QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados

Eventos climáticos e guerras elevam contingente

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acnur diz que total de refugiados cresce em razão de conflitos armados
Shabir Niazir/ONG ARRO
Mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas à força de suas casas devido a perseguições, conflitos, violência e violação de seus direitos. Isso representou, segundo a Agência das Nações Unidas  para Refugiados (Acnur), um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Se todas essas pessoas vivessem atualmente em um mesmo território, elas formariam o 12º país mais populoso do mundo.

Esse número é mais do que o dobro do que havia há dez anos: em 2014, a Acnur apontava 59 milhões de pessoas vivendo nessa condição. “Se a cada 10 anos a gente dobrar o total de pessoas forçadas a se deslocarem, inevitavelmente os recursos já escassos não darão conta de responder a esse deslocamento”, observa Miguel Pachioni, oficial de comunicação da Acnur, em entrevista à Agência Brasil.

Desse contingente deslocado em todo o mundo, mais de 43 milhões são refugiados que necessitam de proteção internacional.

Refugiada, cujo dia é celebrado hoje (20) em todo o mundo, é a pessoa que foi forçada a deixar seu país de origem em razão de conflitos, perseguições ou uma grave e generalizada violação dos seus direitos humanos. São pessoas que não se sentem seguras em seus países de origem e partem em busca de proteção atravessando fronteiras.

“A pessoa refugiada é aquela que foi forçada a se deslocar em razão de perseguições associadas à sua nacionalidade, orientação sexual, religião, opinião política, enfim, diferentes fatores que fazem com que ela se sinta perseguida. Nesse ato, ela tem que deixar o seu país de origem para buscar proteção internacional em outra nação. Então, pelo fato dela atravessar uma fronteira, deixar o seu país de origem e buscar a condição de refugiada em outro local, em outro país, ela já é considerada solicitante da condição de refúgio”, explica Pachioni.

Essa condição difere da encontrada por um imigrante porque o refugiado não pode retornar ao seu país de origem sob risco de sua própria vida. Já um imigrante pode buscar melhores oportunidades econômicas em outra nação e retornar ao seu país quando quiser.

Crescimento

O número de pessoas deslocadas tem crescido nos últimos anos porque os conflitos estão mais espalhados pelo mundo. Além disso, destaca Pachioni, isso também deriva da incapacidade de soluções para essas crises, principalmente a curto prazo.

“O crescimento que se deu de 8% na população refugiada entre os anos de 2022 e 2023 vai nos dizer que os conflitos armados hoje existentes no mundo estão mais distribuídos pelo globo, ou seja, há mais conflitos e mais emergências humanitárias no mundo e eles estão se tornando mais duradouros do que no passado. Isso representa, de fato, uma crise do sistema político global por não conseguir resolver conflitos que acabam perdurando ao longo de anos”, afirma Pachioni, citando como exemplos as situações enfrentadas por Ucrânia, Iraque, Sudão e Afeganistão.

Outro fator que tem ajudado a aumentar o número de deslocados no mundo envolve eventos climáticos extremos. “A questão climática também vem se impondo e fazendo com que pessoas tenham que deixar os seus locais de origem em razão tanto do contexto das mudanças climáticas como também do contexto de desastres naturais, que são concomitantes”, enfatiza.

“Até dezembro de 2023, quase 75% das pessoas deslocadas à força viviam em países de alta ou extrema exposição a riscos relacionados ao clima. Elas já estavam em um processo muito fragilizado. E cerca de metade dessas pessoas deslocadas à força vivia em países onde permanecia exposta a conflitos e a esses mesmos riscos relacionados ao clima”, ressalta.

Para ele, a questão do clima não é só uma urgência no mundo: ela tem impactado também o sistema de financiamento das ajudas humanitárias. “Não temos como prever em 2025 que locais tendem a ter um deslocamento forçado em razão do contexto das mudanças climáticas. Esse tipo de faro a gente já tem em relação a conflitos armados. O conflito não acontece da noite para o dia – a gente tem indícios de conjunturas políticas, em especial, que fazem com que se tenha um entendimento sobre áreas onde conflitos podem ser iniciados. Mas o mesmo não acontece de forma tão clara quanto à questão climática”, acrescenta.

Refugiados no Brasil

Parte desses 43 milhões de refugiados tem encontrado no Brasil um lugar de acolhimento. Isso decorre da Lei de Refúgio brasileira (Lei nº 9.474/1997) ser considerada uma das mais avançadas no mundo. Quando essas pessoas chegam ao Brasil e têm sua condição de refugiadas reconhecida pelo governo brasileiro elas não podem ser expulsas, nem extraditadas para o país onde dizem sofrer a perseguição. “A gente tem uma legislação muito favorável ao acolhimento e proteção das pessoas que solicitam a condição de refugiadas aqui”, acentua Pachioni.

O governo brasileiro reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas em 2023, o maior quantitativo verificado ao longo de toda história do sistema de refúgio nacional e que representou variação positiva de 1.232,1%, se comparado a 2022. Ao todo, 143.033 pessoas já são reconhecidas pelo Brasil como refugiadas.

Segundo o oficial de comunicação da Acnur, pessoas de 150 nacionalidades diferentes solicitaram a condição de refúgio no Brasil. “Isso mostra como diversa é a população que vem ao Brasil em busca de proteção”, explica.

Mas embora seja considerado um país acolhedor, o Brasil ainda necessita melhorar seu processo de integração local, ressaltou o representante da Acnur.

“O Brasil é acolhedor. Mas o ponto crucial, a virada de chave necessária [situa-se] no processo de integração, em fazer com que essas pessoas estejam no Brasil e possam exercer de forma plena suas atividades para que sejam autossuficientes”, observa.

Uma das primeiras barreiras que o refugiado encontra ao chegar por aqui é a língua. “Tem um dado importantíssimo: em torno de 69% da população refugiada hoje no mundo situa-se em país vizinho ao seu. Quando olhamos para a perspectiva do Brasil, uma primeira barreira que essas pessoas enfrentam é a linguística. Não há lusófonos entre nossos vizinhos. Então, a barreira linguística é uma barreira inicial nesse enfrentamento”, salienta Pachioni.

Olhar discriminatório

Outras complicações que podem existir por aqui decorrem do olhar discriminatório de algumas pessoas e da desinformação sobre o processo de empregabilidade dos refugiados, principalmente relacionados ao desconhecimento dos departamentos de recursos humanos das empresas sobre as documentações.

“À medida em que as pessoas refugiadas – que estão formadas em diferentes áreas de conhecimento e com seus diferentes idiomas – tenham oportunidades de estar integradas, essas oportunidades transformam-se também em rentabilidade para a economia local de onde elas estão inseridas. Então, se a gente pensar que um afegão abrirá o seu próprio negócio no Brasil, como um negócio de gastronomia, a matéria-prima que ele consumirá desse negócio é fruto da produção brasileira; o meio de distribuição desses alimentos também vai ser fruto da distribuição de outros serviços brasileiros. Se a gente propiciar que essas pessoas, com todas as suas capacidades, tenham oportunidades, essa será uma virada de chave importante para fazer com que a sociedade, onde ela está inserida, também se desenvolva social, econômica e politicamente”, afirma.

Todas essas dificuldades, aponta a Acnur, poderiam ser superadas por meio de uma responsabilidade compartilhada. “A articulação entre poder público, iniciativa privada e instituições como, por exemplo, a academia, são fundamentais para que a gente possa construir ambientes mais favoráveis de integração e desenvolvimento social e econômico como um todo”, opina Pachioni.

Ele acrescenta que “é preciso que haja uma sinergia em favor do processo de integração dessas pessoas. E essa sinergia depende dos amplos aspectos sociais que compõem a nossa sociedade. Eu estou falando aqui, por exemplo, de uma mobilização do setor privado que esteja mais engajado sobre o potencial de empregabilidade dessas pessoas e o quanto elas agregam, por exemplo, em inovação e bem-estar social dentro dos ambientes de trabalho. Estou falando também de políticas públicas que considerem novamente o potencial que essas pessoas trazem para as suas formações. Outro ponto relevante é a articulação de políticas públicas voltadas para essa população”, afirma.

Eventos

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, comemorado hoje, a Acnur vai promover eventos durante toda a semana. Com o tema Esperança longe de casa: por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas, a programação ocorre em várias partes do Brasil. Em Belém, por exemplo, um seminário com a participação de representantes da Acnur e do governo brasileiro debaterá os deslocamentos e as mudanças climáticas.

Também hoje, em Boa Vista, capital de Roraima, atividades serão realizadas no Centro de Sustentabilidade, envolvendo pessoas refugiadas e migrantes em ações de compostagem, bioconstrução e horta urbana. No Rio de Janeiro, o evento Rio Refugia será realizado entre amanhã (21) e sábado (22) celebrando a força e resiliência das pessoas refugiadas por meio da música, dança e outras manifestações culturais.

Mais informações sobre esses eventos podem ser encontrados no site.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru e CISAN fortalecem agroindústrias com certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Prefeitura de Jaru e CISAN fortalecem agroindústrias com certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Nesta etapa, receberam a certificação os empreendimentos Filé Mignon Casa de Carne, que atua no segmento de processamento de carnes, e Chácara Paraíso, voltada à produção de derivados lácteos, como queijo, requeijão e manteiga artesanal.
L
Estudantes rondonienses vencem maratona de games e criam jogo inspirado na cultura do Norte

Estudantes rondonienses vencem maratona de games e criam jogo inspirado na cultura do Norte

Equipe de alunos da Afya São Lucas vence Game Jam no Tecnogame 2026 com projeto inspirado na cultura do Norte e leva premiação.
L
FUP defende que transição energética fortaleça estatais e gere empregos

FUP defende que transição energética fortaleça estatais e gere empregos

Federação alerta que processo não pode repetir modelos excludentes e deve servir como alavanca para a reindustrialização do país; coordenador destaca necessidade de soberania e qualificação profissional em painel no Rio de Janeiro.
L
ONU reconhece escravização de africanos como maior crime contra a humanidade

ONU reconhece escravização de africanos como maior crime contra a humanidade

Assembleia Geral aprova resolução histórica com 123 votos favoráveis, incluindo o do Brasil; texto estabelece que nações devem considerar pedidos de desculpas e contribuir para fundo de reparação por injustiças históricas.
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia nova pista de caminhada na Avenida Dom Pedro I em Jaru

Prefeito Jeverson Lima anuncia nova pista de caminhada na Avenida Dom Pedro I em Jaru

Obra de R$ 1,2 milhão será executada com recursos do deputado estadual Dr. Luís do Hospital e beneficiará moradores do Setor 04.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF define teto de 35% para pagamento de penduricalhos no Judiciário e MP

STF define teto de 35% para pagamento de penduricalhos no Judiciário e MP

Decisão unânime limita benefícios extras a R$ 16,2 mil sobre o salário base; medida visa padronizar mais de mil tipos de gratificações e deve gerar economia anual de R$ 7,3 bilhões aos cofres públicos.
L
Polícia Civil e órgãos federais fiscalizam postos de combustíveis em Porto Velho

Polícia Civil e órgãos federais fiscalizam postos de combustíveis em Porto Velho

Operação integrada entre DECCON, ANP, PROCON e PRF percorre estabelecimentos da capital para combater práticas abusivas; ação faz parte do Mês do Consumidor e foca na transparência de preços e na qualidade dos produtos.
10

Fonte de Vida: Entrevista com Maria Inês Soares de Oliveira e Carlos Henrique Gomes de Sousa

participação de profissionais com experiência técnica e institucional amplia o debate, trazendo uma visão mais aprofundada sobre os desafios e oportunidades dessa nova fase.
L

Estreias da semana: Cine Araújo traz novidades e promoção especial

Novos filmes chegam às telonas com destaque para títulos variados e promoção “Todos Pagam Meia”, que garante ingressos com desconto durante toda a semana.
L

Giro News: Ulisses Santos fala sobre proteção veicular e segurança automotiva

Com a crescente preocupação com segurança e custos no trânsito, a proteção veicular surge como uma opção relevante, especialmente para quem busca economia sem abrir mão de suporte em situações inesperadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo projeta arrecadar R$ 4,4 bilhões com nova tributação de bets e fintechs

Governo projeta arrecadar R$ 4,4 bilhões com nova tributação de bets e fintechs

Relatório da Receita Federal detalha impacto de medidas aprovadas pelo Congresso para reduzir desequilíbrio fiscal; corte em benefícios tributários deve injetar outros R$ 16,5 bilhões nos cofres públicos ainda em 2026.
L
Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Cristiane Lopes aceita convite de Léo Moraes e disputa reeleição a deputada federal pelo Podemos

Parlamentar reforça parceria com prefeito de Porto Velho e projeta ampliação de investimentos e políticas públicas em Rondônia.
L
Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Lula defende parcerias com a China para transferência de tecnologia

Em visita à fábrica de trens CRRC em Araraquara, presidente destaca importância de investimentos estrangeiros para qualificação profissional; BNDES anuncia aporte de R$ 5,6 bilhões para projetos de mobilidade urbana em São Paulo.
L
Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável contra as filhas em Porto Velho

Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável contra as filhas em Porto Velho

Inquérito concluído pela delegacia especializada revela abusos reiterados praticados no âmbito familiar; Justiça deferiu a prisão preventiva do investigado, que também responderá pelo descumprimento de medida protetiva na capital.
16
Homem de 31 anos é executado a tiros na Avenida Mamoré em Porto Velho

Homem de 31 anos é executado a tiros na Avenida Mamoré em Porto Velho

Vítima identificada como Jackson Rocha Ruiz trafegava em uma bicicleta no bairro Igarapé quando foi surpreendida pelo atirador; suspeito fugiu em uma motocicleta logo após efetuar os disparos na zona leste.
18
Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vendedor de internet é espancado durante assalto na zona norte de Porto Velho

Vítima foi agredida por quatro criminosos após tentar esconder celular no bairro Costa e Silva; ferido, o trabalhador buscou socorro no prédio do Ibama, na Avenida Jorge Teixeira, sendo atendido por uma equipe do Samu.
16
Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Grave acidente envolvendo motociclista de aplicativo deixa ferido na zona leste

Condutor de 125 cilindradas foi atingido por veículo que avançou a preferencial no cruzamento da Rio Madeira com a Rua Caparari; após o impacto, a vítima foi projetada contra um caminhão parado na via transversal.
12
Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Troca de Titularidade no Termo de Outorga:CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TROCA DE TITULARIDADE DO TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: CESAR CASSOL PARTICIPACOES LTDA

TERMO OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Recebimento da Licença Ambiental: EMAM – EMULSÕES E TRANSPORTES LTDA

Licença de Operação Nº 016.00030.003/2026-SUL
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental Simplificada (LAS): ESTOFADOS MOURA LTDA

Renovação da Licença Ambiental Simplificada (LAS).
L
Publicidade