitaram o público
L

O rugido da BYD com o King DM-i vai assustar a concorrência?

Sedã médio híbrido plug-in chega em duas versões, autonomia de até 1.200 quilômetros e preço a partir de R$ 175.800,00
L

Fim de Semana de Rock, Feijoada e Especial no Grego Original Pub

Promoções, música ao vivo e boa comida em um ambiente rústico e descolado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes Participa da Assinatura de Adesão do Amazonas à Definição de Antissemitismo do IHRA

Com essa adesão a Aliança Internacional para Memória do Holocausto o estado do Amazonas torna-se o sexto do País a aderir à iniciativa.
L
Deputada Gislaine Lebrinha propõe recuperação da RO-473 para melhorar infraestrutura viária em Urupá

Deputada Gislaine Lebrinha propõe recuperação da RO-473 para melhorar infraestrutura viária em Urupá

Iniciativa visa garantir segurança e desenvolvimento econômico na região.
L

Denúncia de nepotismo em Vilhena é instaurada no MPRO

A denúncia foi recebida na terça-feira (25) e disponibilizada no diário oficial.
L
Deputada federal Sílvia Cristina vai assumir o Mulheres Progressistas

Deputada federal Sílvia Cristina vai assumir o Mulheres Progressistas

Evento em Ji-Paraná vai reunir lideranças nacionais, estaduais e municipais do PP.
L

Lebrinha solicita ao DNIT obras de melhorias nas BR-364 e BR-429

O diretor-geral Fabrício Galvão, mostrou-se receptivo às solicitações apresentadas e comprometeu-se a avaliar com prioridade, para a execução de obras de infraestrutura essenciais para Rondônia e todo o país.
L
Publicidade

POLÍCIA

ASSISTA: Câmera registra acidente durante fuga de criminosos na zona leste

ASSISTA: Câmera registra acidente durante fuga de criminosos na zona leste

Segundo a PM, a dupla fez um assalto e na hora da fuga foram perseguidos por uma testemunha, e atropelados no cruzamento da Avenida Mamoré com Rua Constelação.
12
Motociclista bate de frente com carro próximo a Flor do Maracujá

Motociclista bate de frente com carro próximo a Flor do Maracujá

Segundo apurado pelo site, os veículos seguiam em sentidos opostos na Lauro Sodré, quando o motociclista teria tentado fazer a conversão na Rua Martinica, e acabou batendo de frente com o carro.
14
Colisão entre três veículos deixa motorista lesionada na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motorista lesionada na zona leste

De acordo com testemunhas, um Prisma teria invadido a preferencial e atingido o Honda City que rodou, depois colidiu contra o Fiat Uno que estava estacionado em frente de uma oficina mecânica.
12
Operação Narke II: Abordagem em Rolim de Moura resulta em prisão de suspeito conhecido da Polícia

Operação Narke II: Abordagem em Rolim de Moura resulta em prisão de suspeito conhecido da Polícia

A operação, denominada Narke II, teve como resultado a apreensão de drogas e a prisão de suspeito.
14
Motociclista fica ferida em acidente com carro na Jorge Teixeira

Motociclista fica ferida em acidente com carro na Jorge Teixeira

Segundo relatos obtidos no local, a motociclista seguia na Jorge Teixeira sentido Trevo do Roque e o Ford Ka na Carlos Gomes, quando ocorreu a batida, no entanto, ninguém assumiu ter furado o sinal vermelho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: TERMINAL PORTUÁRIO NOVO REMANSO S/A

Licença Instalação Nº 158102/COLMAMP/SEDAM
L

Governo de Rondônia lança projeto “Estudante Auditor” em Porto Velho

O projeto envolve alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, com objetivo de promover a cidadania ativa e melhoria das condições escolares
L

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado do edital de chamamento público para ocupação do Espaço Beradeiro

Espaço está localizado na rua Renato Peres Medeiros, entre av. Farqhuar e rua Euclides da Cunha, no Centro
L

Prefeitura segue com programação de castração gratuita de animais de pequeno porte em Porto Velho e distritos

Os atendimentos começaram no dia 8 de junho e seguem nos distritos do baixo Madeira sede municipal
L

Arraial do Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho acontece nesta sexta-feira (28)

Idosos do CCI celebram festividade juninas com alegria e vitalidade
L

Prefeitura recupera vicinais na comunidade da vila Codaron, no km 13 em Porto Velho

Patrolamento, encascalhamento e limpeza lateral das vias estão entre os serviços
L

Rondônia Cidadã realiza edição histórica neste final de semana em São Felipe d’Oeste fechando o ciclo de visitas aos 52 municípios

Na edição realizada em Teixeirópolis, no último final de semana, o Rondônia Cidadã promoveu mais de 1.200 atendimentos diversos
L

Atualização em recursos e tecnologias digitais reúne coordenadores e supervisores da Mediação Tecnológica

O encontro, organizado pela Coordenadoria de Mídias Educacionais da Seduc, encerra nesta sexta-feira (28)
L

Funcionários do Porto de Porto Velho recebem treinamento para formação de brigadistas

Conhecimentos teóricos e práticos foram ministrados aos participantes da capacitação para formação de brigadistas
L

Técnicos do governo de Rondônia são jurados no maior concurso de queijos da América Latina

Rondônia marca presença na Expoqueijo, maior exposição de queijos da América Latina
L