SEGUNDA-FEIRA, 09/03/2026

Em destaque

Lei 14.803/24 deixa algumas dúvidas legais e operacionais

A recente Lei 14.803/24 deixa algumas dúvidas legais e operacionais.

Por Ana Paula De Raeffray | Gabriela Romão - 30

Publicado em 

Lei 14.803/24 deixa algumas dúvidas legais e operacionais

Publicada recentemente, a Lei nº 14.803 altera a Lei nº 11.053/2004, que dispõe sobre a tributação dos planos de benefícios de previdência privada. A alteração, há muito tempo esperada pelo mercado de previdência privada, trata apenas do momento em que o participante deverá exercer a opção pelo regime de tributação dos valores que lhe serão pagos pelo plano de previdência privada que contratou, seja a título de benefício, seja a título de resgate parcial ou integral dos valores das reservas acumuladas.

A partir da Lei nº 11.053/2004, o governo brasileiro modificou a legislação tributária com o objetivo de estimular a poupança previdenciária, adotando uma nova opção de tributação pelo regime regressivo para os planos de previdência privada estruturados na modalidade de Contribuição Definida ou de Contribuição Variável, a qual passou a conviver com a tributação pelo regime progressivo tradicional. Dessa forma, o participante, ao aderir ao plano de previdência privada, estava obrigado a optar ou pelo regime regressivo de tributação ou por permanecer no regime progressivo tradicional.

Quando o participante ingressa no plano de previdência privada, seja aquele ofertado pelas entidades fechadas de previdência privada, seja aquele ofertado pelas entidades abertas ou companhias seguradoras, ele não dispõe de elementos suficientes para saber qual a opção mais favorável para tributação de seus rendimentos futuros. Isso porque ele, ao aderir ao plano de benefício, não conseguiria estimar quanto tempo permaneceria vinculado ao contrato de previdência privada acumulando reservas para o pagamento do seu benefício futuro, de modo que, de pronto, reconheceria qual o regime tributário mais favorável.

Os investidores, a partir desta lei, poderão escolher entre a tributação progressiva ou regressiva no momento do resgate do patrimônio acumulado e não mais na contratação do plano.

O regime regressivo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), estabelecido pela Lei nº 11.053/2004, conta com alíquotas regressivas, de 35% a 10%, conforme o prazo ponderado de acumulação de reservas pelo participante. Então, ele pode ser benéfico para aqueles que pretendem permanecer no plano de previdência privada por mais de dez anos, quando a alíquota fica no seu menor patamar. Já no regime progressivo tradicional, as alíquotas são crescentes, até 27,5%, por faixas de renda, incidentes sobre o valor do benefício. Nesse regime, há o ajuste de alíquota na declaração de renda anual, considerando-se o somatório dos rendimentos tributáveis percebido pelo participante.

Diante desse panorama, desde 2019, estava em andamento o projeto de lei que resultou na Lei nº 14.803/2024, sendo bastante aguardado pelos participantes dos planos de previdência e, também, pelas entidades que os administram.

A Lei nº 14.803/2024 altera apenas o momento em que será exercida, pelo participante, a opção pelo regime de tributação estabelecendo que, a partir de 11 de janeiro de 2024, será até o momento da obtenção do benefício ou da requisição do primeiro resgate, inclusive liberação parcial.

A nova lei, entretanto, embora muito benéfica para o setor de previdência privada, deixa algumas dúvidas legais e operacionais que precisarão ser dirimidas já com a sua vigência em curso, posto que se iniciou, sem nenhuma ressalva, em 11 de janeiro.

Uma questão relevante é o período de exercício da opção, fixado no parágrafo 6º do artigo 1º da Lei nº 11.053/2024, quando é utilizada a expressão “até o momento da obtenção do benefício”. O objetivo da norma é trazer segurança para o participante na sua opção de tributação. Assim, a expressão “até” retira essa segurança, porque, na verdade, o participante de plano de previdência privada somente possui uma visão clara da melhor forma de incidência tributária no momento que obtém o benefício ou que efetua o resgate total ou parcial, quando avalia o seu período de acumulação de reservas e a relação contratual como um todo.

Antes desses eventos, ele continua trabalhando com prognósticos que podem não corresponder à realidade.

Outra questão relevante está relacionada ao parágrafo do artigo da Lei nº 14.803/2004, quando é fixado que “caso os participantes não tenham exercido a opção pelo novo regime tributário de que trata este artigo, poderão os assistidos, os beneficiários ou seus representantes legais fazê-lo, desde que atendidos os requisitos necessários para a obtenção do benefício ou do resgate”. A dúvida surge quanto à possibilidade de que aqueles participantes que já obtiveram o benefício (assistidos) antes de 11 de janeiro e estejam sendo tributados com base no regime progressivo, possam agora opta r pelo regime regressivo.

A resposta parece ser no sentido de que os assistidos, de fato, poderão optar pelo regime regressivo, já que, na própria exposição de motivos do PL5.503, de 2019, é declarada essa intenção pelo legislador, consideradas ainda as disposições constantes da Constituição Federal impondo o tratamento isonômico entre os contribuintes, a condição de participante dos assistidos, já que para efeitos da Lei Complementar nº 109/2001, o assistido é definido como o participante elegível ao benefício, e determinação constante do Código Tributário Nacional de que a lei tributária não pode alterar as definições de direito privado.

Existem ainda outras dúvidas e questões, inclusive de natureza operacional, que deverão ser dirimidas pelas entidades de previdência privada e seguradoras, envolvendo a portabilidade, o período de opção, os empréstimos a participantes e outras questões que surgirão da execução da norma.

Ana Paula De Raeffray é advogada, doutora em Direito pela PUC-SP e sócia do escritório Raeffray Brugione Advogados

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Idep abre inscrições para cursos profissionalizantes online em Rondônia

Idep abre inscrições para cursos profissionalizantes online em Rondônia

Interessados têm até 15 de março para se inscrever em cursos gratuitos nas áreas de administração, tecnologia e comunicação ofertados de forma remota.
L
RO-458 recebe manutenção para melhorar tráfego entre Alto Paraíso e Triunfo

RO-458 recebe manutenção para melhorar tráfego entre Alto Paraíso e Triunfo

Serviços executados pelo DER incluem limpeza de bueiros, patrolamento e encascalhamento em 65 quilômetros da rodovia para garantir mais segurança e escoamento da produção.
L
Polícia Militar desarticula dois pontos de tráfico e apreende drogas com auxílio de cão farejador em RO

Polícia Militar desarticula dois pontos de tráfico e apreende drogas com auxílio de cão farejador em RO

Operação conjunta entre PATAMO e Canil resultou no fechamento de “bocas de fumo” e apreensão de grande quantidade de crack e maconha.
14
Goleiro Bruno tem prisão decretada após viagem irregular ao Acre para disputar a Copa do Brasil

Goleiro Bruno tem prisão decretada após viagem irregular ao Acre para disputar a Copa do Brasil

Justiça do Rio de Janeiro revoga liberdade condicional após atleta deixar o estado sem autorização; Bruno é pré-candidato a deputado federal.
L
Jaru abre cadastro para produtores receberem mudas de cacau

Jaru abre cadastro para produtores receberem mudas de cacau

Credenciamento segue até 13 de março e permite que agricultores recebam até 500 mudas clonais ou híbridas produzidas no Viveiro Municipal.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

8 de Março: evento reúne serviços e celebra mulheres em Porto Velho

8 de Março: evento reúne serviços e celebra mulheres em Porto Velho

Programação “Dia Delas”, realizada no Espaço Alternativo, ofereceu atendimentos de saúde, orientações sociais, atividades culturais e momentos de acolhimento no Dia Internacional da Mulher.
L
Abramet alerta para riscos biológicos após liberação da renovação automática da CNH

Abramet alerta para riscos biológicos após liberação da renovação automática da CNH

Associação destaca que aumento de 5% na velocidade pode elevar mortes em 20%; diretriz reforça limites inegociáveis do corpo humano em impactos.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira (9): foco, organização e decisões

Previsões do horóscopo para 9 de março de 2026 indicam início de semana favorável ao planejamento, revisão de metas e decisões conscientes.
L

RondônCAP divulga ganhadores da Edição Especial do Dia das Mulheres

O sorteio realizado neste domingo premiou moradores de várias cidades de Rondônia e celebrou o Dia Internacional da Mulher com prêmios que chegaram a R$ 220 mil.
L

Tá tudo errado: criança de 9 anos aparece dirigindo caminhonete em vídeos publicados por ex-prefeita de Guajará-Mirim

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram menor ao volante e outras crianças sendo transportadas na carroceria do veículo, em possível afronta ao Código de Trânsito Brasileiro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus destina R$ 110 mil para associação rural em Porto Velho

Cláudia de Jesus destina R$ 110 mil para associação rural em Porto Velho

Recurso será usado na compra de equipamentos agrícolas para fortalecer a produção de chacareiros da Zona Sul e apoiar a agricultura familiar.
L
Cristiane Lopes entrega van e anuncia pista de caminhada em Rio Crespo

Cristiane Lopes entrega van e anuncia pista de caminhada em Rio Crespo

Investimentos garantem transporte para atletas e criação de novo espaço para atividades físicas, fortalecendo esporte, lazer e qualidade de vida no município.
L
Cássio Gois participa da 10ª Trilha das Poderosas e destaca investimentos em Espigão do Oeste

Cássio Gois participa da 10ª Trilha das Poderosas e destaca investimentos em Espigão do Oeste

Evento reuniu mais de 300 mulheres no motociclismo off-road e marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher
L
Todos enrolados com o banqueiro Daniel Vorcaro

Todos enrolados com o banqueiro Daniel Vorcaro

Citações em mensagens obtidas pela PF levantam questionamentos sobre credibilidade institucional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – As estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro

OPINIÃO DE PRIMEIRA – As estranhas relações de ministros do STF com Vorcaro

É inacreditável que o país assista e principalmente o Senado, de braços cruzados, o que está sendo divulgado sobre a relação estranhíssima entre ministros da nossa Suprema Corte com o banqueiro falido Daniel Vorcaro e sua banco quebrado, o Master, que causou prejuízos que podem alcançar até 42 bilhões de reais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Justiça mantém prisão de avô de adolescente submetida a tortura e morta em Porto Velho

Justiça mantém prisão de avô de adolescente submetida a tortura e morta em Porto Velho

Manoel J. é suspeito de omissão de socorro no caso de Marta Isabelle, de 16 anos; laudo apontou desnutrição severa e sinais de imobilização prolongada.
16
Suspeitos monitorados por tornozeleira são presos após furto de bicicleta em RO

Suspeitos monitorados por tornozeleira são presos após furto de bicicleta em RO

Ação da Polícia Militar recupera veículo furtado e descobre objetos de procedência duvidosa em residência; dupla foi encaminhada à UNISP.
16
Carro atinge traseira de bitrem estacionado e deixa feridos em RO

Carro atinge traseira de bitrem estacionado e deixa feridos em RO

Colisão violenta na Rua Olinda destruiu a frente do veículo de passeio; motorista e passageira foram socorridos pelo SAMU.
12
Motociclista avança preferencial e fica ferida após colisão com carro em cruzamento

Motociclista avança preferencial e fica ferida após colisão com carro em cruzamento

Vítima sofreu luxação e escoriações após desrespeitar placa de “Pare” no cruzamento das ruas T-23 com Curitiba; SAMU realizou o socorro.
14
Menor é apreendido após perseguição policial por diversas avenidas em residencial na Linha Santa Rita

Menor é apreendido após perseguição policial por diversas avenidas em residencial na Linha Santa Rita

Adolescente realizava manobras perigosas em motocicleta sem placa e tentou fugir da guarnição cruzando canteiros e trafegando na contramão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): FRANCISCO SALES DE OLIVEIRA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO, DE OPERAÇÃO e OUTORGA.
L
Polícia Militar desarticula oficina clandestina de armas após denúncia de violência doméstica em Theobroma

Polícia Militar desarticula oficina clandestina de armas após denúncia de violência doméstica em Theobroma

Ação ocorreu na tarde deste domingo; PM encontrou materiais para fabricação de armamentos artesanais e munições na residência do suspeito.
12
Suspeito é preso com drogas escondidas em capa de celular próximo a tabacaria em RO

Suspeito é preso com drogas escondidas em capa de celular próximo a tabacaria em RO

Abordagem ocorreu durante a Operação Reforço Policial; homem confessou que utilizava transferências eletrônicas para comercializar os entorpecentes.
16
Colisão entre carro e moto no bairro Planalto deixa motociclista e criança feridos

Colisão entre carro e moto no bairro Planalto deixa motociclista e criança feridos

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Rio Madeira com a Avenida Cuiabá; este foi o segundo registro de sinistro de trânsito em Rolim de Moura apenas nesta sexta-feira.
12
Caminhão com carga pesada tomba na RO-383 próximo ao acesso de Alto Alegre

Caminhão com carga pesada tomba na RO-383 próximo ao acesso de Alto Alegre

Veículo transportava uma mini carregadeira quando o acidente ocorreu; duas pessoas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região.
10
Colisão entre Toyota e Fiat Strada mobiliza Bombeiros no centro

Colisão entre Toyota e Fiat Strada mobiliza Bombeiros no centro

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida João Pessoa com a Rua Corumbiara na manhã desta segunda-feira; condutora recebeu atendimento médico.
14
Jovem é baleada nas pernas após recusar entregar senha de celular durante assalto

Jovem é baleada nas pernas após recusar entregar senha de celular durante assalto

Criminosos em uma motocicleta efetuaram dois disparos contra a vítima na zona Leste; cápsulas de calibre 9 mm foram recolhidas pela perícia.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.