SEGUNDA-FEIRA, 23/02/2026

Em destaque

Especialistas analisam causas de inundações no Rio Grande do Sul

Há divergências sobre efeitos de ocupação desordenada e uso do solo

Por Rafael Cardoso e Cristina Índio do Brasil - Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Especialistas analisam causas de inundações no Rio Grande do Sul
Pref. de Canoas/Divulgação

Em cenários de crise, é comum a busca por causas e responsabilidades. A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, que provocaram a morte de quase 150 pessoas até agora, têm levantado diferentes reflexões. Trata-se de um evento natural excepcional, impossível de prever e evitar? Ou há um grau considerável de responsabilidade humana pela forma de ocupação do território, desenvolvimento urbano e uso do solo?

Agência Brasil conversou com especialistas em recursos hídricos, que pesquisam áreas como geologia, agronomia, engenharia civil e ambiental. Há consenso de que se trata de um evento extremo, sem precedentes, potencializado pelas mudanças climáticas no planeta. Mas quando o assunto é o papel desempenhado pelas atividades econômicas e a ocupação do território, surgem as discordâncias.

Ocupação e desenvolvimento urbano

O geólogo Rualdo Menegat, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é crítico em relação às políticas de planejamento urbano e econômico no estado. O caso de Porto Alegre, para ele, é o mais emblemático de que há uma desorganização generalizada do território, causado por um conjunto de atividades econômicas. Por isso, defende que não se pode falar apenas em grande precipitação como causadora da tragédia, mas também de problemas graves de gestão que a potencializaram.

“Os planos diretores da cidade foram desestruturados para facilitar a especulação imobiliária. No caso de Porto Alegre, por exemplo, toda a área central que hoje está inundada no porto, foi oferecida para ser privatizada e ocupada por espigões. Houve um sucateamento do nosso sistema de proteção, como se nunca mais fosse haver inundações”, diz Rualdo.

O desmatamento de vegetação nativa para fins imobiliários também é considerado fator que dificulta o escoamento de água da chuva.

“Há uma ocupação intensiva do solo. Em Porto Alegre, em especial na margem do Guaíba, na zona sul, ainda temos um ecossistema mais perto do que foi no passado, com estrutura de zonas de banhado, matas e morros. Mas essas áreas estão sob pressão da especulação imobiliária. E por causa das políticas de uso intensivo do solo urbano, essas áreas estão sendo expostas, em detrimento da conservação dos últimos estoques ambientais, que ajudam a regular as vazões da água”, analisa Rualdo.

O professor de recursos hídricos da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo, pondera que ainda é preciso analisar a situação com mais calma. Mas reforça que o desenvolvimento econômico e social, quando não acompanhado de medidas estruturais e preventivas, facilita inundações.

“Nós temos a convicção de que a chuva foi realmente extraordinária. Mas é claro que o progresso da região trouxe dificuldades de escoamento. Isso é a contrapartida do progresso. Criam-se as cidades, as atividades econômicas, novas moradias. Mas tem o ônus de impermeabilizar o solo e gerar mais vazão para a chuva”, avalia Paulo Canedo. “Muitas atividades econômicas podem ter sido desenvolvidas de forma não sustentável. Não criaram condições para lidar com esse aumento de impermeabilização. Isso é algo que devemos ter em mente quando formos reconstruir o Rio Grande do Sul”.

Agricultura

Outro ponto em discussão é se o investimento em determinadas atividades agrícolas, com consequentes alterações da vegetação nativa, ajudaram a fragilizar os solos e o processo de escoamento da água. Para o geólogo Rualdo Menegat, esse foi um dos elementos que aumentou o impacto das chuvas no estado.

“Grande parte do planalto meridional tem sido intensamente ocupada pelas plantações de soja no limite dos arroios, destruindo a mata auxiliar e os bosques. E também os banhados, que acumulam água e ajudam que ela não ganhe velocidade. O escoamento de água passa a ser muito mais violento e em maior quantidade, porque não há tempo para infiltração”, diz Rualdo.

O agrônomo Fernando Setembrino Meirelles discorda do peso dado à agricultura nas inundações recentes. Ele é professor de recursos hídricos na UFRGS e foi diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul entre 2015 e 2019. Meirelles defende que as atividades agrícolas não foram um fator de importância para a tragédia, que deve ser explicada pela magnitude das chuvas.

“Tivemos muitos deslizamentos em áreas de matas, que já estavam consolidadas. Na região mais alta e preservada do estado, temos milhares de cicatrizes de escorregamento. O solo derreteu, simplesmente perdeu capacidade de suporte por causa da chuva muito intensa. Na região do Vale do Taquari, a gente vê pilhas de árvores que foram arrancadas. Então, a relação da agricultura com esse evento é zero. Ela não é o motor dessa cheia”, diz Fernando Meirelles.

Doutor em recursos hídricos, o engenheiro civil e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Jaime Federici Gomes, entende que, apesar do papel importante que a vegetação desempenha no escoamento de água, não acredita que as intervenções agrícolas tenham tido influência nas inundações.

“Os tipos de vegetação que estão no solo têm influência em uma das fases do ciclo hidrológico, que é a interceptação de água pelas raízes. Grandes plantas são um reservatório e jogam parte dessa água para atmosfera. As copas das árvores também podem interceptar a água antes de ela chegar ao solo. Mas dada a magnitude das chuvas, eu não sei como regiões mais florestadas poderiam ter diminuído o volume de escoamento. Em um evento desse, com muita água, pode não ter tido quase influência”, diz Jaime.

Sistemas de contenção

Depois de um histórico de enchentes no século 20, a cidade de Porto Alegre desenvolveu uma série de recursos estruturais para impedir enchentes. Nesse ponto, não há divergências: ficou claro que o sistema de contenção de águas apresentou falhas agora.

“Os sistemas de proteção foram projetados na década de 1970, por causa das cheias de 1941 e de 1967. Ele foi o mais economicamente viável. Tecnicamente é bastante adequado e eficiente. Em Porto Alegre, tem também vários diques compatíveis com a cheia de 1941. Mas, desta vez, na hora de fechar as comportas, quando a água ficou acima de quatro metros, elas começaram a vazar, tiveram problemas de vedação e acabaram abrindo. E as casas de bombas, que drenam as águas dentro da cidade, devem ter falhado”, analisa o engenheiro Jaime Federici.

“Os sistemas de proteção falharam aqui em Porto Alegre por falta de manutenção. Ele não foi superado pela água, já que ela entrou por baixo. Agora em outros sistemas, como os das cidades de São Leopoldo e de Canoas, houve uma passagem da água por cima deles. Ou seja, os critérios de projeto que foram utilizados considerando o passado, agora não têm mais validade. Eventos estão mostrando que, por causa das mudanças climáticas, devemos considerar outras métricas e estatísticas”, complementa o professor Fernando Meirelles.

Para Rualdo Menegat, a negligência política ajudou a enfraquecer a capacidade estrutural do estado de lidar com fenômenos climáticos mais intensos.

“Nas cidades e nos campos, a infraestrutura de energia elétrica, de água e de proteção contra as inundações estão sendo sucateadas nos últimos três governos estaduais. A companhia de energia elétrica e de abastecimento de água foram privatizadas. A Secretaria de Meio Ambiente foi incorporada a outra e assumiu papel secundário. O estado não desenvolveu capacidade de inteligência estratégica para diminuir os riscos e nos tornamos mais vulneráveis”, diz Rualdo.

Conhecimento e prevenção

Quando se fala em prevenção e redução de danos, os especialistas entendem que é possível ao menos minimizar as consequências dos fenômenos climáticos com treinamento adequado de profissionais e da população.

“Não temos uma Defesa Civil eficiente. O que vimos foi que ela está desestruturada, com dificuldades, mal aparelhada, sucateada. E sem mecanismos de alerta. Além disso, temos uma população que, por não haver programas estratégicos para ela, tem problemas de acesso às informações de prevenção”, diz Rualdo.

“As defesas civis de alguns municípios, principalmente desses que foram afetados, têm uma ou duas pessoas. Poucos têm uma Defesa Civil consolidada. E a população precisa de treinamento para saber se defender”, diz Jaime Federici. “Mas, economicamente, não vejo soluções definitivas para esse tipo de evento. Vamos imaginar o exemplo do Japão, que lida com furacões, terremotos e maremotos, e tem toda uma estrutura para conviver com esses eventos extremos. Isso é algo que temos que começar a estabelecer na cultura. Precisamos aprender a nos defender, lidar com essas situações e, aos poucos, fazer as adaptações estruturais”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inmet e CPTEC ampliam previsão e indicam risco de tempestades intensas

Inmet e CPTEC ampliam previsão e indicam risco de tempestades intensas

Alerta para quarta-feira aponta chuva intensa e persistente em todo o estado, com risco de alagamentos e transtornos.
L
Campanha “Carnaval Seguro” intensifica ações de trânsito em Rondônia

Campanha “Carnaval Seguro” intensifica ações de trânsito em Rondônia

Performances educativas e criação de pontos de embarque marcaram mobilizações em Porto Velho durante o período carnavalesco.
L
OAB pede ao STF fim do inquérito das fake news e cita duração perpétua

OAB pede ao STF fim do inquérito das fake news e cita duração perpétua

Conselho Federal e seccionais estaduais manifestam preocupação com a falta de delimitação do processo; documento foi entregue ao ministro Edson Fachin.
L
Expedição de Richard Rasmussen e Renato Cariani expõe abandono das rodovias amazônicas

Expedição de Richard Rasmussen e Renato Cariani expõe abandono das rodovias amazônicas

Biólogo e influenciador fitness percorrem 1.500 km da Transamazônica em sete dias; jornada terminou com recepção de fãs e apreensão de veículo em Manaus.
L
Richard Rasmussen conclui expedição de 1.500 km pela Transamazônica

Richard Rasmussen conclui expedição de 1.500 km pela Transamazônica

Biólogo utilizou veículo UTV para percorrer a BR-230 em sete dias; objetivo da jornada foi denunciar precariedade e isolamento logístico da região.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Reorganização do atendimento define aplicação de BCG e Hepatite B na Policlínica da capital de Porto Velho.
L
Casos graves de síndromes respiratórias caem mais de 50% em Porto Velho

Casos graves de síndromes respiratórias caem mais de 50% em Porto Velho

Dados da rede municipal apontam redução significativa nos registros de SRAG em 2026 na capital de Porto Velho.
L
Especialistas alertam para riscos de infecções silenciosas após o Carnaval

Especialistas alertam para riscos de infecções silenciosas após o Carnaval

Clamídia, gonorreia e HIV podem não apresentar sintomas imediatos; infectologistas recomendam testagem laboratorial para interromper cadeia de transmissão.
L
Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Tarifaço de Trump: entenda as mudanças e como ficam as cobranças para o Brasil

Nova sobretaxa entra em vigor nesta terça-feira e atinge exportações brasileiras; aço e alumínio mantêm alíquota de 50% somada ao novo adicional.
L
Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para dívidas

Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% para dívidas

Mutirão segue até abril com participação de 2.200 empresas; negociações podem ser feitas online ou em agências dos Correios em todo o país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus destina R$ 360 mil para trator em Urupá

Cláudia de Jesus destina R$ 360 mil para trator em Urupá

Equipamento foi adquirido por meio de emenda parlamentar para atender demandas da comunidade rural TN 10, em Urupá.
L
Boulos defende PEC da Segurança para combater crime organizado

Boulos defende PEC da Segurança para combater crime organizado

Ministro da Secretaria-Geral afirma que integração entre estados e União é vital; declaração ocorreu durante estreia de programa na Rádio Nacional.
L
Cristiane Lopes destina R$ 8 milhões para áreas estratégicas em Itapuã do Oeste

Cristiane Lopes destina R$ 8 milhões para áreas estratégicas em Itapuã do Oeste

Recursos federais contemplam saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura no município de Itapuã do Oeste.
L
“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

“É importante mostrar para o mundo o momento que vive o Brasil”, diz Lula na despedida da Índia

Antes de seguir para a Coreia do Sul, presidente destaca avanço do comércio exterior, reforça papel do BRICS e defende reforma na Organização das Nações Unidas.
L
Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Presidente em exercício participou de celebração em Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e ressaltou meta de 3 milhões de contratos até o fim de 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Motorista de aplicativo é sequestrado e mantido refém por criminosos em Porto Velho

Vítima foi rendida com facas e barra de ferro no bairro Três Marias; um suspeito que confessou integrar facção criminosa foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
16
Homem embriagado agride esposa e enteados em briga familiar

Homem embriagado agride esposa e enteados em briga familiar

Suspeito desferiu soco em mulher e aplicou “mata-leão” em adolescente após ser impedido de dirigir para comprar bebida em Porto Velho.
16
Engenheiro florestal é preso por suspeita de fraude com terras públicas em Rondônia

Engenheiro florestal é preso por suspeita de fraude com terras públicas em Rondônia

Investigação da Polícia Civil aponta esquema de venda irregular de áreas estaduais com uso de documentos falsos e auxílio de conhecimento técnico.
12
Polícia Militar apreende mais de 3 kg de maconha após acidente em RO

Polícia Militar apreende mais de 3 kg de maconha após acidente em RO

Casal em motocicleta colidiu com carreta na BR-364; droga foi encontrada em mochila durante atendimento médico no hospital municipal.
10
Homem agride esposa e morde braço da vítima no bairro Cristo Rei em Vilhena

Homem agride esposa e morde braço da vítima no bairro Cristo Rei em Vilhena

Violência ocorreu diante da filha da mulher, uma criança de 7 anos com deficiência; agressor de 25 anos estava embriagado e desferiu socos na parceira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LG MED LTDA “G FARMACIA SHOPPING

LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MADEIREIRA TECA LTDA

Licença de Operação N° 159628
L
Brasil registra mais de 50 casos de varíola do macaco

Brasil registra mais de 50 casos de varíola do macaco

Porto Velho confirma quatro casos de Mpox e autoridades reforçam vigilância.
L
Gás do Povo inicia liberação de vale-recarga para 4,5 milhões de famílias

Gás do Povo inicia liberação de vale-recarga para 4,5 milhões de famílias

Benefício garante botijão de 13 kg gratuito para inscritos no CadÚnico; validação é feita diretamente nas revendedoras cadastradas por meio da “azulzinha”.
L
Richard Rasmussen tem veículo apreendido pela PRF na BR-319

Richard Rasmussen tem veículo apreendido pela PRF na BR-319

Biólogo utilizava modelo UTV proibido para circular em rodovias federais; abordagem ocorreu no Amazonas durante o encerramento da Expedição Transamazônica.
L
Reforma Casa Brasil: veja o passo a passo para contratação digital

Reforma Casa Brasil: veja o passo a passo para contratação digital

Mais de 44 mil contratos já foram assinados na Caixa Econômica Federal pelo programa vinculado ao Minha Casa, Minha Vida.
L

Homem é preso ao furtar fiação elétrica de empresa em Vilhena

Suspeito de 26 anos reagiu à prisão com socos e chutes contra policiais; câmeras de segurança confirmam que ele já havia atacado o local na mesma semana.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.