QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Do esporte ao empreendedorismo, projetos promovem empoderamento e prosperidade para povos indígenas

O programa inclui projetos nas áreas de esporte, saúde, educação, empreendedorismo e empoderamento feminino, entre outras.

Por Emanuelle Araujo Melo de Campos

Publicado em 

Fortalecer a identidade dos povos originários por meio de iniciativas que promovam proteção territorial, sustentabilidade, bem viver e retorno aos territórios indígenas. Esse é o objetivo da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) que, desde 2017, atua com ações voltadas para a conservação da floresta em pé e melhoria da qualidade de vida de populações indígenas da região amazônica. O programa inclui projetos nas áreas de esporte, saúde, educação, empreendedorismo e empoderamento feminino, entre outras.

Neste dia 19 de abril, data em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, a FAS realiza um balanço dos resultados dos projetos voltados para as comunidades indígenas onde atua. Segundo a supervisora do Subprograma Indígena da FAS, Rosa dos Anjos:

“Nossa missão na FAS é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia e reconhecemos que isso só pode ser alcançado por meio do respeito e da valorização dos povos indígenas, que habitam essa terra há séculos. A agenda indígena não é apenas uma parte de nosso trabalho, é uma parte fundamental da nossa missão, e os resultados alcançados demonstram que nossas iniciativas têm feito a diferença”, afirma.

Esporte

O projeto Arquearia Indígena da FAS nasceu com o objetivo de popularizar a arquearia e fortalecer a imagem e autoestima dos povos indígenas, promovendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento por meio do tiro com arco. O projeto atendeu quatro atletas de alto rendimento de dois povos indígenas, que participaram de 21 campeonatos nacionais e internacionais. Criado em 2013, os jovens indígenas já ganharam 53 medalhas, sendo 34 nacionais e 19 internacionais. Do total, 20 foram medalhas de ouro, 17 de prata e 16 de bronze, na arquearia.

Já o projeto de canoagem visa dar condições para que atletas indígenas possam iniciar na modalidade, treinar e se desenvolver a ponto de buscar o mesmo nível técnico e desportivo de atletas que representam as seleções nacionais. Desde 2014, foram mais de 60 jovens beneficiados e 29 indígenas alcançados.

Pelo projeto de arquearia, os beneficiários recebem acompanhamento, instrução, avaliação, alimentação e treinamento para crescer no esporte, e disputar competições regionais, nacionais e internacionais.

Em fevereiro deste ano, o projeto ganhou repercussão nacional após participação dos atletas Gustavo Santos e Graziela Santos Yaci no quadro “The Wall”, do programa Domingão com o Huck. O objetivo da participação no programa foi a arrecadação de recursos para construção do Centro de Arquearia Indígena na comunidade indígena Nova Kuanã, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no baixo Rio Negro, para ser o local de treinamento dos atuais e novos atletas do projeto.

A influenciadora digital e ex-BBB, Vanessa Lopes conheceu o projeto, no início deste mês, e foi apresentada a um dos atletas envolvidos na iniciativa, Nelson Cruz, na comunidade indígena Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro. Durante sua visita, a influenciadora pediu apoio aos seus seguidores para doações. A campanha para arrecadação continua e as doações podem ser feitas no site da FAS, no link.

“O projeto (Arquearia Indígena da FAS) é importante para gente, porque ele forma também nosso caráter. Foi através dele que a gente cresceu pessoalmente, fisicamente e intelectualmente. Ampliamos nossa visão de mundo, conhecemos novos lugares, testamos nossos próprios limites dentro do esporte e o projeto só acrescentou em nossa vida. Porque, sem o esporte e sem o projeto de arquearia, eu não chegaria a lugar nenhum. Ele nos possibilitou sair da nossa realidade no interior, conhecer novas culturas, nos deu oportunidade”, comentou Gustavo Santos.

Outro projeto esportivo é o da Canoagem Indígena, que auxilia os jovens a iniciarem na canoagem, treinar e se desenvolver para que possam alcançar o mesmo nível técnico e desportivo de atletas de seleções nacionais. A iniciativa já beneficiou mais de 60 atletas de quatro povos indígenas.

Educação

A FAS também visa incentivar a melhoria da educação nas comunidades tradicionais. Exemplo disso é que, desde 2021, mais de quatro mil crianças ribeirinhas e indígenas de comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Uatumã e Rio Negro foram beneficiadas através do eixo “Melhoria da Alfabetização”, que faz parte do projeto da FAS em parceria com a Americanas.

Empreendedorismo e empoderamento feminino

A FAS incentiva ainda o empreendedorismo para mulheres indígenas, promovendo a economia, geração de renda e capacitação empreendedora para este público. Mais de 80 indígenas de 29 povos, já receberam capacitação em empreendedorismo.

A iniciativa Parentas que Fazem, por exemplo, que é realizada com apoio do Google.org, instituição filantrópica do Google, fortalece cinco organizações indígenas lideradas por mulheres no Amazonas, através de assessoria técnica, investimento financeiro e  formações  em  gestão e iniciação empreendedora. O projeto conta com apoio da Makira-E’ta – Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Por meio do Parentas que fazem, a FAS vai instalar três pontos de inclusão digital indígena. A organização também realizou o mapeamento das organizações femininas indígenas de toda a Amazônia Brasileira, o que deve facilitar oportunidades de negócios e geração de renda para esses coletivos.

“A formação nos mostrou como podemos ampliar nosso trabalho e crescer cada vez mais. Destaco o treinamento sobre o sistema de valoração dos produtos e a importância de trabalhar com planilhas e contar as horas de trabalho, e o tempo que leva para produzir um produto. O workshop vai ajudar o nosso negócio em todas as formas, desde a produção até à venda”, declarou a jovem indígena Sandy Yusuro, 19 anos, administradora financeira da Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (AMISM).

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

Articulação entre coletivos do Pará busca incluir a população mais afetada pelas mudanças climáticas, como a do bairro Jurunas, no centro das discussões da COP30.
L
Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Estrutura precária de comunidade de palafitas na capital paraense, onde mora a diarista Maria Isabel Cunha, expõe a crise habitacional e social que atinge a população negra de baixa renda.
L
Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

A revisão ocorreu entre os estados de Minas Gerais e São Paulo devido a critérios técnicos, e não por alterações ambientais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
L
Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Comunidades da Amazônia e de outras regiões exigem o fim da intermediação nos repasses de fundos, defendendo seu protagonismo na mitigação das mudanças climáticas.
L
Kits de Agricultura Familiar COP30 valorizam produção sustentável

Kits de Agricultura Familiar COP30 valorizam produção sustentável

Voluntários estão recebendo cestas com produtos de diferentes biomas brasileiros. A ação da Agricultura Familiar COP30 visa promover a segurança alimentar e a cultura.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial: Alex Sakai fala sobre terapias integrativas e a CER

Uma tecnologia terapêutica voltada para revitalização profunda, redução do estresse e equilíbrio emocional.
L
Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, válida para o mês de novembro, reflete o cenário desfavorável de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
L
Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Operação Archote, deflagrada em Rondônia e Mato Grosso do Sul, cumpriu mandados contra empresários e estudante de Medicina envolvidos em tráfico interestadual de drogas.
10

Hoje é dia de Paredão no Rondônia Reality Show 2025, votação encerra às 20h

Trio enfrenta a votação no NewsRondonia.com, coordenada por Fábio Schinayder, e o público decide quem deixa o reality com câmera 24h ao vivo acompanhando cada passo.
L

Nota de pesar: Antônio Xavier de Sousa

A família e amigos se despedem de Antônio Xavier de Sousa, o querido Xavier do Belmont, lembrado como fazendeiro, pescador dedicado e contador de histórias que marcou gerações com simplicidade, fé e generosidade em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Recurso reforça a estrutura da saúde pública e garante mais insumos para atender a população do município.
L
Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Decisão sobre linguagem neutra reacende debate público e institucional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

Gestão de Marcos Rocha é alvo de críticas após polêmicas políticas, decisões administrativas e debates sobre infraestrutura pública.
L
Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Parlamentar destaca que o investimento de R$ 3 milhões para a Seduc, aprovado pela Assembleia, atende solicitação formal e reforça a luta pela realização do concurso público da Educação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

motociclista-morre-apos-colisao-com-corolla-em-porto-velho

Motociclista morre após colisão com Corolla em Porto Velho

Motociclista não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Após o ataque, o agressor fugiu antes da chegada da polícia.
14
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Ativista reforça que decisão climática só é legítima com participação direta dos povos indígenas.
L
Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Com a inclusão dos adicionais, o valor médio do benefício alcança R$ 683,28, atingindo 18,65 milhões de famílias em todo o Brasil nesta quarta-feira (19).
L
Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Atividades do Dia Mundial da Filosofia abordam unidade, diálogo e integração entre tradições.
L
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o trimestre anterior. O avanço acumulado em 12 meses é de 2,5%.
L
Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Versão inédita da picape média estreia com motor turbodiesel, tração 4×4 e pacote tecnológico
L
Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Estudo aponta que, apesar do avanço geral, a desigualdade de renda e cor/raça ainda é crucial para a conclusão do Ensino Médio na idade correta (19 anos).
L
ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Banco Central oficializa Liquidação Master Corretora

Banco Central oficializa Liquidação Master Corretora

A Liquidação Master Corretora é extrajudicial e está relacionada à Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos falsos e levou à prisão do dono do Banco Master.
L
Baixa escolaridade é marcante no Tráfico de Drogas Educação

Baixa escolaridade é marcante no Tráfico de Drogas Educação

Pesquisa do Instituto Data Favela revela que mais da metade dos entrevistados envolvidos no Tráfico de Drogas Educação abandonou a escola antes do ensino médio, e 41% se arrependem.
L

Em algum lugar da Amazônia – A pesquisa

A pesquisa participante, fundamentada em autores como Carlos Brandão, Pedro Demo e Eric Dardel, evidencia a vivência compartilhada entre pesquisador e comunidade, valorizando o saber cotidiano e a relação profunda com a terra.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.