TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Projetos de educação ambiental contribuem para a formação de mais de 6.500 crianças e adolescentes em Porto Velho

Alunos da rede municipal e estadual de ensino foram impactados com as ações realizadas pela Sema.

Por Taís Botelho / SMC/PMPV - 25

Publicado em 

Projetos de educação ambiental contribuem para a formação de mais de 6.500 crianças e adolescentes em Porto Velho
Foto - SMC

A construção de um futuro sustentável e consciente e o incentivo de atitudes voltadas para a preservação ecológica são fomentados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) através de projetos direcionados para crianças e adolescentes em Porto Velho. Apenas no ano passado, mais de 6.500 alunos da rede municipal e estadual de ensino foram impactados com as ações realizadas pela pasta.

Os programas desenvolvidos pela Sema e liderados pelo Departamento de Políticas Ambientais são atrelados a atividades que incentivam e despertam a formação de caráter, em que crianças e adolescentes atuam como agentes multiplicadores, conhecendo a importância da preservação do meio ambiente por meio de palestras, cartilhas com orientações, rodas de conversa e atividades lúdicas, como jogos e gincanas.

MÃOS QUE PROTEGEM

O principal em execução é o “Mãos Que Protegem”, voltado aos alunos do ensino fundamental da rede municipal. A diretora do Departamento de Políticas Ambientais, Joana Oliveira, explica que o projeto nasceu em 2021 e atualmente trabalha especialmente com estudantes até o sexto ano, idade inicial em que a formação dos estudantes está sendo moldada.

“Às segundas, vamos às escolas e fazemos a roda de conversa e dinâmica de quiz, e é onde temos o nosso primeiro contato com aqueles alunos. Já na quarta-feira, esses alunos vão para a atividade externa, que é realizada em alguns dos parques de Porto Velho. Com as atividades externas, geralmente fazemos oficinas; não é apenas o passeio liberado no parque. Fazemos oficinas de plantio, como fazer a compostagem, como fazer uma horta caseira, tudo de acordo com a dinâmica infantil e o vocabulário de criança”, explica.

Ao longo do ano, quatro blocos de assuntos são abordados e ensinados: água, meio ambiente, queimadas e reflorestamento. Para auxiliar os servidores da Sema, uma parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), e uma engenheira agrônoma auxilia a equipe e ensina os alunos as técnicas do preparo do solo e do planejamento agrícola.

O projeto também conta com um tradicional concurso de desenho, que movimenta os alunos do 5º ano do ensino fundamental na capital e nos distritos. Ano passado, cerca de 1.600 alunos participaram, e houve premiações com tablets aos três primeiros colocados e jogos educativos para o restante dos classificados. Este ano, o concurso será em setembro, e o tema é “alterações climáticas”.

GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

Para alcançar o público adolescente, a Sema criou o projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, que atende estudantes da rede estadual de ensino médio. O programa foi lançado no ano passado, e dez escolas são acompanhadas durante o ano com ações que envolvem palestras, jogos, campeonatos e dinâmicas que incentivam a competição entre os alunos. Para auxiliar nas dinâmicas oferecidas aos alunos, há a participação de um fiscal de meio ambiente, que explica como as punições e o não pagamento das multas podem interferir na vida deles.

“A principal diferença entre o ‘Mãos que Protegem’ e o ‘Guardiões do Meio Ambiente’ é, primeiro, o público-alvo. A dinâmica e a linguagem do adolescente são completamente diferentes da linguagem da criança, porque a gente já fala muito mais de punição, e às vezes o adolescente não leva a sério um papel jogado, uma queimada na rua, e nós temos uma didática que é voltada para o mercado de trabalho”, acrescentou Joana.

Além disso, a Sema também leva os estudantes para realizarem visitas a empresas, e promove palestras de órgãos da justiça, como o Ministério Público e a Defensoria Pública, convidados para oferecer aos alunos assistência em áreas da cidadania.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Itapuã do Oeste recebe ação da Energisa que beneficia 60 famílias com troca de geladeiras e ventiladores

Itapuã do Oeste recebe ação da Energisa que beneficia 60 famílias com troca de geladeiras e ventiladores

Ação do Programa de Eficiência Energética da Energisa Rondônia promove economia e consumo sustentável durante o projeto “Coração em Ação”.
L
Sessão solene na Assembleia reconhece servidores do DER e celebra impacto da pavimentação da RO-420

Sessão solene na Assembleia reconhece servidores do DER e celebra impacto da pavimentação da RO-420

Proposta pela deputada Dra. Taíssa Sousa, homenagem destacou o empenho dos profissionais que transformaram o desenvolvimento de Jacinópolis em realidade
L
Governador da Califórnia critica ausência de Trump na COP30 e firma parcerias com o Pará

Governador da Califórnia critica ausência de Trump na COP30 e firma parcerias com o Pará

Gavin Newsom, do Partido Democrata, usou sua participação em Belém para se opor à política ambiental de Donald Trump e assinar acordos em bioeconomia e combate a incêndios florestais.
L
Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Vítima de 70 anos em Rio Bonito do Iguaçu faleceu por insuficiência cardíaca; cidade registrou seis das sete mortes e teve 90% da área urbana danificada.
L
Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Operação percorreu várias regiões da capital para verificar o cumprimento das rotas, horários e padrões de qualidade da limpeza urbana
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L

Comunidade News: Direitos Humanos em Debate com Professor Mário Jonas

Durante a entrevista, o público poderá entender de forma acessível como a legislação e as políticas públicas se conectam com o cotidiano das pessoas.
L

Jornalista Carlos Caldeira representa o News Rondônia na cobertura oficial da COP 30

O News Rondônia marca presença na COP 30, em Belém (PA), acompanhando os principais debates sobre clima e sustentabilidade e destacando o protagonismo da Amazônia no cenário internacional.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Com oportunidades em áreas presenciais e a distância, cursos do Senai e Prefeitura de Porto Velho ampliam acesso à qualificação técnica e profissional
L
Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

A sessão marcou a primeira participação do ministro no colegiado após sua saída da Primeira Turma; ele recebeu elogios, inclusive do presidente da Turma, Gilmar Mendes.
L
Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Para o coordenador da Abradep, modelo estimula maior proximidade com as bases eleitorais, mas requer debate aprofundado e implementação responsável.
L
Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Presidente da Câmara afirma que tema foi “resolvido” após o relator Guilherme Derrite retirar a exigência de aval de governador para operações conjuntas da PF.
L
Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

A medida busca alinhar governos federal, estaduais e municipais para acelerar as agendas de adaptação, mitigação e transformação urbana.
L
Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Condecoração foi entregue pelo presidente do CNPG em reconhecimento à contribuição do membro do MPRO para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Após tentativa de fuga, o indivíduo foi alcançado no perímetro urbano em Ji-Paraná
10
PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): GALENO SERVICOS MEDICOS LTDA

LAP – LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, LAI – LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LAO – LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: ISMAEL CAMURÇA LIMA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E A LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L
Caixa lança nova linha do FIRECE para financiar projetos de adaptação climática

Caixa lança nova linha do FIRECE para financiar projetos de adaptação climática

Expectativa é captar R$ 100 milhões para apoiar municípios na elaboração de projetos de prevenção, mitigação e resposta a eventos climáticos extremos.
L
Sebrae e Prefeitura de Nova Brasilândia D'Oeste firmam convênio para fortalecer a cadeia leiteira

Sebrae e Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste firmam convênio para fortalecer a cadeia leiteira

Parceria vai custear o projeto “Melhoramento Genético IATF”, que busca aprimorar o rebanho e aumentar a produtividade do leite no município.
L
Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

Estudo da ABDI e Nexus aponta amplo apoio popular à transição sustentável, especialmente entre o público de maior renda e escolaridade.
L
Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Casa do Papai Noel em Porto Velho terá fotos gratuitas e neve artificial a cada 15 minutos

Espaço ficará na Vila de Natal, no Parque da Cidade, com estrutura especial para toda a família e atrações inéditas neste fim de ano
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.