SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira

Diante da fronteira da Capitania de Mato Grosso com a Espanha, a possibilidade da construção dessa fortaleza, estava relatada na ata de fundação do Real Forte Príncipe da Beira, assinada pelo governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira - News Rondônia

O ano era 1773 quando Luís de Albuquerque resolveu subir o rio Guaporé para a escolher o local para a construção do Real Forte do Príncipe da Beira. A ideia foi se concretizando ainda no transcurso da viagem para a capitania de Mato Grosso, que em busca de um local estratégico, queria que a fortificação atendesse aos imperativos militares e políticos de Portugal.

Diante da fronteira da Capitania de Mato Grosso com a Espanha, a possibilidade da construção dessa fortaleza, estava relatada na ata de fundação do Real Forte Príncipe da Beira, assinada pelo governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, assinada em 20 de junho de 1776, que segundo Gilberto Freyre menciona:

[…] Luiz de Albuquerque chegava a Vila Bela preocupado com os problemas de engenharia da capitania que vinha governar e com a educação dos seus moradores mais agrestemente tropicais: com a sua educação religiosa (…) chegava à América tropical confiando em Deus e no seu próprio vigor físico, já aprovado  em  aspereza  de  guerra  de  portugueses  com espanhóis: os mesmos espanhóis que Luiz viria a encontrar no Brasil como vizinhos, por vezes belicosos, de um domínio português. (FREYRE, 1978, p. 154)

Segundo Cláudio Moreira Bento, para impedir a circulação entre a Amazônia e as minas de Cuiabá, e que estrangeiros atingissem estas minas no século XVIII, foi levantada a linha de ação de bem fortificar a entrada do Amazonas (BENTO, 2003, p.108). Para obter controle e garantir seu território, Portugal põe em prática o plano de vigilância e defesa fronteira oeste. Ao efetuar sua primeira viagem de inspeção ao longo do rio Guaporé em 1773, Luiz de Albuquerque, segundo Emanuel Pontes Pinto, informa que:

Acompanhado do Engenheiro Salvador Franco da Mata, D. Luiz de Albuquerque passa a ter ciência da realidade daquela região, observa a sua natureza e procura avaliar como, em função dela poderá ser o procedimento humano (PINTO, 1989, p.39).

Na oportunidade sugere a construção do forte em um terreno mais elevado, seguro e livre das enchentes do rio Guaporé e próximo tanto quanto possível de outras fortificações.

Em sua segunda viagem que fez ao Guaporé em 1774, Luiz de Albuquerque realizou um percurso maior, navegou pelo rio Mamoré até atingir a confluência do rio Beni e por lá ficou alguns dias observando a posição geográfica do local, analisando estratégias para prevenir-se dos possíveis ataques dos espanhóis (PINTO, 1989, p.40). No local, encontrou-se com Domingo Sambucete e Alexandre José de Souza, ambos os engenheiros vindos do Grão-Pará para ajudá-lo no planejamento e construção das fortificações da Capitania de Mato Grosso.

Findando o ano de 1775, Luiz de Albuquerque fez o reconhecimento do local com senso crítico a Domingo Sambucete. Com experiências acumuladas em construção de fortalezas, o engenheiro projetou a fortificação da Praça Almeida, célebre baluarte da defesa da Beira Alta em Portugal, iniciando os trabalhos da construção do Real Forte em tempo certo, 19 de abril de 1775, ainda que lhe faltasse à bênção de sua majestade real.

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira - News Rondônia

O engenheiro ao ser designado para efetuar o projeto de construção do Forte Príncipe da Beira, de acordo com a carta enviada de Domingo Sambucete ao governador Capitão General da capitania de Mato Grosso Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em 14 de janeiro de 1776, recebendo algumas instruções quanto ao procedimento a serem seguidas durante a execução da obra, essas instruções era de natureza militar e controle da mão de obra a ser empregada na construção da fortaleza, recebeu alguns auxiliares e ajudantes para executar as tarefas diárias.

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira - News Rondônia

As bases da construção do Forte Príncipe da Beira são as mesmas aplicadas ao plano do Forte de Macapá, subscrito por Henrique Gallucio, de uma semelhança visível, o Real Forte Príncipe da Beira imita o modelo do forte de São José de Macapá.

O forte de São José de Macapá serviu de inspiração para a construção do Real Forte Príncipe da Beira. A inclusão desses fortes na colônia portuguesa teve seu início no governo de D. João III, na primeira metade do século XVI que segundo Ricardo Fontana, época em que os textos clássicos de Palladio, Vitruvio Sagredo foram traduzidos para o português, que, sob o influxo do Renascimento, começa a prevalecer o novo conceito urbanístico de cidade ideal, com praça central dentro de um polígono fortificado, regular de formas retilíneas e com baluartes (FONTANA, 2005, p.26).

Houve uma alteração quanto ao material empregado na construção do Real Forte, em sua construção, sua posição estratégica e sua extensão, para demonstrar aos espanhóis a força portuguesa no oeste da Capitania de Mato Grosso.

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira - News Rondônia

Suas muralhas tinham como objetivo evitar a invasão do inimigo, sendo composto por camadas expressivas de pedras e cal, com uma altura julgada suficiente para evitar o saque por inimigos, medindo 7,20 de altura.

Para Ricardo Fontana, Portugal absorveu os novos conceitos arquitetônicos, segundo os mestres italianos que afirmava que essa simetria e a geometria  retilínea  dos  desenhos  das  cidades,  ou  seja,  com  linhas perpendiculares (FONTANA, 2005, p. 26). Essa inclinação oferecia dificuldades para a sua escalada, assim como uma abertura para a passagem do canhão seguido por um corredor que interligava os baluartes.

Para Edisson Bisso Cruxen, as muralhas são elementos que define, sendo símbolo representativo do modo de vida de uma sociedade, com importância na medida em que estão possuídas de um simbolismo que delimita e define o espaço (CRUXEN, 2011, p.7).

Seus baluartes ou guaritas, segundo Ricardo Fontana (2005), eram as formas mais avançadas de defesa e protegia os lados do polígono e se dispunha simetricamente aos lados, exerciam um papel de vigilância constante, permitindo o cruzamento de fogos e o flanqueamento das posições possibilitando a defesa contra os ataques inimigos de cada ângulo do elemento, servindo às permanências uma proteção contra o tempo.

Dali se podia ter uma visão de 180º de ângulo de tudo que tinha em sua frente. Essa simetria de fortalezas segundo Ricardo Fontana, foi introduzida em Portugal por técnicos que viajavam para a Itália como Miguel Arruda, João Castilho, Francisco de Holanda (FONTANA, 2005, p. 35), que faziam suas adaptações conforme as necessidades de cada território a ser conquistado pela coroa portuguesa.

O Real forte Príncipe da Beira herdou sua semelhança em estrutura onde seus canhões são depositados e organizados em linha de fogo, cada um voltado para seu alvo anglo alcance, com um parapeito que dava proteção ao combatente.

Tomado como um ponto de estratégia, a fortaleza Real Príncipe da Beira foi erguida no rio Guaporé em 19 de abril de 2775, onde havia um canal que dava passagem a uma embarcação por vez. Os navegantes tinham que tomar cuidado quanto à correnteza daquele rio que de tão intensas lançavam as embarcações sobre as pedras, e durante a seca, o mesmo cuidado era dobrado devido à presença de rochas que ficavam visíveis ao redor da passagem demandando prudência do navegante. Essa demora na passagem pelo rio acontecia no período de seca do Guaporé, fazendo com que os portugueses percebessem a presença do inimigo e, impedindo sua viagem.

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira - News Rondônia
Foto: wikipedia.org

Muito embora o local escolhido por Luiz de Albuquerque para a construção do Forte fosse possível dentro daquela conjuntura, críticas não faltaram ao seu empreendimento como as de João Severiano da Fonseca e Manuel Rodrigues Ferreira no século XIX que se divergem quanto à estratégia do local escolhido pelo governador da capitania de Mato Grosso.

Sem recurso para a construção do Forte, Luiz de Albuquerque enfrentou sem medo a censura de Pombal as empreitadas administrativas a que se lançara. Os gastos ultrapassavam os recursos da capitania. Obstinado, perseverou nos propósitos da coroa, cujo alcance seria mais tarde reconhecido, acreditando em seu alto significado político capaz de justificar os elevados sacrifícios que a todos sobreviriam

O conjunto de fortificações que foram implantados pela coroa para balizar as linhas divisórias procurou manter a segurança da colônia portuguesa na América do sul, sendo erguidos com esforços e resistências de seus principais colaboradores, o índio e o negro que foram mantidos como mão de obra forçada pela coroa.

Para manter a consolidação do território da capitania de Mato Grosso no século XVIII, o Real Forte Príncipe da Beira, surge como marco de consolidação e ocupação permanente desse novo espaço que se anexava a coroa portuguesa, permanecendo como símbolo de uma conquista de um território que começou no século XVI.

O processo de construção das fortalezas iniciadas no século XVI teria sua consolidação no Oeste da Capitania de Mato Grosso no século XVIII, restando ao Real Forte Príncipe da Beira a função de proteger, guardar e manter a segurança do território conquistado pela coroa portuguesa.

Luiz de Albuquerque e a Construção do Real Forte Príncipe da Beira - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Réus da trama golpista apresentam alegações finais ao STF

Réus da trama golpista apresentam alegações finais ao STF

As defesas de oito acusados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, negam a participação no plano e pedem a absolvição, alegando falta de provas.
L
Ministro Padilha chama Trump de inimigo da saúde e critica sanções

Ministro Padilha chama Trump de inimigo da saúde e critica sanções

Alexandre Padilha classificou a revogação de vistos de brasileiros como “absurda” e defendeu o Programa Mais Médicos, chamando o presidente americano de “inimigo da saúde”.
L
Horóscopo 2025: Previsões para quinta-feira (14/08)

Horóscopo 2025 – Previsões para hoje (15/08/2025)

Lua em Touro forma trígono com Júpiter pela manhã, promovendo união familiar, prosperidade e boas energias no lar e nos relacionamentos.
L

Em uma publicação, Madonna, que já foi excomungada pela Igreja Católica, pede ao Papa que interceda em Israel e salve as crianças de Gaza

“A política não pode afetar a mudança. Somente a consciência pode. Por isso estou Alcançando um Homem de Deus”.
L
Sílvia Cristina cobra votação da PEC 47, que garante transposição de servidores admitidos até 1991

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 47, que garante transposição de servidores admitidos até 1991

Deputada federal reforça apelo para que matéria, aprovada no Senado há dois anos, seja apreciada na Câmara dos Deputados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

O novo projeto de lei de regulamentação de plataformas digitais prevê que a ANPD poderá suspender temporariamente redes que não removerem conteúdos ilícitos.
L

Programa Agenda News | Entrevista Priscila Franco

A inspiradora história de Priscila Franco, que transformou um simples cadastro no REDOME em um gesto que salvou uma vida.
L

Ram revela a Dakota e antecipa novidades para 2026

Modelo inédito marca a entrada da marca no segmento de picapes médias na América do Sul
L
Giro News

Giro News | Entrevista Enoque do Carmo

O Programa Giro News desta quinta-feira, dia 14, às 16h, recebe Enoque do Carmo, representante do HS Consórcios.
L

Comunidade News | Entrevista Abidão Filho, líder comunitário da zona leste de Porto Velho

O Comunidade News recebe Abidão Filho, líder comunitário da zona leste de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L

POLÍTICA

Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância do Programa Mais Médicos e a relação respeitosa com Cuba, rebatendo a decisão dos Estados Unidos.
L
Donald Trump critica o Brasil e defende Jair Bolsonaro

Donald Trump critica o Brasil e defende Jair Bolsonaro

O presidente americano classificou o Brasil como “péssimo parceiro comercial” e o processo contra Jair Bolsonaro de “execução política”.
L
Dra. Taíssa solicita manutenção na RO-010 para garantir acesso seguro ao Distrito de Tarilândia

Dra. Taíssa solicita manutenção na RO-010 para garantir acesso seguro ao Distrito de Tarilândia

Indicação nº 13762/2025 ao DER visa trafegabilidade e segurança para moradores, produtores e estudantes da região.
L
Deputado Edevaldo Neves pede dados sobre afastamentos de professores por problemas psicológicos em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves pede dados sobre afastamentos de professores por problemas psicológicos em Rondônia

Parlamentar quer saber número de casos e se o Estado oferece acompanhamento especializado aos profissionais.
L
Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da RO-420 entre Buritis e Jacinópolis

Deputado Alex Redano solicita recuperação urgente da RO-420 entre Buritis e Jacinópolis

Medida busca garantir acesso seguro à Carreta do Hospital do Amor, que oferece exames gratuitos à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro invade contramão e bate de frente com moto na zona leste

Carro invade contramão e bate de frente com moto na zona leste

Com a colisão, o piloto da moto sofreu fratura exposta na perna.
14
Bolsa suspeita mobiliza Esquadrão Antibomba no Aeroporto Jorge Teixeira

Bolsa suspeita mobiliza Esquadrão Antibomba no Aeroporto Jorge Teixeira

A área foi isolada até a conclusão dos trabalhos.
10

Acidente na BR-364 em Porto Velho deixa mulher gravemente ferida após capotamento

Veículo capotou após estouro de pneu; vítima ficou presa às ferragens e foi levada ao Hospital João Paulo II em estado grave.
12
PRF em Rondônia e PMRO prendem uma mulher e um homem por tráfico de drogas na capital

PRF em Rondônia e PMRO prendem uma mulher e um homem por tráfico de drogas na capital

No total, foram mais de 10 kg de entorpecentes
10
Menino de dois anos morre após engolir moeda em distrito de Calama

Menino de dois anos morre após engolir moeda em distrito de Calama

Menino de dois anos, no distrito de Calama, não resistiu à asfixia causada por uma moeda; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Petrobras paga R$ 131,7 bilhões em tributos no primeiro semestre de 2025

Petrobras paga R$ 131,7 bilhões em tributos no primeiro semestre de 2025

O valor pago pela Petrobras em tributos e participações governamentais no primeiro semestre deste ano teve uma queda de 4,5% em relação a 2024.
L
União Africana apoia campanha para substituir mapa-múndi de Mercator

União Africana apoia campanha para substituir mapa-múndi de Mercator

A União Africana (UA) defende a adoção de um novo mapa que mostre o real tamanho do continente, em oposição à projeção de Mercator, do século 16.
L
Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão às vítimas do INSS; saiba como pedir o ressarcimento

Governo já devolveu mais de R$ 1 bilhão às vítimas do INSS; saiba como pedir o ressarcimento

Mais de 1,6 milhão de beneficiários foram lesados por fraudes de entidades associativas entre 2019 e 2022; pagamento é corrigido pela inflação.
L
STF valida lei para devolução de valores em conta de luz

STF valida lei para devolução de valores em conta de luz

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a norma que garante a devolução de valores pagos a mais em ICMS e PIS/Pasep até 2021.
L
Colírio que corrige visão de perto é aprovado nos EUA; chega de óculos

Colírio que corrige visão de perto é aprovado nos EUA; chega de óculos

VIZZ, novo colírio da LENZ Therapeutics, promete corrigir presbiopia com efeito de até 10 horas, sem prejudicar a visão à distância.
L
FACER participa de reunião na Sefin para alinhar ações estratégicas entre setor produtivo e Estado

FACER participa de reunião na Sefin para alinhar ações estratégicas entre setor produtivo e Estado

Encontro tratou do Refaz, criação de comitê de crises e fortalecimento do diálogo entre empresas e Governo de Rondônia.
L
Presidente Lula participa da inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP)

Presidente Lula participa da inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP)

Unidade da montadora chinesa deve gerar mil empregos no Brasil até o fim de 2025 e receber R$ 4 bilhões em investimentos até 2026
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental de Operação: MINERAÇÃO BEIRA RIO LTDA

Renovação da Licença de Operação (LO).
L
Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio em Porto Velho

Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio em Porto Velho

A 7ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Velho prendeu preventivamente um homem acusado de esfaquear o vizinho no bairro Aeroclube.
10

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental [LO]: MINERAÇÃO BEIRA RIO LTDA

Renovação da Licença de Operação (LO).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.