TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

DPU orienta cidadãos sobre medidas assistenciais oferecidas pelo governo federal

Pessoas atingidas por chuvas podem pedir alguns benefícios ao governo.

Por DPU - 25

Publicado em 

Enchentes RS: DPU orienta cidadãos sobre medidas assistenciais oferecidas pelo governo federal
Foto - DPU

Diante das chuvas e enchentes que causaram mortes, deixaram pessoas feridas e famílias desabrigadas desde a semana passada no Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública da União (DPU) orienta os cidadãos gaúchos sobre uma série de medidas assistenciais que podem ser acionadas pela população atingida.

Os direcionamentos dados pela DPU se dão nas áreas do direito Civil e Previdenciário. No Civil, são três medidas principais, até o momento: antecipação do Bolsa Família, saque FGTS Calamidade e acionamento de seguro habitacional. No âmbito previdenciário, os atingidos podem pedir o adiantamento dos benefícios do INSS, inclusive o BPC.

Veja abaixo, como acessar cada uma dessas medidas.

Antecipação do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou que fará a antecipação do recebimento do Programa Bolsa Família. Em situações normais, o pagamento é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Depois das chuvas, no entanto, os pagamentos da população atingida serão unificados. Agora, todos os afetados terão acesso ao recurso a partir do dia 17 de maio.

De acordo com o MDS, o Bolsa Família poderá ser sacado sem o uso de cartão. Caso a pessoa tenha perdido o documento pessoal, será aceita uma declaração especial de pagamento a ser concedida pela prefeitura onde reside. Os prazos para atualização do CadÚnico também foram prorrogados.

A situação também levou a Caixa Econômica Federal (CEF) a apresentar as seguintes medidas:

– Envio de equipes às regiões afetadas para agilizarem o Saque Calamidade do FGTS;

– Suspensão dos contratos de financiamento habitacional por até 3 (três) meses mediante solicitação do mutuário;

– Suspensão no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal Pessoa Física, Capital de Giro Pessoa Jurídica, Renegociação Pessoa Física e Pessoa Jurídica;

– Auxílio para o acionamento do seguro habitacional.

Saque FGTS Calamidade

A lei que instituiu o FGTS determinou que o trabalhador pode movimentar sua conta em casos de emergências causadas por desastres naturais, trata-se do FGTS Calamidade. Para que os valores sejam autorizados à população, no entanto, é preciso que as prefeituras dos municípios atingidos se habilitem. Em nota publicada na última sexta (3), a Caixa informou que já está auxiliando as prefeituras para viabilizar a liberação desses valores.

O resgate deve ser feito em até 90 dias da publicação do Decreto que reconhece o estado de calamidade. Há também um limite para o saque: o valor máximo permitido é R$ 6.220 mil. Uma vez sacado o valor, o beneficiário é obrigado a esperar um ano para fazer outra movimentação pelo mesmo motivo.

Após a habilitação do seu respectivo município, o trabalhador poderá solicitar o saque do FGTS calamidade por meio do aplicativo FGTS, realizando os seguintes passos, que também podem ser consultados no site.

  1. Ao acessar o App FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
  2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  3. Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
  4. Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”;
  5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
  6. a) Crédito em conta bancária de qualquer instituição
  7. b) Sacar presencialmente
  8. Faça Upload dos documentos requeridos;
  9. Confira os documentos anexados e confirme;

8.A CEF irá analisar sua solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.

A Caixa enviou equipes à região afetada pelas chuvas para agilizarem o Saque Calamidade. Havendo necessidade de comparecimento em agência ou posto avançado emergencial, o trabalhador deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. a) Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, dentre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência de desastre natural;
  2. b) Na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração emitida pelo município, atestando que o trabalhador é residente na área afetada. A declaração deverá ser firmada sobre papel timbrado e a autoridade emissora deverá por nela data e assinatura. Também deverá ser mencionado na declaração: nome completo, data de nascimento, endereço residencial e número do CPF do trabalhador.
  3. c) Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
  4. d) CPF;
  5. e) CTPS física ou CTPS Digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

Seguro Habitacional

Caso a pessoa atingida tenha contrato de financiamento habitacional com a Caixa, o mutuário tem direito ao seguro habitacional. A Caixa Seguradora cobre eventos decorrentes de inundação ou alagamento causados por rios ou canais alimentados por eles, ainda que decorrentes de chuva.

O seguro indeniza ainda danos materiais e despesas decorrentes de providências tomadas para evitar o agravamento do sinistro, para a redução dos danos causados e para salvar o imóvel, bem como as prestações mensais devidas pelo segurado do financiamento imobiliário, caso haja necessidade de desocupação do imóvel em virtude da calamidade.

O seguro terá cobertura durante o período de financiamento, sendo iniciado na data de assinatura do contrato de financiamento e finalizará no término do financiamento ou na extinção da dívida, o que ocorrer primeiro.

A coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Cível, Maíra Mesquita, detalha que, no caso de danos físicos ao conteúdo (móveis, eletrodomésticos, objetos de uso pessoal, dentre outros afetados pelo alagamento); danos elétricos em aparelhos e equipamentos de uso pessoal, bem como na hipótese de pagamento de aluguel a terceiros – no caso de necessitar alugar residência para a moradia em consequência ao sinistro, apenas os segurados das modalidades Seguro Habitacional Mais e Seguro Habitacional Mais Premiável terão direito a serem assistidos.

“É muito importante alertar que o prazo prescricional para acionamento do seguro habitacional é de apenas um ano, nos termos do artigo 206 parágrafo 1º do Código Civil. Por esta razão, é preciso, assim que possível, acionar o seguro da Caixa Econômica Federal e guardar comprovante de protocolo”, alerta Mesquita.

Antecipação do pagamento dos benefícios de prestação continuada pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também adiantará o pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, conforme Portaria Conjunta INSS/MPS nº 46, de 3 de maio de 2024. As pessoas prejudicadas precisarão optar pela antecipação junto ao banco onde recebem o benefício.

“Se o beneficiário mora no Rio Grande do Sul e foi atingido pelas enchentes poderá solicitar a antecipação do pagamento do benefício, no entanto, deve estar ciente que esse valor será ressarcido de forma parcelada, em até 36 meses”, explicou a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária (CCR Prev), Patrícia Bettin.

Devido ao volume de antecipações, o INSS está organizando um escalonamento com os bancos e o calendário será divulgado nos próximos dias. Para os casos de benefícios temporários, como por exemplo os por incapacidade (antigo auxílio-doença) e salário-maternidade, não haverá a antecipação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abre inscrições: Rondônia pode brilhar de novo

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abre inscrições: Rondônia pode brilhar de novo

Estudantes têm até 30 de setembro para participar da ONEE 2025 e concorrer a premiações nacionais em Brasília.
L

Duelo na Fronteira 2025 celebra tradição dos bois-bumbás e fortalece a cultura popular de Rondônia

Evento acontece de 22 a 27 de outubro no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim, com entrada gratuita e programação cultural diversificada.
L
Agenda News: Chrístina Pontes celebra 30 anos de trajetória artística com Noite Libanesa em Porto Velho

Agenda News: Chrístina Pontes celebra 30 anos de trajetória artística com Noite Libanesa em Porto Velho

Uma noite de música, gastronomia árabe e performances que homenageiam três décadas de arte e expressão corporal
L
Prefeitura de Porto Velho garante carnê do IPTU em Braille para pessoas com deficiência visual

Prefeitura de Porto Velho garante carnê do IPTU em Braille para pessoas com deficiência visual

Prefeito Léo Moraes sanciona lei que assegura material adaptado para contribuintes com limitações visuais.
L
Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas de emprego e serviços para trabalhadores

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas de emprego e serviços para trabalhadores

Profissionais devem ir pessoalmente ao Sine para cadastrar currículos e receber orientação profissional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Enfermeira Mara Correia representa Rondônia no maior congresso de enfermagem da América Latina

Enfermeira Mara Correia, única palestrante da região Norte, representou Rondônia no CBCENF em Salvador, a convite do COFEN.
L
Para Moraes, Bolsonaro era líder da tentativa de golpe e plano já está provado

Para Moraes, Bolsonaro era líder da tentativa de golpe e plano já está provado

Ministro do STF aponta 13 atos executórios que evidenciam a existência de uma organização criminosa com o objetivo de se manter no poder.
L
Agricultura familiar tem mais produtos com desconto em crédito rural

Agricultura familiar tem mais produtos com desconto em crédito rural

Lista de bônus do PGPAF foi ampliada em setembro para 20 novas culturas em diferentes regiões do Brasil.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Advogado diz que Bolsonaro não vai a julgamento por saúde debilitada

Advogado diz que Bolsonaro não vai a julgamento por saúde debilitada

Representante legal afirma que ex-presidente não tem recomendação médica para comparecer à sessão do STF que julga a tentativa de golpe.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Deputada federal Sílvia Cristina destina R$ 50 mil para a Apae de Candeias do Jamari

Recurso será usado na manutenção e custeio da entidade que atende 25 alunos
L

Associação de Produtores Rurais de Teixeirópolis recebe ensiladeira para fortalecer a agricultura familiar

Equipamento no valor de R$ 100 mil foi destinado à comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, atendendo solicitação do ex-vereador Salvador e da vereadora Neurizete, em parceria com a deputada Cláudia de Jesus (PT).
L
Sancionada lei que prioriza a redução de partos prematuros no país

Sancionada lei que prioriza a redução de partos prematuros no país

A nova norma legal, que entra em vigor em 120 dias, estabelece uma série de ações de saúde para combater a alta mortalidade de mães e bebês.
L
Distritos de fronteira de Porto Velho recebem ação emergencial de imunização contra sarampo

Distritos de fronteira de Porto Velho recebem ação emergencial de imunização contra sarampo

Campanha “Vacinação Sem Fronteiras” já aplicou mais de 2.500 doses em comunidades vulneráveis; ação segue até 10 de setembro
L
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Deputada federal já destinou R$ 4 milhões em emendas para a regularização fundiária em Rondônia, beneficiando famílias e comunidades inteiras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Queda de pé de manga deixa homem em estado grave em Porto Velho

Queda de pé de manga deixa homem em estado grave em Porto Velho

Homem em situação de rua sofre uma queda violenta na Rua Boca Juniors.
16
Homem é preso por furto em quartel do Exército

Homem é preso por furto em quartel do Exército

Criminoso com mandado de prisão é flagrado pela PM em Porto Velho após invadir área militar.
14
Homem é preso ao tentar furtar fios de eletricidade da 17ª Brigada

Homem é preso ao tentar furtar fios de eletricidade da 17ª Brigada

Criminoso invadiu o quartel do Exército na madrugada desta terça-feira em Porto Velho.
12
Ação da Polícia Civil resulta na recuperação de celular roubado e apreensão de drogas em Ji-Paraná

Ação da Polícia Civil resulta na recuperação de celular roubado e apreensão de drogas em Ji-Paraná

As equipes policiais atuavam no acompanhamento de uma ocorrência de roubo quando receberam informações, repassadas pela operadora de telefonia, sobre o possível paradeiro do aparelho.
10
Ieda Chaves convida população à instalação da Procuradoria da Mulher em Rondônia

Ieda Chaves convida população à instalação da Procuradoria da Mulher em Rondônia

Novo órgão da Alero fortalece o combate à violência de gênero e amplia a defesa dos direitos das mulheres em Rondônia.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: SATIRO COMERCIOS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 400 SOL/DLA
L

Recebimento da Autorização: COMINA EMPRESA DE MINERACAO – LTDA

AUTORIZAÇÃO DE LIMPEZA DE PASTAGEM OU CULTURA AGRÍCOLA EM IMÓVEL RURAL
L
Maus-tratos a animais: saiba o que caracteriza o crime e como denunciar em Porto Velho

Maus-tratos a animais: saiba o que caracteriza o crime e como denunciar em Porto Velho

Sema orienta população sobre leis municipais, estaduais e federais que tratam de maus-tratos a animais e explica como funcionam as denúncias
L
Agenda News: IGA Porto Velho promove workshop de risotos e vinhos para os amantes de uma boa gastronomia

Agenda News: IGA Porto Velho promove workshop de risotos e vinhos para os amantes de uma boa gastronomia

Em uma noite prática e envolvente, apaixonados por gastronomia vão aprender técnicas de preparo e harmonização.
L
encontro-pelo-ideb-em-porto-velho-reune-escolas-e-autoridades-nesta-terca-feira

Encontro pelo Ideb em Porto Velho reúne escolas e autoridades nesta terça-feira

Semed promove o evento “Todos pelo Ideb 2025: Compromissos que transformam vidas” para fortalecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
L
Trama golpista tem início na agenda de Augusto Heleno, diz Moraes

Trama golpista tem início na agenda de Augusto Heleno, diz Moraes

Ministro do STF argumenta que anotações manuais e documentos apreendidos provam a existência de um plano de golpe de Estado.
L
Praça Marise Castiel, no bairro Alphaville, é entregue à comunidade

Praça Marise Castiel, no bairro Alphaville, é entregue à comunidade

Espaço de lazer e esporte homenageia educadora e soma-se às mais de 35 praças revitalizadas em Porto Velho em 2025.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece acolhimento psicológico ao servidor municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece acolhimento psicológico ao servidor municipal

Atendimento gratuito busca promover qualidade de vida, equilíbrio emocional e maior produtividade no ambiente de trabalho.
L
Israel assume ataque contra líderes do Hamas em Doha, no Catar

Israel assume ataque contra líderes do Hamas em Doha, no Catar

Explosões foram ouvidas na capital do Catar, local que sedia negociações de cessar-fogo em Gaza.
L
Voto de Alexandre de Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

Voto de Alexandre de Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

O relator do caso no STF defende a validade dos depoimentos de Cid, rebatendo as alegações de cerceamento de defesa feitas pelos advogados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.