Com cenário de “tempo parcialmente nublado”, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descarta a possibilidade de chuvas. Nesta terça-feira, (21), a ocorrência de pancadas é prevista apenas no Amazonas, com exceção do sul do estado, que tem divisa com Rondônia. Dados meteorológicos também não apontam comunicados que prevejam alteração no tempo. Na capital Porto Velho (RO), o satélite Góes-16 traz o registro de “muitas nuvens”. Na localidade, a temperatura sobe quatro dígitos acima dos 28ºC verificados na segunda.
Uma onda de frio polar invade o Brasil e chega aos estados de Rondônia e Acre. Entre a quinta e sexta-feira, as chuvas vão retornar ao estado, devido a um ‘ciclone extratropical’ na Região Sul. O fenômeno provocará chuvas fortes e intensas no Rio Grande do Sul e, entre a quinta e a sexta, “o deslocamento da massa de ar polar fará com que o ar gelado viaje pelo país, despencando os termômetros”.
Essa massa de ar polar vai se intensificar rapidamente pelas regiões. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas vão cair gradativamente. A tendência é que o frio ultrapasse as divisas dos estados do Centro-Oeste, chegando até Rondônia e o Acre.