TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

Grandes invisíveis: enchentes deixam gaúchos gordos sem o que vestir

Influenciadoras fazem campanha para arrecadar itens plus size

Por Pollyane Marques - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Grandes invisíveis: enchentes deixam gaúchos gordos sem o que vestir
Viviane Lemos/Arquivo Pessoal

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul trouxe à tona o que não era percebido por muitos: nas tragédias, as pessoas são atingidas de forma desigual. Há o racismo climático, que faz com que pessoas pretas e periféricas sejam afetadas primeiro e tenham mais dificuldade de se reerguerem. Existem as pessoas em situação de rua, que têm a dignidade ainda mais degradada. São as mulheres chefes de família que, além de perderem tudo, ainda não conseguem voltar ao trabalho porque precisam cuidar dos entes. E as pessoas gordas, que além de se sentirem invisíveis, ao perderem tudo, não encontram para comprar ou nas doações, roupas adequadas para seus tamanhos.

Já nos primeiros dias das enchentes que atingiram quase todo o estado desde o fim de abril, a empreendedora Viviane Lemos começou a mobilização para atender esses afetados. Referência no segmento plus size e criadora de uma feira plus em Porto Alegre, Viviane logo começou a receber relatos desesperados de pessoas que, por não terem o que vestir, no frio da capital gaúcha, estavam usando lençóis para cobrir o corpo.

“Mas nunca pensei que fosse nesse nível, nessa escala que a gente está tendo hoje. E com certeza ser uma mulher gorda me deixou nesse lugar empático, porque pessoas não gordas não conseguem visualizar essa dificuldade e essa crise que a gente está vivendo no sentido de vestir essas pessoas gordas que não conseguem roupas”.

A gaúcha Flávia, mãe de gêmeos, foi uma das pessoas que pediu, e recebeu ajuda. “Além de perder todos os meus bens, tudo, perdi minha casa também. Está sendo bem difícil, mas a alegria do meu dia foi as roupas que chegaram. Justamente no dia do meu aniversário, dia 30 de maio agora. Quando eu vi aquele senhor chegando com a sacola, a sacolinha de roupas, nossa! Foi como um presente”, conta emocionada. Flávia recebeu kit, com roupa íntima, blusa, agasalho e meia, como é idealizado pela campanha.

A Associação de Doação de Roupas Plus Size, liderada por Viviane, entregou 48 mil peças de vestuário grande desde o início das enchentes, mas a demanda é muito maior. Cerca de 95 mil pessoas precisam de roupas desse tamanho. E para angariar mais doações, as redes sociais têm sido aliadas do projeto. Foi assim que a criadora de conteúdo Maqui Nóbrega ficou sabendo da mobilização em Porto Alegre. Ela já vinha fazendo doações pontuais a seguidoras que pediam ajuda, mas quando soube da organização, se prontificou a usar seu engajamento para ajudar na arrecadação.

“Se mal tem (roupas plus size) pra comprar, imagina pra doar, né? Então, quando eu percebi que tinha essa dificuldade, eu falei, bom, São Paulo, maior cidade do país, onde tem a maior quantidade de opções de roupas plus size, acho que aqui a gente vai conseguir reunir mais doações”, conta Maqui. E conseguiram. Junto a outras criadoras de conteúdo voltado para o público gordo e outras aliadas enviaram de São Paulo para o Rio Grande do Sul um caminhão cheio de roupas plus size.

Mas doações grandes como essa são muito raras e, no dia a dia, alguns tamanhos já estão em falta no estoque da associação. “Principalmente 54 e 56 feminino; 54 e 56 masculino; e cuecas de todos os tamanhos. E hoje a gente não teria nem onde comprar aqui em Porto Alegre dos lugares que a gente conhece. Só para se ter uma ideia da escassez e das dificuldades que a gente enfrenta por aqui”, relata Viviane.

De acordo com a associação, o fato de os Correios terem parado de receber doações de roupas pode ter impactado diretamente no recebimento das peças tamanhos grandes. Questionado, os Correios enviaram nota afirmando que devido ao tamanho da campanha, que já arrecadou cerca de 30 mil toneladas de donativos em todo o Brasil, a triagem de roupas específicas se torna complexa. Mas cientes da importância do tema, os Correios estão à disposição para realizar ações específicas de coleta e transporte de grandes volumes desse tipo de item. Apesar da disposição para ação específica, a estatal não deu detalhes da ação.

Novas etapas

Sempre que aparece em alguma mídia ou rede social com muitos seguidores, o projeto recebe mais peças e aportes em dinheiro. Nos outros dias, míngua. Então, além de receberem doações via Pix para a aquisição de itens novos, principalmente roupas íntimas, os voluntários têm ido até os armazéns da Defesa Civil para fazer a triagem do que foi recebido por lá e pode ser usado no projeto. Em uma das ações desta semana, eles conseguiram filtrar 180 peças, que serão redirecionadas para quem precisa exatamente desses tamanhos.

Mas só isso não será suficiente para atender a todos que precisam. Para Viviane Lemos, fica evidente que a questão vai se prolongar e se aprofundar, pois, se antes da tragédia já existia uma demanda grande pela compra de roupas plus que não era atendida, agora será pior. Além de doações materiais, a empreendedora acredita que será preciso investir em outros tipos de ajuda, “como apoio emocional, apoio para se colocar num campo de trabalho, apoio para reconstruir suas vidas em geral. Então, a gente está estudando uma forma de dar continuidade ao projeto, para atender essas pessoas para além da roupa. Porque ser um corpo gordo na sociedade não é só sobre existir e resistir”, afirma.

Invisibilidade com muitas camadas

Para a criadora de conteúdo Maqui Nóbrega, o fato das campanhas para a arrecadação de roupas para pessoas gordas, nesse momento, serem lideradas por pessoas gordas, é um reflexo do que já é o comportamento da sociedade em geral. “As pessoas acham que é justificado você não gostar de pessoas gordas e por isso elas não importam. Tipo ‘Ah, elas não têm o que vestir? Ué, emagrece, aí você vai ter o que vestir”. Então, eu acho que vai continuar sendo a gente pela gente”, desabafa.

De acordo com as previsões científicas, a catástrofe do Rio Grande do Sul não será a única deste porte, já que as mudanças climáticas seguem em curso e a tendência é que eventos extremos sejam cada vez mais frequentes. E será que a sociedade aprendeu algo com os últimos acontecimentos?

No que diz respeito à população gorda, Maqui Nóbrega é pessimista. “Eu gostaria de ser otimista e dizer que sim, que acho que estaremos mais atentos às necessidades das pessoas gordas nas próximas tragédias climáticas, mas não consigo ser tão otimista. Eu acho que no fundo, no fundo, ninguém tá nem aí, infelizmente. Eu acho que a gordofobia ainda é a última ”fobia” aceita socialmente. A gente combate todo dia racismo, LGBTQIA+fobia, o capacitismo e tudo mais. Tem uma educação sobre como esses preconceitos são nocivos, mas muito pouco se fala sobre a gordofobia”, denuncia.

Gordofobia é o termo usado para o conjunto de situações em que o acesso à pessoa gorda é negado por conta do seu tamanho. E vão de afeto, passando pelo tamanho da catraca do ônibus e do bullying escolar, até às macas hospitalares que só atendem até determinado peso. E Maqui Nóbrega defende que conhecer isso é um dever de toda a sociedade. “O racismo não é um problema da pessoa preta, é um problema da pessoa branca, é a pessoa branca que tem que trabalhar nisso, eu acho que o mesmo vale para a gordofobia. Então eu queria que as pessoas magras pensassem sobre isso, se elas se importarem, sabe? A gente não tá falando só sobre roupa, a gente não tá falando sobre moda, sobre querer ficar bonitinha, a gente tá falando sobre acessos mesmo. É você não encontrar nenhuma roupa e ter que viver de lençol, enrolada no lençol”, provoca.

Ajuda

Quem quiser contribuir com o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size pode fazer via Pix para o CNPJ – 26423527000112,  ou enviar a doação para o seguinte endereço: Shopping João Pessoa – Loja 02 (Ao Lado Da Panvel) – QG Ação Da Feira De Moda Plus Size – Praça Piratini N. 50 Cep 90040-170 – Porto Alegre/RS

As informações sobre o projeto têm sido atualizadas diariamente na página BpsPoa.Feira do Instagram.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) alerta para chuvas intensas no trecho Norte e Noroeste, alcançando até a metade da Ponta da Abunã, com previsão de persistência até quarta-feira.
L
Justiça concede nova liminar contra regras do vale-alimentação

Justiça concede nova liminar contra regras do vale-alimentação

A decisão suspende a fiscalização e sanções sobre a operadora Pluxee, somando-se a vitórias judiciais anteriores obtidas por outras gigantes do setor de benefícios.
L
Governo Federal cria grupo de trabalho para integrar políticas na Maré

Governo Federal cria grupo de trabalho para integrar políticas na Maré

O projeto técnico anunciado no Rio de Janeiro pretende servir como modelo de gestão para outras comunidades brasileiras através de investimentos em infraestrutura e cidadania.
L

Bora Ali: Turismo em Rondônia, Sebrae destaca Amazônia e experiências

Em entrevista ao Bora Ali, Tatiana Sadeck, do Sebrae Rondônia, aponta a Floresta Amazônica como eixo do turismo, com pesca, aves e Baixo Madeira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L

Giro News: Izabel Menezes fala sobre acesso à saúde em Porto Velho

O agendamento pode ser feito de forma simples, presencialmente ou pelo WhatsApp, com uma equipe preparada para orientar e encontrar o melhor horário para cada paciente
L
Faculdade abre inscrições para bolsas integrais de ensino superior em Porto Velho

Faculdade abre inscrições para bolsas integrais de ensino superior em Porto Velho

Programa Faculdade da Prefeitura custeia mensalidades em cursos como Medicina e Direito; candidatos podem se inscrever até 1º de fevereiro com notas do Enem
L

Comunidade News: Zacarias Felício fala sobre o Projeto Mãos Amigas

O Comunidade News reforça seu compromisso em dar visibilidade a iniciativas que fazem a diferença, valorizando pessoas que dedicam tempo e esforço para construir uma sociedade mais justa e solidária.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou a liberdade de Antonio Carlos Antunes, suspeito de operar esquema de descontos indevidos contra aposentados do INSS.
L
Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Vice-presidente da AROM destaca vitória histórica do municipalismo e impacto direto nas finanças dos municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigados alegaram falta de acesso aos autos do inquérito que apura irregularidades financeiras de 17 bilhões de reais envolvendo o BRB.
L
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher cumpriram mandado de prisão preventiva no distrito de Nova Dimensão contra investigado reincidente.
16
Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Após a análise do corpo o falecimento ocorreu por causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026F8629XHS
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026W52SD189
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

Justiça catarinense suspende lei que proibia cotas raciais em universidades

A decisão liminar atende a um pedido do diretório estadual do PSOL e baseia-se no entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal sobre a validade das ações afirmativas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.