QUINTA-FEIRA, 25/12/2025

Em destaque

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia. Negócio é de cerca de 50 milhões de reais

Dentro do próprio governo há quem considere o negócio muito positivo para o sistema de saúde, embora haja quem ache que o valor deve ser ajustado. Por enquanto, todas as conversas são internas.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

O assunto está sendo tratado com muito sigilo. Não há muitas informações ainda, exatamente por isso. O que está acontecendo é que o Governo de Rondônia e a direção do Hospital das Clínicas de Porto Velho estão conversando sobre uma possível compra do hospital por parte do Estado. O secretário da Sesau, Coronel Jeferson Rocha, já visitou o prédio, conheceu a estrutura e o assunto está em andamento. Tanto o secretário como os técnicos da Sesau também visitaram outros hospitais privados da capital, porque a intenção é ter atendimento especial para a traumatologia, principalmente de acidentados no trânsito. “São entre 20 e 30 acidentes todos os dias, com muita gente necessitando de atendimento traumatológico”, diz Jeferson Rocha, destacando a premência de uma solução imediata, dada a impossibilidade e o tempo necessário, por exemplo, para se construir um novo prédio e equipá-lo. Há necessidade de uma solução urgente. Por que a preferência pelo Hospital das Clínicas? Porque ele estaria à venda há algum tempo. O valor do negócio poderia chegar a 50 milhões de reais.

Os valores ainda estão sendo discutidos, o que também foi confirmado por uma fonte do mercado imobiliário. Localizado na rua João Goulart, próximo à Pinheiro Machado, região central de Porto Velho, o Hospital das Clínicas é dirigido por um grupo de médicos entre os mais conhecidos, atendendo várias especialidades. Dentro do próprio governo há quem considere o negócio muito positivo para o sistema de saúde, embora haja quem ache que o valor deve ser ajustado. Por enquanto, todas as conversas são internas. O governo de Rondônia já comprou um hospital (o antigo Regina Pacis) no centro de Porto Velho, no auge da pandemia. Enquanto outros Estados faziam negociações milionárias com hospitais de campanha, Rondônia adquiriu um hospital completo que está sendo ampliado por apenas 12 milhões de reais, três a quatro vezes menos do que os negócios dos hospitais de campanha, que foram desmontados pouco depois da pandemia, enquanto o nosso continuará atendendo a população por décadas. A compra do Hospital das Clínicas, caso ocorra, dependerá ainda de várias negociações e de autorizações dos órgãos de controle e da avaliação da Sepat, a secretaria que analisa o valor dos imóveis. Caso as conversações prossigam, porque não se sabe o estágio em que estão, tudo deve demorar ainda alguns meses. Mas o negócio estaria em andamento…

CONFÚCIO, COM PORTAS ESCANCARADAS NO PLANALTO, DIZ QUE A PONTE BINACIONAL AGORA VAI SAIR DO PAPEL

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, o rondoniense Confúcio Moura, comemorou o que definiu como “sair da intenção e do papel” para começar a ver a construção da ponte binacional Brasil/Bolívia se tornar realidade. Ele esteve no local previsto para a ponte, no lado brasileiro, nesta semana e destacou que todo o projeto está em andamento e, segundo garantiu, “em breve será dada a ordem de serviço”. Confúcio lembrou que a construção da ponte, de 1.200 metros, era um projeto de muitos anos, mas que só se tornou realidade “a partir da posse do presidente Lula”. A obra é esperada para ampliar os negócios entre os dois países e, segundo o senador, “ela é boa para o Brasil e muito importante para a Bolívia”. Único político de Rondônia que tem acesso direto ao Planalto e que fala com o Presidente da República mais de uma vez na semana, Confúcio também é hoje o senador da região norte com mais acesso ao Ministério dos Transportes e ao Dnit. Nesta semana, por exemplo, ele também esteve em reunião com Fabrício Galvão, diretor-geral do Dnit, acertando detalhes de obras tanto na ponte binacional quanto na BR-364 e no futuro asfaltamento da BR-319. Confúcio está mesmo com a bola cheia junto ao governo, mesmo com todos os riscos que corre em perder apoios no seu Estado, onde a ampla maioria é conservadora e anti-Lula.

GOVERNADOR E PREFEITO DA CAPITAL FAZEM QUESTÃO DE DEMONSTRAR APOIO A MARIANA CARVALHO

O encontro foi em Brasília. O clima: de sorrisos e alegrias para as fotos. Depois de longo tempo sem conversarem pessoalmente, o governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves, cujas relações neste momento não estariam, vamos dizer assim, nada boas, estiveram juntos no encontro nacional do União Brasil. O encontro foi no Iate Clube de Brasília, para a posse do presidente nacional Antônio Ruedas. Nas fotos, sorridentes, tanto Rocha quanto Hildon apontam para Mariana Carvalho, simbolizando o apoio de ambos à ex-deputada federal na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. O mesmo fizeram Maurício Carvalho, coordenador da bancada federal; a deputada Cristiane Lopes, outro nome forte do partido no Estado, e a deputada estadual Ieda Chaves. Nas redes sociais, várias imagens do encontro, inclusive saudadas com longo texto por Cristiane Lopes no seu Instagram. Na questão de apoio a Mariana Carvalho, Rocha e Hildon Chaves estão fechadíssimos, ao que demonstraram no encontro de Brasília.

MARCELO NÃO PÁRA, MDB DE EUMA TEM PRIMEIRA CONVENÇÃO E LÉO COMEÇA A PREPARAR SUA CAMPANHA

Como estão os demais candidatos que se preparam para as convenções e considerados entre os que têm mais chances de chegarem ao segundo turno? Marcelo Cruz afasta os boatos de que poderia abrir mão de sua candidatura com um trabalho duro. Sem deixar de atuar com destaque no comando da Assembleia Legislativa, ele tem se multiplicado em reuniões, mobilizando também os mais de 90 postulantes a vagas na Câmara Municipal que o estão apoiando. Que não se subestime a força de Marcelo! Já Euma Tourinho está nas redes sociais anunciando que seu partido, o MDB, fará convenção no primeiro dia autorizado pela legislação eleitoral: 20 de julho. Os detalhes foram acertados em um encontro entre o presidente municipal, Williames Pimentel, e o senador Confúcio Moura. Não há informação, ainda, sobre o nome do vice. Já Léo Moraes, que entrou agora na campanha, está alicerçando apoios e deve anunciá-los em breve. Não há novidades sobre a candidatura que virá das esquerdas.

CFM CRITICA CANETADAS E A FARRA DE CRIAÇÃO DE 240 NOVAS FACULDADES MÉDICAS NO PAÍS, EM 14 ANOS

Há 14 anos, tínhamos no Brasil 189 faculdades de Medicina e hoje temos 390. São 201 a mais. O enorme crescimento se torna uma preocupação, na medida em que escolas são abertas em profusão, sem uma preocupação efetiva e fiscalização correta na qualidade do ensino proporcionado. O alerta, já feito em várias outras ocasiões, foi renovado pelo rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, na abertura do 14º Fórum da Comissão de Ensino Médico da instituição nacional, que comanda mais de meio milhão de profissionais. “Há tempos o Conselho Federal de Medicina, com o apoio dos CRMs, tem se debruçado sobre esse tema com reflexos diretos sobre dois aspectos fundamentais: o comprometimento da eficácia e segurança dos atendimentos oferecidos à população, além da manutenção da confiança e credibilidade dos brasileiros na Medicina e em seus profissionais. Estes dois contextos estão sob ameaça, com a decisão equivocada dos gestores de promoverem uma verdadeira farra no processo de abertura de escolas médicas no Brasil. Apesar dos sucessivos alertas do CFM, dos CRMs e das entidades médicas, de uma forma geral, o peso da caneta do Poder Executivo tem sido mais forte”. Mais adiante, Hiran questionou: “Como fazer com que os candidatos a futuros médicos deixem a universidade com o conhecimento, as atitudes e as habilidades de um profissional em condições de oferecer um diagnóstico e prescrever um tratamento com qualidade e segurança?”, sem as condições exigidas para a formação de um bom profissional? Para se ter uma ideia da situação, em 1999, ou seja, há apenas 25 anos atrás, o Brasil formava 12 mil médicos por ano. “No ano passado – sublinhou – cerca de 44 mil novos médicos adentraram o mercado de trabalho. Desse total, pouco menos de 70 por cento vieram de faculdades privadas, com mensalidades que ficam, em média, em torno de 8 mil reais”.

MAIS UMA PÉSSIMA NOTÍCIA: GAÚCHOS SE PREPARAM PARA DIAS DE CHUVAS INTENSAS EM TODAS AS REGIÕES

Enquanto os donativos não param de chegar (o governo de Rondônia lidera, por exemplo, uma campanha para doação de material escolar para milhares de crianças gaúchas que perderam tudo), o Rio Grande do Sul se prepara para mais um final de semana dramático. A meteorologia anunciou a chegada de chuvas intensas ao Estado, num momento em que recém começaram a baixar as águas que destruíram totalmente ou em parte 400 dos 493 municípios do Estado. Desde este sábado, o sul gaúcho e a metade norte passam a ser atingidos, incluindo as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Sudoeste, Sul, Sudeste, Serrana e Metropolitana de Porto Alegre. O risco de que chova em dois ou três dias o volume previsto para um mês inteiro coloca novamente a população do extremo sul em grande risco, antes mesmo de se recuperar de sua maior catástrofe em décadas. A única notícia positiva é que as chuvas de agora não serão como as da espécie de dilúvio que atingiu o Estado, mas certamente prejudicarão muito o duríssimo trabalho de recuperação de tudo o que foi destruído.

“BASTA DE INCENTIVAR NOVAS INVASÕES”, DIZ EMPRESÁRIO QUE LIDERA PROJETO SUSTENTÁVEL QUE INCLUI REFLORESTAMENTO DE 22 MIL HECTARES

“A Amazônia clama por uma mudança de paradigma. Chega de premiar quem invade terras, devasta florestas e enriquece à custa da destruição! O futuro da região depende de uma nova mentalidade, onde o desenvolvimento sustentável seja a base do progresso”. A afirmação é do empresário Maurício Conti, diretor da Yanayaco Amazon Palms, empresa que pretende revolucionar o aproveitamento de terras em Rondônia, com o plantio da macaúba e uso dos seus óleos, principalmente para biodiesel, bioquerosene e outros co-produtos. Para ele, é fundamental que não se permita mais que “invasores e madeireiros ilegais sejam recompensados com lucros e impunidade. Essa visão distorcida do progresso precisa ser abandonada. É hora de reconhecer e valorizar aqueles que agem dentro da lei, preservando o meio ambiente e gerando renda de forma responsável”. É neste contexto que surge o Projeto Yanayaco Amazon Palms, como uma espécie de farol de esperança, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ao invés de devastar a floresta, o Yanayaco Amazon Palms a utiliza de forma sustentável, plantando macaúba, uma palmeira nativa com alto potencial econômico. O projeto também vai reflorestar 22.000 hectares de flora e fauna nativa, garantindo a qualidade da água que bebemos. O projeto envolve investimentos que podem atingir mais de 3 bilhões de reais, incluindo parcerias internacionais, e prevê não só o plantio de milhares de macaúbas, como ainda a possibilidade de triplicar a renda dos pequenos produtores, sem derrubar uma só árvore.

PARLAMENTO AMAZÔNICO TERÁ FÓRUM COM PRESENÇA DE MINISTROS PARA DISCUTIR QUESTÕES DE TODA A REGIÃO

Presidente do Parlamento Amazônico, o rondoniense Laerte Gomes está anunciando para esta terça-feira, dia 18, o 1º Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal. O evento acontecerá no Auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal. Já estão confirmadas as presenças da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro das Cidades, Jader Filho. Tebet vai palestrar sobre as cinco rotas que o Governo Federal pretende lançar, entre as quais, a Estrada do Pacífico, que atende a região da Amazônia e beneficia o estado de Rondônia. Jader Filho vai falar sobre os investimentos do Ministério das Cidades nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Ainda segundo Laerte Gomes, uma palestra do ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, ainda depende de confirmação. Há ainda convite para que o senador Eduardo Braga fale sobre o arcabouço fiscal e a reforma tributária. “Esses temas são muito preocupantes, principalmente para Rondônia”, comentou Laerte. “Será um fórum muito importante”. Laerte afirma ainda que “precisamos nos fortalecer porque temos na Amazônia produtores rurais, empresários, comerciantes, profissionais liberais, enfim, trabalhadores que também querem qualidade de vida”.

ISOLADO, FERNANDO HADDAD ESTARIA POR UM FIO PARA SER DEFENESTRADO DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Por um fio! Sem apoio nem do Planalto nem de nenhum dos seus colegas ministros, já que nenhum ousou defendê-lo, depois do fracasso retumbante da MP do Fim do Mundo, em Brasília os bastidores pululam com conversas de que Fernando Haddad não acaba a próxima semana como ministro da Economia. Como não compartilhou da sua ideia que poderia destruir empresas, aumentar os preços de todas as mercadorias e ainda trazer de volta uma inflação alta para o país, os demais ministros não se sentiram no dever de se solidarizar com o colega. Inclusive a ministra do Planejamento, Simone Tebet, não havia sido avisada da bomba que Haddad estava criando e deixou isso claro, quando estava na China com um grupo de empresários brasileiros. Outro sintoma, o mais importante de todos, foi de que o presidente Lula negociou a devolução da MP sem avisar ou consultar seu ministro. Ao que tudo indica, só um milagre mantém Haddad no cargo.

PERGUNTINHA

O Brasil recebeu 117 por cento a mais de imigrantes no ano passado, a imensa maioria de venezuelanos, muitos dos quais estão nas esquinas, pedindo dinheiro para sobreviver. Na sua opinião, quais as causas que levaram tanta gente a deixar um país tão rico como a Venezuela?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de pesar: Luiz Pinheiro de Avila

Familiares e amigos se despedem com emoção de Luiz Pinheiro de Ávila, homem íntegro, alegre e trabalhador, que deixa um legado de amor, simplicidade e lembranças eternas junto à família e a quem conviveu com ele.
L
Semtran ajusta frota de ônibus em Porto Velho durante recesso escolar e universitário

Semtran ajusta frota de ônibus em Porto Velho durante recesso escolar e universitário

Secretaria de Trânsito adequa oferta do transporte coletivo à menor demanda de férias; linhas universitárias ficam suspensas até o final de janeiro
L
Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A administração municipal reforça que a ação demonstra responsabilidade fiscal e respeito aos direitos dos trabalhadores.
L
Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Decreto assinado por Lula garante cota de tela nos cinemas a partir de 2026.
L
Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Fraude digital com atuação de hacker permitiu fuga de presos em Belo Horizonte
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Josiete Ferreira Herminio

Familiares e amigos se despedem com emoção de Josiete Ferreira Herminio, professora dedicada e referência de amor, alegria e generosidade, cuja vida foi marcada pela educação, fé e cuidado com quem amava.
L
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Reajuste de 6,8% garante ganho real e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, aponta Dieese
L
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil intercepta dinheiro que seria usado para financiar a facção criminosa em operação conjunta no Amazonas.
L

Um Natal cheio de alegria e esperança no coração dos rondonienses

O Natal nos lembra que cada gesto de bondade tem força para transformar vidas
L

Danielle Parada Dantas de Melo inspira plateia com palestra sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho

Com abordagem inovadora e inspiração humana, Danielle Parada Dantas de Melo encantou o público ao falar sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeito se entrega à polícia e crise política expõe escândalo milionário em Turilândia

Após dois dias foragido, o prefeito Paulo Curió se apresenta à polícia em São Luís e se junta a outros investigados por um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões em Turilândia.
L
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro passará por procedimento médico nesta quinta.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Estudante da Unir é preso por tráfico de drogas pela equipe do sargento Machado na zona leste

Estudante da Unir é preso por tráfico de drogas pela equipe do sargento Machado na zona leste

Flagrante ocorreu em uma boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona leste de Porto Velho

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na zona Leste da capital e mobilizou equipes de resgate
14
Apenado é espancado a pauladas na zona leste

Vulgo “Pacheco” acusado de matar irmã de repórter é espancado a pauladas na zona leste

Vítima foi atacada por dois homens no bairro Cascalheira.
16
Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Acidente de trânsito deixa feridos na zona leste.
12
Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Vítima conseguiu fugir após sofrer agressões na região central.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Maria Nercy da Silva Bezerra

Nota de pesar: Maria Nercy da Silva Bezerra

Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de amor, fé e exemplo que permanecerá vivo nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Timão supera Palmeiras, Vasco entra no top-10 e Bahia avança no cenário nacional
L
Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Sergio Danese critica cerco militar norte-americano e defende diálogo para evitar conflito no continente
L
Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Audiência com investigados faz parte da apuração de fraudes financeiras bilionárias
L
Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

A cerimônia de despedida será realizada no dia 24/12, a partir das 19h00, na Sala de Homenagem 02 da Funerária Dom Bosco, localizada na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

Alerta de tempestade do Inmet prevê chuva intensa, ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
L
Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Documentário valoriza a cultura e o protagonismo feminino na Comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste.
L
Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Categoria vota proposta salarial e decide sobre paralisação nacional em assembleias
L
Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Convívio familiar no Natal reforça pertencimento, memória afetiva e inclusão dos mais velhos nas celebrações
L
Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado em Farroupilha destelhou imóveis, mas não deixou feridos nem desabrigados
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.