SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Guaporé vidros – blindex – apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

Por News Rondônia - ƒ

Publicado em 

O empresário Oscar Garcia Pereira, proprietário da Empresa BLINDEX, atua com uma diversidade de vidros – divisórias, portas, box para banheiros, sacadas, varandas, paredes decorativas, fachadas prediais, comerciais e residenciais, com o objetivo de atender este mercado em geral, com um farto estoque de  produtos em vidro temperado em blindex, com um atendimento personalizado de excelência, com uma rica e variada diversidade de produtos e materiais em geral para atender a demanda do mercado dos consumidores em geral, com as linhas blindex em diversos segmentos, passando por públicos alvos nas áreas hospitalares, industriais e residenciais.

TEMOS A PRONTA ENTREGA:

  • Slide door;
  • Portas e janelas blindex;
  • Box para banheiro;
  • Espelhos;
  • Vidros para mesas;
  • Vidros refletivos;
  • Películas de segurança e protetor solar.

De acordo com o empresário Oscar Garcia Pereira, a empresa BlINDEX  vem combinando habilidade artesanal com tecnologia de porta para criar soluções de vidros personalizados que se encaixam perfeitamente em qualquer espaço. Seja na área de instalações de vidros, espelhos, box de banheiro, envidraçamento de sacadas, portas elegantes ou janelas deslumbrantes, estamos aqui para atender às suas necessidades.

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

FOTO 02: Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Para o presidente Nélio Alencar, a realização do 2º CEARO é de suma importância para todos os ramos da Engenharia e da Agronomia de Rondônia e região uma vez que a qualificação desta mão de obra para atender, a contento, as exigências do mercado de trabalho, surgem a cada dia de forma progressiva e nós que atuamos nestas áreas estratégicas da Engenharia não podemos ficar omissos e de braços cruzados e temos que buscar alternativas para atender a estas demandas por tecnologia, através de qualificação técnica, para atender a este mercado de trabalho que a cada dia vem se tornando mais carente e mais exigente.

Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Durante a realização do evento, no período de 10 a 14 de junho de 2024, a empresa Guaporé Vidros BLINDEX irá participar de uma Exposição, em conjunto com outras, a exemplo do Grupo ROVEMA, MAROX e Grupo Inoxx, foram convidadas para exporem seus produtos e divulgarem suas marcas, na área de exposição do Shopping Porto Velho, com datas e horários pré-estabelecidos.

Para Luisa Cabral Santos, secretária geral do 2º CEARO,  a Empresa CAPACITAR – Consultoria e Soluções Ltda., está preparada e apta para promover a qualificação de alunos, profissionais do ramo da Engenharia e da Agronomia e de áreas afins, para atuar em nível estadual com Cursos de extensão e aperfeiçoamento com o objetivo em promover a melhoria da qualificação de mão obra para melhor atender o mercado de trabalho que a cada dia vem necessitando de uma melhor qualificação e tem se tornado mais carente e mais exigente.

Para o coordenador do 2º CEARO, Antônio de Almeida Sobrinho, Engenheiro de Pesca, este evento será muito oportuno para se discutir os problemas do setor primário, em especial no que tange à piscicultura, uma vez que os horizontes desta atividade não refletem fortes raios e bons fluidos para o desenvolvimento da atividade aquícola para Rondônia e região para as próximas safras. Quando o poder público (Governo) fortaleceu a cadeia produtiva do pescado, através de financiamentos subsidiados – com infraestrutura para estocagem, produção e comercialização da produção – acarreta a eliminação dos micros e pequenos piscicultores e a elevação dos médios a categorias de grandes; e os grandes a se tornarem mega-piscicultores.

O jornalista MAURO BRISA entrevista o Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho:

MAURO BRISA: Como profundo conhecedor da piscicultura na região, qual a sua preocupação ao ouvir os rumores de que a piscicultura em Rondônia tem um grande risco em sofrer um “boom” e até um colapso, a curto e médio prazos?

AAS: De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, o estado de Rondônia teve uma produção de 57,2 mil toneladas de pescado em 2023, ocupando o 3º lugar no ranking nacional de produção em volume de pescado, e o 1º lugar no ranking nacional em produção nacional de espécies de peixes de bacia amazônica. Para que o estado de Rondônia não perca o ritmo na produção de pescado e continue crescendo para se manter no topo da produção nacional de pescado, o Governo do Estado deve atentar para vários detalhes que até então vem sendo esquecido, tais como:

  • Exigir e incentivar que a EMATER, SENAR e Prefeituras planejem a prestação de assistência técnica para os micros, pequenos e médios piscicultores e produtores rurais que atuam em seus respectivos municípios para que incluam a piscicultura como carro chefe na agricultura familiar;
  • Dotar os Escritórios da EMATER, SEDAM e IDARON de infraestrutura, com recursos humanos, financeiros e materiais, com também, com profissionais, de preferência graduados em Engenheiros de Pesca, para atenderem aos micos e pequenos piscicultores e agricultores com potenciais e que queiram criar peixes em suas propriedades;
  • Viabilizar através de orçamento próprio do Estado ou de Emenda Parlamentar para dotar as prefeituras de infraestruturas para Produção de Alevinos (Laboratórios de Análise e Reprodução de Alevinos – LARA) para atender as demandas de alevinos junto aos piscicultores locais;
  • Viabilizar a distribuição programada de calcário, através da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI- com programação de acordo com as demandas das entidades associativistas do determinado município para correção de solo de viveiros escavados.

MAURO BRISA: Qual a mensagem que você gostaria de mandar para o Governador Marcos Rocha a fim de fortalecer a piscicultura no estado de Rondônia e qual o exemplo a ser seguido?

AAS: Temos um exemplo que até já falei recentemente em outra entrevista para a mídia regional. O governador do Paraná, Ratinho Júnior,  percebendo a fragilidade da piscicultura no estado do Paraná ordenou a sua assessoria a realização de um levantamento estadual que o revelasse quantos profissionais graduados em Engenharia de Pesca existiam fora do mercado de trabalho em seu Estado. Como resultado – que deve ser seguido por os demais estados do Brasil –  este Governador contratou todos os profissionais disponíveis com formação em Engenharia de Pesca e os lotou em Escritórios da EMATER-PR e prefeituras com potenciais para a piscicultura para promover a melhoria do atendimento aos produtores rurais e, assim, o Estado passou a receber uma injeção de tecnologia e prestar uma assistência técnica de qualidade com uma uma prioridade especial aos produtores rurais que tinham interesse em criar peixes, em suas propriedades. Vejam o que ocorreu:  com a estruturação de seus Escritórios, em níveis de municípios, e com um novo ânimo para a piscicultura o estado do Paraná pulou de 182,020 ton. de pescado em 2022 para 194,100 ton. de pescado em 2023 e se mantendo como o maior produtor de pescado do Brasil, de acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023.

MAURO BRISA: Se o poder público não modificar o quadro e não tomar nenhuma medida para minimizar os pontos de estrangulamentos da piscicultura o que poderá ocorrer com esta atividade em Rondônia?

AAS: Nós que atuamos e estudamos as engrenagens da piscicultura aprendemos que esta atividade requer tecnologia e que qualquer vacilo está tem tudo para dar errado. Pode-se comparar a piscicultura como o ato de administrar. Não existe média ou razoável administração. Administra-se bem ou não se administra. Um dia eu falei durante a realização de um Curso de Pós-Graduação que a piscicultura tem tudo para dar errado. ‘Isto foi um Deus nos acuda’. Eu tive que explicar com os mínimos detalhes. Se a piscicultura em Rondônia continuar sendo assistida na base da improvisação e se o Governo do Estado não der um basta e com urgência não der um choque de tecnologia, a tendência lógica e óbvia é o declínio progressivo decrescente, uma espécie de um “boom” com um colapso, até a inviabilização desta atividade que tem potenciais para contribuir significativamente com a economia e fortalecer o PIB de Rondônia. Hoje, os grandes piscicultores de Rondônia, em especial aqueles que têm infraestrutura com Frigoríficos, com cultivo semi-intensivo e intensivo, com beneficiamento e exportação do pescado, não vem se preocupando em apoiar e oferecer um preço justo para comprar a produção de pescado dos micros e dos pequenos piscicultores, quando estes estão encerrando suas atividades por estas se tornarem insustentáveis – ausência de preço mínimos para suas produções que desta maneira não chegam a pagar os custos de produção. Eu sou muito positivo e até poderei ferir a interesses maiores, porém eu nunca acreditei sobre estes números de pesquisas e estatísticas de produção de pescado que têm sido publicados nos últimos anos, atribuídas como a produção de Rondônia. No nosso entendimento a produção de pescado em Rondônia vem caindo significativamente abruptamente nos últimos anos, uma vem que um significativo contingente de produtores rurais, incluindo micros e pequenos, que iniciaram a criar peixes vem fechando seus viveiros (aterrando) para desenvolverem outras atividades e uma grande maioria que obtiveram financiamentos bancários estão inadimplentes junto aos agentes financeiros, tendo como alegações inviabilidade da atividade.  Eu, como profissional Engenheiro de Pesca, investi boa parte da minha juventude à implementação e desenvolvimento da piscicultura no estado de Rondônia, desde o primeiro momento até os dias atuais. Hoje, ao ver este quadro de incertezas nos rumos da piscicultura no Estado fico frustrado em não poder celebrar a consolidação desta atividade, por ausência de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável, em uma atividade que tem tudo para promover a produção de alimento, com geração de emprego e renda; inclusão social; segurança alimentar e a preservação dos recursos pesqueiros.

Venham participar do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia através do site: www.cearo.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Presidente da CDL fala ao Agenda News sobre impacto do evento no comércio e convida para próximas datas na Zona Leste e no Centro de Porto Velho.
L
Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

A operação municipal foi iniciada nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, para reduzir congestionamentos e aprimorar a circulação de veículos na região.
L
NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 mobilizou servidores estaduais e levou o governo de Rondônia a superar marcas anteriores, com 3.160 presentes destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Orientações de trânsito somam 1.852 palestras e alcançam 234 escolas de Rondônia em 2025

Orientações de trânsito somam 1.852 palestras e alcançam 234 escolas de Rondônia em 2025

Orientações de trânsito reforçam formação de comportamentos seguros e chegam a 234 escolas em todas as regiões de Rondônia em 2025
L
Escuta ativa governo de Rondônia é ampliada em 2025 com ações de diálogo e participação social

Escuta ativa governo de Rondônia é ampliada em 2025 com ações de diálogo e participação social

A escuta foi fortalecida ao longo de 2025 por meio de eventos, pesquisas e iniciativas da OGE, reforçando transparência, ética e participação cidadã.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

A vacina já está disponível para gestantes a partir de 28 semanas em Porto Velho e reforça a proteção dos bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
L
Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Os Ministérios da Gestão e das Mulheres publicaram portaria conjunta que confere o direito de remover servidores em casos de violência doméstica, sendo que o risco pode ser comprovado pelo deferimento de medida protetiva.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes confirma recurso de R$ 200 mil para melhorias no abastecimento de água em Monte Negro

Pedro Fernandes confirma recurso de R$ 200 mil para melhorias no abastecimento de água em Monte Negro

Recurso para abastecimento de água será aplicado na perfuração de poços artesianos e reforçará a segurança hídrica do município
L
Dra. Taíssa prestigia posse da nova gestão do TRE-RO para o biênio 2026-2027

Dra. Taíssa prestigia posse da nova gestão do TRE-RO para o biênio 2026-2027

A posse reunindo magistrados, autoridades civis e militares, além da deputada Dra. Taíssa, que destacou a relevância institucional do Tribunal.
L
Moraes vota para tornar réus acusados de atentado a bomba em Brasília

Moraes vota para tornar réus acusados de atentado a bomba em Brasília

Ministro Alexandre de Moraes vota para aceitar denúncia da PGR contra George Washington, Alan Diego e Wellington Macedo por atentado a bomba em Brasília e tentativa de golpe de Estado.
L
Construção do Grupamento Policial de Theobroma é defendida por Alex Redano para reforçar a segurança no município

Construção do Grupamento Policial de Theobroma é defendida por Alex Redano para reforçar a segurança no município

O parlamentar destacou que a nova unidade é essencial para melhorar as condições de trabalho da Polícia Militar e ampliar a segurança na região.
L
Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Programa reforça compromisso fiscal e garante celeridade no recebimento dos valores.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Resident Evil Requiem ganha trailer com Leon e gameplay insano

Resident Evil Requiem ganha trailer com Leon e gameplay insano

Capcom confirma presença de Leon S. Kennedy em novo capítulo de terror e ação.
L
Conab realiza leilão para compra de 95 mil toneladas de milho para o Programa de Venda em Balcão

Conab realiza leilão para compra de 95 mil toneladas de milho para o Programa de Venda em Balcão

Operação visa recompor estoques e beneficiar pequenos criadores em todo o país.
L
Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Especialistas orientam prevenção adequada ao clima tropical.
L
TCE-RO celebra 3ª conquista do Selo Internacional GPTW com 96% de aprovação

TCE-RO celebra 3ª conquista do Selo Internacional GPTW com 96% de aprovação

Tribunal reafirma excelência e qualidade do ambiente de trabalho.
L
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

A estrutura passará por organização completa antes da abertura ao público, prevista para o segundo semestre de 2026.
L
Acordo com o Governo Federal facilitará regularização de áreas no município

Acordo com o Governo Federal facilitará regularização de áreas no município

A regularização ganhará mais agilidade com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Incra, integrando o município ao programa Terra Cidadã.
L
Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Defesa Civil iniciou ações no médio Madeira com a capacitação de voluntários para fortalecer a prevenção de riscos e o apoio às comunidades ribeirinhas.
L
Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

A Semtran novo endereço começa a atender no prédio da avenida Guaporé, nº 214, em frente ao Cemetron, oferecendo estrutura ampliada e ambiente moderno aos usuários.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.