O Governo de Rondônia está focado na inovação e na sustentabilidade. Querendo estar na vanguarda dos processos que, de um modo mais global, estão dominando os mercados, com a digitalização dos processos de produção e consumo de produtos e serviços, o estado vem apresentando parcerias com estruturas nacionais e internacionais, que têm como objetivo um desenvolvimento sustentável.
À medida que Rondônia faz esse crescente investimento na educação digital, na infoinclusão e na integração da tecnologia em vários setores, um maior interesse dos internautas pela inovação é notório. Acompanhando a adaptação aos novos meios digitais e para promover a competitividade empresarial, a saúde econômica e a evolução positiva do estado, as medidas do Governo de Rondônia se tornam exemplo na busca por parcerias que incentivem a inovação e a sustentabilidade. Entenda esse processo e como ele se integra num esforço mais amplo, comum a todo o Brasil.
A tecnologia, a inovação e as atividades dos brasileiros
Com os novos recursos, incentivos e sistemas que estão sendo integrados em Rondônia e em todo o território nacional, os internautas são cada vez em maior número e se interessam cada vez mais por atividades virtuais.
No contexto digital brasileiro, um setor que merece destaque, quando a temática é tecnologia e evolução é o dos jogos de azar. O cassino online representa um espaço inovador, onde os recursos mais modernos estão sendo integrados. Na verdade, o mercado avança na vanguarda da tecnologia, sendo que seus aplicativos modernos já têm componentes sensíveis e biométricas, e que recursos como a IA já se tornaram parte integrante de todos os processos dos websites e aplicativos.
Os jogos oferecidos são também criados com os recursos mais recentes e oferecem um realismo cada vez maior aos usuários, com recurso a realidade virtual, 3D, streaming e IA.
Com o surgimento desse tipo de estruturas, os vários estados têm a necessidade de se tornar também mais vanguardistas e ativos na educação da população para os meios virtuais. A essa preocupação com a inovação se soma ainda uma outra: fazer isso de forma sustentável. Rondônia é um bom exemplo, como veremos de seguida.
Parcerias internacionais em prol da inovação sustentável
O desenvolvimento sustentável está na agenda de Rondônia e, nesse contexto, surgem novas colaborações, incluindo o Protocolo de Intenção com o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), órgão português do ramo da inovação tecnológica sustentável, que marcou já presença no Pavilhão Empresarial e Internacional da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em 2023.
O foco da parceria visa algumas áreas, incluindo as questões relacionadas com as cidades inteligentes, a saúde e o clima. A procura do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e as políticas de cuidado com o meio ambiente é o principal objetivo desse protocolo, do qual fará parte a análise de dados e a consultoria em prol da redução das emissões de carbono e da redução do impacto ambiental, temas que fazem também parte da Agenda 2030 da ONU.
Outras medidas na promoção da sustentabilidade e inovação
As medidas adotadas em Rondônia em prol do meio ambiente e da inovação não se reduzem apenas aos protocolos estabelecidos com entidades internacionais como o CEiiA.
Esse estado está também promovendo outras políticas de inclusão virtual, como podemos ver pela integração de estruturas tecnológicas nas escolas, nos ambientes sociais e no acesso aos serviços locais.
A criação de novas plataformas de aprendizado virtuais e a integração da tecnologia digital em escolas, serviços públicos e ambientes de entretenimento são medidas que vêm sendo aplicadas juntamente com o incentivo para o empreendedorismo virtual e a criação de startups.
No estado, a preocupação com a inovação se verifica ainda no alargamento das novas redes de internet rápida por via do 5G, que melhoram a experiência dos internautas nas suas práticas virtuais.