QUINTA-FEIRA, 21/08/2025
Publicidade

Entidades médicas recomendam vacinação de vítimas e socorristas no RS

Doenças infecciosas de transmissão hídrica estão entre as preocupações

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades médicas recomendam vacinação de vítimas e socorristas no RS
Paulo Pinto/Agência Brasil

A Sociedade Brasileira de Imunizações, a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Gaúcha de Infectologia divulgaram neste sábado (11) uma nota técnica recomendando a vacinação de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e das equipes que trabalham nas operações de busca e salvamento em todo o estado.

“Devido à exposição à água de enchentes, a população exposta e os socorristas estão em risco aumentado de doenças infecciosas de transmissão hídrica ou ambiental, além de mordedura de animais, traumatismos diversos, contaminação de feridas por lama ou água contaminada, e doenças de transmissão respiratória por aglomeração de pessoas. Várias dessas doenças podem ser evitadas ou prevenidas por meio da vacinação.”

Confira as principais recomendações listadas pelas entidades:

Carteira de vacinação

Crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e pacientes com comorbidades ou imunossupressos que tenham a carteira de vacinação disponível somente devem completar doses não realizadas para a faixa etária ou conforme a situação clínica.

Já crianças, adolescentes e adultos que não tenham a carteira vacinal disponível e, portanto, sem registro formal de vacinação, devem ser considerados não vacinados para as doses recomendadas.

Vacinas de rotina

Para vacinação de rotina em períodos de enchentes, crianças e adolescentes sem registro de vacinação devem ser tratados como se estivessem em dia com as vacinas e receber somente as doses indicadas para a idade atual.

As famílias devem ser informadas sobre a necessidade de comparecer posteriormente a uma unidade de saúde para avaliação da carteira e da necessidade ou não de atualizar sua vacinação.

Gestantes

Mulheres grávidas devem receber vacinas inativadas especialmente indicadas para pessoas deslocadas por desastres e enchentes, desde que não contraindicadas para esse grupo.

Contraindicações

Gestantes, pessoas imunocomprometidas ou em uso de drogas imunossupressoras não devem receber vacinas virais vivas atenuadas como a dose contra a varicela, a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba), a tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela), a dose contra a febre amarela e a contra a dengue.

Crianças em condições de imunossupressão também não devem receber as doses contra o rotavírus e a poliomielite oral. A triagem, segundo as entidades, deve ser realizada por autorrelato.

Soros

Soros e imunoglobulinas devem ser usados em casos de necessidade de proteção imediata contra a raiva e o tétano, ou seja, quando não é possível esperar o tempo necessário para que o indivíduo responda às doses produzindo anticorpos. Também são indicados para gestantes e indivíduos imunocomprometidos no caso de contraindicação às vacinas vivas atenuadas.

BCG

A vacina BCG, que previne contra as formas graves da tuberculose, não deve ser administrada fora da unidade de saúde, já que necessita de profissional capacitado para a aplicação, evitando eventos adversos graves. Idealmente, deve ser feita após o nascimento, ainda no ambiente hospitalar.

Aplicação concomitante de vacinas

A aplicação concomitante de vacinas pode ser feita desde que em locais distintos do corpo. É preciso, entretanto, se atentar a especificações de intervalo, dependendo da combinação de doses.

A vacina contra a dengue, viva atenuada, por exemplo, não deve ser aplicada no mesmo dia que qualquer outra vacina. A orientação é respeitar 24 horas de intervalo para doses inativadas e 30 dias para as vivas atenuadas.

Gripe e covid-19

Todas as pessoas com 6 meses ou mais vítimas de enchentes ou que trabalham em operações de busca e salvamento devem receber a vacina contra a gripe e contra a covid-19 – exceto aquelas com contraindicações.

De acordo com o documento, as doses são importantes para evitar surtos em abrigos. “No entanto, ambas passam a ter sua eficácia cerca de duas semanas após sua aplicação e, portanto, outros cuidados, para mitigar a transmissão desses vírus respiratórios devem ser adotadas.”

Tríplice viral

A vacina contra o sarampo, a rubéola e a caxumba deve ser aplicada em todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos de idade vítimas de enchentes ou que trabalham nas operações de busca e salvamento, exceto aquelas com contraindicações para a dose ou que tenham o registro documentado na carteira de vacinação.

As doses também são consideradas importantes para evitar surtos em abrigos e são recomendadas para todos que não estejam vacinados com pelo menos com uma dose.

Hepatite A

Desde 2014, a vacina contra a hepatite A é recomendada idealmente para todas as crianças aos 12 meses de vida ou até os 5 anos, se ainda não vacinadas. A dose também é disponibilizada para pacientes imunodeprimidos e pessoas com doenças crônicas especificas.

No caso do Rio Grande do Sul, a indicação se deve ao risco de surtos durante e após períodos de enchentes, quando há “alto risco de exposição ao vírus”.

Tétano

No Rio Grande do Sul, adolescentes, adultos e idosos devem receber uma dose de reforço antitetânico se não tiverem sido vacinados contra o tétano nos últimos cinco anos ou se não tiverem a carteira de vacinação disponível.

As vacinas dT (tétano/difteria) ou dTpa (tétano/difteria/coqueluche acelular) podem ser usadas de acordo com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações – dTpa para grávidas a partir de 20 semanas de gestação e dT para adolescentes, adultos e idosos. Na falta de dT, a dTpa pode ser usada.

Crianças sem a carteira de vacinação contendo o componente tetânico (penta, DTP, DTPa ou DT) devem ser vacinadas com DTP ou DTPa.

“Em situações de inundação, o contato com água e objetos contaminados pode aumentar o risco de feridas e cortes, aumentando o risco de tétano. Por isso, é importante assegurar que todos estejam com a vacinação antitetânica atualizada, especialmente se estiverem envolvidos em trabalhos de resgate, limpeza ou reconstrução.”

Raiva

A vacina antirrábica só deve ser usada para profilaxia pós-exposição em caso de acidente de risco para a raiva – por exemplo, após mordida de animal mamífero, inclusive cavalos e gado, ou após exposição a morcego.

O esquema pode incluir uma série de doses da vacina e também o uso de soro antirrábico e deve ser administrado o mais brevemente possível. “Em caso de desastres ambientais, resgates e a convivência com animais domésticos ou não, o risco de acidentes de risco para a raiva tem maior chance de ocorrer”.

“O uso de imunizante contra a raiva não deve ser feito de rotina, nem mesmo para aqueles envolvidos nos regastes. Seu uso deve ser restrito para casos de acidentes de risco para a raiva, conforme protocolo usual para essa situação médica. Recomendar que pessoas nessas situações de risco procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação.”

Hepatite B

Todos os envolvidos em resgates, profissionais da saúde, socorristas e voluntários devem receber a vacina. A indicação de doses depende da situação vacinal – pessoas sem registro na carteira de vacinação de doses aplicadas ou não vacinadas devem receber uma dose e retornar à unidade de saúde para continuidade, se for o caso.

Pessoas com registro na carteira de vacinação de esquema incompleto devem dar continuidade, respeitando os intervalos mínimos entre as doses (0-2-6 meses), até a última dose.

Pessoas imunocompetentes adequadamente vacinadas com três doses não deve ser vacinadas.

Pessoas imunossuprimidas, como as que que vivem com HIV, independente do CD4; portadoras de doença hepática crônica; renais crônicas; com câncer; transplantadas de órgãos ou células hematopoiéticas; com doenças inflamatórias imunomediadas tratadas com imunossupressores potentes, entre outras devem receber uma dose de reforço da vacina.

“A imunização contra a hepatite B está recomendada para os respondedores, uma vez que estarão potencialmente expostos ao cuidado com pacientes e situações de contato com fluidos corporais. A maior parte dos profissionais já deve ter recebido essa vacina, uma vez que é exigida para profissionais de saúde, bombeiros, militares, etc. O esquema de vacinação é de três doses da vacina (0, 2 e 6 meses).”

Febre tifoide

A vacinação contra febre tifoide é recomendada para socorristas, se disponível, e deve ser aplicada uma dose.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto de Sofia Andrade vira lei e reforça combate ao furto de cobre em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade vira lei e reforça combate ao furto de cobre em Porto Velho

Nova legislação regulamenta comércio de metais, exige nota fiscal e identificação de vendedores e compradores para coibir furtos e receptação.
L
Pietro Mendes renuncia presidência do Conselho da Petrobras

Pietro Mendes renuncia presidência do Conselho da Petrobras

Pietro Mendes deixa o cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras para assumir uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo (ANP).
L
Denúncias de abuso infantil correspondem a 64% dos crimes online

Denúncias de abuso infantil correspondem a 64% dos crimes online

Relatório da SaferNet revela aumento de 18,9% nas denúncias de abuso sexual infantil e alerta para o crescente uso da inteligência artificial na criação de conteúdos.
L
Malafaia critica Eduardo Bolsonaro em áudio para ex-presidente

Malafaia critica Eduardo Bolsonaro em áudio para ex-presidente

Pastor Silas Malafaia ataca a estratégia de Eduardo Bolsonaro após os EUA imporem tarifas ao Brasil, em áudios revelados por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira

O concurso 2.904 da Mega-Sena pode pagar R$ 3,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas podem ser feitas até as 19h.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova PL de proteção para crianças nas redes sociais

Câmara aprova PL de proteção para crianças nas redes sociais

O Projeto de Lei contra a “adultização” de crianças foi aprovado na Câmara dos Deputados, que agora obriga plataformas a agirem contra crimes e conteúdos impróprios.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Encontros, conquistas e homenagens em Cacoal e Porto Velho

Empresários, instituições e personalidades de Rondônia se destacam em eventos nacionais e locais, com premiações, inaugurações e solidariedade.
L
Horóscopo de 21/08/2025: Lua em Virgem traz foco, disciplina e praticidade

Horóscopo de 21/08/2025: Lua em Virgem traz foco, disciplina e praticidade

Energia do dia favorece organização, decisões racionais e cuidado com a saúde.
L

Um vídeo nas redes sociais registra ataque de búfalo a pescadores

Segundo o registro, o ataque aconteceu nas dependências da área da Fazenda da União Pau d’Óleo, no rio Guaporé.
L

Agenda News: Brow Lamination na Depile-se realça a beleza natural com sobrancelhas alinhadas, volumosas e efeito lifting que transforma o olhar

Durante o atendimento na estética, conversei com a especialista Yasmin Costa e conheci de perto os benefícios da Brow Lamination, técnica que valoriza o olhar e eleva a autoestima com segurança e durabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Moraes determina busca e apreensão contra pastor Silas Malafaia

Moraes determina busca e apreensão contra pastor Silas Malafaia

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou busca e apreensão contra Silas Malafaia. O pastor é suspeito de orientar Jair Bolsonaro em ações de coação.
L
Eduardo Bolsonaro critica indiciamento e chama tese de "delirante"

Eduardo Bolsonaro critica indiciamento e chama tese de “delirante”

Após ser indiciado pela PF, o deputado Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para defender-se, questionando a investigação e afirmando que as acusações são infundadas.
L
Pedro Fernandes cobra melhorias na RO-458, entre Alto Paraíso e Triunfo

Pedro Fernandes cobra melhorias na RO-458, entre Alto Paraíso e Triunfo

Deputado estadual solicita ao Governo e DER manutenção urgente na rodovia para garantir segurança e escoamento da produção agrícola.
L
Bolsonaro condiciona anistia a negociação de tarifas com os EUA

Bolsonaro condiciona anistia a negociação de tarifas com os EUA

Áudio encontrado pela Polícia Federal em celular de Jair Bolsonaro revela que o ex-presidente vincula o pedido de anistia para golpistas a um acordo sobre as tarifas americanas.
L
Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar pedido de asilo

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar pedido de asilo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, intimou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro a prestar esclarecimentos sobre um documento de asilo político encontrado em seu celular pela PF.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF indicia Bolsonaro e filho por sanções dos EUA

PF indicia Bolsonaro e filho por sanções dos EUA

A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
L
PF encontra documento de pedido de asilo de Bolsonaro a Milei

PF encontra documento de pedido de asilo de Bolsonaro a Milei

A Polícia Federal (PF) descobriu um documento no celular de Jair Bolsonaro em que o ex-presidente considera a possibilidade de pedir asilo político ao presidente da Argentina.
L
Jair Bolsonaro omite transferência de R$ 2 milhões a Michelle, diz PF

Jair Bolsonaro omite transferência de R$ 2 milhões a Michelle, diz PF

Relatório da Polícia Federal indica que Jair Bolsonaro transferiu R$ 2 milhões para sua esposa um dia antes de depor sobre a atuação de seu filho nos EUA.
L
PF conclui que Braga Netto violou proibição de contato com Bolsonaro

PF conclui que Braga Netto violou proibição de contato com Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) apontou que o general Braga Netto enviou uma mensagem de celular ao ex-presidente, descumprindo a medida cautelar imposta pelo ministro Alexandre de Moraes.
L
Corretor é detido com Hilux roubada em condomínio da capital

Corretor é detido com Hilux roubada em condomínio da capital

Diante da situação, o corretor foi levado para o Departamento de Flagrantes da Polícia Civil, onde responderá por receptação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar recua para R$ 5,47 após tensões com sanções dos EUA

Dólar recua para R$ 5,47 após tensões com sanções dos EUA

A moeda americana teve queda de 0,48% em dia de recuperação no mercado financeiro. A Bolsa de Valores, porém, permanece abaixo dos 135 mil pontos.
L
Flamengo avança na Libertadores ao vencer o Internacional

Flamengo avança na Libertadores ao vencer o Internacional

Com uma atuação dominante, o Flamengo derrotou o Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio, garantindo sua vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.
L
Beneficiários com NIS final 4 recebem Bolsa Família nesta quinta

Beneficiários com NIS final 4 recebem Bolsa Família nesta quinta

A Caixa Econômica Federal inicia a liberação do Bolsa Família para o grupo com final de NIS 4, com valor médio de R$ 671,54.
L
Crédito consignado antigo será transferido para aplicativo

Crédito consignado antigo será transferido para aplicativo

O governo iniciou a migração de 4 milhões de contratos de empréstimos antigos para o app do consignado, permitindo a portabilidade entre bancos pelo celular.
L
Governo vai comprar alimentos perecíveis do mercado interno

Governo vai comprar alimentos perecíveis do mercado interno

O ministro Paulo Teixeira anunciou que produtos perecíveis, como frutas e peixes, que seriam exportados para os EUA serão destinados à merenda escolar e programas sociais.
L
ONU alerta para aumento da desnutrição infantil em Gaza

ONU alerta para aumento da desnutrição infantil em Gaza

Relatório da UNRWA revela que os níveis de desnutrição em crianças triplicaram no território palestino após o fim do cessar-fogo em março.
L
Rússia realiza o maior ataque aéreo na Ucrânia desde julho

Rússia realiza o maior ataque aéreo na Ucrânia desde julho

A Força Aérea Ucraniana registrou o lançamento de 574 drones e 40 mísseis pela Rússia, resultando na morte de uma pessoa.
L
Petrobras inicia o pagamento de dividendos a acionistas

Petrobras inicia o pagamento de dividendos a acionistas

A Petrobras começou a pagar a primeira parcela da remuneração aos acionistas, com base no lucro do primeiro trimestre.
L
Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

O setor de óleo e gás tem o maior número de licenças ambientais emitidas pelo Ibama nos últimos anos, conforme revelado na Navalshore 2025.
L
Concessão de parques tem aprovação de gestores e concessionários

Concessão de parques tem aprovação de gestores e concessionários

Pesquisa do Instituto Semeia aponta que modelo de concessão de parques naturais e urbanos à iniciativa privada tem boa aceitação, mas aponta necessidade de melhorias.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.