QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa

Levantamento foi divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras

Por Luiz Claudio de Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa
hosnysalah/Pixabay

O Brasil subiu dez posições no ranking de liberdade de imprensa e chegou ao 82º lugar entre 180 países citados em levantamento da organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Trata-se da melhor colocação do Brasil nos últimos dez anos. Desde o último relatório divulgado pela entidade, o país recuperou, ao todo, 28 posições. O documento foi divulgado nesta sexta-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Segundo o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, o resultado confirma uma tendência registrada no ano passado, com a percepção dos especialistas após o fim do governo de Jair Bolsonaro. “Foi um governo que exerceu uma forte pressão sobre jornalismo de diferentes formas, com uma postura e um discurso público orientado pela crítica à imprensa”, afirmou. Romeu contextualiza, entretanto, que a pontuação brasileira ficou praticamente estável, com acréscimo de 0,08 de 2023 para 2024, mas outros países caíram mais, o que levou à subida do Brasil.

O chefe do escritório da RSF explica que os especialistas consultados entendem que a melhora que tinha sido antecipada para o Brasil se confirmou, como cenário geral. Ele salienta que o ranking é baseado em um conjunto de indicadores que avaliam as pressões sobre a liberdade de imprensa. “Essa subida das posições é mais uma sinalização de estabilidade do que necessariamente de progresso.  É importante reforçar que se trata de uma estabilização em relação a uma perspectiva de melhora que se concretizou”, acrescenta.

A coleta foi feita nos meses de dezembro e janeiro a partir de 120 perguntas traduzidas em 26 idiomas com milhares de respondentes. “Cada especialista aborda o próprio país em que vive”, diz Romeu. Publicado anualmente, desde 2002, o ranking é feito a partir de índices que consideram questões políticas, sociais e diferentes ordens econômicas. Romeu explica que o documento é utilizado por organizações internacionais como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e agências de cooperação internacional como um indicador de referência sobre as garantias para que os jornalistas possam atuar livremente.

Distensionamento

A posição do Brasil, segundo Romeu, estaria relacionada a uma postura pública de reconhecimento e valorização do trabalho da imprensa e se traduziu inclusive em medidas concretas como a criação, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores. “Houve melhorias também no âmbito da garantia de acesso à informação e à transparência pública. Houve um distensionamento em parte desse cenário. Então, isso tudo tem um reflexo nas condições que estão colocadas para os jornalistas e os meios de comunicação operarem no país.”

Arthur Romeu cita também que o Brasil estruturalmente mantém concentração midiática, na mão de poucos grupos, e que os problemas econômicos deixam o setor mais vulnerável. “Isso se reflete na capacidade de ingerência ou de pressão sobre os veículos”, observa. Uma pressão que vem de agentes econômicos como anunciantes, que exercem ação sobre as linhas editoriais dos veículos.

Insegurança

Outro ponto negativo que foi levado em conta no relatório tem relação com a percepção de insegurança. “O Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de jornalistas assassinados e com uma cadeia de violências muito ampla. São ameaças, perseguições, assédio oficial e moral e agressões físicas, por exemplo.” Nesse sentido, a violência contra a imprensa se traduz na consolidação de um ambiente mais desfavorável para a profissão.

Desinformação

Outra questão central, para avalia Artur Romeu, é a necessidade de regulação das plataformas para garantia da integridade informativa, em um cenário de desinformação. “O canal de distribuição não é mais a banca de jornal na esquina. As grandes plataformas operam ainda no Brasil num cenário ainda marcado por um processo de, supostamente, autorregulação.”

Ele considera que exista um vazio regulatório, com o não aprovação até hoje do Projeto de Lei das Fake News (PL 2.630) pelo Congresso, em torno de temas como desinformação e inteligência artificial. “É preocupante que o Brasil dê um passo atrás no momento em que parecia ter chegado em um texto que trazia ali um arcabouço que se fundamentava em boas práticas.”

Ações de políticos

O diretor do escritório da RSF para a América Latina explica que a principal tendência que o ranking mundial da liberdade de imprensa traz é que a maior queda de indicador “político”, dentre os cinco utilizados no levantamento.

“Há uma percepção de que os atores políticos dos estados, que seriam aqueles que deveriam ser os responsáveis por garantir as condições para um livre exercício de jornalismo, estão se tornando cada vez mais os causadores dessa fragilização do direito à liberdade de imprensa”. Ele aponta que existe essa queda generalizada em todas as regiões do mundo.

O caso da Argentina é um exemplo na América Latina desse cenário. O país vizinho caiu 26 posições e teve a maior queda de pontuação na região (10 pontos). Saiu da posição de número 40 e agora ocupa a 66ª. “Está associada à chegada ao poder do presidente Javier Milei. Ele alimenta a polarização e faz ataque a meios de comunicação específicos.” Uma dessas ações foi o encerramento das atividades da agência pública de notícias do país, a Télam.

Outro país que registrou queda acentuada foi o Peru, que caiu 48 posições nos últimos dois anos, também em face de crises políticas.

Os Estados Unidos, por exemplo, caíram dez posições, e chegaram ao 55º lugar. “Os EUA estão também num cenário de polarização, têm uma ala mais radical do Partido Republicano, que é favorável à prisão de jornalistas. É uma posição historicamente baixa”, comenta Artur Romeu.

Segundo ele, a situação fica mais tensionada em função de ser um ano com o maior número de eleições na história. “A metade da população mundial vai às urnas. Há uma intensificação de pressão sobre o jornalismo.”

Só 1%

Outro dado do relatório é que, no mundo, somente 1% da população está em países em que a situação é considerada boa para os jornalistas. Dos 180 países, somente oito estão nessa escala. Os três primeiros colocados são Noruega, Dinamarca e Suécia.

“No final do ranking, países asiáticos como China, Vietnã e Coreia do Norte dão lugar a três países que viram o seu indicador político despencar”, aponta o relatório.

Os últimos colocados são Afeganistão (que caiu 44 posições) por causa da repressão ao jornalismo desde o regresso ao poder dos talibãs, a Síria (menos oito posições) e Eritreia (última classificação geral). “Os dois últimos países se tornaram zonas sem lei para os meios de comunicação, com um número recorde de jornalistas detidos, desaparecidos ou reféns”, destaca o levantamento.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pessoas em situação de rua recebem atendimento no Centro Pop Dom Moacir Grechi em Porto Velho

Pessoas em situação de rua recebem atendimento no Centro Pop Dom Moacir Grechi em Porto Velho

Mutirão PopRuaJud oferece serviços sociais e jurídicos à população em situação de rua, promovendo acesso à Justiça e cidadania.
L
Prefeitura alerta motoristas sobre rotas alternativas e sinalização na Semana da Pátria em Porto Velho

Prefeitura alerta motoristas sobre rotas alternativas e sinalização na Semana da Pátria em Porto Velho

Interdições de vias e reforço da sinalização foram anunciados pela Prefeitura de Porto Velho para garantir segurança durante o desfile de 7 de setembro.
L
População aprova semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré em Porto Velho

População aprova semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré em Porto Velho

Instalação de semáforo pela Prefeitura de Porto Velho visa melhorar a mobilidade urbana e reduzir acidentes no cruzamento da Calama com Lauro Sodré.
L

Laboratório de simulação realística evidencia alta tecnologia aplicada na saúde pública de Rondônia

Espaço do Iespro permite treinamento seguro de profissionais com uso de simuladores de alta fidelidade.
L

Governo de RO contrata agentes temporários para reforçar combate a incêndios florestais na estiagem de 2025

Capacitação de brigadistas civis e contratação emergencial fortalecem a Operação Verde Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Unidade passa a realizar procedimentos eletivos e fortalece a rede estadual de saúde.
L
Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Com disputas emocionantes, eventos personalizados e karts potentes, o espaço se firma como referência em diversão e velocidade na capital.
L
Agenda News: Depile-se oferece experiência completa de bem-estar com massagem relaxante e drenagem facial para renovar corpo, mente e autoestima

Agenda News: Depile-se oferece experiência completa de bem-estar com massagem relaxante e drenagem facial para renovar corpo, mente e autoestima

Tratamento une técnicas terapêuticas e estéticas para aliviar o estresse, revitalizar a pele e proporcionar uma pausa restauradora na rotina.
L
Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Com pratos premiados e tradição regional, sorteio semanal leva internautas a viverem uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Proposta da MP 1300/25 isenta famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz em casos de baixo consumo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Colisão frontal no cruzamento com a Rua Buenos Aires deixa mulher com fratura exposta e homem com escoriações
14
PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

Durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho, a PRF apreendeu cerca de 6 kg de entorpecentes. Adolescente de 16 anos estava entre os ocupantes.
10
PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

Operação Desafio cumpriu mandados de busca e prisão preventiva. Esquema teria causado prejuízo de até R$ 7,7 milhões ao erário.
12
Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista teria tentado empinar o veículo (grau), quando perdeu o controle da direção, bateu em uma lixeira e depois em um carro estacionado.
16
Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Prisões ocorreram em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Entre os alvos, comércios e residências.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sema apresenta livro Mapinguari para alunos da rede pública municipal em Porto Velho

Sema apresenta livro Mapinguari para alunos da rede pública municipal em Porto Velho

Obra do professor Rodrigo Pedro Casteleira será distribuída em escolas da capital e integra ações de educação ambiental da Prefeitura.
L
Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em Rondônia e promove programação de conscientização

Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em Rondônia e promove programação de conscientização

Campanha Setembro Verde destaca a doação de órgãos como gesto de solidariedade. Programação em Rondônia inclui palestras e ações educativas.
L
Inscrições para curso de Assistente de Vendas em Extrema seguem abertas até 7 de setembro

Inscrições para curso de Assistente de Vendas em Extrema seguem abertas até 7 de setembro

Idep oferta curso profissionalizante de Assistente de Vendas em Extrema. Aulas começam em 8 de setembro e seguem até novembro.
L
Rondônia lidera competitividade na Região Norte e alcança 13ª posição no ranking nacional, aponta CLP

Rondônia lidera competitividade na Região Norte e alcança 13ª posição no ranking nacional, aponta CLP

Ranking de Competitividade dos Estados 2025 destaca Rondônia como líder regional. Governo atribui avanço a políticas públicas e investimentos.
L
Jorge Fernando de Azevedo Couceiro

Nota de Pesar: Jorge Fernando de Azevedo Couceiro

A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão.
L
Inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho terminam nesta sexta-feira

Interessados devem comparecer à Vila Olímpica Chiquilito Erse, das 9h às 13h, com documentação completa.
L
Prefeitura avança com obras de drenagem em vários bairros de Porto Velho

Prefeitura avança com obras de drenagem em vários bairros de Porto Velho

Intervenções da Seinfra incluem avenida Rio de Janeiro, rua Sucupira e Nova Esperança.
L
Prefeitura inaugura espaço exclusivo para atendimento aos servidores municipais de Porto Velho

Prefeitura inaugura espaço exclusivo para atendimento aos servidores municipais de Porto Velho

Novo ambiente na Semad oferece acolhimento, conforto e agilidade no atendimento funcional.
L
Governo pede investigação da PF sobre fraudes no Seguro-Defeso

Governo pede investigação da PF sobre fraudes no Seguro-Defeso

Ministérios da Pesca e da CGU constatam indícios de crimes e anunciam novas regras para o benefício.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.