SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados

Eventos climáticos e guerras elevam contingente

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados
Shabir Niazir/ONG ARRO
Mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas à força de suas casas devido a perseguições, conflitos, violência e violação de seus direitos. Isso representou, segundo a Agência das Nações Unidas  para Refugiados (Acnur), um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Se todas essas pessoas vivessem atualmente em um mesmo território, elas formariam o 12º país mais populoso do mundo.

Esse número é mais do que o dobro do que havia há dez anos: em 2014, a Acnur apontava 59 milhões de pessoas vivendo nessa condição. “Se a cada 10 anos a gente dobrar o total de pessoas forçadas a se deslocarem, inevitavelmente os recursos já escassos não darão conta de responder a esse deslocamento”, observa Miguel Pachioni, oficial de comunicação da Acnur, em entrevista à Agência Brasil.

Desse contingente deslocado em todo o mundo, mais de 43 milhões são refugiados que necessitam de proteção internacional.

Refugiada, cujo dia é celebrado hoje (20) em todo o mundo, é a pessoa que foi forçada a deixar seu país de origem em razão de conflitos, perseguições ou uma grave e generalizada violação dos seus direitos humanos. São pessoas que não se sentem seguras em seus países de origem e partem em busca de proteção atravessando fronteiras.

“A pessoa refugiada é aquela que foi forçada a se deslocar em razão de perseguições associadas à sua nacionalidade, orientação sexual, religião, opinião política, enfim, diferentes fatores que fazem com que ela se sinta perseguida. Nesse ato, ela tem que deixar o seu país de origem para buscar proteção internacional em outra nação. Então, pelo fato dela atravessar uma fronteira, deixar o seu país de origem e buscar a condição de refugiada em outro local, em outro país, ela já é considerada solicitante da condição de refúgio”, explica Pachioni.

Essa condição difere da encontrada por um imigrante porque o refugiado não pode retornar ao seu país de origem sob risco de sua própria vida. Já um imigrante pode buscar melhores oportunidades econômicas em outra nação e retornar ao seu país quando quiser.

Crescimento

O número de pessoas deslocadas tem crescido nos últimos anos porque os conflitos estão mais espalhados pelo mundo. Além disso, destaca Pachioni, isso também deriva da incapacidade de soluções para essas crises, principalmente a curto prazo.

“O crescimento que se deu de 8% na população refugiada entre os anos de 2022 e 2023 vai nos dizer que os conflitos armados hoje existentes no mundo estão mais distribuídos pelo globo, ou seja, há mais conflitos e mais emergências humanitárias no mundo e eles estão se tornando mais duradouros do que no passado. Isso representa, de fato, uma crise do sistema político global por não conseguir resolver conflitos que acabam perdurando ao longo de anos”, afirma Pachioni, citando como exemplos as situações enfrentadas por Ucrânia, Iraque, Sudão e Afeganistão.

Outro fator que tem ajudado a aumentar o número de deslocados no mundo envolve eventos climáticos extremos. “A questão climática também vem se impondo e fazendo com que pessoas tenham que deixar os seus locais de origem em razão tanto do contexto das mudanças climáticas como também do contexto de desastres naturais, que são concomitantes”, enfatiza.

“Até dezembro de 2023, quase 75% das pessoas deslocadas à força viviam em países de alta ou extrema exposição a riscos relacionados ao clima. Elas já estavam em um processo muito fragilizado. E cerca de metade dessas pessoas deslocadas à força vivia em países onde permanecia exposta a conflitos e a esses mesmos riscos relacionados ao clima”, ressalta.

Para ele, a questão do clima não é só uma urgência no mundo: ela tem impactado também o sistema de financiamento das ajudas humanitárias. “Não temos como prever em 2025 que locais tendem a ter um deslocamento forçado em razão do contexto das mudanças climáticas. Esse tipo de faro a gente já tem em relação a conflitos armados. O conflito não acontece da noite para o dia – a gente tem indícios de conjunturas políticas, em especial, que fazem com que se tenha um entendimento sobre áreas onde conflitos podem ser iniciados. Mas o mesmo não acontece de forma tão clara quanto à questão climática”, acrescenta.

Refugiados no Brasil

Parte desses 43 milhões de refugiados tem encontrado no Brasil um lugar de acolhimento. Isso decorre da Lei de Refúgio brasileira (Lei nº 9.474/1997) ser considerada uma das mais avançadas no mundo. Quando essas pessoas chegam ao Brasil e têm sua condição de refugiadas reconhecida pelo governo brasileiro elas não podem ser expulsas, nem extraditadas para o país onde dizem sofrer a perseguição. “A gente tem uma legislação muito favorável ao acolhimento e proteção das pessoas que solicitam a condição de refugiadas aqui”, acentua Pachioni.

O governo brasileiro reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas em 2023, o maior quantitativo verificado ao longo de toda história do sistema de refúgio nacional e que representou variação positiva de 1.232,1%, se comparado a 2022. Ao todo, 143.033 pessoas já são reconhecidas pelo Brasil como refugiadas.

Segundo o oficial de comunicação da Acnur, pessoas de 150 nacionalidades diferentes solicitaram a condição de refúgio no Brasil. “Isso mostra como diversa é a população que vem ao Brasil em busca de proteção”, explica.

Mas embora seja considerado um país acolhedor, o Brasil ainda necessita melhorar seu processo de integração local, ressaltou o representante da Acnur.

“O Brasil é acolhedor. Mas o ponto crucial, a virada de chave necessária [situa-se] no processo de integração, em fazer com que essas pessoas estejam no Brasil e possam exercer de forma plena suas atividades para que sejam autossuficientes”, observa.

Uma das primeiras barreiras que o refugiado encontra ao chegar por aqui é a língua. “Tem um dado importantíssimo: em torno de 69% da população refugiada hoje no mundo situa-se em país vizinho ao seu. Quando olhamos para a perspectiva do Brasil, uma primeira barreira que essas pessoas enfrentam é a linguística. Não há lusófonos entre nossos vizinhos. Então, a barreira linguística é uma barreira inicial nesse enfrentamento”, salienta Pachioni.

Olhar discriminatório

Outras complicações que podem existir por aqui decorrem do olhar discriminatório de algumas pessoas e da desinformação sobre o processo de empregabilidade dos refugiados, principalmente relacionados ao desconhecimento dos departamentos de recursos humanos das empresas sobre as documentações.

“À medida em que as pessoas refugiadas – que estão formadas em diferentes áreas de conhecimento e com seus diferentes idiomas – tenham oportunidades de estar integradas, essas oportunidades transformam-se também em rentabilidade para a economia local de onde elas estão inseridas. Então, se a gente pensar que um afegão abrirá o seu próprio negócio no Brasil, como um negócio de gastronomia, a matéria-prima que ele consumirá desse negócio é fruto da produção brasileira; o meio de distribuição desses alimentos também vai ser fruto da distribuição de outros serviços brasileiros. Se a gente propiciar que essas pessoas, com todas as suas capacidades, tenham oportunidades, essa será uma virada de chave importante para fazer com que a sociedade, onde ela está inserida, também se desenvolva social, econômica e politicamente”, afirma.

Todas essas dificuldades, aponta a Acnur, poderiam ser superadas por meio de uma responsabilidade compartilhada. “A articulação entre poder público, iniciativa privada e instituições como, por exemplo, a academia, são fundamentais para que a gente possa construir ambientes mais favoráveis de integração e desenvolvimento social e econômico como um todo”, opina Pachioni.

Ele acrescenta que “é preciso que haja uma sinergia em favor do processo de integração dessas pessoas. E essa sinergia depende dos amplos aspectos sociais que compõem a nossa sociedade. Eu estou falando aqui, por exemplo, de uma mobilização do setor privado que esteja mais engajado sobre o potencial de empregabilidade dessas pessoas e o quanto elas agregam, por exemplo, em inovação e bem-estar social dentro dos ambientes de trabalho. Estou falando também de políticas públicas que considerem novamente o potencial que essas pessoas trazem para as suas formações. Outro ponto relevante é a articulação de políticas públicas voltadas para essa população”, afirma.

Eventos

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, comemorado hoje, a Acnur vai promover eventos durante toda a semana. Com o tema Esperança longe de casa: por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas, a programação ocorre em várias partes do Brasil. Em Belém, por exemplo, um seminário com a participação de representantes da Acnur e do governo brasileiro debaterá os deslocamentos e as mudanças climáticas.

Também hoje, em Boa Vista, capital de Roraima, atividades serão realizadas no Centro de Sustentabilidade, envolvendo pessoas refugiadas e migrantes em ações de compostagem, bioconstrução e horta urbana. No Rio de Janeiro, o evento Rio Refugia será realizado entre amanhã (21) e sábado (22) celebrando a força e resiliência das pessoas refugiadas por meio da música, dança e outras manifestações culturais.

Mais informações sobre esses eventos podem ser encontrados no site.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Reunião na Defensoria Pública da União definiu ações conjuntas para fortalecer o acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria da Glória Lopes da Cruz

Falecimento de Maria da Glória Lopes da Cruz, professora e amante da música, deixa saudade em familiares e amigos, com despedida marcada em Porto Velho, onde construiu sua história
L

Nota Oficial: Concurso da SEDUC RO tem inscrições somente no site do IBADE

Organização alerta candidatos sobre riscos de acessar links externos e reforça que apenas o endereço oficial do IBADE garante segurança, validade da inscrição e dados corretos.
L

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Deputada visitou a ASCATANM, ouviu demandas dos catadores e destacou a importância da categoria para a sustentabilidade do município.
L
Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

Acordo leva aulas de inglês para crianças de 3 a 6 anos com uma metodologia do CCAA.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): C O FOGACA DOS SANTOS

Renovação da Licença Ambiental de Operação.
L
Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix diz a senadores dos EUA que usuários poderão cancelar assinatura se fusão com Warner gerar reajustes, enquanto negócio segue sob análise regulatória.
L
Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Prefeitura entrega frota moderna e climatizada, com tecnologia e acessibilidade, ampliando conforto e qualidade no transporte coletivo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.