As inscrições para a chamada aberta “sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem”, foram abertas nesta terça-feira (19/03) para receber propostas que sonhem os rios amazônicos. O projeto propõe uma discussão a partir da seca histórica que atingiu a Amazônia em 2023, afetando a fauna, flora e o cotidiano das pessoas na região. O edital completo e as inscrições das propostas podem ser acessados através do link: https://forms.gle/zhjltmjsmbhct1br7
“Sonhar o rio” receberá propostas de artistas e não artistas em diversos formatos, como poesia digital, colagem digital e manual, fotografia analógica e digital, prints screen, ilustração digital e outros. Serão selecionados entre 1 e 10 trabalhos, que farão parte de exposições em espaços urbanos de cinco capitais brasileiras, em formato lambe-lambe. As cidades que receberão as intervenções são: Porto Velho (RO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Recife (PE).
Gabriel Bicho, coordenador do projeto, explica: “O ponto de partida é sonhar o rio. Isso pensando em todo e qualquer rio da Amazônia Legal. Nossos rios, como a literatura indígena mesmo mostra, o próprio Ailton Krenak diz, são hiper interligados. Então, em algum momento os rios da Amazônia se conectam com os rios do Sul, assim como se conectam com os rios do Nordeste. Assim a gente tem essa grande teia de rios que se conectam e cortam o nosso país inteiro”.
Projeto criado em 2021 na cidade de Porto Velho, o muluca propõem-se a investigar musealidades a partir dos corpos e do cotidiano das pessoas, em busca de ampliar as narrativas sobre o Norte por todo o Brasil. O projeto já participou de eventos como o Amazônia Mapping, em 2023, e foi contemplado com o Prêmio Museu é Mundo, em 2021. A chamada aberta “sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem” tem apoio institucional da Bienal das Amazônias e como parceiros o MNBA (Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro), a SeCArtE (Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC) e PROCEA (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR).
As aplicações das obras ocorrem entre maio e dezembro de 2024. As inscrições ficam abertas até 21 de abril do mesmo ano e o resultado será divulgado no dia 28 de abril nas redes sociais do muluca. A chamada destinará aos selecionados o prêmio de R$ 100,00 e um kit com risografia, adesivo, imã, lambe-lambe e caderno artesanal do muluca. Além disso, um dos artistas será convidado para participar presencialmente – com passagens pagas pela chamada -, das ações do projeto dentro da programação do Experimenta 2024, festival de arte e cultura realizado pela SeCArtE, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC).
Serviço
Título: “sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem”
Quando: 19 de março a 21 de abril
Inscrições: https://forms.gle/zhjltmjsmbhct1br7
Edital: https://bit.ly/4cmQT5L