O Estado de Rondônia ocupa a 17ª posição, entre as unidades da federação, na oferta de serviços públicos digitais. É o que diz um levantamento produzido pelo Centro de Liderança Política (CLP), entidade sem fins lucrativos que movimenta plataforma sobre diversos dados públicos. A tabulação foi desenvolvida com o objetivo de compor o Pilar de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados (CLP).
Em relação a Região Norte, a melhor avaliação vem do Amapá (9°), seguido de Rondônia (17°), Pará (18°), Tocantins (19°), Acre (21°) e Amazonas (24). O Estado de Roraima não teve dados coletados.
A autarquia explica que os dados do Ranking de Competitividade dos Estados tomam como base o Índice da ABEPTIC, que avaliou 35 critérios distribuídos em três dimensões principais: Capacidades para a Oferta Digital de Serviços, que analisou o acesso aos serviços públicos, identificação do cidadão e simplificação de serviços; Oferta de Serviços Digitais, que diz respeito a direitos, saúde, educação e segurança pública. E Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos, que considerou leis relacionadas à defesa do usuário, desburocratização, assinaturas eletrônicas e Governo Digital.
Em linhas gerais, a digitalização dos serviços públicos é fundamental para um governo mais eficiente, acessível, transparente e responsivo às necessidades da sociedade moderna reduzindo a burocracia e o tempo necessário para a realização de processos administrativos, resultando em maior eficiência e redução de custos operacionais.