QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia. Negócio é de cerca de 50 milhões de reais

Dentro do próprio governo há quem considere o negócio muito positivo para o sistema de saúde, embora haja quem ache que o valor deve ser ajustado. Por enquanto, todas as conversas são internas.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

O assunto está sendo tratado com muito sigilo. Não há muitas informações ainda, exatamente por isso. O que está acontecendo é que o Governo de Rondônia e a direção do Hospital das Clínicas de Porto Velho estão conversando sobre uma possível compra do hospital por parte do Estado. O secretário da Sesau, Coronel Jeferson Rocha, já visitou o prédio, conheceu a estrutura e o assunto está em andamento. Tanto o secretário como os técnicos da Sesau também visitaram outros hospitais privados da capital, porque a intenção é ter atendimento especial para a traumatologia, principalmente de acidentados no trânsito. “São entre 20 e 30 acidentes todos os dias, com muita gente necessitando de atendimento traumatológico”, diz Jeferson Rocha, destacando a premência de uma solução imediata, dada a impossibilidade e o tempo necessário, por exemplo, para se construir um novo prédio e equipá-lo. Há necessidade de uma solução urgente. Por que a preferência pelo Hospital das Clínicas? Porque ele estaria à venda há algum tempo. O valor do negócio poderia chegar a 50 milhões de reais.

Os valores ainda estão sendo discutidos, o que também foi confirmado por uma fonte do mercado imobiliário. Localizado na rua João Goulart, próximo à Pinheiro Machado, região central de Porto Velho, o Hospital das Clínicas é dirigido por um grupo de médicos entre os mais conhecidos, atendendo várias especialidades. Dentro do próprio governo há quem considere o negócio muito positivo para o sistema de saúde, embora haja quem ache que o valor deve ser ajustado. Por enquanto, todas as conversas são internas. O governo de Rondônia já comprou um hospital (o antigo Regina Pacis) no centro de Porto Velho, no auge da pandemia. Enquanto outros Estados faziam negociações milionárias com hospitais de campanha, Rondônia adquiriu um hospital completo que está sendo ampliado por apenas 12 milhões de reais, três a quatro vezes menos do que os negócios dos hospitais de campanha, que foram desmontados pouco depois da pandemia, enquanto o nosso continuará atendendo a população por décadas. A compra do Hospital das Clínicas, caso ocorra, dependerá ainda de várias negociações e de autorizações dos órgãos de controle e da avaliação da Sepat, a secretaria que analisa o valor dos imóveis. Caso as conversações prossigam, porque não se sabe o estágio em que estão, tudo deve demorar ainda alguns meses. Mas o negócio estaria em andamento…

CONFÚCIO, COM PORTAS ESCANCARADAS NO PLANALTO, DIZ QUE A PONTE BINACIONAL AGORA VAI SAIR DO PAPEL

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, o rondoniense Confúcio Moura, comemorou o que definiu como “sair da intenção e do papel” para começar a ver a construção da ponte binacional Brasil/Bolívia se tornar realidade. Ele esteve no local previsto para a ponte, no lado brasileiro, nesta semana e destacou que todo o projeto está em andamento e, segundo garantiu, “em breve será dada a ordem de serviço”. Confúcio lembrou que a construção da ponte, de 1.200 metros, era um projeto de muitos anos, mas que só se tornou realidade “a partir da posse do presidente Lula”. A obra é esperada para ampliar os negócios entre os dois países e, segundo o senador, “ela é boa para o Brasil e muito importante para a Bolívia”. Único político de Rondônia que tem acesso direto ao Planalto e que fala com o Presidente da República mais de uma vez na semana, Confúcio também é hoje o senador da região norte com mais acesso ao Ministério dos Transportes e ao Dnit. Nesta semana, por exemplo, ele também esteve em reunião com Fabrício Galvão, diretor-geral do Dnit, acertando detalhes de obras tanto na ponte binacional quanto na BR-364 e no futuro asfaltamento da BR-319. Confúcio está mesmo com a bola cheia junto ao governo, mesmo com todos os riscos que corre em perder apoios no seu Estado, onde a ampla maioria é conservadora e anti-Lula.

GOVERNADOR E PREFEITO DA CAPITAL FAZEM QUESTÃO DE DEMONSTRAR APOIO A MARIANA CARVALHO

O encontro foi em Brasília. O clima: de sorrisos e alegrias para as fotos. Depois de longo tempo sem conversarem pessoalmente, o governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves, cujas relações neste momento não estariam, vamos dizer assim, nada boas, estiveram juntos no encontro nacional do União Brasil. O encontro foi no Iate Clube de Brasília, para a posse do presidente nacional Antônio Ruedas. Nas fotos, sorridentes, tanto Rocha quanto Hildon apontam para Mariana Carvalho, simbolizando o apoio de ambos à ex-deputada federal na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. O mesmo fizeram Maurício Carvalho, coordenador da bancada federal; a deputada Cristiane Lopes, outro nome forte do partido no Estado, e a deputada estadual Ieda Chaves. Nas redes sociais, várias imagens do encontro, inclusive saudadas com longo texto por Cristiane Lopes no seu Instagram. Na questão de apoio a Mariana Carvalho, Rocha e Hildon Chaves estão fechadíssimos, ao que demonstraram no encontro de Brasília.

MARCELO NÃO PÁRA, MDB DE EUMA TEM PRIMEIRA CONVENÇÃO E LÉO COMEÇA A PREPARAR SUA CAMPANHA

Como estão os demais candidatos que se preparam para as convenções e considerados entre os que têm mais chances de chegarem ao segundo turno? Marcelo Cruz afasta os boatos de que poderia abrir mão de sua candidatura com um trabalho duro. Sem deixar de atuar com destaque no comando da Assembleia Legislativa, ele tem se multiplicado em reuniões, mobilizando também os mais de 90 postulantes a vagas na Câmara Municipal que o estão apoiando. Que não se subestime a força de Marcelo! Já Euma Tourinho está nas redes sociais anunciando que seu partido, o MDB, fará convenção no primeiro dia autorizado pela legislação eleitoral: 20 de julho. Os detalhes foram acertados em um encontro entre o presidente municipal, Williames Pimentel, e o senador Confúcio Moura. Não há informação, ainda, sobre o nome do vice. Já Léo Moraes, que entrou agora na campanha, está alicerçando apoios e deve anunciá-los em breve. Não há novidades sobre a candidatura que virá das esquerdas.

CFM CRITICA CANETADAS E A FARRA DE CRIAÇÃO DE 240 NOVAS FACULDADES MÉDICAS NO PAÍS, EM 14 ANOS

Há 14 anos, tínhamos no Brasil 189 faculdades de Medicina e hoje temos 390. São 201 a mais. O enorme crescimento se torna uma preocupação, na medida em que escolas são abertas em profusão, sem uma preocupação efetiva e fiscalização correta na qualidade do ensino proporcionado. O alerta, já feito em várias outras ocasiões, foi renovado pelo rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, na abertura do 14º Fórum da Comissão de Ensino Médico da instituição nacional, que comanda mais de meio milhão de profissionais. “Há tempos o Conselho Federal de Medicina, com o apoio dos CRMs, tem se debruçado sobre esse tema com reflexos diretos sobre dois aspectos fundamentais: o comprometimento da eficácia e segurança dos atendimentos oferecidos à população, além da manutenção da confiança e credibilidade dos brasileiros na Medicina e em seus profissionais. Estes dois contextos estão sob ameaça, com a decisão equivocada dos gestores de promoverem uma verdadeira farra no processo de abertura de escolas médicas no Brasil. Apesar dos sucessivos alertas do CFM, dos CRMs e das entidades médicas, de uma forma geral, o peso da caneta do Poder Executivo tem sido mais forte”. Mais adiante, Hiran questionou: “Como fazer com que os candidatos a futuros médicos deixem a universidade com o conhecimento, as atitudes e as habilidades de um profissional em condições de oferecer um diagnóstico e prescrever um tratamento com qualidade e segurança?”, sem as condições exigidas para a formação de um bom profissional? Para se ter uma ideia da situação, em 1999, ou seja, há apenas 25 anos atrás, o Brasil formava 12 mil médicos por ano. “No ano passado – sublinhou – cerca de 44 mil novos médicos adentraram o mercado de trabalho. Desse total, pouco menos de 70 por cento vieram de faculdades privadas, com mensalidades que ficam, em média, em torno de 8 mil reais”.

MAIS UMA PÉSSIMA NOTÍCIA: GAÚCHOS SE PREPARAM PARA DIAS DE CHUVAS INTENSAS EM TODAS AS REGIÕES

Enquanto os donativos não param de chegar (o governo de Rondônia lidera, por exemplo, uma campanha para doação de material escolar para milhares de crianças gaúchas que perderam tudo), o Rio Grande do Sul se prepara para mais um final de semana dramático. A meteorologia anunciou a chegada de chuvas intensas ao Estado, num momento em que recém começaram a baixar as águas que destruíram totalmente ou em parte 400 dos 493 municípios do Estado. Desde este sábado, o sul gaúcho e a metade norte passam a ser atingidos, incluindo as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Sudoeste, Sul, Sudeste, Serrana e Metropolitana de Porto Alegre. O risco de que chova em dois ou três dias o volume previsto para um mês inteiro coloca novamente a população do extremo sul em grande risco, antes mesmo de se recuperar de sua maior catástrofe em décadas. A única notícia positiva é que as chuvas de agora não serão como as da espécie de dilúvio que atingiu o Estado, mas certamente prejudicarão muito o duríssimo trabalho de recuperação de tudo o que foi destruído.

“BASTA DE INCENTIVAR NOVAS INVASÕES”, DIZ EMPRESÁRIO QUE LIDERA PROJETO SUSTENTÁVEL QUE INCLUI REFLORESTAMENTO DE 22 MIL HECTARES

“A Amazônia clama por uma mudança de paradigma. Chega de premiar quem invade terras, devasta florestas e enriquece à custa da destruição! O futuro da região depende de uma nova mentalidade, onde o desenvolvimento sustentável seja a base do progresso”. A afirmação é do empresário Maurício Conti, diretor da Yanayaco Amazon Palms, empresa que pretende revolucionar o aproveitamento de terras em Rondônia, com o plantio da macaúba e uso dos seus óleos, principalmente para biodiesel, bioquerosene e outros co-produtos. Para ele, é fundamental que não se permita mais que “invasores e madeireiros ilegais sejam recompensados com lucros e impunidade. Essa visão distorcida do progresso precisa ser abandonada. É hora de reconhecer e valorizar aqueles que agem dentro da lei, preservando o meio ambiente e gerando renda de forma responsável”. É neste contexto que surge o Projeto Yanayaco Amazon Palms, como uma espécie de farol de esperança, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ao invés de devastar a floresta, o Yanayaco Amazon Palms a utiliza de forma sustentável, plantando macaúba, uma palmeira nativa com alto potencial econômico. O projeto também vai reflorestar 22.000 hectares de flora e fauna nativa, garantindo a qualidade da água que bebemos. O projeto envolve investimentos que podem atingir mais de 3 bilhões de reais, incluindo parcerias internacionais, e prevê não só o plantio de milhares de macaúbas, como ainda a possibilidade de triplicar a renda dos pequenos produtores, sem derrubar uma só árvore.

PARLAMENTO AMAZÔNICO TERÁ FÓRUM COM PRESENÇA DE MINISTROS PARA DISCUTIR QUESTÕES DE TODA A REGIÃO

Presidente do Parlamento Amazônico, o rondoniense Laerte Gomes está anunciando para esta terça-feira, dia 18, o 1º Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal. O evento acontecerá no Auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal. Já estão confirmadas as presenças da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro das Cidades, Jader Filho. Tebet vai palestrar sobre as cinco rotas que o Governo Federal pretende lançar, entre as quais, a Estrada do Pacífico, que atende a região da Amazônia e beneficia o estado de Rondônia. Jader Filho vai falar sobre os investimentos do Ministério das Cidades nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Ainda segundo Laerte Gomes, uma palestra do ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, ainda depende de confirmação. Há ainda convite para que o senador Eduardo Braga fale sobre o arcabouço fiscal e a reforma tributária. “Esses temas são muito preocupantes, principalmente para Rondônia”, comentou Laerte. “Será um fórum muito importante”. Laerte afirma ainda que “precisamos nos fortalecer porque temos na Amazônia produtores rurais, empresários, comerciantes, profissionais liberais, enfim, trabalhadores que também querem qualidade de vida”.

ISOLADO, FERNANDO HADDAD ESTARIA POR UM FIO PARA SER DEFENESTRADO DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Por um fio! Sem apoio nem do Planalto nem de nenhum dos seus colegas ministros, já que nenhum ousou defendê-lo, depois do fracasso retumbante da MP do Fim do Mundo, em Brasília os bastidores pululam com conversas de que Fernando Haddad não acaba a próxima semana como ministro da Economia. Como não compartilhou da sua ideia que poderia destruir empresas, aumentar os preços de todas as mercadorias e ainda trazer de volta uma inflação alta para o país, os demais ministros não se sentiram no dever de se solidarizar com o colega. Inclusive a ministra do Planejamento, Simone Tebet, não havia sido avisada da bomba que Haddad estava criando e deixou isso claro, quando estava na China com um grupo de empresários brasileiros. Outro sintoma, o mais importante de todos, foi de que o presidente Lula negociou a devolução da MP sem avisar ou consultar seu ministro. Ao que tudo indica, só um milagre mantém Haddad no cargo.

PERGUNTINHA

O Brasil recebeu 117 por cento a mais de imigrantes no ano passado, a imensa maioria de venezuelanos, muitos dos quais estão nas esquinas, pedindo dinheiro para sobreviver. Na sua opinião, quais as causas que levaram tanta gente a deixar um país tão rico como a Venezuela?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.