QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

Direitos Fundamentais: com olhar centrado na atuação para promoção da dignidade humana, Corregedoria Nacional realiza correição no MPRO

De caráter ordinário, atividade terá como foco a proteção da infância, a defesa da mulher e o combate à violência contra a população LGBTQIAPN+, entre outras áreas.

Por MPRO - 25

Publicado em 

Direitos Fundamentais: com olhar centrado na atuação para promoção da dignidade humana, Corregedoria Nacional realiza correição no MPRO
Foto - MPRO

Com um olhar centrado em uma atuação para a promoção dos direitos fundamentais, aqueles que formam o conjunto de normas protetivas com as mais básicas garantias para uma existência digna dos cidadãos em sociedade, a Corregedoria Nacional do Ministério Público deu início nesta segunda-feira (8/4) à Correição Ordinária no Ministério Público de Rondônia (MPRO). A instituição local é a primeira da região Norte a receber os trabalhos, que se estenderão até a próxima sexta-feira (11/4).

A Correição Temática com Foco na Promoção de Direitos Fundamentais foi aberta oficialmente em solenidade realizada no auditório do MP rondoniense, em Porto Velho, com a presença do Corregedor Nacional, Conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa; do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira; do Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio José de Barros Silveira, além de representantes de ramos do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia.

Em sua manifestação de abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, deu as boas-vindas à equipe do órgão nacional à frente da correição, afirmando tratar-se de mais uma oportunidade para que o Ministério Público rondoniense mostre o trabalho realizado na seara da defesa dos direitos fundamentais.

Ivanildo de Oliveira enfatizou que a atenção institucional ao tema da atividade que chega ao órgão está expressa na realização de trabalhos como o Projeto MP Itinerante, um mutirão de serviços que se desloca às regiões mais afastadas do estado, levando ações nas áreas jurídica, médica e de cidadania. “Esta é a síntese do Ministério Público que queremos ser e no qual temos nos tornado. Somos um MP que gosta de gente, que quer ir aonde o povo está e que deseja recebê-lo”, afirmou, após a apresentação de um vídeo em que as três últimas edições do trabalho foram exibidas.

O Corregedor Nacional, Conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, elogiou o trabalho executado pelo MP de Rondônia, mencionando o avanço institucional em estrutura e qualidade de ações prestadas à sociedade.

Na ocasião, justificou a escolha da temática para a correição nacional, mencionando sua experiência no campo dos direitos sociais – vez que é membro do Ministério Público do Trabalho, como sendo a inspiração para que se promovesse uma atividade voltada à concretização dos direitos fundamentais e para a aproximação do MP com os cidadãos.

“Fico muito feliz ao ver um projeto como o MP Itinerante, que roda o estado inteiro, levando serviços, cidadania, saúde, educação e combate a violências. É isso que queremos na Corregedoria Nacional: é o trato de um ser humano com o outro. O membro, o servidor que atendem a população”, ressaltou.

O Corregedor detalhou os tópicos a serem contemplados durante os trabalhos do órgão nacional em Rondônia, citando que serão observadas as atuações nas áreas de proteção da infância e juventude, com ênfase na primeira infância; sistema socioeducativo e educação infantil; defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar; violência contra a população LGBTQIAPN+.

“Aqui estarão sendo correicionadas 55 Promotorias de Justiça, presencial ou virtualmente, onde poderemos verificar a regularidade da atuação do Ministério Público e, a partir daí, destinaremos alguns encaminhamentos para o aperfeiçoamento institucional”, pontuou, destacando a tônica atividade correicional a ser realizada no MP local.

Ainda em seu pronunciamento, o Conselheiro falou de áreas que vêm recebendo atenção da Corregedoria, a exemplo de unidade, presencialidade e resolutividade dos membros, esta última uma proposição de modelo de trabalho mais célere, que desafogue o Judiciário.

“É um prazer estarmos de volta a este estado. Sou sabedor de que teremos um trabalho exitoso porque o MP de Rondônia é um Ministério Público muito admirado. Sairemos daqui com um olhar ainda melhor”.

Manifestações – A equipe da Corregedoria Nacional foi saudada pelo Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Silveira, que destacou o trabalho do MP rondoniense em favor de populações desassistidas e afastadas, na busca de cidadania e integração das comunidades.

Também presente, o Vice-Presidente do Poder Judiciário, Desembargador Glodner Luiz Pauletto, enfatizou a importância do olhar externo para o aprimoramento de trabalhos do MPRO, mencionando ter certeza de que valores institucionais como transparência, proatividade e inovação guiarão mais esta interação institucional, da qual sai ganhando a sociedade rondoniense.

Compuseram a mesa de honra o Vice-Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Lucas Brum; a Procuradora-Chefe do Ministério Público Federal, Daniela Lopes de Faria; a Conselheira da OAB/RO, Lorraine Yaocca; a Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andrea Luciana Damacena Ferreira Engel; o Presidente da Associação do Ministério Público (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini e, ainda, a coordenadora de correições da Corregedoria Nacional, Karina Soares da Rocha.

Correição – A Correição Nacional será realizada de forma presencial nas cidades de Porto Velho e Ariquemes e online nos municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.

A atividade tem o objetivo de verificar o funcionamento dos serviços do Ministério Público nas promotorias de Justiça, núcleos, grupos, centros de apoio e congêneres. O objetivo central da correição é trazer o olhar da Corregedoria para a concretização e promoção dos direitos fundamentais, fazendo um trabalho de orientação, mas também de fiscalização para a regularidade dos serviços prestados, além de apontar eventuais inconsistências, visando o aperfeiçoamento da Instituição.

Após os trabalhos, os membros auxiliares da Corregedoria Nacional produzirão relatórios sobre as unidades correicionadas. Em seguida, será confeccionado um relatório final que condensará todas as informações colhidas, o qual será submetido à apreciação do Plenário do CNMP.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério das Comunicações debate políticas para a transformação digital

Ministério das Comunicações debate políticas para a transformação digital

Em evento em Brasília, a pasta destacou as novas políticas nacionais de Cabos Submarinos e Data Centers para acelerar o avanço tecnológico no país.
L
Professora é suspensa após dizer que ganha mais com conteúdo adulto

Professora é suspensa após dizer que ganha mais com conteúdo adulto

Rosana de 43 anos foi penalizada por quebra de dedicação exclusiva e “deslealdade institucional” ao comparar seu salário de docente com os lucros obtidos em plataformas digitais.
L
Senac Rondônia leva prato Galinha Picante para Salão Nacional do Turismo

Senac Rondônia leva prato Galinha Picante para Salão Nacional do Turismo

O evento em São Paulo, promovido pelo Ministério do Turismo, terá a culinária rondoniense representada pelo chef Lucas de Paula Roza, em uma iniciativa para promover o turismo gastronômico do estado.
L
Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Com tradição e sabor, a Fábrica de Bolo Vó Alzira oferece bolos prontos para festas, com delivery e atendimento rápido.
L
INTERIOR: 50 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos

INTERIOR: 50 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos

A ação reforça o compromisso da Energisa com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Montadora nacional aposta em híbridos flex e sistema de pré-venda programada para seus veículos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Rondônia aumenta sua competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

Rondônia aumenta competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

A ampliação de investimentos e financiamentos públicos em tecnologia e o impulso ao empreendedorismo também colaboram para esse desempenho, indica a 7ª edição do estudo do Observatório da Indústria Ceará, da FIEC.
L
Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

A proposta, que cria o “ECA Digital”, pode ser votada nesta quarta-feira e busca proteger crianças e adolescentes em plataformas online.
L
Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Deputados aprovam urgência para analisar proposta que prevê suspensão de parlamentares que impedirem o funcionamento da Casa com ações físicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L

POLÍTICA

Governo projeta 400 mil novas ligações do Luz Para Todos até 2028

Governo projeta 400 mil novas ligações do Luz Para Todos até 2028

O programa relançado em 2023 já beneficiou mais de 500 mil pessoas. O ministro Alexandre Silveira afirma que a maior parte dos investimentos será na Amazônia Legal.
L
Ribeiro do Sinpol garante aprovação do DHPP e DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ribeiro do Sinpol garante aprovação do DHPP e DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Criação dos novos departamentos da Polícia Civil é considerada avanço histórico para a segurança pública em Rondônia.
L

Governo em 2026:  Nova pesquisa aponta Fernando Máximo à frente, com Ivo Cassol e Marcos Rogério grudados nele

Segundo levantamento, Fernando Máximo e Marcos Rogério lideram intenções de voto, com pequena vantagem para o médico-deputado.
L

Prefeitura de Jaru entrega kits do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes

Ação da Prefeitura de Jaru, em parceria com a Seas, garante itens essenciais para mães e bebês atendidos por programas sociais
L
Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

A determinação do ministro do STF, que visa proteger a soberania brasileira, esclarece a vedação de ordens judiciais e leis de outros países no Brasil, mas ressalva as jurisdições internacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

Um homem foi preso em flagrante em Guajará-Mirim
14
Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Dez prisões foram realizadas e número de focos de incêndio caiu mais de 90%, segundo dados do INPE
12
Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Pneus remold são pneus usados que passam por um processo de restauração, onde a banda de rodagem e as laterais são substituídas por novas camadas de borracha, mantendo a carcaça original
10
Turistas alemães são assaltados e deixados nus na Avenida Atlântica

Turistas alemães são assaltados e deixados nus na Avenida Atlântica

Dois criminosos foram presos em flagrante após roubarem os pertences das vítimas na Avenida Atlântica. Os bandidos foram encontrados tentando usar os cartões dos estrangeiros em uma farmácia.
16
PM de folga reage a roubo e mata ladrão no bairro Raposo

PM de folga reage a roubo e mata ladrão no bairro Raposo

O policial militar estava à paisana na Zona Oeste da cidade quando foi assaltado e disparou cerca de dez vezes contra o criminoso, que não resistiu aos ferimentos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): M SANTOS DE OLIVEIRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 493 SOL/DLA
L
Honda lança hatch de R$ 152 mil com visual agressivo e pacote tecnológico

Honda lança hatch de R$ 152 mil com visual agressivo e pacote tecnológico

Nova versão do City aposta em visual esportivo e pacote completo de segurança.
L

Governo de RO fortalece inclusão com entrega de mais de 200 novos equipamentos para PcD em Ji-Paraná

Mais de 200 equipamentos para PcD foram entregues na Regional de Saúde em Ji-Paraná.
L
Acidente entre carro e carreta deixa cinco mortos na rodovia MGC-497

Acidente entre carro e carreta deixa cinco mortos na rodovia MGC-497

Uma colisão frontal na rodovia MGC-497, em Prata, matou todos os ocupantes de um Fiat Uno. O motorista da carreta relatou que invadiu a pista contrária para desviar de outro caminhão.
18

Campanha de vacinação é ampliada pelo governo de RO para 13 municípios e reforça prevenção contra sarampo

Ação começa em 1º de setembro e vai priorizar a aplicação da dose zero em bebês a partir dos seis meses de idade.
L
Exportações de frango devem cair, mas vendas de ovos disparam no Brasil

Exportações de frango devem cair, mas vendas de ovos disparam no Brasil

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) prevê queda de até 2% nas vendas de carne de frango em 2025, enquanto as exportações de ovos podem atingir um crescimento recorde de 116,6%.
L
Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da rua Cândido Portinari, no Setor 07

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da rua Cândido Portinari, no Setor 07

O serviço foi executado em parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital, que disponibilizou o recurso financeiro ao município, enquanto a Prefeitura realizou o preparo do solo, da massa asfáltica e a pavimentação.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: RONDÔNIA COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA

ALTERAÇÃO DE RAZÃO SOCIAL – LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Um casal foi filmado furtando uma Honda Biz no Balneário Monte Castelo e as imagens estão auxiliando nas investigações da polícia.
12
Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

O proprietário pede ajuda da população para encontrar a bicicleta de cor verde, que foi furtada no bairro BNH
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.