TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

Resenha política: Conspiração – por Robson Oliveira

O deputado Fernando Máximo (União Brasil) revelou que uma conspiração engendrada pela Direção Regional e Municipal foi o motivo pelo qual desistiu de concorrer à prefeitura da capital.

Por Robson Oliveira - ƒ

Publicado em 

Resenha política: Conspiração - por Robson Oliveira - News Rondônia

CONSPIRAÇÃO

Ao conceder entrevista à SIC TV (Record), ao programa comandado por Everton Leoni, o deputado Fernando Máximo (União Brasil) revelou que uma conspiração engendrada pela Direção Regional e Municipal foi o motivo pelo qual desistiu de concorrer à prefeitura da capital. Durante a sabatina o parlamentar não escondeu a indignação ao saber que o União Brasil, partido ao qual está filiado, optou por lançar a candidata derrota ao Senado pelo Republicanos nas eleições 2022, Mariana Carvalho, que, aliás, somente requereu a filiação ao UB no último sábado, data final pelo calendário eleitoral para as filiações.

RECONHECIMENTO

Visivelmente chateado com a puxada de tapete pelos mandatários do UB, Máximo fez questão de enfatizar o reconhecimento ao governador pela oportunidade profissional quando o nomeou Secretário de Saúde. Isentando Marcos Rocha da confusão.

BARRADO

Pelas críticas, restou claro que a ira de Máximo fora dirigida aos irmãos Gonçalves, Júnior e Sérgio. Os irmãos comandam a mão de ferro as estruturas estadual e municipal do União Brasil e o avisaram que o candidato do partido a prefeito de Porto Velho atende pelo nome de Mariana Carvalho, filha de Aparício, e não ele. Ao ser barrado, a alternativa, para evitar outras retaliações, foi desistir da candidatura na marra.

SAÍDA

O deputado Fernando Máximo ainda avaliou convites de filiação formulados pelo PL, PP e pelo PSD. Entre os três, o mais vantajoso para uma disputa na capital seria o PL, mas as garantias eram frágeis. Nem liderando todas as pesquisas divulgadas e, portanto, cobiçado pelas demais agremiações, foi suficiente para ter a certeza de que a candidatura por outra legenda estaria sacramentada sem problemas judiciais. Enfrentar uma campanha majoritária com a ameaça cassação seria um ótimo mote para os adversários explorarem. Além da perda imediata da prerrogativa de foro. Ficou sem saída.

AVISO

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia: o cara é o melhor avaliado entre os pré-candidatos, fez sozinho a legenda do UB na última campanha, puxando dois outros deputados federais com votações modestas, inclusive Maurício Carvalho, irmão de Mariana, nem assim conseguiu convencer seus algozes para ser indicado a prefeito. Na campanha é um tema que voltará aos debates porque o fato revoltou Máximo e tende a ser explorado pelos adversários. Ele avisou profeticamente que sabe antecipadamente quem não vai apoiar. E a dedução é fácil para qualquer cabeça, especialmente as chatas: certamente Marianinha não terá seu apoio.

INFIEL

Numa leitura simples da situação é obrigatório reconhecer de forma isenta que a vítima desta relação se chama Fernando Máximo. Ele é o traído e o União Brasil o infiel. Não há outra explicação numa linguagem coloquial. Trocaram doze por meia dúzia. As chifradas do UB fizeram dele um touro raivoso que não aceita ser abatido sem uma reação mais vigorosa. E assim procederá.

TRATOR

Quem acompanha os bastidores da política percebe claramente que houve um esforço concentrado pelos grupos políticos do estado e município de Porto Velho para impedir qualquer candidatura que colocasse em risco o projeto eleitoral capitaneado pela filha de Aparício Carvalho. Um esforço violento com objetivos definidos para ‘tratorar’ quem se opusesse ao projeto, provocando reações e desistências. Máximo foi o primeiro alvo. Um segundo, que começa a se esboçar, é em direção ao ex-deputado federal Léo Moraes. Mas com este o trator não funciona. Terão que gastar saliva e muita para convencê-lo a permanecer na direção-geral do DETRAN. Senão é Léo quem tratora esta choldra.

CANDIDATO

Uma semana atrás Léo Moraes (PODEMOS) estava fora da disputa da pré-eleição a prefeito. Com a experiência que adquiriu no exercício parlamentar ficou espiando de longe as brigas formadas sem que se imiscuísse em nenhuma delas. Literalmente se frz de morto e lavou as mãos, agora, com o quadro desanuviado e Fernando Máximo barrado das eleições, Léo Moraes que estava quieto, volta ao centro das atenções com chances reais de empinar uma candidatura promissora. Aposto uma URV contra um real que os fatos animaram Léo Moraes a disputar a sucessão de Hildon Chaves. Léo é candidato.

MÃO 

Lembro que foi Hildon Chaves que tomou da mão de Léo a prefeitura e, oito anos depois, poderá devolvê-la com a outra. Uma vez que a candidatura da menina de Aparício é imposição. Hildon raciocina equivocadamente que, em razão da avaliação positiva da atual administração, qualquer ungido vira prefeito. O eleitor da capital é complexo a dado a surpresas, não aceita garroteamento e define o candidato nas setenta e duas horas antes do pleito. O ex-prefeito Chiquilito Erse cometeu o mesmo erro que o atual prefeito está incorrendo.

PROFISSIONAIS

O velho MDB deu uma importante cartada ao filiar a juíza aposentada Euma Tourinho com a promessa de ser indicada candidata a prefeita. A filiação, além de boas manchetes, colocou os velhos mandatários do MDB no jogo sucessório. Ainda é cedo para afirmar que o partido homologará o nome de Euma na convenção, embora anunciada a candidatura. Profissionais na arte de prometer e depois não cumprir com o avençado, o MDB não é para amadores. O falecido desembargador aposentado Valter Waltemberg foi um exemplo de como o partido descarta qualquer candidatura independente dos antecedentes. Euma ainda não demonstrou que é um nome com apelo eleitoral, é noviça nesta arte e tem um longo caminho espinhoso a percorrer. Não basta ostentar o ex-cargo de magistrada como garantia da candidatura. O MDB já passou a perna até no “capa preta” Valdir Raupp. Já há quem sugira indicá-la a pré-candidata como vice de uma chapa eleitoralmente mais consistente, descartando a candidatura própria. A entrada de Léo na disputa, por exemplo, cai como luva aos projetos emedebistas. O MDB não é para amadores. A velha guarda emedebista está veia, mas não gagá. A candidatura da juíza nasce com cheiro de naftalina.

PROGRESSISTA

Quem também assiste de longe os entreveros dos partidários da direita é o progressista Vinícius Miguel (PSB). Embora tenha mantido contatos com a maioria destes personagens relatados na coluna, Vini articula em surdina sua candidatura que pode ser catalisadora das insatisfações de eleitor mais ao centro.

MEMÓRIA

O professor Vini não é um candidato a ser desprezado, especialmente se conseguir reunir em torno de si outros partidos da mesma matriz ideológica. Na reeleição de Hildon Chaves, ficou fora do segundo turno por apenas mil e quinhentos votos, senão teria dado um trabalho monumental à reeleição do atual prefeito. Tenho na memória uma reunião que Hildon convocou na sua casa, véspera do primeiro turno (sábado), com Vinícius, momento em que reconheceu o risco de perder. Algo até então inimaginável. Tenho também na memória as palavras ditas e, 24 horas depois, com o resultado do primeiro turno, anunciou que solicitaria imediatamente o apoio de Vinícius a sua reeleição. O que de fato aconteceu. Naquele dia, entre uns goles e outros, o próprio Hildon Chaves confessou que, sendo Vini o adversário no segundo turno, o resultado seria imprevisível. Para alívio do prefeito, Cristiane Lopes quem passou por menos dois por centos dos votos.

PT

Ainda é desconhecido formalmente qual rumo os petistas vão seguir nas eleições da capital. O nome mais denso é o de Fátima Cleide, mas ela ainda não demonstrou nenhum interesse no pleito. O partido já administrou as maiores cidades do estado, inclusive Porto Velho, mas tem se desidratado nas urnas com a ascensão do bolsonarismo. Contudo, os votos que ainda detém na capital são fundamentais para dar força a qualquer candidatura mais progressista. Cidades como Porto Velho, Cacoal, Jaru, Guajará e Presidente Médici, já administradas pelos petistas, não guardam um bom legado administrativo, mas ainda depositam neles alguns votinhos. Atualmente o partido está com uma candidatura forte para a prefeitura de Nova Brasilândia. O apoio dos petistas na capital ajuda qualquer candidato.

URROS

Ivo Ksol voltou à ribalta política depois de ter sido barrado pelo Judiciário nas eleições estaduais passadas. Com seu estilo estridente e belicoso, retomou a direção do PP com ataques fortes contra o senador Confúcio Moura (MDB), por perceber que este (Moura) tem tudo para ser seu principal concorrente nas eleições a governador em 2026. Já não é mais aquele político de vinte anos atrás, que fazia os adversários correrem do ringue com medo dos impropérios. Ksol vai perceber adiante que as redes sociais não perdoam nem os velhos rabugentos do passado que querem apavorar no futuro. O silêncio confuciano aos impropérios foi mais bem assimilado do que os urros estrepitosos do ex-governador ainda inelegível. É possível que recupera os direitos políticos. Como é factível que processos que tramitam nos escaninhos judiciais voltem a tirá-lo da cena novamente.

BARULHO

Mais barulho à vista. Os céus de Rondônia continuam nublados e o tempo ruim se espraiando para tudo que é lado. Aguardem!

Resenha política: Conspiração - por Robson Oliveira - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Previsões para todos os signos destacam oportunidades no amor, trabalho, saúde e sorte nesta terça-feira.
L

Macedo e a força do agro familiar | De mecânico a referência na pecuária de Rondônia

José Macedo, fundador da Escapcar e pecuarista, transformou sua trajetória de oficina mecânica em São Paulo em exemplo de sucesso no campo rondoniense.
L
Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Maria Clara, estudante do IEMA no Maranhão, venceu a Roboworld Cup FIRA 2025 e também conquistou o 2º lugar na competição.
L
Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Obra realizada em parceria com o deputado Dr. Luís do Hospital busca melhorar mobilidade urbana no município.
L
Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Patrícia Yamazaki representa Rondônia na categoria Artista Revelação do Prêmio Sebrae Amazônia de Música

Cinco indicações colocam Rondônia em destaque; votação popular definirá a categoria Artista Revelação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Antônio Monteiro Filho

Familiares e amigos prestam homenagem a Antônio Monteiro Filho, lembrado pelo carinho, fé e dedicação à família e à vida.
L

Jovem News | Entrevista com Renan Alves e estreia de novo apresentador

O Programa Jovem News desta segunda-feira, dia 18, às 17h, vai receber Renan Alves, atleta de Kickboxing, para uma conversa sobre sua carreira, conquistas e metas no esporte.
L
VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede Polícia Federal

VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede da Polícia Federal

Em uma entrevista ao News Rondônia, ele pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que “não sabia que isso ia tomar toda essa proporção”.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Enzo desativou as redes sociais após os acontecimentos.
L
ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Investimento de R$ 430 mil garante mais estrutura para a Asprucaber e beneficia também cafeicultores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

Operação conjunta das forças policiais resultou na prisão de dois jovens e apreensão de adolescente em casa com drogas e objetos roubados.
10
gravida-de-nove-meses-usa-faca-para-se-defender-de-agressao-e-casal-acaba-preso-em-porto-velho

Grávida de nove meses usa faca para se defender de agressão e casal acaba preso em Porto Velho

Discussão terminou em violência no bairro Floresta; grávida foi levada à maternidade e homem conduzido ao Departamento de Flagrantes.
12
Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Homem foi detido na Avenida Alexandre Guimarães após tentar roubar celular de uma mulher em ponto de ônibus; arma usada era um simulacro.
10

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12

Dono de clínica veterinária é preso após espancar idoso em Duque de Caxias

Idoso de 71 anos reclamou do atendimento ao cachorro e foi agredido com socos e chutes pelo dono da clínica; vítima passou por cirurgia na cabeça
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Deputada federal pediu ao presidente da Câmara que coloque em pauta a PEC 47, que beneficia servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L

CANCELAMENTO DO EDITAL: LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE RONDÔNIA – LIESER

CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES E DIRETORIA EXECUTIVA DA LIESER
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

O governo dos Estados Unidos impôs novas regras para concessão de vistos, resultando na revogação de documentos por infrações e manifestações contra a ofensiva de Israel em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP-LAP-LAI): G4 GESTAO DE IMOVEIS S/S LTDA

Licença Ambiental de Grande Porte Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Prefeitura de Jaru remove pedras da rua Nilton de Oliveira e melhora tráfego no Setor 04

Serviço de infraestrutura realizado nesta segunda-feira busca garantir mais segurança e visibilidade aos motoristas e pedestres.
L
Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

Alexandre de Moraes mantém condenação de 14 anos a cabeleireira por atos golpistas

O ministro do STF negou um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, confirmando a pena por sua participação e pichação na estátua A Justiça no dia 8 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.