TERÇA-FEIRA, 12/08/2025
Publicidade
SICRED

Transferir a estados legislação sobre armas pode favorecer criminosos

Projeto fragiliza controle de armas no Brasil, dizem especialistas

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Transferir a estados legislação sobre armas pode favorecer criminosos
Fernando Frazão/Agência Brasil
O projeto de lei (PL) aprovado nessa quarta-feira (23) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que transfere para os estados e o Distrito Federal a possibilidade de legislar sobre posse e porte de armas de fogo, deve fragilizar o controle de armas no Brasil, além de facilitar o acesso de armamentos por organizações criminosas, avaliaram três especialistas no tema ouvidos pela Agência Brasil.

O policial federal e Conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roberto Uchôa, diz que a medida copia o exemplo dos Estados Unidos, onde cada estado legisla sobre o tema.

“Em Nova York, que tem legislação mais restritiva de acesso a arma de fogo, armas são adquiridas, por exemplo, na Flórida, onde é muito mais permissivo e são levadas para serem usadas em crimes em Nova York. Quer dizer, você cria dentro do país uma conexão entre esses mercados legal e ilegal muito forte”, destacou.

A CCJ aprovou a medida por 34 votos contra 30. Ela permite que as unidades da federação legislem sobre armas para defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras. A proposta ainda precisa ser analisada no plenário da Câmara.

A gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, alertou que, se os estados facilitarem o acesso às armas, o crime organizado se aproveita.

“O crime organizado compra pessoas pra serem fontes de armas legais. A gente viu dezenas de casos nos últimos anos de pessoas laranjas. A pessoa compra já com a intenção de fazer esse desvio para receber um pagamento para emprestar seu CPF”, comentou.

Avaliação semelhante fez a professora da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-Rio), a advogada criminalista Maíra Fernandes, que alertou que o projeto é perigoso por permitir ampliar o número de armas em circulação, facilitando o trabalho das organizações criminosas.

“Facilitaria [o acesso às armas por facções criminosas]. Vão ter legislações que vão autorizar com mais facilidades esse acesso a armas. Então, basta o sujeito comprar a arma num estado que facilite”, disse Maíra, lembrando que dois em cada três assassinatos no Brasil são via armas de fogo.

Além disso, os especialistas alertaram que a medida fragiliza o controle de armas de fogo no Brasil. “A gente sabe que a fiscalização dessas armas já é difícil no Brasil. Ela já sofre com uma série de precariedades. Se a gente tiver essa heterogeneidade de normativas, isso vai ser ainda mais difícil e ainda mais precário de fiscalizar”, explicou Natália, do Sou da Paz.

Já Uchôa destacou que o fluxo para o mercado ilegal vai crescer. “O efeito é muito ruim porque você não consegue mais ter um controle sobre a circulação de armas de fogo no país. Você não consegue evitar o fluxo dessas armas do mercado legal para o ilegal”, comentou.

Apoiadores

O projeto de lei complementar em tramitação na Câmara é de autoria da presidente da CCJ, a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC). A parlamentar diz que a medida é necessária porque o atual governo federal vem restringindo a acesso as armas de fogo se comparado com o governo anterior.

“O novo Governo Federal vem impondo fortes limitações a este segmento de armas de fogo, sinalizando com outras séries de restrições a serem implementadas, todas as iniciativas para evitar este retrocesso normativo são bem-vindas”, destacou.

De acordo com o relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), cada estado deve legislar de acordo com sua própria realidade. “Um país de dimensões continentais e grandes peculiaridades regionais, dadas pela própria natureza, deve ser tratada de maneira diferenciada a legislação que versa sobre o acesso às armas de fogo”, disse.

A medida tem apoio da chamada bancada da bala, que tem defendido no Brasil a redução das restrições para o acesso à armas de fogo. Para esses parlamentares, mais armas nas mãos da sociedade traz mais segurança.

“O projeto simplesmente dá o direito a cada cidadão responsável, de bem, a estar, sim, armado para defender não só a sua vida, a da sua família, o seu patrimônio, inclusive contra as ditaduras que estão implantando neste país”, disse o deputado Éder Mauro (PL-PA).

O projeto enfrenta questionamentos quanto a sua constitucionalidade já que o artigo 22 da Constituição diz que compete privativamente à União legislar sobre “material bélico”. Os deputados contrários prometem recorrer ao Supremo se a medida for aprovada.

O relator Bilynskyj sustenta que o parágrafo único do mesmo artigo permite que lei complementar autorize os estados a legislar “sobre questões específicas das matérias relacionadas nesse artigo [Art. 22]”.

Bilynskyj diz ainda os estados devem legislar apenas “residualmente” sobre o tema, acrescentando que as autorizações concedidas só valerão no próprio território de cada estado.

Armas e Segurança

Os três especialistas ouvidos pela reportagem questionam a tese de que mais armas trazem mais segurança. Para criminalista Maíra Fernandes, da FGV Rio, essa é uma falsa sensação de segurança.

“Não faltam pesquisas para mostrar essa falsa relação entre ter arma e ter mais segurança. Na verdade, a probabilidade de uma pessoa morrer até por estar armada é muito maior. Tem pesquisas nesse sentido. Então, de modo geral, repito, quanto mais acesso a armas por parte da população, maiores serão os índices de mortes violentas, inclusive mortes acidentais”, destacou.

O policial federal e doutorando na área de segurança Roberto Uchôa disse quase todas as pesquisas indicam uma relação direta entre aumento das armas e aumento da violência.

“Nas pesquisas internacionais, a esmagadora maioria comprova que a maior circulação de armas de fogo aumenta o número de mortes por armas de fogo e aumenta o número de crimes cometidos por armas de fogo, principalmente pela facilitação do acesso a esse instrumento”, disse.

Uchôa citou uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, que avaliou 17,6 milhões de pessoas da Califórnia por mais de 12 anos para comparar aqueles que vivem em residências com armas de fogo com aqueles que vivem em casas sem armas de fogo.

“Eles comprovaram que em lares onde existia armas de fogo, a pessoa tinha duas vezes mais chances de ser vítima de homicídio, três vezes mais chances de ser vítima por homicídio com a utilização da arma de fogo de casa, e sete vezes mais chances de ser vítima de violência doméstica com a utilização de arma de fogo”, destacou.

A representante do Instituto Sou da Paz Natália Pollachi diz que não é raro que pessoas com armas legais cometerem crime. Além disso, ressaltou que quem tem arma legal vira alvo dos criminosos.

“Essa arma pode ser roubada, furtada ou desviada para o mercado ilegal, para as organizações criminosas. A pessoa descobre quem está frequentando o clube de tiro e vai até essa casa. No governo federal anterior as pessoas podiam comprar até 60 armas de fogo. Então, a gente tem verdadeiros arsenais que o crime organizado pode ter como alvo para poder se abastecer”, ponderou.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o grande exemplo para os defensores do acesso mais amplo às armas de fogo uma vez que o país tem uma legislação que facilita o armamento da população, quando comparado com outras nações.

Uma pesquisa de 2015 publicada na revista científica The American Journal of Medicine comparou as taxas de homicídio por 100 mil habitantes dos Estados Unidos com outros 22 países de renda alta, como Austrália, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

“Os americanos tem dez vezes mais probabilidade de morrer como resultado de uma arma de fogo em comparação com residentes desses outros países de alta renda”, diz o estudo, acrescentando que “nos Estados Unidos, a taxa de homicídios por armas de fogo é 25 vezes maior, a taxa de suicídio por arma de fogo é 8 vezes maior e a taxa de morte involuntária por arma de fogo é mais de 6 vezes maior. De tudo mortes por armas de fogo em todos esses países, mais de 80% ocorrem em os Estados Unidos”.

Dados mais recentes indicam que a diferença continua. A reportagem comparou as taxas de mortes violentas, de mortes violentas por armas de foto e morte de mulheres por arma de fogo entre Estados Unidos e países de renda alta, incluindo o Brasil para comparação. Os dados da tabela abaixo são da Small Arms Survey, organização que sistematiza dados de violência de todo o mundo.

Brasília (DF) 25/04/2024 -  REPERCUSSÃO ARMAS ESTADOS
Fonte Small Arms Survey
Transferir a estados legislação sobre armas pode favorecer criminosos - News Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cientistas brasileiros identificam peixe pré-histórico na Antártica

Cientistas brasileiros identificam peixe pré-histórico na Antártica

Fóssil de nova espécie de peixe pré-histórico, batizada de Antarctichthys longipectoralis, é encontrado por pesquisadores brasileiros.
L
PGR denuncia casal por arrecadar R$ 1 milhão para acampamento Golpista

PGR denuncia casal por arrecadar R$ 1 milhão para acampamento Golpista

Casal é acusado de associação criminosa e de usar doações via Pix para financiar atos antidemocráticos.
L
Brasil condena ataque de Israel a jornalistas em Gaza

Brasil condena ataque de Israel a jornalistas em Gaza

Governo brasileiro manifesta repúdio à morte de seis jornalistas da Al Jazeera em ataque aéreo.
L
Brasil registra 55 assassinatos de defensores de Direitos Humanos em 2 anos

Brasil registra 55 assassinatos de defensores de Direitos Humanos em 2 anos

Estudo “Na Linha de Frente” revela que houve 486 casos de violência contra defensores de direitos humanos no Brasil.
L
Mega-Sena sorteia R$ 40 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia R$ 40 milhões nesta terça-feira

Prêmio acumulado da Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões; apostas vão até 19h.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Conexão RH | Entrevista Flaviana Moreira Garcia

No episódio especial dessa terça-feira, às 9h, Mariana Goedert recebe Flaviana Moreira Garcia, advogada e presidente do NACC, para um bate-papo inspirador sobre como a liderança feminina transforma a advocacia e impulsiona causas sociais.
L
Horóscopo 2025: Previsões para terça-feira (12/08)

Horóscopo 2025: Previsões para terça-feira (12/08)

A conjunção de Vênus com Júpiter em Câncer será o destaque astral, trazendo energias de amor, prosperidade e harmonia emocional para todos os signos.
L

BR-319: o veto à flexibilização de 66 trechos do PL Ambiental contraria a pretensão de políticos e demonstra a necessidade de respeitar a legislação vigente

Com o veto, reconstrução asfáltica dos 400 km da BR-319 deverá seguir os trâmites legais.
L

Nota de pesar: Breno Jeferson Davy Malheiros

Homenagem a Breno Jeferson Davy Malheiros, missionário dedicado e exemplo de fé, que partiu aos 31 anos deixando um legado de amor e inspiração.
L
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Evento reuniu mais de 100 mil pessoas, movimentou R$ 1 milhão e celebrou tradições juninas com quadrilhas e bois-bumbás mirins e adultos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com o Ciretran de Guajará-Mirim e atua para garantir valorização dos servidores e avanços no serviço público
L
Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Parlamentar reforçou compromisso em buscar junto ao governo estadual avanços na infraestrutura e nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
L

Deputada Sílvia Cristina entrega Capela Mortuária em Pimenteiras do Oeste

Espaço construído com recursos da parlamentar homenageia vereador Ramon Lima das Neves e oferece mais conforto às famílias no momento de despedida.
L
Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e escoamento agrícola no Vale do Jamari
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Guarnição do sgt Machado fecha boca de fumo monitorada por câmeras e prende traficantes

Guarnição do sgt Machado fecha boca de fumo monitorada por câmeras e prende traficantes

O flagrante aconteceu na Rua Iporã com Alexandre Guimarães, bairro Socialista, zona leste de Porto Velho.
14
Dono da Ultrafarma e Diretor da Fast Shop são presos em Operação do Ministério Público em SP

Dono da Ultrafarma e Diretor da Fast Shop são presos em Operação do Ministério Público em SP

Operação do Ministério Público mira esquema de corrupção bilionário envolvendo auditores fiscais em São Paulo.
10
Casal de usuários de drogas é preso com três filhos pequenos em casa abandonada

Casal de usuários de drogas é preso com três filhos pequenos em casa abandonada

Segundo a PM, após receber denúncias, uma guarnição encontrou o imóvel sem energia, sujo, insalubre e sem condições de moradia, e dentro o casal que é usuário de drogas com os três filhos, totalmente em risco de saúde.
12
Pai é preso após denúncia de estupro de vulnerável contra filha em Porto Velho

Pai é preso após denúncia de estupro de vulnerável contra filha em Porto Velho

Segundo o relato, o homem, identificado pela corporação policial, vinha praticando os abusos há um tempo.
16
Casa é atingida por incêndio na zona leste

Casa é atingida por incêndio na zona leste

Testemunhas contaram que a casa é usada por usuários de drogas que estariam queimando alguns objetos, momento que o fogo se espalhou e atingiu outros móveis.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vilhena abre hoje exposição fotográfica sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Vilhena abre hoje exposição fotográfica sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Mostra reúne 35 imagens de Washington Kuipers e segue até 25 de agosto na Galeria da Fundação Cultural, com entrada gratuita.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): OLIVEIRA & PEREIRA SOLUCOES AUTOMOTIVAS LTDA

Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação
L
Final da Libertadores de 2025 será no Estádio Monumental de Lima

Final da Libertadores de 2025 será no Estádio Monumental de Lima

A Conmebol confirmou o Estádio Monumental de Lima como palco da decisão da Copa Libertadores de futebol masculino.
L
Professores de Jaru recebem R$ 10 mil por bom desempenho na avaliação do SAERO

Professores de Jaru recebem R$ 10 mil por bom desempenho na avaliação do SAERO

Premiação faz parte do programa Jaru Alfabetizado 2030, que valoriza a atuação pedagógica e a aprendizagem dos alunos.
L
Agronegócio busca ser solução em crise climática na COP30

Agronegócio busca ser solução em crise climática na COP30

A Abag divulga documento mostrando o desejo do setor em se posicionar na COP30 como parte fundamental na mitigação das mudanças climáticas.
L
Governo Federal foca na qualificação da economia solidária

Governo Federal foca na qualificação da economia solidária

Secretário Gilberto Carvalho afirma que governo trabalha para dar mais qualificação e fomento ao setor.
L
Empreendedorismo feminino demanda mais crédito em conferência

Empreendedorismo feminino demanda mais crédito em conferência

Acesso a crédito, capacitação e inclusão são destaques em debate sobre empreendedorismo feminino em Brasília.
L
Jornalistas Mortos em Gaza são Condenados pela UE e ONU

Jornalistas mortos em Gaza são condenados pela UE e ONU

União Europeia e ONU pedem investigação após morte de jornalistas em Gaza.
L
Reunião sobre acomodações na COP30 é remarcada para quinta-feira pela ONU

Reunião sobre acomodações na COP30 é remarcada para quinta-feira pela ONU

Encontro entre a ONU e organizadores da COP30 em Belém debaterá os altos preços e a disponibilidade das acomodações na COP30.
L
Pesquisadores da Academia de Ciências propõem estratégias para combate ao microplástico

Pesquisadores da Academia de Ciências propõem estratégias para combate ao microplástico

Relatório da Academia Brasileira de Ciências detalha o problema e aponta seis caminhos para o combate ao microplástico no país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.