SÁBADO, 16/08/2025
Publicidade

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa

Levantamento foi divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras

Por Luiz Claudio de Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa
hosnysalah/Pixabay

O Brasil subiu dez posições no ranking de liberdade de imprensa e chegou ao 82º lugar entre 180 países citados em levantamento da organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Trata-se da melhor colocação do Brasil nos últimos dez anos. Desde o último relatório divulgado pela entidade, o país recuperou, ao todo, 28 posições. O documento foi divulgado nesta sexta-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Segundo o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, o resultado confirma uma tendência registrada no ano passado, com a percepção dos especialistas após o fim do governo de Jair Bolsonaro. “Foi um governo que exerceu uma forte pressão sobre jornalismo de diferentes formas, com uma postura e um discurso público orientado pela crítica à imprensa”, afirmou. Romeu contextualiza, entretanto, que a pontuação brasileira ficou praticamente estável, com acréscimo de 0,08 de 2023 para 2024, mas outros países caíram mais, o que levou à subida do Brasil.

O chefe do escritório da RSF explica que os especialistas consultados entendem que a melhora que tinha sido antecipada para o Brasil se confirmou, como cenário geral. Ele salienta que o ranking é baseado em um conjunto de indicadores que avaliam as pressões sobre a liberdade de imprensa. “Essa subida das posições é mais uma sinalização de estabilidade do que necessariamente de progresso.  É importante reforçar que se trata de uma estabilização em relação a uma perspectiva de melhora que se concretizou”, acrescenta.

A coleta foi feita nos meses de dezembro e janeiro a partir de 120 perguntas traduzidas em 26 idiomas com milhares de respondentes. “Cada especialista aborda o próprio país em que vive”, diz Romeu. Publicado anualmente, desde 2002, o ranking é feito a partir de índices que consideram questões políticas, sociais e diferentes ordens econômicas. Romeu explica que o documento é utilizado por organizações internacionais como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e agências de cooperação internacional como um indicador de referência sobre as garantias para que os jornalistas possam atuar livremente.

Distensionamento

A posição do Brasil, segundo Romeu, estaria relacionada a uma postura pública de reconhecimento e valorização do trabalho da imprensa e se traduziu inclusive em medidas concretas como a criação, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores. “Houve melhorias também no âmbito da garantia de acesso à informação e à transparência pública. Houve um distensionamento em parte desse cenário. Então, isso tudo tem um reflexo nas condições que estão colocadas para os jornalistas e os meios de comunicação operarem no país.”

Arthur Romeu cita também que o Brasil estruturalmente mantém concentração midiática, na mão de poucos grupos, e que os problemas econômicos deixam o setor mais vulnerável. “Isso se reflete na capacidade de ingerência ou de pressão sobre os veículos”, observa. Uma pressão que vem de agentes econômicos como anunciantes, que exercem ação sobre as linhas editoriais dos veículos.

Insegurança

Outro ponto negativo que foi levado em conta no relatório tem relação com a percepção de insegurança. “O Brasil é o segundo país da América Latina com o maior número de jornalistas assassinados e com uma cadeia de violências muito ampla. São ameaças, perseguições, assédio oficial e moral e agressões físicas, por exemplo.” Nesse sentido, a violência contra a imprensa se traduz na consolidação de um ambiente mais desfavorável para a profissão.

Desinformação

Outra questão central, para avalia Artur Romeu, é a necessidade de regulação das plataformas para garantia da integridade informativa, em um cenário de desinformação. “O canal de distribuição não é mais a banca de jornal na esquina. As grandes plataformas operam ainda no Brasil num cenário ainda marcado por um processo de, supostamente, autorregulação.”

Ele considera que exista um vazio regulatório, com o não aprovação até hoje do Projeto de Lei das Fake News (PL 2.630) pelo Congresso, em torno de temas como desinformação e inteligência artificial. “É preocupante que o Brasil dê um passo atrás no momento em que parecia ter chegado em um texto que trazia ali um arcabouço que se fundamentava em boas práticas.”

Ações de políticos

O diretor do escritório da RSF para a América Latina explica que a principal tendência que o ranking mundial da liberdade de imprensa traz é que a maior queda de indicador “político”, dentre os cinco utilizados no levantamento.

“Há uma percepção de que os atores políticos dos estados, que seriam aqueles que deveriam ser os responsáveis por garantir as condições para um livre exercício de jornalismo, estão se tornando cada vez mais os causadores dessa fragilização do direito à liberdade de imprensa”. Ele aponta que existe essa queda generalizada em todas as regiões do mundo.

O caso da Argentina é um exemplo na América Latina desse cenário. O país vizinho caiu 26 posições e teve a maior queda de pontuação na região (10 pontos). Saiu da posição de número 40 e agora ocupa a 66ª. “Está associada à chegada ao poder do presidente Javier Milei. Ele alimenta a polarização e faz ataque a meios de comunicação específicos.” Uma dessas ações foi o encerramento das atividades da agência pública de notícias do país, a Télam.

Outro país que registrou queda acentuada foi o Peru, que caiu 48 posições nos últimos dois anos, também em face de crises políticas.

Os Estados Unidos, por exemplo, caíram dez posições, e chegaram ao 55º lugar. “Os EUA estão também num cenário de polarização, têm uma ala mais radical do Partido Republicano, que é favorável à prisão de jornalistas. É uma posição historicamente baixa”, comenta Artur Romeu.

Segundo ele, a situação fica mais tensionada em função de ser um ano com o maior número de eleições na história. “A metade da população mundial vai às urnas. Há uma intensificação de pressão sobre o jornalismo.”

Só 1%

Outro dado do relatório é que, no mundo, somente 1% da população está em países em que a situação é considerada boa para os jornalistas. Dos 180 países, somente oito estão nessa escala. Os três primeiros colocados são Noruega, Dinamarca e Suécia.

“No final do ranking, países asiáticos como China, Vietnã e Coreia do Norte dão lugar a três países que viram o seu indicador político despencar”, aponta o relatório.

Os últimos colocados são Afeganistão (que caiu 44 posições) por causa da repressão ao jornalismo desde o regresso ao poder dos talibãs, a Síria (menos oito posições) e Eritreia (última classificação geral). “Os dois últimos países se tornaram zonas sem lei para os meios de comunicação, com um número recorde de jornalistas detidos, desaparecidos ou reféns”, destaca o levantamento.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT leva ao Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho preocupações sobre a Equalização no TRT14

ACRAT destacou pontos sensíveis identificados pela classe, como as violações ao princípio do juiz natural e da competência territorial na distribuição de processos.
L
Al Gore critica postura “esquizofrênica” dos EUA sobre clima

Al Gore critica postura “esquizofrênica” dos EUA sobre clima

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, lamentou a alternância na política climática do país e defendeu que o capitalismo pode ser parte da solução para a crise.
L
ApexBrasil reforça apoio a empresas atingidas por tarifas dos EUA

ApexBrasil reforça apoio a empresas atingidas por tarifas dos EUA

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos anuncia a abertura de um novo escritório em Washington e defende a soberania nacional frente às sanções americanas.
L
STF anula processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

STF anula processos da Lava Jato contra Antonio Palocci

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por 3 votos a 2, a decisão que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial em processos contra o ex-ministro.
L

Academia no fim de semana previne doenças e ajuda a manter a saúde, aponta estudo

Pesquisa revela que praticar exercícios apenas no sábado e domingo pode trazer benefícios semelhantes aos de treinar todos os dias.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista com José Macedo, pecuarista e fundador da Skap-car Centro Automotivo

Neste sábado, dia 16, às 11h, o Momento Agro recebe José Macedo, pecuarista de destaque e fundador da Skap-car Centro Automotivo.
L
Advogado de suspeito que deixou falsa bomba em aeroporto diz que jovem fez brincadeira para tentar viralizar

Advogado de suspeito que deixou falsa bomba em aeroporto diz que jovem fez brincadeira para tentar viralizar

O influenciador Enzo M. é o principal suspeito de ter colocado a mochila com um falso explosivo no aeroporto de Porto Velho, causando evacuação e pânico por cerca de quatro horas.
10
Associação de cafés apoia Plano Brasil Soberano

Associação de cafés apoia Plano Brasil Soberano

A BSCA manifesta suporte às medidas do governo, que visam mitigar os impactos do aumento de tarifas americanas sobre as exportações.
L
INSS: Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo

INSS: Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo

Um grande número de aposentados e pensionistas ainda não solicitou o ressarcimento por descontos indevidos.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L

POLÍTICA

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L

Deputado Edevaldo Neves propõe reduzir exigência de corridas para isenção de IPVA a motoristas de aplicativo

Parlamentar sugere diminuir de 3.600 para 2.600 o número de corridas anuais exigidas, tornando o benefício mais acessível à categoria.
L
Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Lula defende comércio com China em inauguração de montadora

Em evento da montadora chinesa GWM em São Paulo, presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a China como principal parceira comercial do Brasil e criticou a postura dos Estados Unidos.
L
Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Deputado Cássio Gois apoia 1º Cacoal Country Bulls e fortalece cultura sertaneja em Rondônia

Evento histórico em Cacoal recebe apoio do deputado Cássio Gois, reunindo shows e rodeio que valorizam a cultura sertaneja e atraem público expressivo
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Coronel Chrisóstomo destina R$ 3 milhões para 13 ônibus escolares em Porto Velho

Veículos reforçam transporte de alunos da rede pública, garantindo mais segurança, conforto e regularidade no deslocamento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Homem é morto a tiros em Ji-Paraná

Cleiciano Batista da Costa, de 36 anos, foi baleado em frente a uma residência no bairro Bela Vista; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em RO

Polícia Militar prende três pessoas por tráfico de drogas em RO

Ação de inteligência da PM em Ji-Paraná desmantela ponto de tráfico de drogas no bairro Bela Vista e apreende entorpecentes e dinheiro.
14
Pai e filha ficam gravemente feridos em acidente em Rolim de Moura

Pai e filha ficam gravemente feridos em acidente em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motocicleta na Avenida Fortaleza resulta em fratura exposta na criança de 6 anos, que foi transferida para Cacoal.
10
Caminhoneiro que vinha trazendo carga para Rondônia passa 15 horas sequestrado nas mãos de bandidos em MT

Caminhoneiro que vinha trazendo carga para Rondônia passa 15 horas sequestrado nas mãos de bandidos em MT

Um motorista de 25 anos, identificado como Daniel, foi mantido refém por 15 horas após ter sua carreta roubada em Mato Grosso.
12
Ônix invade preferencial e atropela moto com mulher gestante na zona leste

Ônix invade preferencial e atropela moto com mulher gestante na zona leste

Testemunhas contaram que o ônix teria avançado a preferencial pela Rua Jaqueline Ferry, e atropelado as vítimas que seguiam na moto.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acordo internacional é firmado na X Reunião da Rede SPAA na Colômbia

Documento assinado pelos países membros traz 18 compromissos conjuntos para enfrentar a inflação dos alimentos e fortalecer a agricultura familiar
L
MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

MEC orienta escolas na escolha de livros para o ensino médio

O Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, disponibiliza guias para professores e gestores selecionarem as obras que serão usadas a partir de 2026.
L
Brasileiros não resgatam de R$ 10 mil a R$ 50 mil de parentes

Brasileiros não resgatam de R$ 10 mil a R$ 50 mil de parentes

Famílias deixam de receber valores de benefícios e seguros de pessoas falecidas por falta de informação e burocracia, segundo levantamento da plataforma Planeje Bem.
L
Homem é preso bêbado e armado em estrada rural de Vilhena

Homem é preso bêbado e armado em estrada rural de Vilhena

Jovem de 21 anos, que foi encontrado caído na Linha 01, estava com uma garrucha calibre .22 na cintura e munições no bolso.
14
Esquema de furto de tratores atua em Rondônia e ameaça vítimas

Esquema de furto de tratores atua em Rondônia e ameaça vítimas

Uma leitora de Cujubim denuncia uma quadrilha que estaria aplicando golpes e furtando tratores na região central de Rondônia, com máquinas sendo levadas para o Cone Sul.
10
Detalhes de acidente revelam que caminhoneiro viajava com filho

Detalhes de acidente revelam que caminhoneiro viajava com filho

A vítima, Cláudio dos Santos, de 50 anos, era moradora de Vilhena e dirigia um dos caminhões envolvidos no acidente fatal na BR-364, que ocorreu após um problema nos freios.
18
Acidente na BR-364 causa morte de caminhoneiro em Rondônia

Acidente na BR-364 causa morte de caminhoneiro em Rondônia

Colisão entre caminhões deixa uma vítima fatal e causa lentidão em trecho da BR-364, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.
12

Nota de pesar: Sebastião Carlos da Silva Maciel

A cerimônia de despedida será realizada na Funerária São Cristóvão, capela Três Marias. Av. Gov. Jorge Teixeira, 2755 – Liberdade.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 55 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 55 milhões

Concurso 2.902 da Mega-Sena será realizado neste sábado e aposta simples, com seis números, custa R$ 6.
L
Segurança online de crianças e adolescentes é tema em debate

Segurança online de crianças e adolescentes é tema em debate

Especialistas em proteção infantil oferecem orientações para pais e responsáveis, alertando sobre a exposição e os perigos nas redes sociais após denúncias recentes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.