QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Governo pode comprar um hospital em Porto Velho só para ortopedia e traumatologia. Negócio é de cerca de 50 milhões de reais

Dentro do próprio governo há quem considere o negócio muito positivo para o sistema de saúde, embora haja quem ache que o valor deve ser ajustado. Por enquanto, todas as conversas são internas.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

O assunto está sendo tratado com muito sigilo. Não há muitas informações ainda, exatamente por isso. O que está acontecendo é que o Governo de Rondônia e a direção do Hospital das Clínicas de Porto Velho estão conversando sobre uma possível compra do hospital por parte do Estado. O secretário da Sesau, Coronel Jeferson Rocha, já visitou o prédio, conheceu a estrutura e o assunto está em andamento. Tanto o secretário como os técnicos da Sesau também visitaram outros hospitais privados da capital, porque a intenção é ter atendimento especial para a traumatologia, principalmente de acidentados no trânsito. “São entre 20 e 30 acidentes todos os dias, com muita gente necessitando de atendimento traumatológico”, diz Jeferson Rocha, destacando a premência de uma solução imediata, dada a impossibilidade e o tempo necessário, por exemplo, para se construir um novo prédio e equipá-lo. Há necessidade de uma solução urgente. Por que a preferência pelo Hospital das Clínicas? Porque ele estaria à venda há algum tempo. O valor do negócio poderia chegar a 50 milhões de reais.

Os valores ainda estão sendo discutidos, o que também foi confirmado por uma fonte do mercado imobiliário. Localizado na rua João Goulart, próximo à Pinheiro Machado, região central de Porto Velho, o Hospital das Clínicas é dirigido por um grupo de médicos entre os mais conhecidos, atendendo várias especialidades. Dentro do próprio governo há quem considere o negócio muito positivo para o sistema de saúde, embora haja quem ache que o valor deve ser ajustado. Por enquanto, todas as conversas são internas. O governo de Rondônia já comprou um hospital (o antigo Regina Pacis) no centro de Porto Velho, no auge da pandemia. Enquanto outros Estados faziam negociações milionárias com hospitais de campanha, Rondônia adquiriu um hospital completo que está sendo ampliado por apenas 12 milhões de reais, três a quatro vezes menos do que os negócios dos hospitais de campanha, que foram desmontados pouco depois da pandemia, enquanto o nosso continuará atendendo a população por décadas. A compra do Hospital das Clínicas, caso ocorra, dependerá ainda de várias negociações e de autorizações dos órgãos de controle e da avaliação da Sepat, a secretaria que analisa o valor dos imóveis. Caso as conversações prossigam, porque não se sabe o estágio em que estão, tudo deve demorar ainda alguns meses. Mas o negócio estaria em andamento…

CONFÚCIO, COM PORTAS ESCANCARADAS NO PLANALTO, DIZ QUE A PONTE BINACIONAL AGORA VAI SAIR DO PAPEL

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, o rondoniense Confúcio Moura, comemorou o que definiu como “sair da intenção e do papel” para começar a ver a construção da ponte binacional Brasil/Bolívia se tornar realidade. Ele esteve no local previsto para a ponte, no lado brasileiro, nesta semana e destacou que todo o projeto está em andamento e, segundo garantiu, “em breve será dada a ordem de serviço”. Confúcio lembrou que a construção da ponte, de 1.200 metros, era um projeto de muitos anos, mas que só se tornou realidade “a partir da posse do presidente Lula”. A obra é esperada para ampliar os negócios entre os dois países e, segundo o senador, “ela é boa para o Brasil e muito importante para a Bolívia”. Único político de Rondônia que tem acesso direto ao Planalto e que fala com o Presidente da República mais de uma vez na semana, Confúcio também é hoje o senador da região norte com mais acesso ao Ministério dos Transportes e ao Dnit. Nesta semana, por exemplo, ele também esteve em reunião com Fabrício Galvão, diretor-geral do Dnit, acertando detalhes de obras tanto na ponte binacional quanto na BR-364 e no futuro asfaltamento da BR-319. Confúcio está mesmo com a bola cheia junto ao governo, mesmo com todos os riscos que corre em perder apoios no seu Estado, onde a ampla maioria é conservadora e anti-Lula.

GOVERNADOR E PREFEITO DA CAPITAL FAZEM QUESTÃO DE DEMONSTRAR APOIO A MARIANA CARVALHO

O encontro foi em Brasília. O clima: de sorrisos e alegrias para as fotos. Depois de longo tempo sem conversarem pessoalmente, o governador Marcos Rocha e o prefeito Hildon Chaves, cujas relações neste momento não estariam, vamos dizer assim, nada boas, estiveram juntos no encontro nacional do União Brasil. O encontro foi no Iate Clube de Brasília, para a posse do presidente nacional Antônio Ruedas. Nas fotos, sorridentes, tanto Rocha quanto Hildon apontam para Mariana Carvalho, simbolizando o apoio de ambos à ex-deputada federal na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. O mesmo fizeram Maurício Carvalho, coordenador da bancada federal; a deputada Cristiane Lopes, outro nome forte do partido no Estado, e a deputada estadual Ieda Chaves. Nas redes sociais, várias imagens do encontro, inclusive saudadas com longo texto por Cristiane Lopes no seu Instagram. Na questão de apoio a Mariana Carvalho, Rocha e Hildon Chaves estão fechadíssimos, ao que demonstraram no encontro de Brasília.

MARCELO NÃO PÁRA, MDB DE EUMA TEM PRIMEIRA CONVENÇÃO E LÉO COMEÇA A PREPARAR SUA CAMPANHA

Como estão os demais candidatos que se preparam para as convenções e considerados entre os que têm mais chances de chegarem ao segundo turno? Marcelo Cruz afasta os boatos de que poderia abrir mão de sua candidatura com um trabalho duro. Sem deixar de atuar com destaque no comando da Assembleia Legislativa, ele tem se multiplicado em reuniões, mobilizando também os mais de 90 postulantes a vagas na Câmara Municipal que o estão apoiando. Que não se subestime a força de Marcelo! Já Euma Tourinho está nas redes sociais anunciando que seu partido, o MDB, fará convenção no primeiro dia autorizado pela legislação eleitoral: 20 de julho. Os detalhes foram acertados em um encontro entre o presidente municipal, Williames Pimentel, e o senador Confúcio Moura. Não há informação, ainda, sobre o nome do vice. Já Léo Moraes, que entrou agora na campanha, está alicerçando apoios e deve anunciá-los em breve. Não há novidades sobre a candidatura que virá das esquerdas.

CFM CRITICA CANETADAS E A FARRA DE CRIAÇÃO DE 240 NOVAS FACULDADES MÉDICAS NO PAÍS, EM 14 ANOS

Há 14 anos, tínhamos no Brasil 189 faculdades de Medicina e hoje temos 390. São 201 a mais. O enorme crescimento se torna uma preocupação, na medida em que escolas são abertas em profusão, sem uma preocupação efetiva e fiscalização correta na qualidade do ensino proporcionado. O alerta, já feito em várias outras ocasiões, foi renovado pelo rondoniense Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina, na abertura do 14º Fórum da Comissão de Ensino Médico da instituição nacional, que comanda mais de meio milhão de profissionais. “Há tempos o Conselho Federal de Medicina, com o apoio dos CRMs, tem se debruçado sobre esse tema com reflexos diretos sobre dois aspectos fundamentais: o comprometimento da eficácia e segurança dos atendimentos oferecidos à população, além da manutenção da confiança e credibilidade dos brasileiros na Medicina e em seus profissionais. Estes dois contextos estão sob ameaça, com a decisão equivocada dos gestores de promoverem uma verdadeira farra no processo de abertura de escolas médicas no Brasil. Apesar dos sucessivos alertas do CFM, dos CRMs e das entidades médicas, de uma forma geral, o peso da caneta do Poder Executivo tem sido mais forte”. Mais adiante, Hiran questionou: “Como fazer com que os candidatos a futuros médicos deixem a universidade com o conhecimento, as atitudes e as habilidades de um profissional em condições de oferecer um diagnóstico e prescrever um tratamento com qualidade e segurança?”, sem as condições exigidas para a formação de um bom profissional? Para se ter uma ideia da situação, em 1999, ou seja, há apenas 25 anos atrás, o Brasil formava 12 mil médicos por ano. “No ano passado – sublinhou – cerca de 44 mil novos médicos adentraram o mercado de trabalho. Desse total, pouco menos de 70 por cento vieram de faculdades privadas, com mensalidades que ficam, em média, em torno de 8 mil reais”.

MAIS UMA PÉSSIMA NOTÍCIA: GAÚCHOS SE PREPARAM PARA DIAS DE CHUVAS INTENSAS EM TODAS AS REGIÕES

Enquanto os donativos não param de chegar (o governo de Rondônia lidera, por exemplo, uma campanha para doação de material escolar para milhares de crianças gaúchas que perderam tudo), o Rio Grande do Sul se prepara para mais um final de semana dramático. A meteorologia anunciou a chegada de chuvas intensas ao Estado, num momento em que recém começaram a baixar as águas que destruíram totalmente ou em parte 400 dos 493 municípios do Estado. Desde este sábado, o sul gaúcho e a metade norte passam a ser atingidos, incluindo as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Sudoeste, Sul, Sudeste, Serrana e Metropolitana de Porto Alegre. O risco de que chova em dois ou três dias o volume previsto para um mês inteiro coloca novamente a população do extremo sul em grande risco, antes mesmo de se recuperar de sua maior catástrofe em décadas. A única notícia positiva é que as chuvas de agora não serão como as da espécie de dilúvio que atingiu o Estado, mas certamente prejudicarão muito o duríssimo trabalho de recuperação de tudo o que foi destruído.

“BASTA DE INCENTIVAR NOVAS INVASÕES”, DIZ EMPRESÁRIO QUE LIDERA PROJETO SUSTENTÁVEL QUE INCLUI REFLORESTAMENTO DE 22 MIL HECTARES

“A Amazônia clama por uma mudança de paradigma. Chega de premiar quem invade terras, devasta florestas e enriquece à custa da destruição! O futuro da região depende de uma nova mentalidade, onde o desenvolvimento sustentável seja a base do progresso”. A afirmação é do empresário Maurício Conti, diretor da Yanayaco Amazon Palms, empresa que pretende revolucionar o aproveitamento de terras em Rondônia, com o plantio da macaúba e uso dos seus óleos, principalmente para biodiesel, bioquerosene e outros co-produtos. Para ele, é fundamental que não se permita mais que “invasores e madeireiros ilegais sejam recompensados com lucros e impunidade. Essa visão distorcida do progresso precisa ser abandonada. É hora de reconhecer e valorizar aqueles que agem dentro da lei, preservando o meio ambiente e gerando renda de forma responsável”. É neste contexto que surge o Projeto Yanayaco Amazon Palms, como uma espécie de farol de esperança, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ao invés de devastar a floresta, o Yanayaco Amazon Palms a utiliza de forma sustentável, plantando macaúba, uma palmeira nativa com alto potencial econômico. O projeto também vai reflorestar 22.000 hectares de flora e fauna nativa, garantindo a qualidade da água que bebemos. O projeto envolve investimentos que podem atingir mais de 3 bilhões de reais, incluindo parcerias internacionais, e prevê não só o plantio de milhares de macaúbas, como ainda a possibilidade de triplicar a renda dos pequenos produtores, sem derrubar uma só árvore.

PARLAMENTO AMAZÔNICO TERÁ FÓRUM COM PRESENÇA DE MINISTROS PARA DISCUTIR QUESTÕES DE TODA A REGIÃO

Presidente do Parlamento Amazônico, o rondoniense Laerte Gomes está anunciando para esta terça-feira, dia 18, o 1º Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal. O evento acontecerá no Auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal. Já estão confirmadas as presenças da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do ministro das Cidades, Jader Filho. Tebet vai palestrar sobre as cinco rotas que o Governo Federal pretende lançar, entre as quais, a Estrada do Pacífico, que atende a região da Amazônia e beneficia o estado de Rondônia. Jader Filho vai falar sobre os investimentos do Ministério das Cidades nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Ainda segundo Laerte Gomes, uma palestra do ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, ainda depende de confirmação. Há ainda convite para que o senador Eduardo Braga fale sobre o arcabouço fiscal e a reforma tributária. “Esses temas são muito preocupantes, principalmente para Rondônia”, comentou Laerte. “Será um fórum muito importante”. Laerte afirma ainda que “precisamos nos fortalecer porque temos na Amazônia produtores rurais, empresários, comerciantes, profissionais liberais, enfim, trabalhadores que também querem qualidade de vida”.

ISOLADO, FERNANDO HADDAD ESTARIA POR UM FIO PARA SER DEFENESTRADO DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Por um fio! Sem apoio nem do Planalto nem de nenhum dos seus colegas ministros, já que nenhum ousou defendê-lo, depois do fracasso retumbante da MP do Fim do Mundo, em Brasília os bastidores pululam com conversas de que Fernando Haddad não acaba a próxima semana como ministro da Economia. Como não compartilhou da sua ideia que poderia destruir empresas, aumentar os preços de todas as mercadorias e ainda trazer de volta uma inflação alta para o país, os demais ministros não se sentiram no dever de se solidarizar com o colega. Inclusive a ministra do Planejamento, Simone Tebet, não havia sido avisada da bomba que Haddad estava criando e deixou isso claro, quando estava na China com um grupo de empresários brasileiros. Outro sintoma, o mais importante de todos, foi de que o presidente Lula negociou a devolução da MP sem avisar ou consultar seu ministro. Ao que tudo indica, só um milagre mantém Haddad no cargo.

PERGUNTINHA

O Brasil recebeu 117 por cento a mais de imigrantes no ano passado, a imensa maioria de venezuelanos, muitos dos quais estão nas esquinas, pedindo dinheiro para sobreviver. Na sua opinião, quais as causas que levaram tanta gente a deixar um país tão rico como a Venezuela?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.