QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Grupo Tortura Nunca Mais homenageia vítimas de violência do Estado

Familiares de desaperecidos na ditadura ainda buscam Justiça

Por Rafael Cardoso - 20

Publicado em 

Grupo Tortura Nunca Mais homenageia vítimas de violência do Estado
Grupo Tortura Nunca Mais/Divulgação
O Grupo Tortura Nunca Mais, do Rio de Janeiro, entregou nesta segunda-feira (1) a Medalha Chico Mendes de Resistência para pessoas e grupos que defendem direitos humanos. O movimento, criado em 1985 para lutar contra a violência do Estado, realizou o evento na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ).Grupo Tortura Nunca Mais homenageia vítimas de violência do Estado - News RondôniaGrupo Tortura Nunca Mais homenageia vítimas de violência do Estado - News Rondônia

Os organizadores reforçam que a edição é emblemática por conta dos 60 anos de implantação da ditadura militar, quando o Estado brasileiro promoveu perseguições, torturas e assassinatos contra opositores.

“Importante sempre denunciar. A memória precisa ser preservada nesse país. O povo brasileiro tem que saber o que aconteceu há 60 anos. A ditadura matou e torturou muita gente”, disse Victória Grabois, diretora do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ. “O meu irmão tinha 17 anos quando o golpe aconteceu. E nove anos e meio depois disso, ele deu o bem maior dele, a própria vida, para que hoje a gente tivesse democracia. Essa história tem que continuar viva, para a gente compreender o que aconteceu. Porque a violência contra os opositores do regime naquela época, hoje é direcionada para os pobres, negros e favelados”.

Um dos homenageados desse ano foi Norberto Nehring, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Ele foi preso, torturado e assassinado em 1970, no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de São Paulo. A filha, Marta Nehring, recebeu a medalha em nome da família.

“A versão oficial da morte do meu pai foi suicídio, estava no atestado de óbito. E eu passei a minha infância toda lidando com isso. Depois, houve reconhecimento de que foi uma farsa policial, conseguimos atestado de óbito que falava em ‘mortes não naturais em dependências policiais’. Mas nossa família ainda quer saber quem matou e como matou. Buscamos pela verdade e pela justiça”, afirmou Marta.

Rose Michele Rodrigues, advogada e militante de direitos humanos, veio receber a homenagem em nome da tia Ranúsia Alves Rodrigues. Estudante universitária e militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), Ranúsia foi assassinada por agentes da ditadura, mas o corpo nunca foi encontrado.

“Provavelmente ela foi presa e torturada, e inventaram um teatro para encobrir o corpo. Ela saiu perseguida de Pernambuco para o Rio de Janeiro. E aqui, foi pega junto com um grupo do PCBR. Meu pai tentou recuperar o corpo. E eles disseram que se ele viesse, seria preso. Ela foi enterrada em uma vala comum, como indigente, mesmo tendo sido reconhecida. Foi achada a vala, mas nunca se recuperou o material genético. Até hoje é considerada desaparecida política. E eu estou muito orgulhosa de lembrarem da minha tia, que lutava por uma sociedade mais justa e de continuar a luta dela por meio da militância”, ressaltou Rose Michele.

Para os quilombolas de Sapê do Norte, no Espírito Santo, ser homenageado é uma forma de dar mais visibilidade à luta pela terra e pela manutenção de tradições ancestrais. Um problema que foi aprofundado depois do golpe de 1964.

“A nossa luta é pela demarcação e titulação dos nossos territórios no Sapê do Norte. Todos nós somos nascidos e criados lá. E a partir do momento em que papeleiras e empresas de cana de açúcar se instalam no território, começaram o processo de expulsão das nossas famílias e do nosso modo de vida. Na época da ditadura, nos anos 1960, nós éramos mais de 13 mil famílias. E hoje fomos reduzidos a menos de 4 mil famílias. O território vem sendo invadido pelas grandes empresas e pelo grande capital”, explica Olindina Serafim, professora da educação escolar quilombola.

Também foi lembrado na noite dessa segunda-feira o grupo argentino Historias Desobedientes. Ele é formado originalmente por familiares de militares e civis que foram responsáveis pela ditadura militar na Argentina. Em vez de defender os antepassados ou adotar um silêncio cômodo, se mobilizam para expor e denunciar os crimes cometidos no período.

“Somos familiares que repudiam os atos de nossos pais, avôs e tios. Saímos em defesa das vítimas, dos sobreviventes e parentes. Crescemos com uma grande vergonha do lugar de onde viemos. E repudiamos nossos familiares, independentemente do vínculo afetivo que temos com eles. É uma posição que parte de uma decisão ética e humana”, disse Bibiana Reibaldi, psicopedagoga e membro do coletivo Historias Desobedientes.

Os demais homenageados pelo Grupo Tortura Nunca Mais foram:

Maria Criseide da Silva e Wellington Marcelino Romana: casal que, por se envolver na luta por terra e moradia em Minas Gerais, foi preso e torturado.

Boycott, Divestment, Sanctions (BDS) e Stop the Wall: movimentos sociais que buscam apoio internacional para condenar as ações de Israel contra palestinos.

Gonzaguinha (in memoriam): cantor e compositor, morto em 1991, conhecido por ser crítico à ditadura militar e, por isso, ter muitas de suas músicas censuradas.

Leonel Moura Brizola (in memoriam): político trabalhista, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, que se opôs à ditadura no Brasil.

Pastor Mozart Noronha: era membro da Ação Popular (AP), organização cristã de resistência à ditadura. Teve de exilar-se na Suíça e em Portugal na década de 1970.

A Medalha Chico Mendes de Resistência está na 36ª edição e acontece todos os anos no dia 1º de abril, data que para o Grupo Tortura Nunca Mais é o dia correto do golpe de 1964. Vale reforçar que esse é um debate político. Militares e alguns pesquisadores defendem o 31 de março, quando começou o movimento de tropas golpistas em Minas Gerais. Outros pesquisadores e ativistas apontam o 1º de abril, quando o presidente João Goulart deixa Brasília, a capital federal, e vai para Porto Alegre. Já o 2 de abril é quando o Congresso Nacional declara vaga a presidência da República.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia fortalece catadores recicláveis em parceria com Sebrae

Governo de Rondônia fortalece catadores recicláveis em parceria com Sebrae

Ações incluem capacitação, distribuição de EPIs e incentivo à economia solidária para promover inclusão social e segurança no trabalho.
L
Porto Velho adota ações ambientais que melhoram gestão urbana e qualidade de vida

Porto Velho adota ações ambientais que melhoram gestão urbana e qualidade de vida

Medidas de economia de energia, combate a queimadas e modernização da iluminação pública impactam positivamente população e meio ambiente.
L
Pessoas em situação de rua recebem atendimento no Centro Pop Dom Moacir Grechi em Porto Velho

Pessoas em situação de rua recebem atendimento no Centro Pop Dom Moacir Grechi em Porto Velho

Mutirão PopRuaJud oferece serviços sociais e jurídicos à população em situação de rua, promovendo acesso à Justiça e cidadania.
L
Prefeitura alerta motoristas sobre rotas alternativas e sinalização na Semana da Pátria em Porto Velho

Prefeitura alerta motoristas sobre rotas alternativas e sinalização na Semana da Pátria em Porto Velho

Interdições de vias e reforço da sinalização foram anunciados pela Prefeitura de Porto Velho para garantir segurança durante o desfile de 7 de setembro.
L
População aprova semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré em Porto Velho

População aprova semáforo no cruzamento da Calama com Lauro Sodré em Porto Velho

Instalação de semáforo pela Prefeitura de Porto Velho visa melhorar a mobilidade urbana e reduzir acidentes no cruzamento da Calama com Lauro Sodré.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Unidade passa a realizar procedimentos eletivos e fortalece a rede estadual de saúde.
L
Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Agenda News: Speed Kart acelera em Porto Velho com adrenalina e estrutura profissional

Com disputas emocionantes, eventos personalizados e karts potentes, o espaço se firma como referência em diversão e velocidade na capital.
L
Agenda News: Depile-se oferece experiência completa de bem-estar com massagem relaxante e drenagem facial para renovar corpo, mente e autoestima

Agenda News: Depile-se oferece experiência completa de bem-estar com massagem relaxante e drenagem facial para renovar corpo, mente e autoestima

Tratamento une técnicas terapêuticas e estéticas para aliviar o estresse, revitalizar a pele e proporcionar uma pausa restauradora na rotina.
L
Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Internautas participam e Agenda News revela vencedora da semana no sorteio do Peixinn Restaurante

Com pratos premiados e tradição regional, sorteio semanal leva internautas a viverem uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Comissão do Congresso aprova tarifa social de energia elétrica

Proposta da MP 1300/25 isenta famílias de baixa renda do pagamento da conta de luz em casos de baixo consumo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Colisão frontal no cruzamento com a Rua Buenos Aires deixa mulher com fratura exposta e homem com escoriações
14
PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

PRF prende homem por tráfico de drogas e corrupção de menores em Porto Velho

Durante fiscalização na BR-364, em Porto Velho, a PRF apreendeu cerca de 6 kg de entorpecentes. Adolescente de 16 anos estava entre os ocupantes.
10
PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

PF e Ministério da Previdência Social deflagram operação contra fraudes previdenciárias em Porto Velho

Operação Desafio cumpriu mandados de busca e prisão preventiva. Esquema teria causado prejuízo de até R$ 7,7 milhões ao erário.
12
Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Motociclista tenta dar “grau” e sofre grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o motociclista teria tentado empinar o veículo (grau), quando perdeu o controle da direção, bateu em uma lixeira e depois em um carro estacionado.
16
Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Oito pessoas são presas em Rondônia por furto de energia no último mês

Prisões ocorreram em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Entre os alvos, comércios e residências.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

Acordo possibilita peneiras oficiais na capital, dando oportunidade para crianças e jovens mostrarem talento sem sair da cidade.
L
UPA Leste provisória já atende a comunidade em Porto Velho

UPA Leste provisória já atende a comunidade em Porto Velho

Estrutura temporária garante serviços de urgência e emergência durante reforma do prédio oficial da unidade.
L
Prefeitura convoca pais para matrícula de crianças no Projeto “Creche Noturna” em Porto Velho

Prefeitura convoca pais para matrícula de crianças no Projeto “Creche Noturna” em Porto Velho

Secretaria Municipal de Educação alerta que o não comparecimento entre 5 e 10 de setembro resultará na perda da vaga no projeto que atende horários diferenciados.
L
Sema apresenta livro Mapinguari para alunos da rede pública municipal em Porto Velho

Sema apresenta livro Mapinguari para alunos da rede pública municipal em Porto Velho

Obra do professor Rodrigo Pedro Casteleira será distribuída em escolas da capital e integra ações de educação ambiental da Prefeitura.
L
Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em Rondônia e promove programação de conscientização

Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em Rondônia e promove programação de conscientização

Campanha Setembro Verde destaca a doação de órgãos como gesto de solidariedade. Programação em Rondônia inclui palestras e ações educativas.
L
Inscrições para curso de Assistente de Vendas em Extrema seguem abertas até 7 de setembro

Inscrições para curso de Assistente de Vendas em Extrema seguem abertas até 7 de setembro

Idep oferta curso profissionalizante de Assistente de Vendas em Extrema. Aulas começam em 8 de setembro e seguem até novembro.
L
Rondônia lidera competitividade na Região Norte e alcança 13ª posição no ranking nacional, aponta CLP

Rondônia lidera competitividade na Região Norte e alcança 13ª posição no ranking nacional, aponta CLP

Ranking de Competitividade dos Estados 2025 destaca Rondônia como líder regional. Governo atribui avanço a políticas públicas e investimentos.
L
Jorge Fernando de Azevedo Couceiro

Nota de Pesar: Jorge Fernando de Azevedo Couceiro

A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão.
L
Inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o projeto Construindo Campeões em Porto Velho terminam nesta sexta-feira

Interessados devem comparecer à Vila Olímpica Chiquilito Erse, das 9h às 13h, com documentação completa.
L

Laboratório de simulação realística evidencia alta tecnologia aplicada na saúde pública de Rondônia

Espaço do Iespro permite treinamento seguro de profissionais com uso de simuladores de alta fidelidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.