QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Guaporé vidros – blindex – apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

Por News Rondônia - ƒ

Publicado em 

O empresário Oscar Garcia Pereira, proprietário da Empresa BLINDEX, atua com uma diversidade de vidros – divisórias, portas, box para banheiros, sacadas, varandas, paredes decorativas, fachadas prediais, comerciais e residenciais, com o objetivo de atender este mercado em geral, com um farto estoque de  produtos em vidro temperado em blindex, com um atendimento personalizado de excelência, com uma rica e variada diversidade de produtos e materiais em geral para atender a demanda do mercado dos consumidores em geral, com as linhas blindex em diversos segmentos, passando por públicos alvos nas áreas hospitalares, industriais e residenciais.

TEMOS A PRONTA ENTREGA:

  • Slide door;
  • Portas e janelas blindex;
  • Box para banheiro;
  • Espelhos;
  • Vidros para mesas;
  • Vidros refletivos;
  • Películas de segurança e protetor solar.

De acordo com o empresário Oscar Garcia Pereira, a empresa BlINDEX  vem combinando habilidade artesanal com tecnologia de porta para criar soluções de vidros personalizados que se encaixam perfeitamente em qualquer espaço. Seja na área de instalações de vidros, espelhos, box de banheiro, envidraçamento de sacadas, portas elegantes ou janelas deslumbrantes, estamos aqui para atender às suas necessidades.

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

FOTO 02: Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Para o presidente Nélio Alencar, a realização do 2º CEARO é de suma importância para todos os ramos da Engenharia e da Agronomia de Rondônia e região uma vez que a qualificação desta mão de obra para atender, a contento, as exigências do mercado de trabalho, surgem a cada dia de forma progressiva e nós que atuamos nestas áreas estratégicas da Engenharia não podemos ficar omissos e de braços cruzados e temos que buscar alternativas para atender a estas demandas por tecnologia, através de qualificação técnica, para atender a este mercado de trabalho que a cada dia vem se tornando mais carente e mais exigente.

Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Durante a realização do evento, no período de 10 a 14 de junho de 2024, a empresa Guaporé Vidros BLINDEX irá participar de uma Exposição, em conjunto com outras, a exemplo do Grupo ROVEMA, MAROX e Grupo Inoxx, foram convidadas para exporem seus produtos e divulgarem suas marcas, na área de exposição do Shopping Porto Velho, com datas e horários pré-estabelecidos.

Para Luisa Cabral Santos, secretária geral do 2º CEARO,  a Empresa CAPACITAR – Consultoria e Soluções Ltda., está preparada e apta para promover a qualificação de alunos, profissionais do ramo da Engenharia e da Agronomia e de áreas afins, para atuar em nível estadual com Cursos de extensão e aperfeiçoamento com o objetivo em promover a melhoria da qualificação de mão obra para melhor atender o mercado de trabalho que a cada dia vem necessitando de uma melhor qualificação e tem se tornado mais carente e mais exigente.

Para o coordenador do 2º CEARO, Antônio de Almeida Sobrinho, Engenheiro de Pesca, este evento será muito oportuno para se discutir os problemas do setor primário, em especial no que tange à piscicultura, uma vez que os horizontes desta atividade não refletem fortes raios e bons fluidos para o desenvolvimento da atividade aquícola para Rondônia e região para as próximas safras. Quando o poder público (Governo) fortaleceu a cadeia produtiva do pescado, através de financiamentos subsidiados – com infraestrutura para estocagem, produção e comercialização da produção – acarreta a eliminação dos micros e pequenos piscicultores e a elevação dos médios a categorias de grandes; e os grandes a se tornarem mega-piscicultores.

O jornalista MAURO BRISA entrevista o Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho:

MAURO BRISA: Como profundo conhecedor da piscicultura na região, qual a sua preocupação ao ouvir os rumores de que a piscicultura em Rondônia tem um grande risco em sofrer um “boom” e até um colapso, a curto e médio prazos?

AAS: De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, o estado de Rondônia teve uma produção de 57,2 mil toneladas de pescado em 2023, ocupando o 3º lugar no ranking nacional de produção em volume de pescado, e o 1º lugar no ranking nacional em produção nacional de espécies de peixes de bacia amazônica. Para que o estado de Rondônia não perca o ritmo na produção de pescado e continue crescendo para se manter no topo da produção nacional de pescado, o Governo do Estado deve atentar para vários detalhes que até então vem sendo esquecido, tais como:

  • Exigir e incentivar que a EMATER, SENAR e Prefeituras planejem a prestação de assistência técnica para os micros, pequenos e médios piscicultores e produtores rurais que atuam em seus respectivos municípios para que incluam a piscicultura como carro chefe na agricultura familiar;
  • Dotar os Escritórios da EMATER, SEDAM e IDARON de infraestrutura, com recursos humanos, financeiros e materiais, com também, com profissionais, de preferência graduados em Engenheiros de Pesca, para atenderem aos micos e pequenos piscicultores e agricultores com potenciais e que queiram criar peixes em suas propriedades;
  • Viabilizar através de orçamento próprio do Estado ou de Emenda Parlamentar para dotar as prefeituras de infraestruturas para Produção de Alevinos (Laboratórios de Análise e Reprodução de Alevinos – LARA) para atender as demandas de alevinos junto aos piscicultores locais;
  • Viabilizar a distribuição programada de calcário, através da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI- com programação de acordo com as demandas das entidades associativistas do determinado município para correção de solo de viveiros escavados.

MAURO BRISA: Qual a mensagem que você gostaria de mandar para o Governador Marcos Rocha a fim de fortalecer a piscicultura no estado de Rondônia e qual o exemplo a ser seguido?

AAS: Temos um exemplo que até já falei recentemente em outra entrevista para a mídia regional. O governador do Paraná, Ratinho Júnior,  percebendo a fragilidade da piscicultura no estado do Paraná ordenou a sua assessoria a realização de um levantamento estadual que o revelasse quantos profissionais graduados em Engenharia de Pesca existiam fora do mercado de trabalho em seu Estado. Como resultado – que deve ser seguido por os demais estados do Brasil –  este Governador contratou todos os profissionais disponíveis com formação em Engenharia de Pesca e os lotou em Escritórios da EMATER-PR e prefeituras com potenciais para a piscicultura para promover a melhoria do atendimento aos produtores rurais e, assim, o Estado passou a receber uma injeção de tecnologia e prestar uma assistência técnica de qualidade com uma uma prioridade especial aos produtores rurais que tinham interesse em criar peixes, em suas propriedades. Vejam o que ocorreu:  com a estruturação de seus Escritórios, em níveis de municípios, e com um novo ânimo para a piscicultura o estado do Paraná pulou de 182,020 ton. de pescado em 2022 para 194,100 ton. de pescado em 2023 e se mantendo como o maior produtor de pescado do Brasil, de acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023.

MAURO BRISA: Se o poder público não modificar o quadro e não tomar nenhuma medida para minimizar os pontos de estrangulamentos da piscicultura o que poderá ocorrer com esta atividade em Rondônia?

AAS: Nós que atuamos e estudamos as engrenagens da piscicultura aprendemos que esta atividade requer tecnologia e que qualquer vacilo está tem tudo para dar errado. Pode-se comparar a piscicultura como o ato de administrar. Não existe média ou razoável administração. Administra-se bem ou não se administra. Um dia eu falei durante a realização de um Curso de Pós-Graduação que a piscicultura tem tudo para dar errado. ‘Isto foi um Deus nos acuda’. Eu tive que explicar com os mínimos detalhes. Se a piscicultura em Rondônia continuar sendo assistida na base da improvisação e se o Governo do Estado não der um basta e com urgência não der um choque de tecnologia, a tendência lógica e óbvia é o declínio progressivo decrescente, uma espécie de um “boom” com um colapso, até a inviabilização desta atividade que tem potenciais para contribuir significativamente com a economia e fortalecer o PIB de Rondônia. Hoje, os grandes piscicultores de Rondônia, em especial aqueles que têm infraestrutura com Frigoríficos, com cultivo semi-intensivo e intensivo, com beneficiamento e exportação do pescado, não vem se preocupando em apoiar e oferecer um preço justo para comprar a produção de pescado dos micros e dos pequenos piscicultores, quando estes estão encerrando suas atividades por estas se tornarem insustentáveis – ausência de preço mínimos para suas produções que desta maneira não chegam a pagar os custos de produção. Eu sou muito positivo e até poderei ferir a interesses maiores, porém eu nunca acreditei sobre estes números de pesquisas e estatísticas de produção de pescado que têm sido publicados nos últimos anos, atribuídas como a produção de Rondônia. No nosso entendimento a produção de pescado em Rondônia vem caindo significativamente abruptamente nos últimos anos, uma vem que um significativo contingente de produtores rurais, incluindo micros e pequenos, que iniciaram a criar peixes vem fechando seus viveiros (aterrando) para desenvolverem outras atividades e uma grande maioria que obtiveram financiamentos bancários estão inadimplentes junto aos agentes financeiros, tendo como alegações inviabilidade da atividade.  Eu, como profissional Engenheiro de Pesca, investi boa parte da minha juventude à implementação e desenvolvimento da piscicultura no estado de Rondônia, desde o primeiro momento até os dias atuais. Hoje, ao ver este quadro de incertezas nos rumos da piscicultura no Estado fico frustrado em não poder celebrar a consolidação desta atividade, por ausência de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável, em uma atividade que tem tudo para promover a produção de alimento, com geração de emprego e renda; inclusão social; segurança alimentar e a preservação dos recursos pesqueiros.

Venham participar do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia através do site: www.cearo.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L
Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Acidente: servidor de 38 anos está sem andar desde 11 de dezembro.
L
Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Viradão do Béra terá prévia do carnaval 2026 com atrações regionais

Porto Velho promove o Viradão do Béra com a Banda do Vai Quem Quer e Escola São João Batista para valorizar a cultura regional.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.