A expectativa de vida entre as regiões do Brasil pode variar em até 15 anos: vai de 57 a 72 anos. Isso é o que diz o Mapa da Desigualdade, pesquisa divulgada pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
De acordo com o estudo, o Sul e o Sudeste são os locais com maior desempenho. Belo Horizonte e Porto Alegre, ficam no topo do ranking, com média de 72 anos. (veja o top 10 abaixo)
Por outro lado, o Norte apresenta índices mais baixos. Em Boa Vista, a idade média ao morrer fica em torno de 57 anos, ou seja, ainda temos muito o que melhorar.
Dados das capitais
Os pesquisadores também coletaram dados de todas as capitais.
Curitiba (PR) é destaque positivo na lista, seguida por Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO) e São Paulo (SP).
Na outra extremidade do ranking está Porto Velho, a capital de pior desempenho e depois Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC).
Desigualdade
A pesquisa compara 40 indicadores das 26 capitais brasileiras em temas como educação, saúde, renda, habitação e saneamento.
Ao medir esses indícios, a ideia é discutir a desigualdade que separa os estados do Brasil, e a disparidade na expectativa de vida nas regiões do país é um reflexo disso.
Saneamento, habitação precária, má qualidade de saúde, educação e mortalidade infantil, violência e homicídios em geral, são números muito ruins nessas cidades que tem uma idade média de morrer muito baixa.