A manhã de sexta-feira, 22/3, começou com a abertura oficial das portas do Restaurante Universitário (RU), na Universidade Federal de Rondônia (UFRO), campus de Porto Velho (RO). “Estava tudo bom, meu Deus”, disse uma acadêmica. A fila do lado de fora, desta vez, não tinha mais o sentido de uma manifestação, mas sim de contemplar o aguardado café da manhã. “Gente, bom dia! Que horas é que teremos o evento mais aguardado da Unir? A tal da inauguração do RU. Alguém sabe?”
Nas redes sociais, houve aplausos para o café servido. “Falar a real, estava bem feito. O cuscuz ‘amanteigadinho’, o ovo mexido digno”, elogia o acadêmico Victor Capistrano. Falando em cardápio, o RU, além do café da manhã, conta com almoço e jantar. Para isso, os estudantes precisam atentar-se para os horários. Existe também a possibilidade de as refeições serem gratuitas. Neste caso, os acadêmicos devem procurar o benefício acessando ru.unir.br.
A inauguração do Restaurante Universitário encerra um ciclo de luta dentro da Unir. Há pouco mais de 10 anos, estudantes passaram a exigir da reitoria a construção de um RU, tendo em vista que a Universidade Federal de Rondônia era uma das poucas da Região Norte que não contemplava esse bem para os seus acadêmicos e servidores. Apesar da demora, a entrega do restaurante revela a força acadêmica na consolidação dos seus direitos. Ironicamente, a inauguração acontece justamente no fechamento do semestre, quando os alunos entram em um pequeno recesso, retornando no dia 11 de abril.