Projetos de lei anti-indígenas do Congresso ruralista aceleram consequências da crise climática
A análise está dividida em três pontos: a Lei 14.701/2023 e a intensificação da crise climática; os impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul aos povos indígenas; e os Projetos de Lei anti-indígenas em tramitação no Congresso Nacional.
Por APIB Comunicação - 20
Publicado em
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
O departamento jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realizou um estudo sobre as leis que agravam a catástrofe climática que ocorre no Rio Grande do Sul, a crise que afeta todo o Brasil e o mundo. A análise está dividida em três pontos: a Lei 14.701/2023 e a intensificação da crise climática; os impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul aos povos indígenas; e os Projetos de Lei anti-indígenas em tramitação no Congresso Nacional.
A vigência da Lei nº 14.701/2023 (antigo PL 490), que instituiu o marco temporal, entre outras inconstitucionalidades, implica não só o aumento da violência contra os povos indígenas e seus territórios, como gera consequências ambientais drásticas à toda a sociedade indígena e não-indígena.
As terras indígenas são as áreas mais preservadas diante da degradação ambiental que ameaça todos os biomas brasileiros, por isso são responsáveis por serviços ambientais essenciais à sociedade e à economia, como a regulação climática, o regime de chuvas, a manutenção dos mananciais de água, o controle de pragas e doenças e a polinização. A catástrofe que ocorre no Rio Grande do Sul é consequência direta da devastação da floresta amazônica.
E mesmo assim, existem seis projetos de lei tramitando no Congresso Nacional, conduzidos pelos interesses do ruralismo, que compõem o Pacote da Destruição do Observatório do Clima. Portanto, a Apib e suas organizações de base buscam o apoio de parlamentares aliados ao movimento indígena nacional para que sua tramitação seja interrompida.
Projeto Novo Olhar mobiliza reeducandos na construção de parquinho destinado a crianças acolhidas no município, reforçando ressocialização e impacto social
Prefeito Léo Moraes apresenta projetos que unem produção, preservação e inovação e reforçam o papel de Porto Velho no desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Descubra como montar um home office ergonômico, organizado e inspirador, com dicas simples de mobiliário, iluminação e rotina para trabalhar melhor em casa.
No Giro News, o Dr. Guilherme Figueiredo Pintan alerta para os riscos do sedentarismo, ensina a prevenir lesões no joelho e reforça o papel da fisioterapia.
Com apoio da Jirau Energia, o projeto promoveu conscientização e educação ambiental sobre a importância de rios, mares e manguezais para centenas de estudantes em escolas do entorno da Usina Jirau.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as respostas oficiais das provas objetivas do primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os candidatos possam checar os acertos.
Candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 têm prazo de dois dias úteis para comprovar as informações declaradas na inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
Por maioria, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o intervalo de recreio faz parte da jornada, mas permite que o empregador prove a dedicação exclusiva do professor a atividades pessoais para não haver cômputo.
Ministra dos Povos Indígenas destaca que a redução do desmatamento está diretamente ligada às ações de proteção dos territórios e defende transformar a desintrusão em política permanente de Estado.
O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos Oliveira (atual Ahmed Mohamad Oliveira), o deputado federal Euclydes Pettersen Neto e o deputado estadual Edson Cunha de Araújo são investigados por suposto envolvimento em esquema de cobranças ilegais de mensalidades de aposentados do INSS.
Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) uniformizou o entendimento de que a condição de pessoa transgênero não configura incapacidade ou doença para o serviço militar, garantindo a permanência dos profissionais e o direito ao uso do nome social em todos os registros internos.
A equipe do sargento Machado prendeu cinco suspeitos em uma boca de fumo na Avenida Alexandre Guimarães, bairro Socialista, após a descoberta de um desvio de energia no local, conhecido como “gato”.
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriu nesta quinta-feira (13) o mandado de prisão preventiva contra A. I. F. S., reafirmando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
Marcelo Caumo, que ocupava a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, pediu desligamento do cargo após operação da PF apurar irregularidades em licitações realizadas pela prefeitura de Lajeado (RS) para a contratação de serviços durante as enchentes de maio de 2024.
O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Farquar; segundo informações preliminares, o motorista do carro de aplicativo teria avançado a preferencial, atingindo a motocicleta conduzida pelo idoso.
Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
Evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater direitos humanos, justiça e inovação institucional.