SEGUNDA-FEIRA, 08/07/2024

Grandes invisíveis: enchentes deixam gaúchos gordos sem o que vestir

Influenciadoras fazem campanha para arrecadar itens plus size

Por Pollyane Marques - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Grandes invisíveis: enchentes deixam gaúchos gordos sem o que vestir
Viviane Lemos/Arquivo Pessoal

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul trouxe à tona o que não era percebido por muitos: nas tragédias, as pessoas são atingidas de forma desigual. Há o racismo climático, que faz com que pessoas pretas e periféricas sejam afetadas primeiro e tenham mais dificuldade de se reerguerem. Existem as pessoas em situação de rua, que têm a dignidade ainda mais degradada. São as mulheres chefes de família que, além de perderem tudo, ainda não conseguem voltar ao trabalho porque precisam cuidar dos entes. E as pessoas gordas, que além de se sentirem invisíveis, ao perderem tudo, não encontram para comprar ou nas doações, roupas adequadas para seus tamanhos.

Já nos primeiros dias das enchentes que atingiram quase todo o estado desde o fim de abril, a empreendedora Viviane Lemos começou a mobilização para atender esses afetados. Referência no segmento plus size e criadora de uma feira plus em Porto Alegre, Viviane logo começou a receber relatos desesperados de pessoas que, por não terem o que vestir, no frio da capital gaúcha, estavam usando lençóis para cobrir o corpo.

“Mas nunca pensei que fosse nesse nível, nessa escala que a gente está tendo hoje. E com certeza ser uma mulher gorda me deixou nesse lugar empático, porque pessoas não gordas não conseguem visualizar essa dificuldade e essa crise que a gente está vivendo no sentido de vestir essas pessoas gordas que não conseguem roupas”.

A gaúcha Flávia, mãe de gêmeos, foi uma das pessoas que pediu, e recebeu ajuda. “Além de perder todos os meus bens, tudo, perdi minha casa também. Está sendo bem difícil, mas a alegria do meu dia foi as roupas que chegaram. Justamente no dia do meu aniversário, dia 30 de maio agora. Quando eu vi aquele senhor chegando com a sacola, a sacolinha de roupas, nossa! Foi como um presente”, conta emocionada. Flávia recebeu kit, com roupa íntima, blusa, agasalho e meia, como é idealizado pela campanha.

A Associação de Doação de Roupas Plus Size, liderada por Viviane, entregou 48 mil peças de vestuário grande desde o início das enchentes, mas a demanda é muito maior. Cerca de 95 mil pessoas precisam de roupas desse tamanho. E para angariar mais doações, as redes sociais têm sido aliadas do projeto. Foi assim que a criadora de conteúdo Maqui Nóbrega ficou sabendo da mobilização em Porto Alegre. Ela já vinha fazendo doações pontuais a seguidoras que pediam ajuda, mas quando soube da organização, se prontificou a usar seu engajamento para ajudar na arrecadação.

“Se mal tem (roupas plus size) pra comprar, imagina pra doar, né? Então, quando eu percebi que tinha essa dificuldade, eu falei, bom, São Paulo, maior cidade do país, onde tem a maior quantidade de opções de roupas plus size, acho que aqui a gente vai conseguir reunir mais doações”, conta Maqui. E conseguiram. Junto a outras criadoras de conteúdo voltado para o público gordo e outras aliadas enviaram de São Paulo para o Rio Grande do Sul um caminhão cheio de roupas plus size.

Mas doações grandes como essa são muito raras e, no dia a dia, alguns tamanhos já estão em falta no estoque da associação. “Principalmente 54 e 56 feminino; 54 e 56 masculino; e cuecas de todos os tamanhos. E hoje a gente não teria nem onde comprar aqui em Porto Alegre dos lugares que a gente conhece. Só para se ter uma ideia da escassez e das dificuldades que a gente enfrenta por aqui”, relata Viviane.

De acordo com a associação, o fato de os Correios terem parado de receber doações de roupas pode ter impactado diretamente no recebimento das peças tamanhos grandes. Questionado, os Correios enviaram nota afirmando que devido ao tamanho da campanha, que já arrecadou cerca de 30 mil toneladas de donativos em todo o Brasil, a triagem de roupas específicas se torna complexa. Mas cientes da importância do tema, os Correios estão à disposição para realizar ações específicas de coleta e transporte de grandes volumes desse tipo de item. Apesar da disposição para ação específica, a estatal não deu detalhes da ação.

Novas etapas

Sempre que aparece em alguma mídia ou rede social com muitos seguidores, o projeto recebe mais peças e aportes em dinheiro. Nos outros dias, míngua. Então, além de receberem doações via Pix para a aquisição de itens novos, principalmente roupas íntimas, os voluntários têm ido até os armazéns da Defesa Civil para fazer a triagem do que foi recebido por lá e pode ser usado no projeto. Em uma das ações desta semana, eles conseguiram filtrar 180 peças, que serão redirecionadas para quem precisa exatamente desses tamanhos.

Mas só isso não será suficiente para atender a todos que precisam. Para Viviane Lemos, fica evidente que a questão vai se prolongar e se aprofundar, pois, se antes da tragédia já existia uma demanda grande pela compra de roupas plus que não era atendida, agora será pior. Além de doações materiais, a empreendedora acredita que será preciso investir em outros tipos de ajuda, “como apoio emocional, apoio para se colocar num campo de trabalho, apoio para reconstruir suas vidas em geral. Então, a gente está estudando uma forma de dar continuidade ao projeto, para atender essas pessoas para além da roupa. Porque ser um corpo gordo na sociedade não é só sobre existir e resistir”, afirma.

Invisibilidade com muitas camadas

Para a criadora de conteúdo Maqui Nóbrega, o fato das campanhas para a arrecadação de roupas para pessoas gordas, nesse momento, serem lideradas por pessoas gordas, é um reflexo do que já é o comportamento da sociedade em geral. “As pessoas acham que é justificado você não gostar de pessoas gordas e por isso elas não importam. Tipo ‘Ah, elas não têm o que vestir? Ué, emagrece, aí você vai ter o que vestir”. Então, eu acho que vai continuar sendo a gente pela gente”, desabafa.

De acordo com as previsões científicas, a catástrofe do Rio Grande do Sul não será a única deste porte, já que as mudanças climáticas seguem em curso e a tendência é que eventos extremos sejam cada vez mais frequentes. E será que a sociedade aprendeu algo com os últimos acontecimentos?

No que diz respeito à população gorda, Maqui Nóbrega é pessimista. “Eu gostaria de ser otimista e dizer que sim, que acho que estaremos mais atentos às necessidades das pessoas gordas nas próximas tragédias climáticas, mas não consigo ser tão otimista. Eu acho que no fundo, no fundo, ninguém tá nem aí, infelizmente. Eu acho que a gordofobia ainda é a última ”fobia” aceita socialmente. A gente combate todo dia racismo, LGBTQIA+fobia, o capacitismo e tudo mais. Tem uma educação sobre como esses preconceitos são nocivos, mas muito pouco se fala sobre a gordofobia”, denuncia.

Gordofobia é o termo usado para o conjunto de situações em que o acesso à pessoa gorda é negado por conta do seu tamanho. E vão de afeto, passando pelo tamanho da catraca do ônibus e do bullying escolar, até às macas hospitalares que só atendem até determinado peso. E Maqui Nóbrega defende que conhecer isso é um dever de toda a sociedade. “O racismo não é um problema da pessoa preta, é um problema da pessoa branca, é a pessoa branca que tem que trabalhar nisso, eu acho que o mesmo vale para a gordofobia. Então eu queria que as pessoas magras pensassem sobre isso, se elas se importarem, sabe? A gente não tá falando só sobre roupa, a gente não tá falando sobre moda, sobre querer ficar bonitinha, a gente tá falando sobre acessos mesmo. É você não encontrar nenhuma roupa e ter que viver de lençol, enrolada no lençol”, provoca.

Ajuda

Quem quiser contribuir com o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size pode fazer via Pix para o CNPJ – 26423527000112,  ou enviar a doação para o seguinte endereço: Shopping João Pessoa – Loja 02 (Ao Lado Da Panvel) – QG Ação Da Feira De Moda Plus Size – Praça Piratini N. 50 Cep 90040-170 – Porto Alegre/RS

As informações sobre o projeto têm sido atualizadas diariamente na página BpsPoa.Feira do Instagram.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saiba como emitir primeira via do ComCard

Saiba como emitir primeira via do ComCard

Cartão proporciona benefícios a quem utiliza o serviço.
L
Sine Municipal anuncia 56 novos postos de trabalho disponíveis em Porto Velho

Sine Municipal anuncia 56 novos postos de trabalho disponíveis em Porto Velho

Candidatos devem levar currículo a uma das unidades do Sine Municipal.
L
Na construção civil, a distância segura da rede elétrica é fundamental para evitar acidentes

Na construção civil, a distância segura da rede elétrica é fundamental para evitar acidentes

 A seguir, confira as principais recomendações listadas pelo coordenador.
L

Crea-RO cancela Certidão de Acervo Técnico após denúncia de informações falsas em processo licitatório

Diante da gravidade do ocorrido, o Crea-RO encaminhou toda a documentação pertinente à denúncia para investigação pela Polícia Federal.
L

Reforma tributária – A questão federativa nos PLPs 68 e 108/2024

Projetos de lei complementares que tratam da reforma tributária dos impostos sobre o consumo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia realiza reforma em ala do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de Rondônia realiza reforma em ala do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Com o objetivo de oferecer um ambiente de qualidade, conforto e que impulsione a melhora na saúde dos pacientes, o governo de Rondônia realizou a revitalização e reforma da ala psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
L
Câncer de bexiga ultrapassa 19 mil mortes em 4 anos

Câncer de bexiga ultrapassa 19 mil mortes em 4 anos

Julho é o mês de conscientização da doença
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões

Dezenas sorteadas foram 22, 27, 30, 43, 51 e 56
L
Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Peritos, Senad, CNJ e advogados aguardam acórdão do Supremo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Castração em Extrema: Castramóvel faz sucesso e tem mais de 100 animais cadastrados para cirurgia

MÁRCIA SOCORRISTAS: Castramóvel faz sucesso e tem mais de 100 animais cadastrados para cirurgia em Extrema

O trabalho foi feito paralelo a abertura da primeira etapa do Interdistrital de Esportes
L
Silvia Cristina prestigia lançamento da pré-candidatura de Zé Carlos do Morumbi a prefeito de Presidente Médici

Silvia Cristina prestigia lançamento da pré-candidatura de Zé Carlos do Morumbi a prefeito de Presidente Médici

Ela reafirmou seu apoio para o pré-candidato, para dar continuidade ao trabalho realizado.
L
“Direita está pronta para oferecer uma alternativa democrática à América do Sul", diz senador em congresso da direita mundial

“Direita está pronta para oferecer uma alternativa democrática à América do Sul”, diz senador em congresso da direita mundial

Encontro teve as presenças do ex-presidente Bolsonaro e do presidente argentino, Javier Milei.
L

Deputado Pedro Fernandes celebra aprovação de projeto de lei que facilita o licenciamento ambiental em Rondônia

Durante a defesa do projeto, Pedro Fernandes destacou a relevância da proposta para o desenvolvimento do estado.
L

Deputado Pedro Fernandes defende produtores rurais e celebra aprovação de projeto de lei sobre a moratória da soja em Rondônia

Durante a sessão, foi aprovado o Projeto de Lei 521/24, que visa alinhar-se aos princípios constitucionais de livre iniciativa e redução das desigualdades sociais e regionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tentativa de homicídio deixa homem em estado grave, em Ji-Paraná 

Tentativa de homicídio deixa homem em estado grave, em Ji-Paraná 

Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava tentando impedir o agressor de atacar outra pessoa dentro do estabelecimento.
16
Suspeito é capturado em árvore pela PM após tentativa de furto em Ji-Paraná

Suspeito é capturado em árvore pela PM após tentativa de furto em Ji-Paraná

Segundo relatos, um trabalhador de uma construção localizou um suspeito tentando furtar objetos no local.
12
Adolescente é apreendido por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo

Na presença de seu pai, que havia acabado de passar por uma cirurgia cardíaca, o jovem confessou que entregava as drogas a um terceiro responsável pela venda no Canal Verde.
10
Homem que mostrava vídeos para crianças é preso por importunação sexual, em Ji-Paraná 

Homem que mostrava vídeos para crianças é preso por importunação sexual, em Ji-Paraná 

Após a captura do suspeito ele confessou o ato, e falou aos policiais que fazia isso com frequência quando ele ficava com menino.
16
Foragido por estelionato é preso após sofrer grave acidente na zona sul

Foragido por estelionato é preso após sofrer grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o rapaz transitava de moto pela Campos Sales, quando um carro modelo Palio invadiu a preferencial e causou o acidente.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais em Porto Velho seguem até quinta-feira, 11

Design de Sobrancelha é um dos cursos ofertados na nova programação do Idep.
L
Técnicas avançadas de análise de DNA reforçam ações da Polícia Técnico-Científica

Técnicas avançadas de análise de DNA reforçam ações da Polícia Técnico-Científica

A importância do trabalho forense se reflete em cada caso solucionado.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Redução de Potencial Poluidor: AGRONORTE AGROPECUARIA E REPRESENTACOES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE E REDUÇÃO DE POTENCIAL POLUIDOR
L
Cursos de aperfeiçoamento reforçam conhecimento e ações desenvolvidas pelos policiais penais de Rondônia

Cursos de aperfeiçoamento reforçam conhecimento e ações desenvolvidas pelos policiais penais de Rondônia

Objetivo é manter a força penal atualizada em todos os setores, para que as atividades laborais sejam realizadas de forma segura, eficiente e ágil.
L
Rapazes são executados a tiros em avenida movimentada de Vilhena

Rapazes são executados a tiros em avenida movimentada de Vilhena

Ataque seria mais um capítulo sangrento da “guerra de facções”.
18

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ANTÔNIO JOSÉ PIRES DE OLIVEIRA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO, OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Jovem é baleada durante ataque a tiros que deixou um morto e outro em estado grave, em Vilhena

Jovem é baleada durante ataque a tiros que deixou um morto e outro em estado grave, em Vilhena

Assustada pelos momentos de terror que vivenciou, a jovem que foi ferida na perna não quis falar sobre o ocorrido.
16
Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar resulta na prisão de três suspeitos, e na apreensão de arma, munições e drogas

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar resulta na prisão de três suspeitos, e na apreensão de arma, munições e drogas

O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência do bairro Cidade Verde III.
14
Homem baleado durante ataque a “boca” é flagrado novamente com pedras de crack, em Vilhena

Homem baleado durante ataque a “boca” é flagrado novamente com pedras de crack, em Vilhena

Dono da droga assumiu o crime e foi preso com o “amigo” que fazia o transporte.
12