TERÇA-FEIRA, 28/10/2025

Em destaque

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados

Eventos climáticos e guerras elevam contingente

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados
Shabir Niazir/ONG ARRO
Mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas à força de suas casas devido a perseguições, conflitos, violência e violação de seus direitos. Isso representou, segundo a Agência das Nações Unidas  para Refugiados (Acnur), um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Se todas essas pessoas vivessem atualmente em um mesmo território, elas formariam o 12º país mais populoso do mundo.

Esse número é mais do que o dobro do que havia há dez anos: em 2014, a Acnur apontava 59 milhões de pessoas vivendo nessa condição. “Se a cada 10 anos a gente dobrar o total de pessoas forçadas a se deslocarem, inevitavelmente os recursos já escassos não darão conta de responder a esse deslocamento”, observa Miguel Pachioni, oficial de comunicação da Acnur, em entrevista à Agência Brasil.

Desse contingente deslocado em todo o mundo, mais de 43 milhões são refugiados que necessitam de proteção internacional.

Refugiada, cujo dia é celebrado hoje (20) em todo o mundo, é a pessoa que foi forçada a deixar seu país de origem em razão de conflitos, perseguições ou uma grave e generalizada violação dos seus direitos humanos. São pessoas que não se sentem seguras em seus países de origem e partem em busca de proteção atravessando fronteiras.

“A pessoa refugiada é aquela que foi forçada a se deslocar em razão de perseguições associadas à sua nacionalidade, orientação sexual, religião, opinião política, enfim, diferentes fatores que fazem com que ela se sinta perseguida. Nesse ato, ela tem que deixar o seu país de origem para buscar proteção internacional em outra nação. Então, pelo fato dela atravessar uma fronteira, deixar o seu país de origem e buscar a condição de refugiada em outro local, em outro país, ela já é considerada solicitante da condição de refúgio”, explica Pachioni.

Essa condição difere da encontrada por um imigrante porque o refugiado não pode retornar ao seu país de origem sob risco de sua própria vida. Já um imigrante pode buscar melhores oportunidades econômicas em outra nação e retornar ao seu país quando quiser.

Crescimento

O número de pessoas deslocadas tem crescido nos últimos anos porque os conflitos estão mais espalhados pelo mundo. Além disso, destaca Pachioni, isso também deriva da incapacidade de soluções para essas crises, principalmente a curto prazo.

“O crescimento que se deu de 8% na população refugiada entre os anos de 2022 e 2023 vai nos dizer que os conflitos armados hoje existentes no mundo estão mais distribuídos pelo globo, ou seja, há mais conflitos e mais emergências humanitárias no mundo e eles estão se tornando mais duradouros do que no passado. Isso representa, de fato, uma crise do sistema político global por não conseguir resolver conflitos que acabam perdurando ao longo de anos”, afirma Pachioni, citando como exemplos as situações enfrentadas por Ucrânia, Iraque, Sudão e Afeganistão.

Outro fator que tem ajudado a aumentar o número de deslocados no mundo envolve eventos climáticos extremos. “A questão climática também vem se impondo e fazendo com que pessoas tenham que deixar os seus locais de origem em razão tanto do contexto das mudanças climáticas como também do contexto de desastres naturais, que são concomitantes”, enfatiza.

“Até dezembro de 2023, quase 75% das pessoas deslocadas à força viviam em países de alta ou extrema exposição a riscos relacionados ao clima. Elas já estavam em um processo muito fragilizado. E cerca de metade dessas pessoas deslocadas à força vivia em países onde permanecia exposta a conflitos e a esses mesmos riscos relacionados ao clima”, ressalta.

Para ele, a questão do clima não é só uma urgência no mundo: ela tem impactado também o sistema de financiamento das ajudas humanitárias. “Não temos como prever em 2025 que locais tendem a ter um deslocamento forçado em razão do contexto das mudanças climáticas. Esse tipo de faro a gente já tem em relação a conflitos armados. O conflito não acontece da noite para o dia – a gente tem indícios de conjunturas políticas, em especial, que fazem com que se tenha um entendimento sobre áreas onde conflitos podem ser iniciados. Mas o mesmo não acontece de forma tão clara quanto à questão climática”, acrescenta.

Refugiados no Brasil

Parte desses 43 milhões de refugiados tem encontrado no Brasil um lugar de acolhimento. Isso decorre da Lei de Refúgio brasileira (Lei nº 9.474/1997) ser considerada uma das mais avançadas no mundo. Quando essas pessoas chegam ao Brasil e têm sua condição de refugiadas reconhecida pelo governo brasileiro elas não podem ser expulsas, nem extraditadas para o país onde dizem sofrer a perseguição. “A gente tem uma legislação muito favorável ao acolhimento e proteção das pessoas que solicitam a condição de refugiadas aqui”, acentua Pachioni.

O governo brasileiro reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas em 2023, o maior quantitativo verificado ao longo de toda história do sistema de refúgio nacional e que representou variação positiva de 1.232,1%, se comparado a 2022. Ao todo, 143.033 pessoas já são reconhecidas pelo Brasil como refugiadas.

Segundo o oficial de comunicação da Acnur, pessoas de 150 nacionalidades diferentes solicitaram a condição de refúgio no Brasil. “Isso mostra como diversa é a população que vem ao Brasil em busca de proteção”, explica.

Mas embora seja considerado um país acolhedor, o Brasil ainda necessita melhorar seu processo de integração local, ressaltou o representante da Acnur.

“O Brasil é acolhedor. Mas o ponto crucial, a virada de chave necessária [situa-se] no processo de integração, em fazer com que essas pessoas estejam no Brasil e possam exercer de forma plena suas atividades para que sejam autossuficientes”, observa.

Uma das primeiras barreiras que o refugiado encontra ao chegar por aqui é a língua. “Tem um dado importantíssimo: em torno de 69% da população refugiada hoje no mundo situa-se em país vizinho ao seu. Quando olhamos para a perspectiva do Brasil, uma primeira barreira que essas pessoas enfrentam é a linguística. Não há lusófonos entre nossos vizinhos. Então, a barreira linguística é uma barreira inicial nesse enfrentamento”, salienta Pachioni.

Olhar discriminatório

Outras complicações que podem existir por aqui decorrem do olhar discriminatório de algumas pessoas e da desinformação sobre o processo de empregabilidade dos refugiados, principalmente relacionados ao desconhecimento dos departamentos de recursos humanos das empresas sobre as documentações.

“À medida em que as pessoas refugiadas – que estão formadas em diferentes áreas de conhecimento e com seus diferentes idiomas – tenham oportunidades de estar integradas, essas oportunidades transformam-se também em rentabilidade para a economia local de onde elas estão inseridas. Então, se a gente pensar que um afegão abrirá o seu próprio negócio no Brasil, como um negócio de gastronomia, a matéria-prima que ele consumirá desse negócio é fruto da produção brasileira; o meio de distribuição desses alimentos também vai ser fruto da distribuição de outros serviços brasileiros. Se a gente propiciar que essas pessoas, com todas as suas capacidades, tenham oportunidades, essa será uma virada de chave importante para fazer com que a sociedade, onde ela está inserida, também se desenvolva social, econômica e politicamente”, afirma.

Todas essas dificuldades, aponta a Acnur, poderiam ser superadas por meio de uma responsabilidade compartilhada. “A articulação entre poder público, iniciativa privada e instituições como, por exemplo, a academia, são fundamentais para que a gente possa construir ambientes mais favoráveis de integração e desenvolvimento social e econômico como um todo”, opina Pachioni.

Ele acrescenta que “é preciso que haja uma sinergia em favor do processo de integração dessas pessoas. E essa sinergia depende dos amplos aspectos sociais que compõem a nossa sociedade. Eu estou falando aqui, por exemplo, de uma mobilização do setor privado que esteja mais engajado sobre o potencial de empregabilidade dessas pessoas e o quanto elas agregam, por exemplo, em inovação e bem-estar social dentro dos ambientes de trabalho. Estou falando também de políticas públicas que considerem novamente o potencial que essas pessoas trazem para as suas formações. Outro ponto relevante é a articulação de políticas públicas voltadas para essa população”, afirma.

Eventos

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, comemorado hoje, a Acnur vai promover eventos durante toda a semana. Com o tema Esperança longe de casa: por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas, a programação ocorre em várias partes do Brasil. Em Belém, por exemplo, um seminário com a participação de representantes da Acnur e do governo brasileiro debaterá os deslocamentos e as mudanças climáticas.

Também hoje, em Boa Vista, capital de Roraima, atividades serão realizadas no Centro de Sustentabilidade, envolvendo pessoas refugiadas e migrantes em ações de compostagem, bioconstrução e horta urbana. No Rio de Janeiro, o evento Rio Refugia será realizado entre amanhã (21) e sábado (22) celebrando a força e resiliência das pessoas refugiadas por meio da música, dança e outras manifestações culturais.

Mais informações sobre esses eventos podem ser encontrados no site.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Frente fria muda o tempo e favorece chuvas no estado de São Paulo

Temperaturas caem e região metropolitana deve registrar mínimas de 15°C.
L

Respeito vem de casa | Respect Comes From Home

Caso de agressão a professor após recolher celular em sala levanta debate sobre o enfraquecimento da autoridade docente e a perda de respeito nas relações familiares e escolares | Case of assault on teacher after confiscating cellphone in class sparks debate over the weakening of teacher authority and the loss of respect in family and school relationships
L
Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Rede Sustentabilidade lançará Neidinha Suruí ao Senado por Rondônia

Indigenista e defensora da Amazônia, Neidinha Suruí levará ao Congresso a pauta ambiental e a voz dos povos da floresta.
L

90 anos de Mauricio de Sousa: Filhos celebram legado e o ‘visionário’ por trás da Turma da Mônica

O cartunista Mauricio de Sousa comemora 90 anos nesta segunda-feira (27).
L
Porto Velho revitaliza pontos de taxistas e mototaxistas

Porto Velho revitaliza pontos de taxistas e mototaxistas

Vereador Márcio Pacele acompanha melhorias que garantem mais segurança e organização na capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Participe da promoção especial Depile-se!

Essa é a chance perfeita para experimentar o tratamento Clari e conquistar axilas mais uniformes, com conforto e resultados reais.
L
Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Operação Safe Green é deflagrada contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento em Rondônia

Ao todo, cerca de 150 (cento e cinquenta) policiais e agentes públicos foram mobilizados para o cumprimento de medidas cautelares deferidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
10

Nota de pesar: Maria Lúcia Machado da Silva

Professora federal em Porto Velho, Maria Lúcia Machado da Silva, 71, deixa legado de carinho, fé e serviço, velório na Funerária Dom Bosco, cortejo ao Cemitério Inocentes
L
Nota de pesar Lorrane Gabriela Souza

Nota de pesar: Lorrane Gabriela Souza

Lorrane nasceu em Porto Velho/RO, no dia 01 de Julho de 2007. Com apenas 18 anos, ela partiu, deixando um vazio imenso nos corações de todos que a amavam.
L

JOVEM NEWS: Kayque Rodrigues fala sobre empreendedorismo e impacto social

Na entrevista, ele vai contar como começou, os desafios no mundo dos negócios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Márcio Pacele reforça compromisso com a mobilidade urbana de Porto Velho

Márcio Pacele reforça compromisso com a mobilidade urbana de Porto Velho

Vereador tem conduzido avanços na Comissão de Transporte e Trânsito, com foco em segurança viária e melhorias no transporte público.
L
Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Alckmin diz que reunião de Lula e Trump destrava negociações técnicas

Presidente em exercício reforça prioridade do governo na retirada de tarifas dos EUA.
L
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF

Prazo para defesa apresentar recurso se encerra às 23h59, envolvendo o núcleo central da trama golpista de 2023.
L
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil seguem em andamento

Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil seguem em andamento

Presidente brasileiro completa 80 anos e mantém canal direto com líder norte-americano para tratar de tarifas comerciais.
L
“Ele tem meu telefone e eu tenho o dele”, diz Lula sobre Trump

“Ele tem meu telefone e eu tenho o dele”, diz Lula sobre Trump

Presidentes se encontraram na Malásia e combinaram diálogo direto em caso de impasses nas negociações.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Colisão entre veículos deixa idoso ferido em Porto Velho

Colisão entre veículos deixa idoso ferido em Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Abunã com a Rua Marechal Deodoro quando um motorista avançou a via preferencial. Idoso ferido foi levado para a Policlínica Ana Adelaide.
16
Força Tática age rápido e prende trio após furto de moto no centro

Força Tática age rápido e prende trio após furto de moto no centro

Um casal contou que estava pescando, quando percebeu que a moto havia sido furtada, em seguida, acionou a empresa de rastreamento e avisou a PM.
14
Rondoniense é executado a tiros em quitinete de Sorriso

Rondoniense é executado a tiros em quitinete de Sorriso

Fábio Rone Azevedo, de 31 anos, foi assassinado a tiros de pistola por dois homens que invadiram o imóvel onde morava há 15 dias. Polícia investiga execução em Sorriso, Mato Grosso.
18
Indígenas controlam fogo em aldeia a 140 km de Vilhena

Indígenas controlam fogo em aldeia a 140 km de Vilhena

Comunidade Enawenê-nawê formou corrente humana para conter as chamas que atingiram uma casa tradicional de palha. Origem do incêndio em aldeia indígena é investigada.
12
BPTAR prende dupla com drogas durante patrulhamento contra o crime organizado no Jardim Santana

BPTAR prende dupla com drogas durante patrulhamento contra o crime organizado no Jardim Santana

Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de drogas e dinheiro trocado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prêmio Destaques do Ano 2025 celebra excelência em diversas áreas em Porto Velho

Prêmio Destaques do Ano 2025 celebra excelência em diversas áreas em Porto Velho

Evento acontece no Clube Ypiranga, no dia 7 de novembro, e homenageia personalidades e instituições que se destacaram em Rondônia.
L
Bioeconomia e inovação marcam a nova fase do Viveiro Cidadão na Amazônia

Bioeconomia e inovação marcam a nova fase do Viveiro Cidadão na Amazônia

Com mais de uma década de experiência, a iniciativa da Ecoporé amplia a restauração em Rondônia, enfrenta novos desafios climáticos e sociais e une ciência, saberes tradicionais e inovação para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Autora rondoniense lança novo livro infantojuvenil “O Porco-do-Mato e o Caçador Corajoso”

Eva da Silva Alves, com 25 obras publicadas, reforça seu destaque na literatura infantojuvenil de Rondônia.
L
Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Filme “Criativos”, de Jordan Cruz, será exibido nesta quinta-feira (30) no Teatro Banzeiros, com entrada gratuita.
L
Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro

Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros já está disponível gratuitamente em e-book e audiolivro

Obra de Joesér Alvarez amplia o acesso à literatura amazônica e valoriza a cultura garimpeira.
L
Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos em Barra do Piraí

Jornada de Foguetes reunirá mais de 5 mil alunos em Barra do Piraí

Evento reúne vencedores da OBAFOG e proporciona aprendizado em astronáutica e lançamentos de foguetes.
L
PND 2025: gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado terça-feira

PND 2025: gabarito preliminar das questões objetivas será divulgado terça-feira

Participantes terão 48 horas para apresentar recursos sobre as respostas.
L
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025

Estimativa para o PIB deste ano recua para 2,16%, aponta boletim Focus do Banco Central.
L
Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho da Argentina e deixa 16 feridos

Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho da Argentina e deixa 16 feridos

Acidente aconteceu em Barra Mansa, na tarde desta segunda-feira (27), com veículo que seguia para a Argentina, onde o time enfrenta o Racing.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.