TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Espinha na garganta: FAPERON-SENAR apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia

Para a Engenheira de Pesca Luisa Cabral Santos, o CEARO 2024 trará oportunidades para o Estado e, também, a oportunidade para se debater e extrair conhecimentos profissionais e acadêmicas, dentro da engenharia e da agronomia.

Por Antônio de Almeida Sobrinho - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

Espinha na garganta: FAPERON-SENAR apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia - News Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de 2024, com o objetivo de promover a melhoria da capacidade profissional dos engenheiros e alunos que trabalham e estudam em Rondônia, quando as entidades governamentais e não governamentais estão irmanadas em busca do desenvolvimento e da consolidação do Estado.

Espinha na garganta: FAPERON-SENAR apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia - News Rondônia

De acordo com o Engenheiro Civil Nélio Alencar, o evento fortalecerá vários áreas da engenharia e agronomia e, assim, trará melhoria da qualidade da mão de obra e abrirá oportunidades de mercado de trabalho e projetos para atender a demanda do Estado.

Para a Engenheira de Pesca Luisa Cabral Santos, o CEARO 2024 trará oportunidades para o Estado e, também, a oportunidade para se debater e extrair conhecimentos profissionais e acadêmicas, dentro da engenharia e da agronomia.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia — FAPERON/SENAR —, tendo como presidente o dinâmico pecuarista Hélio Dias de Souza, que vem fazendo o possível e o impossível para capacitar e dinamizar o setor primário, em parceria com as demais entidades.

Espinha na garganta: FAPERON-SENAR apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia - News Rondônia

Representando a FAPERON – SENAR, o Engenheiro de Pesca Cleber dos Santos Simião, com mestrado e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela Universitat Politécnica de Valência (Espanha) fará parte da apresentação do Painel AQUICULTURA EM RONDÔNIA, em parceria com Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho.

O palestrante tem experiência em Recursos Pesqueiros, Aquicultura e Gestão e organização participativa, com ênfase em políticas participativas, desenvolvimento rural e tecnológico, uso de recursos naturais, produção de peixes da Amazônia em cativeiro, sistemas intensivos de Recirculação de Água (RAS) – produção e manutenção de peixes – Paralichthys orbignyanus, Trachinotus marginatus e Mugil liza – e bioflocos (tilápia e camarão Litopenaeus vannamei). Foi pesquisador no programa CAFIX FAPERO/SEDAM.

Por outro lado, teremos o Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho — ex-Superintendente da SUDEPE no estado de Rondônia (extinta), precursor da piscicultura em Rondônia, com uma vasta folha de serviços prestados a piscicultura na Amazônia, tendo atuado nos seguintes órgãos: EMATER-RO – durante 20 anos; CNPq – Consultor do Governo de Rondônia – PROTA/SEPLAN; PNUD/IBAMA/RO e IBAMA/AM, durante 4 anos; Consultor – ELETRONORTE – 4 anos; Consultor – DNIT – 2 anos; Consultor da Escola Agrotécnica Federal de Manaus – EAFM (hoje, IFAM); Consultor da Federação dos Pescadores dos Estados do Amazonas e Roraima – FEPESCA; Gerente de Pesca e Fauna – SEDAM – 2 anos; e Consultor do Governo de Rondônia /  SEDUC – 2 anos.

O Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho, um eterno aprendiz, tem Pós-Graduação  (Lato sensu) em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira (UNIR); Pós-Graduação (MBA) em Gestão de Cooperativas (IFRO); Pós-Graduação (Lato sensu) em Tecnologia do Pescado (FAO/UFRPE/ MARA); Pós-Graduação (Lato sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho (PROMINAS); Pós-Graduação (Stricto sensu – Mestrado) em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR – em Tanques-rede); Pós-Graduação (Lato sensu) em Tecnologias Educacionais para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica (UEA); Pós-Graduação (Lato sensu) em Docência no Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes – PROMINAS); Pós-Graduação em Educação EAD (IFRO); Pós-Graduação em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (IFRO). No período de JAN/2020 a MAR/2023 atuou como consultor técnico junto ao Governo do Amazonas – SEPA/SEPROR – em convênio com o Centro de Treinamento, Tecnologia e Produção em Aquicultura de Humaitá – AM – CTTPAH, em parceria com a Prefeitura Municipal de Humaitá – AM compondo o grupo técnico de reprodução de alevinos das espécies Tambaqui (Colossoma macropomum, 1818) e Jatuarana (Brycon cephalus sp).

Em parceria com o Dr. Cleber dos Santos Simião, do FAPERON/SENAR, Antônio de Almeida Sobrinho terá a responsabilidade em coordenar o Painel da AQUICULTURA DE RONDÔNIA durante a realização do 2º CEARO, com os seguintes conteúdos programáticos:

  • Políticas públicas necessárias para serem implementadas;
  • Prioridades para fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura de Rondônia;
  • Como evitar o possível colapso iminente da piscicultura de Rondônia;
  • Como revitalizar a piscicultura em níveis de micros e pequenos piscicultores de Rondônia.

Segundo o Engenheiro de Pesca Antônio Almeida Sobrinho o evento na atual conjuntura política se reveste como um novo marco balizador para se fazer uma revisão emergencial nos rumos da política aquícola e nos destinos da piscicultura no estado de Rondônia, tais como:

  • aproveitamento do potencial tecnológico oriundo de uma mão de obra qualificada, devidamente formada pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR: aproveitar a mão de obra qualificada dos Engenheiros de Pesca, egressos da UNIR que hoje estão fora do mercado de trabalho ou atuam em atividades educacionais e afins;
  • descentralizar a gestão da piscicultura para as prefeituras municipais, dotando-as, de infraestrutura, com recursos humanos, financeiros e materiais;
  • inverter a equação que hoje vem sendo aplicada: planejamento estratégico, com prioridade à tecnologia aquícola e gerencial e se libertando do improviso, até então existente; e
  • revitalizar a piscicultura, em níveis de micro e pequenos produtores-piscicultores e, assim, incentivar a piscicultura familiar em terra firme e em tanques-rede.

As inscrições para participar deste evento estão sendo feitas através do seguinte endereço: www.cearo.com.br .

Durante a solenidade de abertura do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO, no dia 10 de junho de 2024, no Teatro Palácio das Artes, quando serão homenageadas com o título MÉRITO E GRATIDÃO as seguintes personalidades que contribuíram e que contribuem significativamente com a construção e desenvolvimento do estado de Rondônia:

  • HÉLIO DIAS DE SOUZA – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON/SENAR;
  • RANIERY ARAÚJO COELHO – Presidente da Fecomércio – SESC-SENAC-IFPE.
  • SALATIEL RODRIGUES DE SOUZA – Presidente da OCB/SESCOOP-RO;
  • LUIZ CARLOS COELHO DE MENEZES – Engº Agrônomo – Mestre

Ex-Secretário da ASTER-RO;Ex-Secretário da EMATER-RO;
Ex-Secretário de Estado da Agricultura;
Ex-Secretário da SEMAGRIC;
Ex-Superintendente da CONAB;
Ex-Deputado Estadual;
Hoje, atua como Assessor Parlamentar junto à Presidência do Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE.

Espinha na garganta: FAPERON-SENAR apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

O presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York com foco na questão palestina, crise climática e defesa da democracia.
L
Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
lixo-comunista-filha-do-ministro-do-stf-edson-fachin-sofre-cusparada-e-insultos-em-ataque-de-odio-na-ufpr

“Lixo comunista”: filha do ministro do STF Edson Fachin sofre cusparada e insultos em ataque de ódio na UFPR

Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, foi agredida ao deixar o campus em Curitiba
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou explicações à Polícia Penal do DF sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital, com retorno imediato à sua prisão domiciliar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Lei Federal cria campanha de conscientização sobre câncer de pulmão

Lei Federal cria campanha de conscientização sobre câncer de pulmão

Agosto Branco será dedicado a ações em todo o Brasil para alertar sobre os sintomas da doença e seus tratamentos, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18

Casal é preso por torturar crianças e forçá-las a comer como cachorros

As vítimas eram submetidas a diversas violências, como comer comida do chão e ajoelhar sobre tampinhas de garrafa
16

Jovem mantida em cárcere por 7 dias foi estuprada e resgatada no Distrito Federal

A jovem relatou ter sido estuprada por um dos criminosos e foi encontrada com outras três pessoas, incluindo um homem de 64 anos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Interessados podem se inscrever até 23 de setembro para cargos em escolas municipais da zona urbana e rural
L
Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início da execução da pena de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por participação nos atos de 8 de janeiro.
L

Requerimento de Outorga: RIGOBERTO DUARTE BAPTISTA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Adolescente é espancado pelo pai na Asa Norte ao tentar defender a mãe

A violência ocorreu quando o jovem tentou defender a mãe de uma agressão, no sábado (13)
16

Secretário de Estado dos EUA promete reação à condenação de Bolsonaro no Brasil

A declaração ocorre após a condenação do ex-presidente a 27 anos de prisão por crimes na Trama Golpista, gerando críticas de autoridades americanas ao Judiciário brasileiro
L
Prorrogadas as inscrições para o 2º Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação

Prorrogadas as inscrições para o 2º Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação

Arte do premio judiciário nas cores laranja,verde de preto escrito em destaque inscrições prorrogadas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.