TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas

Documento revela dados do período entre 2018 e 2022

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
A taxa de mortalidade das crianças de até quatro anos entre indígenas no Brasil é mais que o dobro daquela registrada entre o restante da população infantil do país. É o que mostra o relatório final de um estudo produzido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma organização não governamental que mobiliza pesquisadores de diferentes áreas e conta com a parceria de diferentes instituições científicas.

Divulgado nesta terça-feira (9), o documento revelou os dados do período entre 2018 e 2022. No último ano dessa série, para cada mil nascidos vivos entre os indígenas, 34,7 crianças com até quatros anos morreram. É uma taxa 2,44 vezes maior do que a registrada entre o restante da população brasileira. Considerando as crianças não indígenas, houve 14,2 mortes para cada mil nascidos vivos em 2022.

Nos demais anos da série, a situação é similar: entre os indígenas a mortalidade foi sempre maior que o dobro. A menor diferença foi registrada em 2020. Neste ano, houve 29,6 mortes de crianças para cada mil nascidos vivos, o que é 2,4 vezes maior do que a taxa de 12,3 registrada para o restante da população.

Os dados revelam que os indígenas vivem cenário inadequado levando em conta as metas fixadas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aprovada em assembleia realizada em 2015, com a participação de 193 países, ela traz 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para erradicar a pobreza e atingir em 2030 um mundo melhor para povos e nações.

No caso da mortalidade de crianças menores de cinco anos, a meta é reduzi-la para menos de 25 mortos por mil nascidos vivos. “Apesar de este patamar já ter sido alcançado pelas crianças não indígenas brasileiras, ele ainda é uma realidade distante da população indígena do país”, registra o estudo.

Quando é feito o recorte pelas mortes neonatais, também se observa uma diferença significativa. Entre os indígenas, 12,4 bebês com até 27 dias morreram a cada mil nascidos vivos no ano de 2022. Essa taxa foi de 8 entre o restante da população.

Conforme a Agenda 2030, espera-se a redução da mortalidade neonatal para pelo menos 12 por mil nascidos vivo. Também nesse caso, a meta ainda não foi alcançada entre a população indígena.

Intitulado Desigualdades em saúde de crianças indígenas, o estudo produzido pelo NCPI foi o 12º de uma série que aborda temas relacionados com o desenvolvimento da primeira infância.

O novo trabalho contou com a participação de quatro pesquisadoras: Emilene de Sousa, socióloga e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Márcia Machado, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC); Natacha Silva, nutricionista com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo a atenção à saúde indígena em Rondônia; e Tayná Tabosa, fisioterapeuta e pesquisadora da UFC.

O estudo fez uso de informações públicas reunidas no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Departamento de Informática do SUS (DataSUS). No levantamento das causas das mortes de indígenas com até os quatro anos ocorridas em 2022, chama atenção que as doenças respiratórias responderam por 18% e as doenças infeccciosas por 14%.

No restante da população dessa faixa etária, esses percentuais foram bem inferiores, respectivamente 7% e 6%. Além disso, as doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas ocasionaram 6% das mortes de crianças indígenas, taxa seis vezes maior do que o 1% registrado para as demais crianças.

Diante desses dados, as pesquisadoras apontam as enfermidades como um relevante fator de risco. “Em termos proporcionais, percebe-se que crianças indígenas morrem mais por doenças evitáveis do que as não indígenas”, escreveram.

De acordo com o Censo Demográfico 2022, há quase 1,7 milhão de indígenas no país. A região Norte, onde há maior concentração, reúne 45% desse contingente. As pesquisadoras indicaram algumas dificuldades para melhorar os indicadores da saúde dessa população. Um deles é o acesso aos territórios, seja devido a longas distâncias ou falta de transporte adequado.

Também é citado o número insuficiente de profissionais de saúde e a falta de capacitação. Outro problema envolve as barreiras para obtenção de dados da saúde indígena, o que dificulta o planejamento das medidas no âmbito do SUS.

O estudo destaca ainda que há um aumento da exposição a doenças devido a agressões ao meio ambiente. As pesquisadoras observam que, diante da degradação, os indígenas acabam forçados a abandonar seus territórios por não encontrar mais alimentos.

Registram também que há situações em que eles são expulsos de suas terras por invasores, gerando situações que resultam na vulnerabilidade de sua saúde. Há ainda menção a uma pesquisa concluída em 2014 por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Eles concluíram que um aumento de 10% no desmatamento é capaz de ampliar em 3,3% a incidência de malária na Amazônia.

Terra Yanomami

A degradação ambiental, tendo como consequências a redução na disponibilidade de alimentos e a disseminação da malária, tem sido apontada como responsável por uma crise humanitária na Terra Yanomami, cuja repercussão em janeiro do ano passado gerou uma comoção nacional. É a maior reserva indígena do país, com mais de 9 milhões de hectares, se estendendo pelos estados de Roraima e do Amazonas. Por trás da degradação, está a presença do garimpo ilegal no território, um problema de décadas.

No estudo produzido pelo NCPI, as pesquisadoras citam um dado obtido em levantamento realizado em 2021 com yanomamis pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A prevalência de baixa estatura entre as mães foi de 73%, o que indica desnutrição”, registraram.

Uma nova pesquisa realizada pela Fiocruz foi divulgada na semana passada trazendo dados considerados preocupantes. Eles revelam que a contaminação por mercúrio, usado no garimpo ilegal e descartado nos rios, afeta quase toda a população de nove aldeias yanomamis situadas em Roraima. Os pesquisadores envolvidos indicaram que as crianças estão entre os mais vulneráveis e observam que o mercúrio pode causar abortos, gerar má formação do feto e impactar no desenvolvimento motor e no aprendizado.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça de São Paulo determina quebra de sigilo do Google após ameaças a Felca

Justiça de São Paulo determina quebra de sigilo do Google após ameaças a Felca

A decisão judicial foi tomada depois que o influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, o Felca, denunciou em vídeo os perigos das redes sociais para crianças e adolescentes.
L
Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Previsões para todos os signos destacam oportunidades no amor, trabalho, saúde e sorte nesta terça-feira.
L

Macedo e a força do agro familiar | De mecânico a referência na pecuária de Rondônia

José Macedo, fundador da Escapcar e pecuarista, transformou sua trajetória de oficina mecânica em São Paulo em exemplo de sucesso no campo rondoniense.
L
Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Maria Clara, estudante do IEMA no Maranhão, venceu a Roboworld Cup FIRA 2025 e também conquistou o 2º lugar na competição.
L
Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Obra realizada em parceria com o deputado Dr. Luís do Hospital busca melhorar mobilidade urbana no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prova de vida do INSS alcança 90% dos beneficiários e governo alerta sobre novos golpes

Prova de vida do INSS alcança 90% dos beneficiários e governo alerta sobre novos golpes

Governo federal alerta sobre fraudes e destaca a importância da prova de vida, que já foi realizada por mais de 30,5 milhões de pessoas.
L

Nota de pesar: Antônio Monteiro Filho

Familiares e amigos prestam homenagem a Antônio Monteiro Filho, lembrado pelo carinho, fé e dedicação à família e à vida.
L

Jovem News | Entrevista com Renan Alves e estreia de novo apresentador

O Programa Jovem News desta segunda-feira, dia 18, às 17h, vai receber Renan Alves, atleta de Kickboxing, para uma conversa sobre sua carreira, conquistas e metas no esporte.
L
VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede Polícia Federal

VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede da Polícia Federal

Em uma entrevista ao News Rondônia, ele pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que “não sabia que isso ia tomar toda essa proporção”.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Enzo desativou as redes sociais após os acontecimentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Investimento de R$ 430 mil garante mais estrutura para a Asprucaber e beneficia também cafeicultores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

Operação conjunta das forças policiais resultou na prisão de dois jovens e apreensão de adolescente em casa com drogas e objetos roubados.
10
gravida-de-nove-meses-usa-faca-para-se-defender-de-agressao-e-casal-acaba-preso-em-porto-velho

Grávida de nove meses usa faca para se defender de agressão e casal acaba preso em Porto Velho

Discussão terminou em violência no bairro Floresta; grávida foi levada à maternidade e homem conduzido ao Departamento de Flagrantes.
12
Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Homem foi detido na Avenida Alexandre Guimarães após tentar roubar celular de uma mulher em ponto de ônibus; arma usada era um simulacro.
10
ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para a Fuvest 2026 já estão abertas com nova regra

Inscrições para a Fuvest 2026 já estão abertas com nova regra

O vestibular da Fuvest, que seleciona para a USP, traz a novidade da escolha do local de prova para a primeira fase.
L
Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Deputada federal pediu ao presidente da Câmara que coloque em pauta a PEC 47, que beneficia servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L

CANCELAMENTO DO EDITAL: LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE RONDÔNIA – LIESER

CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES E DIRETORIA EXECUTIVA DA LIESER
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

O governo dos Estados Unidos impôs novas regras para concessão de vistos, resultando na revogação de documentos por infrações e manifestações contra a ofensiva de Israel em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L
Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Cinco indicações colocam Rondônia em destaque; votação popular definirá a categoria Artista Revelação.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP-LAP-LAI): G4 GESTAO DE IMOVEIS S/S LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.