QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

Grandes invisíveis: enchentes deixam gaúchos gordos sem o que vestir

Influenciadoras fazem campanha para arrecadar itens plus size

Por Pollyane Marques - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Grandes invisíveis: enchentes deixam gaúchos gordos sem o que vestir
Viviane Lemos/Arquivo Pessoal

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul trouxe à tona o que não era percebido por muitos: nas tragédias, as pessoas são atingidas de forma desigual. Há o racismo climático, que faz com que pessoas pretas e periféricas sejam afetadas primeiro e tenham mais dificuldade de se reerguerem. Existem as pessoas em situação de rua, que têm a dignidade ainda mais degradada. São as mulheres chefes de família que, além de perderem tudo, ainda não conseguem voltar ao trabalho porque precisam cuidar dos entes. E as pessoas gordas, que além de se sentirem invisíveis, ao perderem tudo, não encontram para comprar ou nas doações, roupas adequadas para seus tamanhos.

Já nos primeiros dias das enchentes que atingiram quase todo o estado desde o fim de abril, a empreendedora Viviane Lemos começou a mobilização para atender esses afetados. Referência no segmento plus size e criadora de uma feira plus em Porto Alegre, Viviane logo começou a receber relatos desesperados de pessoas que, por não terem o que vestir, no frio da capital gaúcha, estavam usando lençóis para cobrir o corpo.

“Mas nunca pensei que fosse nesse nível, nessa escala que a gente está tendo hoje. E com certeza ser uma mulher gorda me deixou nesse lugar empático, porque pessoas não gordas não conseguem visualizar essa dificuldade e essa crise que a gente está vivendo no sentido de vestir essas pessoas gordas que não conseguem roupas”.

A gaúcha Flávia, mãe de gêmeos, foi uma das pessoas que pediu, e recebeu ajuda. “Além de perder todos os meus bens, tudo, perdi minha casa também. Está sendo bem difícil, mas a alegria do meu dia foi as roupas que chegaram. Justamente no dia do meu aniversário, dia 30 de maio agora. Quando eu vi aquele senhor chegando com a sacola, a sacolinha de roupas, nossa! Foi como um presente”, conta emocionada. Flávia recebeu kit, com roupa íntima, blusa, agasalho e meia, como é idealizado pela campanha.

A Associação de Doação de Roupas Plus Size, liderada por Viviane, entregou 48 mil peças de vestuário grande desde o início das enchentes, mas a demanda é muito maior. Cerca de 95 mil pessoas precisam de roupas desse tamanho. E para angariar mais doações, as redes sociais têm sido aliadas do projeto. Foi assim que a criadora de conteúdo Maqui Nóbrega ficou sabendo da mobilização em Porto Alegre. Ela já vinha fazendo doações pontuais a seguidoras que pediam ajuda, mas quando soube da organização, se prontificou a usar seu engajamento para ajudar na arrecadação.

“Se mal tem (roupas plus size) pra comprar, imagina pra doar, né? Então, quando eu percebi que tinha essa dificuldade, eu falei, bom, São Paulo, maior cidade do país, onde tem a maior quantidade de opções de roupas plus size, acho que aqui a gente vai conseguir reunir mais doações”, conta Maqui. E conseguiram. Junto a outras criadoras de conteúdo voltado para o público gordo e outras aliadas enviaram de São Paulo para o Rio Grande do Sul um caminhão cheio de roupas plus size.

Mas doações grandes como essa são muito raras e, no dia a dia, alguns tamanhos já estão em falta no estoque da associação. “Principalmente 54 e 56 feminino; 54 e 56 masculino; e cuecas de todos os tamanhos. E hoje a gente não teria nem onde comprar aqui em Porto Alegre dos lugares que a gente conhece. Só para se ter uma ideia da escassez e das dificuldades que a gente enfrenta por aqui”, relata Viviane.

De acordo com a associação, o fato de os Correios terem parado de receber doações de roupas pode ter impactado diretamente no recebimento das peças tamanhos grandes. Questionado, os Correios enviaram nota afirmando que devido ao tamanho da campanha, que já arrecadou cerca de 30 mil toneladas de donativos em todo o Brasil, a triagem de roupas específicas se torna complexa. Mas cientes da importância do tema, os Correios estão à disposição para realizar ações específicas de coleta e transporte de grandes volumes desse tipo de item. Apesar da disposição para ação específica, a estatal não deu detalhes da ação.

Novas etapas

Sempre que aparece em alguma mídia ou rede social com muitos seguidores, o projeto recebe mais peças e aportes em dinheiro. Nos outros dias, míngua. Então, além de receberem doações via Pix para a aquisição de itens novos, principalmente roupas íntimas, os voluntários têm ido até os armazéns da Defesa Civil para fazer a triagem do que foi recebido por lá e pode ser usado no projeto. Em uma das ações desta semana, eles conseguiram filtrar 180 peças, que serão redirecionadas para quem precisa exatamente desses tamanhos.

Mas só isso não será suficiente para atender a todos que precisam. Para Viviane Lemos, fica evidente que a questão vai se prolongar e se aprofundar, pois, se antes da tragédia já existia uma demanda grande pela compra de roupas plus que não era atendida, agora será pior. Além de doações materiais, a empreendedora acredita que será preciso investir em outros tipos de ajuda, “como apoio emocional, apoio para se colocar num campo de trabalho, apoio para reconstruir suas vidas em geral. Então, a gente está estudando uma forma de dar continuidade ao projeto, para atender essas pessoas para além da roupa. Porque ser um corpo gordo na sociedade não é só sobre existir e resistir”, afirma.

Invisibilidade com muitas camadas

Para a criadora de conteúdo Maqui Nóbrega, o fato das campanhas para a arrecadação de roupas para pessoas gordas, nesse momento, serem lideradas por pessoas gordas, é um reflexo do que já é o comportamento da sociedade em geral. “As pessoas acham que é justificado você não gostar de pessoas gordas e por isso elas não importam. Tipo ‘Ah, elas não têm o que vestir? Ué, emagrece, aí você vai ter o que vestir”. Então, eu acho que vai continuar sendo a gente pela gente”, desabafa.

De acordo com as previsões científicas, a catástrofe do Rio Grande do Sul não será a única deste porte, já que as mudanças climáticas seguem em curso e a tendência é que eventos extremos sejam cada vez mais frequentes. E será que a sociedade aprendeu algo com os últimos acontecimentos?

No que diz respeito à população gorda, Maqui Nóbrega é pessimista. “Eu gostaria de ser otimista e dizer que sim, que acho que estaremos mais atentos às necessidades das pessoas gordas nas próximas tragédias climáticas, mas não consigo ser tão otimista. Eu acho que no fundo, no fundo, ninguém tá nem aí, infelizmente. Eu acho que a gordofobia ainda é a última ”fobia” aceita socialmente. A gente combate todo dia racismo, LGBTQIA+fobia, o capacitismo e tudo mais. Tem uma educação sobre como esses preconceitos são nocivos, mas muito pouco se fala sobre a gordofobia”, denuncia.

Gordofobia é o termo usado para o conjunto de situações em que o acesso à pessoa gorda é negado por conta do seu tamanho. E vão de afeto, passando pelo tamanho da catraca do ônibus e do bullying escolar, até às macas hospitalares que só atendem até determinado peso. E Maqui Nóbrega defende que conhecer isso é um dever de toda a sociedade. “O racismo não é um problema da pessoa preta, é um problema da pessoa branca, é a pessoa branca que tem que trabalhar nisso, eu acho que o mesmo vale para a gordofobia. Então eu queria que as pessoas magras pensassem sobre isso, se elas se importarem, sabe? A gente não tá falando só sobre roupa, a gente não tá falando sobre moda, sobre querer ficar bonitinha, a gente tá falando sobre acessos mesmo. É você não encontrar nenhuma roupa e ter que viver de lençol, enrolada no lençol”, provoca.

Ajuda

Quem quiser contribuir com o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size pode fazer via Pix para o CNPJ – 26423527000112,  ou enviar a doação para o seguinte endereço: Shopping João Pessoa – Loja 02 (Ao Lado Da Panvel) – QG Ação Da Feira De Moda Plus Size – Praça Piratini N. 50 Cep 90040-170 – Porto Alegre/RS

As informações sobre o projeto têm sido atualizadas diariamente na página BpsPoa.Feira do Instagram.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Energisa orienta blocos sobre segurança elétrica no Carnaval

Energisa orienta blocos sobre segurança elétrica no Carnaval

Encontro em Porto Velho reúne organizadores de blocos e empresas de eventos para prevenir acidentes com a rede elétrica durante o período carnavalesco.
L
Operação Carnaval: Nova 364 reforça segurança

Operação Carnaval: Nova 364 reforça segurança

Concessionária intensifica ações educativas e operacionais na BR-364 para reduzir acidentes e orientar motoristas durante o aumento do fluxo no Carnaval.
L
Avenida Calama: obra emergencial reforça pavimento

Avenida Calama: obra emergencial reforça pavimento

Prefeitura executa intervenção na Avenida Calama com nova drenagem para corrigir falha estrutural e ampliar a segurança e a durabilidade da via urbana.
L
Prêmio da SBPC destaca mulheres que transformam a ciência no Brasil

Prêmio da SBPC destaca mulheres que transformam a ciência no Brasil

Pesquisadoras são reconhecidas no Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência por contribuições em três áreas do conhecimento.
L
Pacote bilionário prevê modernização de 11 aeroportos e criação de empregos

Pacote bilionário prevê modernização de 11 aeroportos e criação de empregos

Investimentos de R$ 4,6 bilhões devem ampliar capacidade operacional, com destaque para Congonhas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: até quando vamos perder professores? | Em Cima da Hora

A proposta é informar, provocar reflexão e apontar caminhos, sempre com linguagem acessível e foco no interesse da comunidade de Rondônia e do Brasil.
L
Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6x1

Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6×1

Levantamento do Ipea indica impacto inferior a 1% em grandes setores e possível avanço na redução de desigualdades.
L
Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Ministra orienta magistrados a evitar eventos com candidatos e manifestações políticas.
L
Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Projeto do governo prevê sede em Brasília e foco em ciência, gestão e políticas públicas do esporte.
L

Momento Empresarial: Igor Luiz de Araújo Oliveira e a história da Libre Skate Park

É uma conversa sobre gestão, oportunidade, resiliência e transformação pela prática esportiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Veículo adaptado garante transporte seguro a pacientes de hemodiálise de Nova Brasilândia d’Oeste, que viajam até Cacoal para tratamento contínuo.
L
Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Análise do caso será retomada na quinta-feira, com seis votos ainda pendentes.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

O presidente argentino Javier Milei determinou que todos os ministros e servidores de alto escalão deixem de usar veículos oficiais, buscando austeridade e sinal político claro.
L
O Congresso e o papel que não cumpre

O Congresso e o papel que não cumpre

Um contraponto ao discurso de Davi Alcolumbre
L
STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

Decisão da Corte Especial reconhece lavagem de dinheiro, determina perda do cargo e encerra julgamento de esquema ligado a contratos públicos no Rio de Janeiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Operação apreendeu cerca de 150 cigarros eletrônicos próximos a escola.
10
Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Condutor realizou manobras perigosas e tentou se esconder em residência.
14
Justiça exige ajustes em ação indenizatória por acidente com ambulância na BR-364

Justiça exige ajustes em ação indenizatória por acidente com ambulância na BR-364

Família de vítimas deverá complementar documentos para que processo continue.
12
Homem é preso com pistola durante operação policial em Jorge Teixeira

Homem é preso com pistola durante operação policial em Jorge Teixeira

Suspeito tentou fugir de barreira montada pela PM em via rural.
10
Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Nova Brasilândia

Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em Nova Brasilândia

Acidente ocorreu na Avenida Florianópolis na manhã desta quarta-feira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga: PAULO JUNIOR FERNANDES GADELHA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental: CASA DA LAVOURA RIO PARDO LTDA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Cooperativismo de RO avança no Show Rural Coopavel

Cooperativismo de RO avança no Show Rural Coopavel

Comitiva rondoniense participa de agenda técnica em Cascavel, troca experiências e busca inovações para fortalecer cooperativas e o agro no estado.
L
Leapmotor C10 tem duas versões e traz nova etapa da eletrificação no Brasil

Leapmotor C10 tem duas versões e traz nova etapa da eletrificação no Brasil

SUV médio tem preço a partir de R$ 205 mil e passa a disputar espaço entre híbridos e elétricos
L
PM recupera ferramentas furtadas de obra pública em Nova Brasilândia

PM recupera ferramentas furtadas de obra pública em Nova Brasilândia

Adolescente foi apreendido com os objetos no centro da cidade.
10
Homem monitorado por tornozeleira é suspeito de novo furto em Rolim de Moura

Homem monitorado por tornozeleira é suspeito de novo furto em Rolim de Moura

Crime foi registrado por câmeras de segurança na região central da cidade.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.