QUARTA-FEIRA, 29/10/2025

Em destaque

Mulheres protestam contra norma do CFM sobre assistolia fetal

Para entidades que participaram do ato, resolução é retrocesso

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mulheres protestam contra norma do CFM sobre assistolia fetal
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres participaram, nesta quinta-feira (23), de ato em frente à sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. As mulheres protestaram contra a resolução do conselho que proíbe médicos de realizarem a chamada assistolia fetal para interrupção da gravidez em casos de aborto previstos em lei e oriundos de estupro.

A decisão foi tomada no fim de março em sessão plenária e vale para gestações acima de 22 semanas, quando, segundo o conselho, há possibilidade de sobrevida do feto. Conforme definição do próprio CFM, a assistolia provoca a morte do feto, antes do procedimento de interrupção da gravidez, por meio da administração de drogas injetadas no coração dele. Já morto, ele é retirado do corpo da mulher.

“Não admitiremos tamanho retrocesso em nossa cultura, em nossa convivência pessoal e familiar”, disse a articuladora política do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) Jolúzia Batista, ao alertar que a maioria dos casos de gestação tardia provenientes de estupro e que chegam às unidades de saúde para aborto legal é de meninas menores de idade. “Não vamos admitir gravidez infantil por violência ou estupro.”

Jolúzia lembra que não é incomum que meninas de 10 anos procurem atendimento médico para interromper gestações em estágio avançado – muitas delas, antes mesmo de terem menstruado pela primeira vez. A suspeita de gestação só surge bem mais tarde, quando a barriga já começa a aparecer. “Até que se descubra que aquela dor de barriga ou dor de cabeça são decorrentes de gravidez, ela já está com 20 ou 22 semanas”, explicou.

Representante do Conselho Federal de Serviço Social, Maria Elisa Braga disse que há graves denúncias relacionadas ao trabalho de profissionais de saúde que atendem mulheres e meninas vítimas de estupro e que buscam o aborto legal. “Temos que tomar muito cuidado. Profissionais de área de saúde estão sendo perseguidos, ameaçados”, criticou.

A ginecologista Brunely Galvão confirma os cenários expostos por Jolúzia e por Maria Elisa – tanto a demanda por abortos legais tardias por parte de meninas menores de idade e vítimas de violência quanto as dificuldades de profissionais de saúde em equilibrar o cumprimento da lei e a norma definida pelo CFM.

“Essas meninas precisam desse procedimento [da assistolia fetal] para acessar o aborto legal. Grande parte das que chegam na unidade de saúde está em gestação avançada – seja pelo próprio estigma da vergonha, por medo dos pais ou de não ser levada a sério. Tem que existir esse procedimento.”

“Esse procedimento é fundamental. A resolução atrapalha o nosso dia a dia, o nosso cotidiano. Quando a gente não consegue oferecer a assistolia fetal, temos que encaminhar a paciente para outro país, geralmente Argentina ou Colômbia. A maioria não tem grana porque a maioria são meninas pobres, periféricas, negras, de zona rural. Aí, temos que recorrer à uma ONG [organização não governamental] ou outras parcerias.”

Entenda

Atualmente, pela literatura médica, um feto com 25 semanas de gestação e peso de 500 gramas é considerado viável para sobreviver a uma vida extrauterina. No período de 23 a 24 semanas, pode haver sobrevivência, mas a probabilidade de qualidade de vida é discutida. Considera-se o feto como não viável até a 22ª semana de gestação.

Para o CFM, diante da possibilidade de vida extrauterina após as 22 semanas, a realização da assistolia fetal por profissionais de saúde, nesses casos, não teria previsão legal. Segundo o conselho, o Código de Ética Médica estabelece que é vedado ao profissional praticar ou indicar atos médicos desnecessários ou proibidos pela legislação vigente no país.

O conselho defende que, ultrapassado o marco temporal das 22 semanas de gestação, deve-se preservar o direito da gestante vítima de estupro à interrupção da gravidez e o direito do nascituro à vida por meio do parto prematuro, “devendo ser assegurada toda tecnologia médica disponível para sua sobrevivência após o nascimento”.

Justiça

Na última sexta-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão da resolução aprovada pelo CFM. A decisão foi motivada por uma ação protocolada pelo PSOL. Em abril, a Justiça Federal em Porto Alegre chegou a suspender a norma, mas a resolução voltou a valer após o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região derrubar a decisão.

Em sua decisão, Moraes considerou que houve “abuso do poder regulamentar” do CFM ao fixar regra não prevista em lei para impedir a realização da assistolia fetal em casos de gravidez oriunda de estupro. O ministro destacou ainda que o procedimento só poder ser realizado pelo médico com consentimento da vítima.

“O ordenamento penal não estabelece expressamente quaisquer limitações circunstanciais, procedimentais ou temporais para a realização do chamado aborto legal, cuja juridicidade, presentes tais pressupostos e, em linha de princípio, estará plenamente sancionada”, concluiu.

A decisão do magistrado será submetida a referendo dos demais ministros da Corte no plenário em sessão virtual que começa no próximo dia 31.

Outro lado

Em nota, o CFM informou que vai encaminhar ao STF “argumentos em defesa da manutenção da resolução”. “A norma foi aprovada pelo plenário da autarquia e publicada no Diário Oficial da União no começo de abril, mas, na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes decidiu, por meio de liminar, suspender temporariamente seus efeitos”.

“Como em outras instâncias do Judiciário, em que já houve decisão a favor da resolução, o CFM apresentará argumentos sólidos para mostrar a pertinência da norma que, vale ressaltar, não pune, mas defende os direitos da mulher, do feto e da vida”, declarou o presidente do conselho, José Hiran Gallo.

No comunicado, o conselho afirma que a resolução não pretende “fazer oposição ao chamado aborto legal” e é “amparada pela Constituição Federal, que prevê o direito inviolável à vida, sem a submissão de tratamento desumano ou degradante”.

“A norma foi elaborada com base em estudos técnicos e científicos que comprovam que, com 22 semanas, há viabilidade de vida fora do útero. Ou seja, diante dessa possibilidade, a interrupção da gestação implica, para o CFM, um ato ilegal e antiético.”

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho ilumina Prédio do Relógio em verde contra o preconceito ao nanismo

Prefeitura de Porto Velho ilumina Prédio do Relógio em verde contra o preconceito ao nanismo

Ação marcou o Dia Nacional de Conscientização e Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo, promovendo inclusão e respeito.
L
Agenda News: Sarau Oriente & Tribal movimenta Casa da Cultura

Agenda News: Sarau Oriente & Tribal movimenta Casa da Cultura

Evento celebra 30 anos de carreira de Chrístina Pontes com danças, exposições, leitura de mãos e lançamento da revista Oriente & Tribal.
L
Jornalista Marcos Uchôa será palestrante na solenidade de entrega do 14º Prêmio MPRO de Jornalismo

Jornalista Marcos Uchôa será palestrante na solenidade de entrega do 14º Prêmio MPRO de Jornalismo

Marcos Uchôa tem 42 anos de carreira, tendo atuado em coberturas políticas, guerras, desastres naturais, como tsunamis, além de grandes eventos esportivos, incluindo olimpíadas e copas do mundo.
L

Nota de Pesar: PM de Rondônia lamenta a morte de quatro policiais em megaoperação no Rio de Janeiro

A Polícia Militar de Rondônia manifesta luto pelo falecimento dos policiais civis Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho (51) e Rodrigo Velloso Cabral (34), e dos policiais militares do BOPE, 3º Sargentos Cleiton Serafim Gonçalves (42) e Heber Carvalho da Fonseca (39), vítimas que “tombaram no cumprimento do dever”.
L
Governo de Rondônia lança nova campanha com foco em valorização e cuidado com a população

Governo de Rondônia lança nova campanha com foco em valorização e cuidado com a população

Sob o conceito “Rondônia tem um governo que se importa com a gente”, a nova campanha publicitária assinada pela Agência Pen6 reforça conquistas na produção de café, geração de empregos e combate às queimadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Servidores participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Servidores participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Médica destacou a importância do autoexame, da mamografia regular e de hábitos de vida saudáveis.
L
Proposta do governo federal visa reduzir em até 80% o custo da CNH

Proposta do governo federal visa reduzir em até 80% o custo da CNH

O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu o fim da obrigatoriedade das aulas teóricas presenciais e a oferta de cursos gratuitos para tornar a Carteira Nacional de Habilitação mais acessível.
L
Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L
Senado dos EUA aprova texto que anula tarifas impostas por Trump ao Brasil

Senado dos EUA aprova texto que anula tarifas impostas por Trump ao Brasil

A medida encerra a emergência nacional declarada pelo ex-presidente Donald Trump em retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro e segue agora para a Câmara dos Deputados.
L

Nota de pesar: Maria Antônia da Silva

Aos 83 anos, Dona Maria Antônia da Silva, servidora pública aposentada, é lembrada em Porto Velho pelo amor à família e à comunidade, com velório na Funerária São Cristóvão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da TV Novo Tempo em Cacoal

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da TV Novo Tempo em Cacoal

Evento marca chegada do canal 7.1 e reúne lideranças da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
L
Vereador Dr. Gilber se reúne com secretário da Semdec por regularização fundiária

Vereador Dr. Gilber se reúne com secretário da Semdec por regularização fundiária

O encontro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio de Porto Velho buscou alinhar estratégias para acelerar a formalização de terras e garantir a segurança jurídica dos moradores.
L
Cláudia de Jesus solicita médico vascular para Hospital Regional de Cacoal

Cláudia de Jesus solicita médico vascular para Hospital Regional de Cacoal

Deputada pede à Sesau a contratação de especialista para atender a crescente demanda por cirurgias vasculares na região.
L

Cristiane Lopes destaca esporte na formação e reforça parceria com IFRO em abertura de Jogos

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da abertura dos Jogos Internos do IFRO em Porto Velho, evento que reúne mais de 700 estudantes.
L

Pedro Fernandes viabiliza oficinas gratuitas de preparação para o Enem

Iniciativa em parceria com a Escola do Legislativo oferece reforço educacional e capacitação para estudantes de Rondônia.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Moradores levam 64 corpos para praça na Penha; total de mortos em megaoperação sobe para 128 no Rio

Ao longo da madrugada desta quarta-feira (29), corpos de homens foram retirados da mata da Serra da Misericórdia e levados para a Praça São Lucas, no Complexo da Penha, para facilitar o reconhecimento por parentes.
18

Suspeito morto em megaoperação no Rio tinha bandeira da Bahia em fuzil

Júlio S. S. (26), natural de Salvador e com ligação ao Comando Vermelho (CV) do Nordeste de Amaralina, foi um dos 60 suspeitos mortos.
16
VÍDEO: Motociclista fica em estado grave após colisão com carro no centro

VÍDEO: Motociclista fica em estado grave após colisão com carro no centro

Uma câmera de segurança registrou o motociclista que trafegava pela Elias Gorayeb em direção a Calama, quando bateu forte na lateral do carro que avançou a preferencial.
16

Musa do crime: ‘Japinha do CV’ morre em confronto no Rio com tiro de fuzil no Complexo do Alemão

Conhecida como a “Japinha do CV” e apontada como soldado de linha de frente do Comando Vermelho, morreu durante a mais letal operação policial da história do Rio, nos Complexos do Alemão e da Penha, após ser atingida por um disparo de fuzil.
18
Homem passa mal e morre no meio da rua em Porto Velho

Homem passa mal e morre no meio da rua em Porto Velho

Um amigo dele contou que estavam caminhando quando Ronaldo começou a passar mal, em seguida, caiu desacordado no meio da rua.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): H W COMERCIO E SOLUCOES LTDA

Licença Ambiental Previa, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: KATIUSIA DOS SANTOS MUNHOZ

Licença Ambiental Previa e Instalação
L
Comunidade Nova Conquista recebe primeira oficina de fibra de bananeira

Comunidade Nova Conquista recebe primeira oficina de fibra de bananeira

Iniciativa capacita mulheres para transformar caules de bananeira em matéria-prima sustentável.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SILVANO MARCOS DOS ANJOS

Licença Ambiental Previa e Instalaçao
L
Centro Municipal Jorge Andrade reúne músicos e amantes da percussão em Porto Velho

Centro Municipal Jorge Andrade reúne músicos e amantes da percussão em Porto Velho

Evento celebrou o Dia do Baterista com apresentações, oficinas e interação entre artistas e comunidade.
L
Semusa lança edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em Calama

Semusa lança edital para locação de imóvel destinado ao Ponto de Apoio Logístico da Malária em Calama

Espaço será fundamental para fortalecer ações de vigilância e combate à doença no baixo Madeira.
L
Projeto “Leitura que Transforma” leva livros e imaginação às crianças do Nacc em Porto Velho

Projeto “Leitura que Transforma” leva livros e imaginação às crianças do Nacc em Porto Velho

Iniciativa da Sema promove incentivo à leitura e reforça cuidado com o meio ambiente e bem-estar infantil.
L
Governo de Rondônia realiza 7ª edição do Cidadania Empresarial em Vilhena

Governo de Rondônia realiza 7ª edição do Cidadania Empresarial em Vilhena

Evento oferece serviços, palestras e orientações para empreendedores, produtores rurais e comunidade nos dias 30 e 31 de outubro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO): C L DE SOUZA

LICENÇA PRÉVIA (LP) – LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.