O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em várias partes do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, classificados como amarelo, indicando “perigo potencial”, e laranja, indicando “perigo”.
O alerta laranja abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins. Entre esta segunda-feira (25/3) e terça-feira (26/3), essas regiões podem registrar acumulados de chuva de até 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Na semana anterior, Minas Gerais, em especial a Zona da Mata e o Vale do Rio Doce, estavam em alerta vermelho, indicando “grande perigo” para acumulados de chuvas. Nesta semana, essas áreas estão sob alerta amarelo para precipitações intensas.
Outros estados com alerta laranja incluem Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Tocantins, Rondônia, Piauí, Pará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo, Ceará e Amazonas. O alerta nessas regiões também se estende até terça-feira, com previsão de chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
A previsão de chuvas intensas na região Centro-Norte é atribuída à combinação de calor e alta umidade. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também influenciará as instabilidades no extremo Norte do Brasil.
Com informações de Metrópoles