TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas

Referência no manejo sustentável do pirarucu há mais de uma década, os Paumari ampliam o manejo da pesca em 2024 com o início do trabalho com uma nova espécie

Por Jéssica Amaral - ƒ

Publicado em 

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas - News Rondônia

Desde o começo do trabalho com o manejo do pirarucu, em 2013, os Paumari já tinham o desejo de manejar outras espécies pesqueiras para compor a comercialização de pescado e contribuir com a renda das comunidades indígenas. A partir de um diagnóstico realizado entre 2022 e 2023, que analisou os deslocamentos de cardumes no território Paumari, as espécies de valor comercial e possibilidades de organização do trabalho, o povo deu início a ampliação do manejo pesqueiro realizando este ano a primeira etapa para implementação do manejo de matrinxã. A iniciativa piloto aconteceu entre os meses de março e abril, na Terra Indígena Paumari do Cuniuá, no Amazonas.

Tainara Proença/OPAN
Tainara Proença/OPAN

O diagnóstico “Manejo das águas: plano de manejo pesqueiro do povo Paumari”, elaborado pelo consultor João Vitor Campos-Silva e pela equipe de indigenistas da Operação Amazônia Nativa (OPAN), foi apresentado, discutido e aprovado durante a última assembleia da Associação Indígena do Povo das Águas (Aipa), organização representativa do povo Paumari, realizada em maio de 2023. Também durante a assembleia, o plano operacional da pesca piloto foi construído coletivamente, prevendo equipes, logística e insumos necessários para a atividade.

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas - News Rondônia
Pesca experimental
Tainara Proença/OPAN

O documento, a implementação e todo o acompanhamento técnico foi feito com o apoio do Raízes do Purus, projeto realizado pela OPAN e patrocinado pela Petrobras e Governo Federal. A iniciativa também apoia, desde 2013, o manejo do pirarucu realizado pelos Paumari.

A pesca piloto

Com o diagnóstico e plano aprovado, uma reunião de planejamento foi realizada em fevereiro deste ano para acertar o local e a data da pesca, fazer a divisão das equipes e encaminhar detalhes práticos, como a locação de barco e demais equipamentos necessários para a pesca. A estratégia de uso do recurso, o zoneamento, a vigilância, a fiscalização, o monitoramento, a organização social e a repartição dos lucros de forma justa, pontos básicos do manejo comunitário, também foram pautas discutidas durante o planejamento.

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas - News Rondônia
Povo Paumari capturou 1 tonelada de matrinxã durante a pesca manejada piloto.
Tainara Proença/OPAN

A pesca piloto foi iniciada após o período do defeso, finalizado em 15 de março. Aproximadamente 20 pessoas integraram as oito equipes de trabalho, divididas em diversas funções. “Diferente da pesca do pirarucu, a pesca de matrinxã é uma pesca de espera e cerco de cardumes. Em apenas um lance podem pescar centenas ou milhares de peixes”, explica Felipe Rossoni, indigenista da OPAN e coordenador do projeto Raízes do Purus, que acompanhou a pesca.

Mesmo sob condições ainda não ideais do nível da água nos rios Tapauá e Cuniuá, o povo Paumari decidiu por colocar em prática a atividade. Após pouco mais de três semanas de trabalho, com o monitoramento da movimentação dos peixes pelo igapó, os agrupamentos formando os cardumes e espera na tentativa de realizar uma captura cercando um dos cardumes, os Paumari conseguiram pescar 865 peixes, somando aproximadamente 1 tonelada de pescado. O resultado ficou abaixo da expectativa, porém faz parte do processo de aprendizado do manejo da nova espécie. “Desde a estruturação da atividade, o centro das discussões foi a importância em realizar a pesca piloto, de forma a gerar informações detalhadas para compor as melhores estratégias de gestão dos estoques, das capturas, do plano operacional da pesca, incluindo estimativas de custos para realização da atividade. A grande meta desta pesca foi o aprendizado adquirido por todos”, avalia Felipe.

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas - News Rondônia
O manejo de matrinxã, em fase piloto, é uma experiência inovadora e pode servir de referência para o desenvolvimento do trabalho em outras regiões.
Tainara Proença/OPAN

A produção foi levada para a cidade de Lábrea (AM) e rapidamente absorvida pelo mercado local, sendo vendida diretamente para o consumidor. “A venda direta proporciona um contato mais próximo com a população e também a melhor apresentação do trabalho realizado, resultando em um reconhecimento regional e prestígio para um trabalho que é sério e organizado”, explica José Lino Paumari, coordenador da pesca.  Além da matrinxã, menores quantidades de outras espécies foram pescadas e comercializadas, como pacu, piranha, tucunaré, surubim e aruanã.

Como parte do processo do manejo, o povo Paumari fará uma reunião de avaliação para entender os pontos positivos, o que pode ser melhorado e como cada parte do processo (organização social, pesca, armazenamento, transporte, comercialização, repartição de benefícios e monitoramento da atividade) pode ser aprimorada.

Uma iniciativa pioneira

O manejo da matrinxã, em fase inicial, compõe o manejo pesqueiro do povo Paumari a partir dos esforços iniciados com o manejo do pirarucu. Mas, diferentemente do trabalho com o pirarucu, em que há métodos consolidados e regulamentação específica, o manejo de espécies pesqueiras como a matrinxã, conhecidas como “peixe gordo” ou “peixe de cardume”, é uma experiência nova e pode ser exemplar também para outras regiões.

“A estruturação de metodologias simples para monitoramento de espécies de cardumes e sua eficácia para monitorar os estoques dessas espécies no território pelos próprios pescadores ainda precisa ser aprimorada. Através de diálogos interculturais entre indígenas, ribeirinhos, técnicos e pesquisadores poderemos chegar em formatos práticos, considerando os diferentes saberes e estruturando mecanismos que garantam a sustentabilidade da pesca”, sugere Felipe.

O manejo desse tipo de espécie exige uma abordagem mais complexa, uma vez que os peixes precisam de uma área muito maior que os limites das terras indígenas para cumprir seu ciclo de vida. Portanto, pensar o manejo dessas espécies é pensar também no manejo das águas e na governança territorial dos povos e comunidades vizinhas às terras Paumari.

Povo Paumari inova no manejo pesqueiro no Amazonas - News Rondônia
Na assembleia da Associação Indígena do Povo das Águas, realizada em maio de 2023, o plano de manejo pesqueiro foi aprovado.
Tainara Proença/OPAN

Em informe enviado a órgãos de governo e organizações indígenas e comunitárias da região, a AIPA explicou todo o  processo, que foi iniciado com o manejo do pirarucu.  “Iniciamos lá atrás, focando em nossa organização interna e em estratégias, buscando a recuperação do estoque de pirarucu até alcançarmos níveis de recuperação que permitiram aplicar nosso plano de manejo participativo do pirarucu e obter a primeira autorização de cota para abate e comercialização em 2013. Passados vários anos e todas as dificuldades, alcançamos excelentes resultados. Sempre pensamos e nos dedicamos a estruturar o manejo não somente pensando no pirarucu, mas iniciamos o longo caminho com ele”, diz trecho do informe.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula destaca importância da Amazônia e reforça ações de preservação e desenvolvimento

Lula destaca importância da Amazônia e reforça ações de preservação e desenvolvimento

Em entrevista, presidente fala do Centro de Cooperação Policial Internacional, do Norte Conectado, da COP30 e garante proteção a pequenos produtores amazônicos
L

Coluna do Simpi: Receita já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

Receita Federal disponibiliza termos de exclusão e relatórios de pendências do Simples Nacional; contribuintes têm 90 dias para quitar débitos e evitar saída do regime em 2026.
L
Mais de 14 milhões superam a pobreza em dois anos, aponta CadÚnico

Mais de 14 milhões superam a pobreza em dois anos, aponta CadÚnico

Número de famílias com renda de até R$ 218 por pessoa caiu 25% desde o início da atual gestão do Governo Federal
L
Governo inicia força-tarefa na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Governo inicia força-tarefa na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Operação de desintrusão visa proteger povos indígenas e combater grilagem, desmatamento e extração ilegal de madeira
L
Câmara aprova Lei Augusto Branco para incentivar escritores locais em Porto Velho

Câmara aprova Lei Augusto Branco para incentivar escritores locais em Porto Velho

Projeto destina 1% do orçamento da Semed à compra de livros de autores rondonienses e inaugura modelo pioneiro de incentivo à literatura
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Turismo Rural: Cadastur garante novas oportunidades para agricultores rondonienses

Portaria do Ministério do Turismo permite que produtores de Rondônia se cadastrem no Cadastur e ofereçam experiências de turismo rural sem perder benefícios do campo.
L

Giro News | Coronel Chrisóstomo fala sobre CPMI do INSS

No Giro News, Coronel Chrisóstomo fala sobre 7 de setembro, CPMI do INSS, relação entre os Poderes e anuncia audiência pública em Porto Velho ainda em setembro.
L

Giro News | Entrevista com Tiago Costa

Nesta terça-feira, 09, às 16h, o Giro News recebe o professor Tiago Costa, coordenador do curso de Direito da UNAMA Porto Velho.
L
Moraes elenca 13 atos para condenação de Bolsonaro

Moraes elenca 13 atos para condenação de Bolsonaro

Relator do caso no STF, Alexandre de Moraes detalha os atos executórios da trama que buscava a condenação de Bolsonaro por golpe de Estado.
L
Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro

Alexandre de Moraes vota para condenar Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado, alegando que o ex-presidente é o líder de organização criminosa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L

POLÍTICA

“Circo montado”, dispara Chrisóstomo sobre voto de Moraes no julgamento de Bolsonaro

Coronel Chrisóstomo critica voto do ministro Alexandre de Moraes no STF e chama julgamento de Bolsonaro e aliados de “farsa” e “perseguição política”.
L
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Comissão Geral de Saúde cobra soluções para filas de exames, atrasos no Heuro, precariedade do João Paulo II e falta de estrutura no atendimento
L
Associação Asprunh recebe caminhão graneleiro de R$ 700 mil da deputada Dra. Taíssa

Associação Asprunh recebe caminhão graneleiro de R$ 700 mil da deputada Dra. Taíssa

Emenda parlamentar da deputada estadual Dra. Taíssa fortalece a agricultura familiar em Rondônia e garante melhores condições de trabalho no campo
L
Dra. Taíssa solicita ações de saúde especializada para comunidades indígenas em Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita ações de saúde especializada para comunidades indígenas em Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa prevê atendimento multiprofissional com respeito às especificidades culturais e promoção da saúde intercultural.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização da rede elétrica em escola de Surpresa, em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita revitalização da rede elétrica em escola de Surpresa, em Guajará-Mirim

A parlamentar pediu à Seduc melhorias na Escola Salomão Justiniano Melgar para garantir segurança, climatização adequada e melhores condições de ensino.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido do Comando Vermelho por ataques a ônibus é preso em Candeias do Jamari

Foragido do Comando Vermelho por ataques a ônibus é preso em Candeias do Jamari

Foi capturado durante a Operação Escudo e ficará à disposição da Justiça
10
Mulher fratura braço e perna em grave acidente na Avenida Guaporé

Mulher fratura braço e perna em grave acidente na Avenida Guaporé

Motociclista foi atingida por carro que fazia conversão.
16
PF deflagra operação contra transporte ilegal de ouro em Rondônia

PF deflagra operação contra transporte ilegal de ouro em Rondônia

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na capital Porto Velho/RO
10
PRF em Rondônia prende homem após tentativa de homicídio na BR-364

PRF em Rondônia prende homem após tentativa de homicídio na BR-364

Desentendimento no trânsito termina em disparo contra um caminhoneiro em Pimenta Bueno
12

Servidora de Quedas do Iguaçu é presa após técnico encontrar pornografia infantil em celular

Uma servidora pública da área da saúde em Quedas do Iguaçu (PR) foi presa pela Polícia Civil por possuir e armazenar pornografia infantojuvenil envolvendo a filha de nove anos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo financia projetos artísticos em escolas de tempo integral

Governo financia projetos artísticos em escolas de tempo integral

Iniciativa federal vai apoiar ações de arte e cultura incluídas nos currículos escolares de todas as unidades federativas
L

Previdência privada cresce no Brasil e Sicredi é destaque entre os maiores gestores

Instituição financeira cooperativa está entre os dez maiores gestores de previdência privada e apoia o planejamento financeiro de mais de 9 milhões de associados
L
Deputada Dra. Taíssa anuncia cursos gratuitos em Guajará-Mirim em parceria com a Escola do Legislativo

Deputada Dra. Taíssa anuncia cursos gratuitos em Guajará-Mirim em parceria com a Escola do Legislativo

As formações oferecidas pela Escola do Legislativo de Rondônia abrangem orientação vocacional, mercado de trabalho e inteligência financeira.
L
Governo do Brasil lança novo lema de comunicação: “Do lado do povo brasileiro”

Governo do Brasil lança novo lema de comunicação: “Do lado do povo brasileiro”

O novo posicionamento do Governo do Brasil busca reforçar a identidade nacional e a proximidade com a população, defendendo justiça social, soberania e redução das desigualdades.
L
Justiça dá cinco dias para aéreas e ANAC se manifestarem

Justiça dá cinco dias para aéreas e ANAC se manifestarem

Prazo foi definido pela Justiça de Rondônia após ação sobre cancelamentos de voos no estado.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): IGOR MESQUITA VALADÃO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Flávio Bolsonaro ataca ministro do STF após voto pela condenação

Flávio Bolsonaro ataca ministro do STF após voto pela condenação

O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, critica o ministro Alexandre de Moraes e acusa o Supremo Tribunal Federal de perseguição política em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro.
L
Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

A oficina conectou arte e identidade cultural, promovendo aprendizado, inclusão e protagonismo dos participantes.
L
Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

A melodia do hino municipal de Rio Crespo foi apresentada oficialmente durante o desfile de 7 de Setembro, em uma cerimônia marcada por emoção e homenagem aos pioneiros do município.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.